(ANS – Colle Don Bosco) – No dia 16 de agosto de 2024, a Família Salesiana assistiu a um evento que marca época: o Cardeal Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco, levando em conta o decreto e o prazo estabelecidos pela Santa Sé, renunciou ao encargo de Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, enquanto seu Vigário, P. Stefano Martoglio, o assumiu ‘ad interim’. O evento, marcado para a Missa no encerramento do ‘Sínodo da Juventude Salesiana’ (que durou uma semana) teve um significado especial: ocorreu no dia do Aniversário de São João Bosco. A Santa Missa decorreu por entre grande solenidade e profunda alegria no Colle Don Bosco, local do nascimento do amado Santo.
A Santa Eucaristia de Ação de Graças foi uma Liturgia animada e colorida, com centenas de Jovens do Piemonte, Autoridades, numerosos Fiéis. As bandeiras de 94 países, representados pelos Delegados, encheram a Basílica de vibrante gama de cores durante o hino de Entrada – um símbolo eloquente do alcance global da missão de João Bosco. O Arcebispo Giordano Piccinotti SDB - recém-ordenado com o Cardeal Artime; vários membros do Conselho Geral; e centenas de Coirmãos Salesianos, concelebraram a jubilosa Eucaristia.
Em sua homilia, o Cardeal Artime dirigiu-se aos Jovens presentes, refletindo sobre o profundo significado da Celebração na Terra Natal de Dom Bosco. Lembrou o sonho do Santo de servir à juventude do mundo, um sonho que se tornou realidade, graças à guia do Espírito Santo. Traçou um paralelo entre as origens humildes de Dom Bosco e a grande missão que ele empreenderia, comparando-a ao chamado de Deus à Virgem Maria no pequeno vilarejo de Nazaré. O Cardeal expressou profunda gratidão pelos primeiros salesianos que permaneceram fiéis ao carisma de Dom Bosco, garantindo sua transmissão ao longo dos anos. Ele também enfatizou o papel fundamental de Mamãe Margarida, Mãe de Dom Bosco, na formação espiritual de seus filhos.
O Cardeal Artime exortou, outrossim, os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) a permanecerem fiéis à sua vocação, vivendo uma autêntica vida cristã. Enfatizou a importância de demonstrar fraternidade, de dar a própria vida por amor dos jovens, de permanecer fieis a Jesus. Assegurou que, em se fazendo isso, a Congregação Salesiana continuará a florescer.
Concluiu sua homilia reconhecendo o papel de Maria em seu trabalho, citando São João Bosco: "Ela fez tudo".
A procissão do ofertório foi um momento comovente: símbolos representando os sonhos de jovens de todo o mundo foram trazidos ao altar. Dois delegados da África abriram a procissão com cantos e danças alegres, mostrando a diversidade cultural e o impacto global em que opera o sonho de Dom Bosco.
No final da Liturgia, dois jovens delegados expressaram sua sincera gratidão ao Cardeal Artime em nome dos Jovens de Todo o Mundo, agradecendo-Lhe por seu serviço amoroso nos últimos dez anos, entregando-Lhe a Ele, e ao P. Miguel Ángel, Certificados de Reconhecimento pela organização do histórico Sínodo da Juventude Salesiana. A Assembleia encheu a Basílica de estrondosos aplausos – um tributo final à condução do Reitor-Mor Cardeal.
Em seu discurso de despedida, o Cardeal Artime agradeceu à Família Salesiana pelo amor e pelas boas-vindas recebidas nos últimos 10 anos. Ele referiu e refletiu sobre suas visitas pedidas pelo encargo, a 120 países, testemunhando o poder transformador do sistema educacional salesiano em cada um deles. Ele expressou profunda gratidão à sua Família ‘Fernández Artime’ pelo apoio inabalável; e agradeceu especialmente aos dois Conselhos Gerais que o apoiaram durante o seu mandato. Ainda que deixe o encargo de Reitor-Mor, assegurou o Cardeal à Congregação continuará a ser um devotado salesiano no coração.
Imediatamente após a S. Missa, o P. Stefano Martoglio, Vigário do Reitor-Mor, assumiu o governo da Congregação Salesiana ‘ad interim’ até à eleição do novo Reitor-Mor durante o Capítulo Geral 29, em Turim, programado para 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025. O Cardeal Artime expressou sua plena confiança na condução do P. Martoglio, elogiando suas qualidades de governo e sua dedicação.
Em seu discurso final, o Cardeal Artime confiou o futuro da Congregação Salesiana a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora, reafirmando seu compromisso duradouro com a missão salesiana. Despediu-se com coração cheio de gratidão, deixando um legado de amor, dedicação e profunda Fé.
Lembrada da orientação inspiradora do Cardeal Artime e guiada por Dom Bosco, a FS continua seu caminho, empenhada em servir os jovens de todo o mundo, ajudando-os a realizar seus sonhos.
Assista a última missa do Cardeal Cardeal Ángel Fernández Artime como Reitor-Mor dos Salesianos: