13/05/2025

Celebrando o Legado de Santa Maria Domingas Mazzarello

Celebrando o Legado de Santa Maria Domingas Mazzarello
Foto: Adriana Rivera

Neste dia 13 de maio, a comunidade católica em todo o mundo se une para celebrar e homenagear Santa Maria Domingas Mazzarello, uma figura venerada por sua profunda fé e dedicação às jovens de sua época. Conhecida por seu papel fundamental na fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Mazzarello deixou um legado de amor, serviço e confiança em Deus que ressoa até hoje, sendo sua Celebração Litúrgica uma ocasião especial para relembrar sua vida e obra, bem como para refletir sobre a mensagem central que ela transmitiu através de suas palavras e ações.

Uma das frases mais conhecidas associadas à sua jornada é: "A ti as confio". Indo um dia por uma estrada do Borgoalto, em Mornese, teve uma visão misteriosa: viu um grande edifício com muitas meninas que corriam no pátio, e ouviu uma voz que disse: “A ti as confio”. Para Maria Domingas, este era um chamamento a abraçar uma missão maior que ela. Com grande humildade, acolheu o que Deus lhe pediu e fez uma escolha radical de vida: dedicar-se totalmente à educação cristã das jovens. O amor é sempre criativo, ousado e desperta as melhores energias de bem que existem na pessoa. Depois, uma intuição, quase uma marca divina: aprender costura com uma finalidade educativa, ensinar às jovens uma profissão, mas sobretudo educá-las a conhecer, amar e servir o Senhor.

O amor envolve e arrasta. Partilhou a sua intuição, que a abriu a um novo futuro, com a sua amiga Petronilla e foi nascendo assim, progressivamente, uma oficina de costura, um oratório, um lar. O Espírito Santo moldou nela um coração materno. Prudente e sábia, educou as meninas com amor preventivo. A obra cresceu. Uniram-se a Maria Domingas outras companheiras naquela missão e, em 1867, começaram a viver em comunidade na Casa Imaculada, próxima da paróquia. O grupo era incentivado e acompanhado por dom Pestarino. Maria Domingas não sabia para onde a conduzia o Senhor, mas confiou n'Ele, escolheu o caminho da radicalidade evangélica expressa na fidelidade ao quotidiano e na alegria do coração apaixonado por Cristo.

Algo estava para acontecer e, mais uma vez, mudou a sua vida, ou melhor, ampliou os seus horizontes de mulher educadora apaixonada. Em outubro de 1864, Dom Bosco foi, pela primeira vez, a Mornese. Era o primeiro encontro entre os dois "Santos dos jovens". Maria Domingas percebeu de imediato a santidade daquele sacerdote: “Dom Bosco é um santo e eu sinto-o!” A Dom Bosco, certamente, não passou despercebido aquele grupo das Filhas da Imaculada e o bem que elas estavam a realizar às meninas da terra. E, quando se tratou de fundar um instituto religioso, dedicado à educação das jovens, Dom Bosco escolheu, precisamente daquele grupo, as primeiras pedras da futura obra.

Quando Maria Domingas ouviu a sua proposta, não hesitou: pronunciou, imediatamente, sem hesitar, o seu sim e tornou-se Co-fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

À medida que os fiéis celebram o Dia de Santa Maria Domingas Mazzarello em todo o mundo, eles se unem em oração e gratidão, reconhecendo o impacto duradouro de sua vida e a relevância contínua de sua mensagem de esperança e confiança em Deus. Que o legado inspirador de Santa Maria Domingas Mazzarello continue a guiar e fortalecer os corações daqueles que buscam viver uma vida de fé, amor e serviço às juventudes.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de Ir. Eliane Anschau P etri (FMA)

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil