[CG29] Discursos, votações e deliberações para traduzir no presente as escolhas de Dom Bosco
13/03/2025

[CG29] Discursos, votações e deliberações para traduzir no presente as escolhas de Dom Bosco

[CG29] Discursos, votações e deliberações para traduzir no presente as escolhas de Dom Bosco

Os trabalhos do Capítulo Geral 29 foram iniciados em 12 de março com os esclarecimentos da Secretaria Geral, que teve que classificar as 15 propostas de resolução recebidas, buscando uma síntese sobre os tópicos pertencentes ao núcleo 3.

"Todas se situam na linha tênue entre o anseio por mudança e a cautela pela continuidade", destacou a Secretaria, que também buscou esclarecer o significado das votações, que devem ser realizadas com pesos distintos, dependendo se a moção tende mais para um ou outro lado da linha. De fato, as inovações que modificam as Constituições requerem um consenso de dois terços, ao passo que as resoluções que mantêm as coisas como estão podem ser aprovadas por maioria de metade mais um.

As deliberações submetidas aos Capitulares foram, portanto, ulteriormente selecionadas e reduzidas a três para esta sessão: o que o CG29 deliberou por meio do voto dos presentes se sintetiza com a coordenação interna entre os Setores do Conselho Geral e deixa inalterada a composição dos membros do Conselho.

A discussão acerca dos cartões 8, 9 e 10, que sugerem a possibilidade de delegar as funções de animação e governo aos salesianos coadjutores, foi, sem dúvida, desafiadora. Nos últimos dias, divulgamos as várias orientações das Comissões. Na quarta-feira, 12 de março, a assembleia também se manifestou sobre esses temas, com variadas participações - todas com espírito de fraternidade – destacando os pontos positivos e negativos de cada alternativa.
Entretanto, a correnteza que sopra pede que seja acatado o convite do último Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, para possuir uma perspectiva que honre a história e que também se projete. Por essa razão, o Reitor-Mor Emérito, P. Pascual Chávez, que participa ativamente das reuniões diárias, foi convidado a resumir as opiniões dos Reitores-Mores desde o Concílio até agora sobre a consideração de seu próprio papel.

Todos os participantes do debate se referem às origens da Congregação para sustentar um ponto de vista a favor ou contra a adoção da moção inspirada no rescrito pontifício, mas - como foi observado - cada um sente a declinação no presente das escolhas de Dom Bosco com sua própria sensibilidade e experiência do carisma.

Um pensamento distinto, porém, em alguns pontos análogo, logo se reportará - conforme alguns indicam - às obrigações dos leigos (não SDBs) que já colaboram de forma significativa com os salesianos em diversas regiões do mundo. Portanto, considerando que a singularidade da Congregação dentro da Igreja não a impede de se engajar no caminho universal, os apelos de Francisco para ser profético devem ser entendidos, hoje, como os de Pio IX em sua época.

Como disse o Presidente, P. Stefano Martoglio, ainda é preciso orar, ponderar de forma individual e fraterna para chegar a uma definição madura das orientações para o novo Conselho Geral sobre a questão do envolvimento dos leigos consagrados em todas as esferas da Congregação.

Portanto, mesmo que seja apresentada como "fora do tema", a moção que o representante da Família Salesiana, P. Joan Lluis Playà Morera apresentou, sobre a possibilidade do direito de voto do Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana poderia ter sua própria relevância. 

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Assembleia do Conselho do MJS da Inspetoria de Belo Horizonte

De 5 a 7 de dezembro, a presença salesiana de Vitória sediou a Assembleia do Conselho Inspetorial do Movimento Juvenil Salesiano da Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte. A programação conteve momentos de diálogo, espiritualidade e avaliação, além do planejamento das ações e da elaboração do cronograma para 2026. Durante o encontro, as presenças salesianas que integram o MJS apresentaram uma síntese das atividades realizadas em 2025. O evento contou com a participação do Inspetor, P. Ricardo Carlos; do Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Adenilson Rubin, e do Coordenador das Associações Juvenis, Walberto Giordano. No dia 6 de dezembro, ocorreu a eleição para o novo Conselho Inspetorial do MJS, e na Missa do dia seguinte deu-se a posse à nova Coordenação do CIAJS. Agência Info Salesiana

Promulgado pelo Reitor-Mor dos SDB o Estatuto revisado dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco

Na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, após mais de dois anos de diálogo, confronto e discernimento, o Estatuto revisado da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco foi oficialmente promulgado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, na Festa do Beato Felipe Rinaldi, fundador desta organização internacional e grande apoiador da vocação salesiana leiga. O novo Estatuto marca uma etapa significativa na história do Movimento, o mais extenso dentro da FS, que também acolhe crentes de diversas tradições. O texto é fruto de um processo de escuta e corresponsabilidade; e fortalece a identidade e a missão da Confederação, respondendo às necessidades do tempo presente. A Confederação Mundial continua a aprender, a partir de sua história, a reconhecer os sinais dos tempos e a moldar seu futuro com esperança e responsabilidade. Ao anunciar a promulgação do Estatuto, o P. Attard declarou: “É uma verdadeira alegria para mim aprovar hoje um texto que responde às novas realidades e desafios do mundo em que vivemos... O que mais importa é permanecer fiel ao espírito de Dom Bosco, respondendo com amor e criatividade à realidade e às necessidades do mundo e da Igreja de hoje”. O Estatuto revisado introduz uma série de mudanças fundamentais, entre as quais: –     reconhece formalmente os Amigos de Dom Bosco em nome da Organização, ampliando o pertencimento e a participação especialmente daqueles que não vêm de uma escola, mas de outras presenças salesianas; –     amplia os valores, incluindo agora Paz e Solidariedade ao lado da Verdade, Vida e Liberdade, reforçando a missão salesiana de construir uma sociedade mais justa, defender a dignidade humana e promover, num mundo dividido, a reconciliação e a fraternidade; –     prevê modos mas mais claros de adesão e percursos formativos, incentivando a liderança leiga, especialmente a participação de jovens e mulheres; –     indica formas renovadas de pertencimento e participação laical, com maior ênfase na formação e na liderança; –     orienta a missão para os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; –     define uma governança e comunicação globais mais fortes, incluindo a introdução de um Conselho Regional e de um Coordenador de Comunicação; –     e aprova a criação da Fundação Carlos Gastini, para apoiar o desenvolvimento de longo prazo e iniciativas globais. Tais mudanças reforçam a identidade e o propósito dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco em todo o mundo, convidando os membros a: maior unidade, empenho missionário, responsabilidade social perante um mundo em mui veloz transformação.   Agência Info Salesiana

Hospital Auxiliadora Recebe Relíquias de São Vicente de Paulo

Na manhã desta sexta-feira (05), o Hospital Auxiliadora viveu um momento de profunda fé e emoção ao receber a relíquia de São Vicente de Paulo, que atualmente peregrina por toda a Diocese de Três Lagoas. A chegada do relicário, cuidadosamente conduzido, tornou esse momento ainda mais especial. Ele é composto por três importantes relíquias: Uma carta escrita pelo próprio São Vicente de Paulo, na qual ele orienta Luísa de Marillac a ler o livro Tratado do Amor de Deus, de São Francisco de Sales, revelando a profundidade espiritual e formativa de sua missão; Uma relíquia de segundo grau, representada por uma parte da túnica utilizada pelo santo em sua vida e ministério; E a relíquia principal, de primeiro grau, um fragmento ósseo especificamente uma das costelas de São Vicente de Paulo, símbolo máximo de proximidade com o santo. A presença dessas relíquias no hospital reuniu colaboradores e visitantes em um ambiente de reverência e oração. São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade e inspirador de nossa missão enquanto instituição filantrópica, representa o compromisso com o cuidado humano, a solidariedade e o serviço ao próximo valores que norteiam o trabalho do Hospital Auxiliadora desde sua fundação. Durante a visita, muitos se aproximaram do relicário para elevar suas intenções, agradecer e renovar a esperança. Foi um momento que tocou profundamente o coração de toda a comunidade hospitalar, reforçando a espiritualidade que sustenta nossa missão diária. A peregrinação da relíquia pela Diocese tem como propósito reavivar a fé, fortalecer a união entre as instituições e lembrar o legado vicentino que inspira tantos caminhos de serviço e amor ao próximo. Para o Hospital Auxiliadora, acolher essa visita é uma honra que reafirma nossa identidade e nosso compromisso com aqueles que mais precisam.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil