[CG29] Escuta e meditação para identificar as prioridades na animação e no cuidado da vida salesiana
21/03/2025

[CG29] Escuta e meditação para identificar as prioridades na animação e no cuidado da vida salesiana

[CG29] Escuta e meditação para identificar as prioridades na animação e no cuidado da vida salesiana

Quando a multiplicação de reflexões, todas importantes, é combinada com a necessidade de escolher as prioridades a serem praticadas, pode ser útil fazer uma pausa e analisar os dados de outro ponto de vista. Foi o que ocorreu na quinta-feira, 20 de março, no CG29, quando os Capitulares  dedicaram-se a analisar as sugestões para aprimorar o documento que deve condensar os tópicos do Núcleo 1 - "Animação e cuidado com a verdadeira vida de cada salesiano".

Os relatores das seis Comissões apresentaram suas sugestões de alterações, todos manifestando seu reconhecimento pelo trabalho sucinto realizado pela Comissão de Redação, quando as luzes se apagam no salão da assembleia e nas salas das Comissões.

Assim, nesse dia, os pátios de Valdocco se encheram de pequenos grupos de discussão fraterna, houve reuniões em pequenas mesas, espaços de oração pessoal na Basílica, na Capela Pinárdi e na Igreja de São Francisco de Sales... para considerar a melhor maneira de expressar os conceitos desenvolvidos no variado ‘Diálogo com o Espírito’ que ocorreram até agora.

O aprimoramento do primeiro rascunho das proposições, considerando também a sua extensão e o estilo mais eficiente, se transformou em escuta e reflexão para identificar os pontos que devem ser destacados perante o texto, sinalizando à Congregação os próximos passos a serem tomados.

Uma inspiração, que havia se manifestado nos dias anteriores, ganhou expressão e coroação com a mensagem da boa-noite, pelo P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da Congregação Salesiana. Confiar no testemunho dos "mais notáveis" entre os que nos antecederam: os Santos canonizados, os Beatos, os Servidores de Deus e também os "mestres" que encontramos em nosso percurso pessoal de preparação para o ministério.

É na vida das pessoas que ocorre a síntese de experiências, ideias, desejos e expectativas. A vida "bem-sucedida" é aquela que agrada ao Pai, mas também ao povo de Deus que a encontra e sabe como apreciá-la como um modelo da encarnação das bem-aventuranças anunciadas por Jesus.

"Os Coirmãos que viveram, ou estão vivendo, plenamente o projeto evangélico das Constituições - lembrou o P. Cameroni - são um estímulo e uma ajuda para nós no caminho da santificação". O testemunho dessa santidade se concretiza na missão salesiana: "De Dom Bosco até os dias atuais, existe uma tradição de santidade que merece assaz considerada, pois representa a materialização do carisma que ele originou e que se manifestou na variedade de estados de vida e formas".

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Assembleia do Conselho do MJS da Inspetoria de Belo Horizonte

De 5 a 7 de dezembro, a presença salesiana de Vitória sediou a Assembleia do Conselho Inspetorial do Movimento Juvenil Salesiano da Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte. A programação conteve momentos de diálogo, espiritualidade e avaliação, além do planejamento das ações e da elaboração do cronograma para 2026. Durante o encontro, as presenças salesianas que integram o MJS apresentaram uma síntese das atividades realizadas em 2025. O evento contou com a participação do Inspetor, P. Ricardo Carlos; do Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Adenilson Rubin, e do Coordenador das Associações Juvenis, Walberto Giordano. No dia 6 de dezembro, ocorreu a eleição para o novo Conselho Inspetorial do MJS, e na Missa do dia seguinte deu-se a posse à nova Coordenação do CIAJS. Agência Info Salesiana

Promulgado pelo Reitor-Mor dos SDB o Estatuto revisado dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco

Na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, após mais de dois anos de diálogo, confronto e discernimento, o Estatuto revisado da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco foi oficialmente promulgado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, na Festa do Beato Felipe Rinaldi, fundador desta organização internacional e grande apoiador da vocação salesiana leiga. O novo Estatuto marca uma etapa significativa na história do Movimento, o mais extenso dentro da FS, que também acolhe crentes de diversas tradições. O texto é fruto de um processo de escuta e corresponsabilidade; e fortalece a identidade e a missão da Confederação, respondendo às necessidades do tempo presente. A Confederação Mundial continua a aprender, a partir de sua história, a reconhecer os sinais dos tempos e a moldar seu futuro com esperança e responsabilidade. Ao anunciar a promulgação do Estatuto, o P. Attard declarou: “É uma verdadeira alegria para mim aprovar hoje um texto que responde às novas realidades e desafios do mundo em que vivemos... O que mais importa é permanecer fiel ao espírito de Dom Bosco, respondendo com amor e criatividade à realidade e às necessidades do mundo e da Igreja de hoje”. O Estatuto revisado introduz uma série de mudanças fundamentais, entre as quais: –     reconhece formalmente os Amigos de Dom Bosco em nome da Organização, ampliando o pertencimento e a participação especialmente daqueles que não vêm de uma escola, mas de outras presenças salesianas; –     amplia os valores, incluindo agora Paz e Solidariedade ao lado da Verdade, Vida e Liberdade, reforçando a missão salesiana de construir uma sociedade mais justa, defender a dignidade humana e promover, num mundo dividido, a reconciliação e a fraternidade; –     prevê modos mas mais claros de adesão e percursos formativos, incentivando a liderança leiga, especialmente a participação de jovens e mulheres; –     indica formas renovadas de pertencimento e participação laical, com maior ênfase na formação e na liderança; –     orienta a missão para os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; –     define uma governança e comunicação globais mais fortes, incluindo a introdução de um Conselho Regional e de um Coordenador de Comunicação; –     e aprova a criação da Fundação Carlos Gastini, para apoiar o desenvolvimento de longo prazo e iniciativas globais. Tais mudanças reforçam a identidade e o propósito dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco em todo o mundo, convidando os membros a: maior unidade, empenho missionário, responsabilidade social perante um mundo em mui veloz transformação.   Agência Info Salesiana

Hospital Auxiliadora Recebe Relíquias de São Vicente de Paulo

Na manhã desta sexta-feira (05), o Hospital Auxiliadora viveu um momento de profunda fé e emoção ao receber a relíquia de São Vicente de Paulo, que atualmente peregrina por toda a Diocese de Três Lagoas. A chegada do relicário, cuidadosamente conduzido, tornou esse momento ainda mais especial. Ele é composto por três importantes relíquias: Uma carta escrita pelo próprio São Vicente de Paulo, na qual ele orienta Luísa de Marillac a ler o livro Tratado do Amor de Deus, de São Francisco de Sales, revelando a profundidade espiritual e formativa de sua missão; Uma relíquia de segundo grau, representada por uma parte da túnica utilizada pelo santo em sua vida e ministério; E a relíquia principal, de primeiro grau, um fragmento ósseo especificamente uma das costelas de São Vicente de Paulo, símbolo máximo de proximidade com o santo. A presença dessas relíquias no hospital reuniu colaboradores e visitantes em um ambiente de reverência e oração. São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade e inspirador de nossa missão enquanto instituição filantrópica, representa o compromisso com o cuidado humano, a solidariedade e o serviço ao próximo valores que norteiam o trabalho do Hospital Auxiliadora desde sua fundação. Durante a visita, muitos se aproximaram do relicário para elevar suas intenções, agradecer e renovar a esperança. Foi um momento que tocou profundamente o coração de toda a comunidade hospitalar, reforçando a espiritualidade que sustenta nossa missão diária. A peregrinação da relíquia pela Diocese tem como propósito reavivar a fé, fortalecer a união entre as instituições e lembrar o legado vicentino que inspira tantos caminhos de serviço e amor ao próximo. Para o Hospital Auxiliadora, acolher essa visita é uma honra que reafirma nossa identidade e nosso compromisso com aqueles que mais precisam.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil