12/03/2025

[CG29] Tomada de decisões amplas sempre em obediência aos Jovens e ao Espírito de Deus

[CG29] Tomada de decisões amplas sempre em obediência aos Jovens e ao Espírito de Deus

 "Obedientes à realidade para construir para os jovens": este é o lema que acompanha o trabalho dos participantes do CG29 em curso em Valdocco. Com uma variante especial: ‘obedientes ao Espírito’, como lembrou, logo no começo do dia, o P. Stefano Martoglio, Presidente da Assembleia convocada para avaliar a situação da Congregação Salesiana, disposta a realizar alterações significativas, caso seja necessário.

Os trabalhos na assembleia dedicaram-se a ouvir os representantes das seis comissões criadas no Capítulo Geral para analisar os três núcleos temáticos propostos. A estrutura do futuro Conselho Geral e a configuração das regiões foram objeto de resoluções que seriam formalmente colocadas em votação até segunda-feira, 10 de março.

Diversas as perspectivas sobre a "medida" das ações a serem executadas: desde a conversão de dois Setores (Comunicação e Missões) em Secretarias, diretamente ligadas ao Reitor-Mor, até à definição de responsabilidades e ferramentas nos Setores e Regiões, conforme a atual estrutura do Conselho Geral.

Mais uniforme é a posição dos membros do Capítulo favorável à divisão da Região África-Madagascar e à incorporação da Croácia na Região Mediterrânea.

Contudo, além dos desfechos da votação noturna, que aprovou todas as Resoluções sugeridas, foi interessante observar as ênfases em apoio a uma ou outra posição em cada proposta que o Presidente aceitou "por ter um conhecimento mais profundo da estrutura de animação e gestão da Congregação".

De fato, muitos dos presentes afirmaram ainda não estarem prontos para agir em relação aos aspectos organizacionais, uma vez que não conheciam a dinâmica subjacente a eles. Portanto, foram aceitos os pedidos para dispor de um tempo maior porque, além dos prazos de trabalho do CG29, cada salesiano presente retornará enriquecido com uma consciência mais profunda da extensão e da complexidade do "sistema" do qual faz parte.

Além disso, as intervenções na Comissão e na Assembleia sobre o conteúdo cultural e pastoral atribuído aos Setores e Regiões permitiram que o diálogo frequentemente abordasse alguns dos desafios já mencionados em outras áreas. Por exemplo:

-       formação e animação nas Inspetorias na dimensão internacional;

-       a missão na nova visão de constante intercâmbio entre os coirmãos;

-       a vontade de não se deixar vencer pela inércia das estruturas;

-       o compromisso de seguir em direção a uma Igreja "em saída";

-       o relacionamento com os leigos, cada vez mais atuante em funções relevantes nas obras;

-       o propósito evangelizador da comunicação nas sociedades "distraídas".

É legítimo persistirem divergências de opinião e até debates acalorados, mas, reiterou o P. Martoglio, "percebemos um forte senso de responsabilidade coletiva e a excelência do trabalho em curso, onde todos participam ativamente de tudo".

Fonte: Agência Info Salesiana

Mais Recentes

Obrigada, Papa Francisco!

A Mensagem de condolências de Madre Chiara Cazzuola, em nome de todo o Instituto das FMA, pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025 Em 21 de abril de 2025, aos 88 anos e após 12 anos de pontificado, o Papa Francisco deixou a vida terrena. O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana: “Às 7h:35min desta manhã, o Bispo de Roma retornou à casa do Pai. A sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”. A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, em viagem ao Vietnã, em nome de todas as FMA, enviou uma mensagem de condolências ao Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin: Eminência, ao tomar conhecimento, com profunda dor, da notícia de que o Santo Padre Francisco, hoje, 21 de abril de 2025, segunda-feira da oitava de Páscoa, retornou à Casa do Pai, em meu nome e de todo o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, asseguro as orações por ele. Agradeço ao Senhor pelo dom que Ele foi para a humanidade e para a Igreja universal. Os nossos Fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello, nos deixaram uma herança de amor ao Papa como Vigário de Cristo. Neste momento, nos sentimos em comunhão com toda a Igreja e com aqueles que experimentaram no Papa Francisco um sinal da Misericórdia de Deus que abraça a todos sem distinções. Como Instituto, em muitas circunstâncias, experimentamos a sua paterna proximidade e sua orientação afetuosa e encorajadora, mas especialmente no encontro com as participantes do Capítulo Geral XXIV, em Roma, na Casa Geral, em 22 de outubro de 2021. Suas palavras agora ressoam como um testamento à nossa Família religiosa: «A grande responsabilidade é colaborar com a criatividade do Espírito Santo, para revisitar o carisma e fazer com que expresse a sua vitalidade hoje. Disto deriva a verdadeira “juventude”, porque o Espírito faz novas todas as coisas… Não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de quantas, cheias de admiração, iniciaram este caminho. Maria Auxiliadora vos ajudará: sois suas filhas! Asseguramos a nossa oração intensa e cheia de esperança, para que o Senhor Ressuscitado doe a ele a vida sem fim e, a toda a humanidade, a paz por ele mesmo tão invocada. Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

A Congregação Salesiana em oração pelo Papa Francisco, servo fiel ressuscitado em Cristo

O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco e toda a Congregação Salesiana unem-se à Igreja inteira em torno do Santo Padre Francisco, que nesta manhã ressuscitou em Cristo. Agradecidos pela sua constante atenção e pelos repetidos apelos A “compartilhar a missão de levar o Evangelho até os confins das periferias”, especialmente onde vivem os jovens mais pobres e abandonados, asseguramos a nossa lembrança e as nossas fervorosas orações para que Deus Todo-Poderoso e misericordioso conceda a recompensa eterna ao seu Servo Francisco, que se consumiu “até o último suspiro” pelo bem da Igreja e de toda a humanidade. “Onde estamos nós no Calvário? Sob a cruz? Um pouco à distância? Longe? Ou talvez, como os apóstolos, já não estamos mais lá. Tu exalas, e este sopro, último e primeiro, pede apenas para ser acolhido. Senhor Jesus, inclina os nossos caminhos para o teu dom. Não permitas que o teu sopro de vida se perca. A nossa escuridão busca luz. Os nossos templos querem permanecer definitivamente abertos. Agora o Santo já não está mais além do véu: o seu segredo é oferecido a todos. A nós, Jesus, que muitas vezes ainda te vemos de longe, concede viver na memória de ti, para que um dia, quando vieres, até mesmo a morte nos encontre vivos” (Papa Francisco). Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil