Chegou a hora de conferir o Plano Integrado de Formação 2025 e programar seu desenvolvimento para o próximo ano
13/01/2025

Chegou a hora de conferir o Plano Integrado de Formação 2025 e programar seu desenvolvimento para o próximo ano

Chegou a hora de conferir o Plano Integrado de Formação 2025 e programar seu desenvolvimento para o próximo ano

A Rede Salesiana Brasil (RSB) apresenta seu Plano Integrado de Formação 2025, reafirmando o compromisso com a formação continuada dos gestores, educadores e colaboradores. O plano, cuidadosamente estruturado pelas Coordenações Nacionais e Comitês Gestores das Áreas Programáticas (Ação Social, Comunicação e Escolas), tem como objetivo preparar as equipes para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e evangelização, sempre alinhado ao carisma salesiano.

O plano reúne uma rica programação que inclui encontros nacionais, capacitações presenciais e on-line, cursos a distância e seminários de boas práticas. Tudo isso com o objetivo de preparar gestores, educadores e colaboradores para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com criatividade, excelência e fidelidade ao carisma salesiano.

“A formação continuada não é apenas um investimento técnico, mas um cuidado humano e espiritual com todos os que fazem parte dessa missão. Com cada colaborador mais preparado, nossa ação nas comunidades se torna ainda mais significativa e transformadora,” ressalta Ana Paula Costa e Silva, Gestora de projetos. Dentre os destaques da programação para  2025, estão os encontros nacionais de RSB. Confira e programe-se:

  • ENARSE e ENEL (19 a 22 de maio, Aparecida/SP): Formação de lideranças das escolas com foco em gestão pedagógica, pastoral e administrativa.
  • XI ENAS (30 de junho a 3 de julho, Aparecida/SP): Integração e articulação das obras sociais salesianas.
  • III ENAC (6 a 9 de agosto, Aparecida/SP): Encontro de comunicação para promover sinodalidade e educomunicação.

O Plano Integrado de Formação 2025 reflete o compromisso da Rede Salesiana Brasil em promover uma educação transformadora, alinhada à missão de educar e evangelizar os jovens segundo os princípios do carisma salesiano.

Acesse aqui o Plano Integrado de Formação 2025  e descubra como você pode participar dessa grande jornada de aprendizado e crescimento.

Formação, missão e salesianidade unidas para transformar vidas em todo o Brasil.

 

Angélica Novais da Comunicação da RSB.

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil