08/08/2025

CNBB lança cartaz da Campanha da Fraternidade 2026 com foco na moradia digna

Pe. Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quinta-feira, 7 de agosto, a identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2026. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa busca despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.

O assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, explicou que a escolha do tema foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). O lema, segundo ele, ilumina teologicamente o debate, a partir do mistério da encarnação.

“Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, afirmou.

Segundo o padre Jean, o Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, somado a um déficit qualitativo de 26 milhões de residências inadequadas – sem saneamento básico, com espaços superlotados ou estruturas precárias. “Essa realidade clama por conversão social e ações concretas que garantam um lar digno a todos”, pontuou.

A mensagem do cartaz

A imagem escolhida para representar visualmente a Campanha foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da CNBB e traz elementos simbólicos que provocam reflexão. No centro, destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, criada por um artista católico canadense em 2012, Timothy Schmalz, após a experiência de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto.

A escultura, que tem réplicas em diversas cidades do mundo – inclusive no Brasil – mostra um homem coberto por um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus. Há um espaço vazio no banco, convidando quem vê a se aproximar.

“A mensagem é clara: é preciso se aproximar para reconhecer o Cristo presente nas periferias e entre os empobrecidos. Deus habita nossas cidades, mas muitas vezes está escondido nos que mais sofrem”, explicou padre Jean.

O fundo do cartaz exibe a silhueta de uma cidade dividida por duas cores contrastantes – marrom e laranja – representando os paradoxos urbanos e sociais. Ao centro, uma igreja com uma cruz simboliza a presença da fé nesse contexto, chamada a ser sinal de esperança e transformação.

“O cartaz quer nos provocar à conversão: mudar o olhar, reconhecer o Cristo no irmão sem moradia, e assumir um compromisso pessoal, comunitário e social com a dignidade humana”, completou o assessor.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. Em 2026, ao voltar-se para a realidade da moradia, a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”. Seu gesto concreto, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março.

Clique (aqui) e faça o download do cartaz da CF 2026.

Confira a entrevista com o padre Jean Poul

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ENAC 2025 aprofunda o papel estratégico da comunicação no segundo dia de atividades

O segundo dia do Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, ENAC 2025, realizado nesta quinta-feira (07/08), foi marcado por profundas reflexões sobre o papel estratégico da comunicação nas presenças salesianas, aliando espiritualidade, inovação e protagonismo coletivo. Logo pela manhã, os participantes foram acolhidos com momentos de oração conduzidos pelos coordenadores Eduardo Rogério Schmitz e Euclides Fernandes Brites, preparando o coração para o dia intenso de atividades. Na sequência, Fabrício Felix Vieira conduziu a conferência "Comunicação como ferramenta estratégica", onde os participantes foram convidados a mergulhar em uma visão ousada e estratégica da comunicação contemporânea. Com a palestra "Comunicação como ferramenta estratégica: inteligência humana elevada à potência da I.A.", o especialista Fabrício Félix apresentou a metodologia C.R.I.A.R., uma abordagem que articula tecnologia, criatividade e propósito em favor de uma comunicação mais efetiva e evangelizadora. “A comunicação precisa ir além do conteúdo: ela deve ser construída com base em contexto, recursos, ideias, ações e resultados, tudo isso potencializado pela inteligência humana e ampliado pela inteligência artificial”, explicou Fabrício. Fabrício também enfatizou que o diferencial não está apenas na tecnologia, mas na capacidade humana de fazer leituras sensíveis da realidade, integrando técnica e carisma. Ele afirmou que a inteligência artificial deve ser uma aliada da missão, automatizando processos para que a equipe possa se dedicar àquilo que nenhuma máquina pode substituir: a escuta, a empatia e o cuidado com as pessoas. “Uma comunicação evangelizadora precisa estar atenta aos dados, mas sem perder o coração da missão: fazer o bem, com criatividade e presença”, concluiu. A palestra provocou os participantes a olharem para suas realidades com olhos mais estratégicos e apaixonados, lembrando que comunicar, no carisma salesiano, é mais do que transmitir uma mensagem: é gerar vida, relação e transformação. Tarde de visitas guiadas Na parte da tarde, os participantes do ENAC 2025 foram convidados a vivenciar experiências significativas por meio de visitas guiadas a locais profundamente ligados à espiritualidade salesiana e à fé católica. Os destinos foram escolhidos previamente pelos próprios inscritos, refletindo o desejo de cada um em se conectar, de maneira pessoal e comunitária, com a história e a missão da Igreja. Os grupos se distribuíram entre três destinos: 24 participantes visitaram o Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá (SP); 72 escolheram a Réplica da Casa de São João Bosco, em Pindamonhangaba (SP); e 116 seguiram em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Cada visita foi um tempo de encontro com as raízes do carisma, de renovação do propósito evangelizador e de contemplação da presença de Deus que se manifesta na história, na missão e na cultura salesiana. Foram momentos de profunda inspiração, que ajudaram a reconhecer a força espiritual e simbólica que sustenta e impulsiona o trabalho da comunicação na Rede Salesiana. O dia culminou com a celebração da Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, em ação de graças pela caminhada partilhada, pela comunhão fraterna (em rede) e pelos frutos que brotam do encontro, da escuta e do diálogo à luz do Evangelho.   Acesse as fotos deste segundo dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAC 2025: Encontro tem início com espiritualidade, escuta e reflexão sobre o papel carismático da comunicação

Nesta quarta-feira (06/08), a cidade de Aparecida/SP acolheu os participantes do III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC), marcando o início de uma jornada formativa e fraterna com o tema “Comunicação Salesiana e Tecnologias Emergentes”. Após a chegada e o almoço de recepção no Hotel Rainha do Brasil, os participantes seguiram para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde foram calorosamente acolhidos pelos Diretores Executivos da RSB, Inspetores Referentes da Comunicação e colaboradores do escritório nacional: Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Ir. Maria Carmelita Conceição, Pe. Francisco Inácio Vieira Junior e Maria Dantas, Coordenadora Executiva e Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB.   A solenidade de abertura ressaltou a importância do ENAC como espaço de comunhão, escuta e fortalecimento da missão educativa e evangelizadora da comunicação na Rede Salesiana Brasil. Em seguida, o Pe. Pedro André conduziu a conferência “Comunicação como dimensão carismática: perfil do comunicador salesiano”, despertando nos participantes a consciência de que comunicar é também um ato pastoral e vocacional, inspirado pelo carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A partir do sonho dos nove anos de Dom Bosco, Pe. Pedro André lembrou que “o carisma salesiano nasce da escuta de uma mensagem que precisa ser compreendida e comunicada com o coração”. Para ele, esse sonho é o arquétipo da vocação comunicadora dos educadores dos jovens: “É ali que se inicia um caminho de escuta, interpretação, testemunho e anúncio”, afirmou. Após um momento de confraternização no coffee break, a tarde prosseguiu com atividades em grupo, que aprofundaram a reflexão e permitiram o compartilhamento de experiências entre os comunicadores das diversas regiões do país. Durante a apresentação, Pe. Pedro destacou, ainda, que a comunicação não é um apêndice da missão salesiana, mas uma de suas dimensões constitutivas. “Dom Bosco criou um verdadeiro ecossistema comunicativo ao viver e partilhar seu sonho”, disse Pe. Pedro. Madre Mazzarello, por sua vez, expressava esse mesmo espírito comunicativo por meio da acolhida afetuosa e de cartas cheias de ternura e presença.  A apresentação encerrou com uma dinâmica em grupo, propondo que cada participante refletisse sobre os valores (coração), as habilidades (mente) e as ações concretas (mãos) que deseja cultivar como comunicador salesiano. Como compromisso final, os participantes foram convidados a assumir uma ação pessoal para melhorar sua forma de comunicar a partir daquele momento. “Ser comunicador salesiano não é apenas saber usar bem os meios. É ser presença viva, escuta verdadeira e voz profética entre os jovens”, concluiu Pe. Pedro. O dia foi encerrado com a tradicional “Boa Noite Salesiana”, conduzida pela Ir. Luzinete Rego Freitas e pelo Pe. Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão), em um momento de espiritualidade e gratidão pelo início promissor do encontro. O ENAC 2025 segue até sábado, reunindo comunicadores e coordenadores inspetoriais para dialogar sobre os desafios, as inovações e a missão de comunicar com alma, criatividade e fidelidade ao carisma salesiano. Acesse as fotos deste primeiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mensagem de Madre Chiara no aniversário da fundação do Instituto das FMA

No dia 5 de agosto de 2024, por ocasião do Aniversário de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, chega todas as FMA com um vídeo-mensagem  de Roma, onde se realizou recentemente o Jubileu da Juventude Celebramos o 5 de agosto, data de nascimento do nosso Instituto há 153 anos, no Jubileu da Esperança e a poucos meses da próxima canonização de Irmã Maria Troncatti, primeira Filha de Maria Auxiliadora a ser elevada aos altares depois de Madre Mazzarello. Recordamos também outro acontecimento que caracteriza este Jubileu, ou seja, o encerramento, há um mês, do Inquérito diocesano sobre Madre Rosetta Marchese, VII sucessora de Madre Mazzarello. Neste contexto particular, não podemos ignorar o forte apelo à santidade que o Senhor nos renova. Celebrar o passado, de fato, não significa apenas retornar “emotivamente” ao distante 5 de agosto de 1872, neste sentido bastaria reler a homilia de Dom Bosco às primeiras neo-professas Filhas de Maria Auxiliadora (cf Cronistória I, pág. 150), para percebermos a profundidade de fé e confiança que as animava. O exemplo do nardo, ao qual Dom Bosco se refere para convidar suas Filhas a um seguimento radical, alegre e total de Jesus, deveria despertar em nosso coração o desejo ardente de viver somente para Ele, “para a glória de Deus e a salvação das almas”. Demos graças ao Pai pelo dom de Dom Bosco e de Madre Mazzarello à Igreja, aos jovens, à Família Salesiana e ao mundo inteiro. Se penso nas visitas feitas nesses anos às várias Inspetorias, não posso deixar de render graças ao Espírito Santo por ter suscitado, com a intervenção direta de Maria, o nosso Instituto, do qual, hoje, também fazemos parte, com alegria e gratidão.  Em qualquer região continental e geográfica, o Instituto é uma realidade viva a serviço da Igreja, mas sobretudo daquela parte da humanidade que Dom Bosco afirmava ser a mais preciosa: a juventude, um termo que para nós abraça a totalidade da pessoa em seu processo de crescimento, desde a infância até a juventude”. A Madre relembra os momentos vividos com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano em Roma, por motivo do Jubileu da Juventud: “Nestes dias, participando dos vários momentos do Jubileu dos Jovens, pude experimentar sua abertura ao encontro com Deus e com os outros, sua sede de espiritualidade, a busca sincera do sentido da vida. Eles esperam de nós que sejamos mulheres felizes, geradoras de vida e de esperança. Precisam que continuemos a indicar um caminho e a orientar sua busca do bem com a força do Evangelho e no estilo da espiritualidade salesiana, sempre atual e próxima da sensibilidade dos jovens hoje. Não temos tempo a perder, ou somos aquilo que devemos ser neste tempo, ou não seremos significativas e testemunhas da luz que carregamos em nós com o dom de ser mulheres consagradas salesianas. O 5 de agosto nos convida a renovar com determinação a escolha do "Da mihi animas, cetera tolle e o A ti as confio". Coragem, então, e boas festas, em comunhão com todas as Irmãs, comunidades educativas e jovens espalhados em toda parte do mundo”. Acesse o texto completo aqui Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

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