10/03/2025

Comunidades religiosas das Filhas de Maria Auxiliadora, de todo o Brasil, participam de encontro com a Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola

Comunidades religiosas das Filhas de Maria Auxiliadora, de todo o Brasil, participam de encontro com a Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola

No sábado, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) reuniu as comunidades religiosas das quatro Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para um encontro online com Madre Chiara Cazzuola, Superiora geral do Instituto das FMA.

O encontro, organizado em preparação ao Seminário Interâmbitos – que já foi ou está sendo realizado em todas as Inspetorias FMA do Brasil – teve como tema “Por uma animação generativa” e alcançou 82 pontos de conexão, unindo as Irmãs Salesianas de norte a sul, em grandes capitais, assim como em cidades menores e até mesmo nas regiões missionárias e mais isoladas do Rio Negro.

O desafio lançado às FMA para este encontro com a Madre Geral foi o de participar do evento comunitariamente, pois o Seminário Interâmbitos se coloca em linha com a opção da Igreja, que deseja ser cada vez mais sinodal, ou seja, caminhar juntos!

Para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a sinodalidade missionária é justamente uma das escolhas prioritárias do último Capítulo Geral (2021).

O encontro foi aberto oficialmente por Irmã Alaíde Deretti, Presidente da CIB e Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, que saudou Madre Chiara agradecendo sua disponibilidade, o tempo dedicado à CIB e a prontidão com que aceitou o convite, mesmo em meio aos muitos compromissos e trabalhos que possui. 

Durante o encontro, Madre Chiara desenvolveu o tema “Por uma animação generativa”, trazendo para a reflexão alguns documentos do Instituto das FMA, como as Constituições, o Projeto Formativo e as Linhas Orientadoras da Missão Educativa, analisando a partir deles a conexão entre animação e governança. Madre Chiara também ajudou as participantes a revisitar a vida de Santa Maria Domingas Mazzarello e São João Bosco do ponto de vista da animação generativa.

Em sua reflexão, Madre Chiara afirmou que a governança «tem o propósito de ajudar as pessoas e as comunidades a realizar sua vocação na missão educativa, em fidelidade ao carisma de fundação». «Não há animação sem governo e não há governo sem animação», disse a Madre.

Para a Superiora geral, «o serviço de animação e governo pode ser levado adiante apenas por pessoas apaixonadas que, através da fé e da esperança, tornam Deus presente nas diversas e inéditas situações que nos interpelam. Pessoas que mantêm o olhar fixo em Jesus, o Senhor».

Indicando momentos e situações cotidianas da vida de Santa Maria Domingas Mazzarello, Madre Chiara deixou claro que, na Cofundadora do Instituto das FMA, «não encontramos nenhuma teorização sobre a animação, suas características, finalidades e método». Nela, «há a experiência, ou seja, um estilo de presença ao lado das pessoas, que não é apenas espontâneo, mas é fruto de um processo de formação».

Em relação a São João Bosco, a Madre destacou que o fundador da Família Salesiana, «era consciente de que a realidade educativa não pode ser um projeto individual, mas sim uma obra que tem implicações sociais, políticas e religiosas. Por isso, todas as pessoas interessadas no futuro da humanidade devem contribuir para ela. Ele nunca estava sozinho na realização de seus projetos». Portanto, Dom Bosco conjugava muito bem animação e governança!

A difícil arte do confronto

Após a palestra de Madre Chiara, as Inspetoras Irmã Teresinha Ambrosim (Belo Horizonte – BMM) e Irmã Maria Américo Rolim (Recife – BRE) fizeram algumas considerações, apresentando ressonâncias sobre o conteúdo exposto e colocando algumas questões a serem aprofundadas – enquanto CIB – sobre animação e governança.

Irmã Teresinha Ambrosim agradeceu a Madre garantindo que «cada palavra sua está ressoando muito fortemente em cada uma de nós que vamos, a partir de março, começar os nossos Seminários Interâmbitos locais». Ambrosim também reforçou o que a Madre disse durante sua palestra, que «todas nós temos autoridade, temos o nosso trabalho de governo e animação... você colocou artigos das Constituições que nós já sabemos, mas que às vezes ficam no esquecimento...». Segundo a Inspetora da BMM, este momento «foi um acordar». Além disso, enfatizou que as FMA do Brasil vão retomar a palavra de Madre Chiara: «Vamos “mastigar”, digerir bem essas suas palavras que vão nos aquecer nesta grande comunhão».

Irmã Teresinha também agradeceu «o apelo de escuta que você nos fez... de escutarmos umas às outras». Disse da importância de «[...] envolver todas na escuta...», o que lembra a carta do Papa Francisco sobre o Ano Jubilar: «a paciência é filha da esperança».  

Já Irmã Maria Américo Romim reforçou os agradecimentos, ressaltando que «é um presente de Deus podermos nos encontrar de novo». «A sua palavra é realmente uma luz para o nosso momento, porque todas as comunidades já estão se preparando para fazer o Seminário». Rolim destacou que «estamos num tempo em que a palavra da Madre chega para nós, a palavra da Igreja chega para nós, a Palavra de Deus está sempre conosco».

Irmã Maria Américo solicitou à Madre uma palavra sobre um ponto: «a difícil arte do confronto», especialmente no que se refere ao uso dos bens e à prestação de contas.

Abriu-se assim espaço para o diálogo, no qual a Madre reforçou em sua resposta a necessidade de cultivar um mais consistente sentido de pertencimento ao Instituto, às Inspetorias e às comunidades locais. «O sentido de pertença, o sentido de família... acredito que precisamos trabalhar muito para que este cresça em cada uma de nós», destacou Madre Chiara.

A Madre também refletiu sobre a clareza vocacional e as motivações vocacionais de cada FMA. Insistiu que «nós somos uma família, a minha comunidade é uma família, a Inspetoria é uma família, o Instituto é uma grande família [...]» na qual «para ir em frente, juntas, é necessário que nós vivamos coerentemente os votos que, com liberdade, professamos».

A Madre, portanto, confirmou dois aspectos a serem trabalhados na vida de uma FMA: «o sentido de pertença ao Instituto e a liberdade e a responsabilidade com a qual eu, espontaneamente, livremente, fiz os meus votos».

Tempo de reavivar o fogo e um “obrigada coral”

Também Irmã Alaíde Deretti fez uma ressonância recordando que «estamos no tempo de reavivar o fogo». Segundo Deretti, a colocação da Madre «fez entender que todas têm a sua parcela de animação, porque na comunidade não é uma que anima: somos todas que nos animamos!». Recordando Dom Bosco e Madre Mazzarello, Irmã Alaíde enfatizou que «o nosso estilo de animação é um estilo familiar, não é um estilo complicado». Completou reforçando a necessidade do sentido de pertença, do espírito de família, do animar-se reciprocamente.

Em nome de todas as FMA do Brasil, Irmã Narcisa Berti, da Comunidade Maria Auxiliadora de Lins (SP), agradeceu a Madre Chiara ressaltando o seu testemunho de ser presença e de estar presente a esta iniciativa da CIB. Convidou todas as Irmãs a expressarem um grande obrigada à Madre, porque no próximo mês de abril vai ser celebrada, em nível de Instituto, a Festa da Gratidão. Segundo Irmã Narcisa, este encontro online com a Madre é a grande oportunidade «para dizermos juntas: obrigada por tudo».

Para encerrar a manhã de sábado, Irmã Maria Carmelita Conceição, vice-Presidente da CIB e Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (BRM), de Manaus (AM), expressou o agradecimento à Madre em nível de CIB: «só a Madre para fazer o Brasil inteiro se conectar e viver este momento de fraternidade». Recordou que as palavras da Madre «chegaram no momento certo, momento em que estamos iniciando a caminhada quaresmal».

Irmã Maria Carmelita destacou a dimensão da sinodalidade, do caminhar juntas, na esperança: «caminhar não sozinhas, mas como comunidade, como estamos hoje, aqui». Sinalizou também o tema das distâncias e do milagre: «este já é um primeiro milagre, o milagre de nos empenharmos em estar juntas para, em torno da Madre, celebrar e ao mesmo tempo nos prepararmos para viver a Quaresma, na sinodalidade e também na esperança». Irmã Carmelita concluiu a sua saudação antecipando os votos de uma Feliz Páscoa à Madre, ao Conselho Geral e a todas as FMA do Brasil.

Com a projeção do vídeo, Hino a Madre Mazzarello – “Contempliamo il tuo volto”, encerrou-se o encontro com Madre Chiara Cazzuola que trouxe ao Brasil FMA a alegria de escutar e acolher o Magistério da 10ª Sucessora de Madre Mazzarello.

O encontro com Madre Chiara foi moderado por Irmã Maike Loes, Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo.

 

Mais Recentes

[CG29] Uma Semana de discernimento e eleições: Rumo ao 11º Sucessor de Dom Bosco e aos Conselheiros Gerais

 A semana que está para começar representa um momento crucial para o 29º Capítulo Geral (CG29), durante o qual os capitulares elegerão o 11º Sucessor de Dom Bosco, juntamente com o Vigário-Geral e os Conselheiros Gerais. Trata-se de uma semana decisiva para o futuro da Congregação Salesiana, que será vivida em clima de intensa oração, reflexão e discernimento. Acompanhando os capitulares neste importante caminho de discernimento está o P. Amedeo Cencini, uma figura de destaque na orientação espiritual e nos processos de tomada de decisão. Com sua experiência e sensibilidade, o P. Cencini conduzirá os trabalhos, para que cada passo seja inspirado pelo Espírito Santo. Enquanto os capitulares refletem e discernem, o mundo salesiano e a Família Salesiana de todo o mundo se unem em oração, apoiando espiritualmente este momento precioso e decisivo para o futuro da missão salesiana. Abaixo está o cronograma da semana, com uma análise dos momentos mais importantes de cada dia. Domingo, 23 de março: Abertura da semana com reflexão e oração - A semana começa às 16h00 na Aula Magna com uma oração inicial e uma saudação do Presidente do Capítulo Geral. Em seguida, haverá uma meditação conduzida pelo P. Amedeo Cencini, que introduzirá os capitulares no espírito de discernimento espiritual necessário para os dias que virão. O dia será concluído com as Vésperas na Basílica às 19h30 e Adoração Eucarística na Igreja de São Francisco de Sales, promovendo um ambiente de contemplação e oração. Segunda-feira, 24 de março: Preparação para a Eleição do Reitor-Mor - O dia começará com a Eucaristia, celebrada às 7h00 pelo P. Cencini. Em seguida, os capitulares se reunirão para um momento de oração e reflexão, seguido por trabalhos em grupo para definir as expectativas e o perfil do novo Reitor-Mor, à luz da experiência do quinquênio 2020–2024. À tarde, cada capitular proporá um nome para o serviço de Reitor-Mor. As comissões elaborarão uma síntese dos resultados e procederão com uma votação secreta para identificar os principais candidatos. Às 18h30, na Aula Magna, será apresentada a síntese das expectativas e dos perfis, seguida por uma reflexão silenciosa e uma votação sondagem. O dia será concluído com o Rosário e a Adoração Eucarística, conduzidos pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA). Terça-feira, 25 de março: eleição do 11º Reitor-Mor - A terça-feira será o dia mais importante da semana, pois será realizada a votação definitiva para o novo Reitor-Mor. Após a Eucaristia matinal às 7h00, os capitulares se reunirão em oração e silêncio, invocando o Espírito Santo antes de prosseguir com a eleição. Uma vez eleito, o novo Reitor-Mor aceitará o cargo, fará a profissão de fé e receberá as saudações de seus irmãos e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). À tarde, a atenção se voltará ao processo de discernimento para a escolha do Vigário do Reitor-Mor, através de discussões em grupo e reflexões pessoais. O dia será concluído com a Adoração Eucarística em ação de graças. Quarta-feira, 26 de março: eleição do Vigário do Reitor-Mor - O dia começará com a Eucaristia celebrada pelo novo Reitor-Mor. Após a apresentação da síntese das expectativas e dos perfis, os capitulares procederão com a votação definitiva para o Vigário do Reitor-Mor. O Vigário aceitará o cargo, fará a profissão de fé e assinará a aceitação oficial. À tarde, as comissões trabalharão na definição das expectativas e dos perfis dos Conselheiros Gerais para a Formação e a Pastoral Juvenil, dois papéis fundamentais para o futuro da Congregação. Quinta-feira, 27 de março: discernimento para Comunicação, Missões e Ecônomo Geral - O dia será dedicado ao discernimento e à eleição dos Conselheiros Gerais para a Comunicação Social, as Missões e o Ecônomo Geral. Através de momentos de oração, discussões e votações, os capitulares refletirão sobre as necessidades específicas desses setores, garantindo que os candidatos eleitos estejam preparados para responder aos desafios do nosso tempo. O dia será concluído com a Adoração Eucarística, mantendo vivo o espírito de oração e unidade. Sexta-feira, 28 de março: eleição dos Conselheiros de Setor - A sexta-feira será dedicada à eleição dos Conselheiros de Setor e ao início do discernimento para os Conselheiros Regionais. Como mencionado nos dias anteriores, desta vez serão nomeados dois Conselheiros Regionais para a África e Madagascar. A manhã começará com a apresentação dos perfis e expectativas para cada cargo, seguida pela votação. Cada eleição será acompanhada pela aceitação do cargo pelos candidatos eleitos. À tarde, os capitulares trabalharão em comissões regionais para preparar a votação definitiva dos Conselheiros Regionais, garantindo que as necessidades e perspectivas das diferentes regiões sejam representadas. Sábado, 29 de março: eleição dos Conselheiros Regionais  - O último dia começará com um resumo dos perfis e expectativas para os Conselheiros Regionais, seguido pela votação final na Aula Magna. Os novos Conselheiros Regionais aceitarão seus cargos e se juntarão à equipe de governo da Congregação. A semana será concluída com as Vésperas Solenes na Basílica às 19h00 e um jantar festivo, celebrando a unidade e a renovação da Família Salesiana.   Um momento decisivo para a Congregação Salesiana Esta semana de eleições representa um momento histórico para a Congregação Salesiana, em que será definido o novo governo que guiará a missão de Dom Bosco pelos próximos seis anos. Sob a orientação espiritual do P. Amedeo Cencini, os capitulares viverão uma experiência de discernimento profundo, buscando a inspiração do Espírito Santo para cada decisão. O mundo salesiano e a Família Salesiana de todo o mundo estão unidos em oração, apoiando espiritualmente este momento de graça e pedindo a bênção de Deus para os novos líderes eleitos. A missão de Dom Bosco continua, e esta semana marca o início de um novo capítulo de serviço aos jovens, especialmente os mais vulneráveis, com renovado entusiasmo e visão. Por ocasião da eleição do novo Reitor-Mor, XI Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação Salesiana, a ‘Agenzia iNfo Salesiana’ transmitirá ao vivo a cerimônia da Profissão de Fé e a Saudação dos Capitulares ao salesiano eleito. A transmissão ao vivo ocorrerá a partir das 10h30 (UTC+1) no canal da ANS, no YouTube e na página Facebook. Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Rumo à Festa da Gratidão Mundial 2025

Confira o site com o caminho em preparação à Festa da Gratidão Mundial 2025 do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que se realizará no Vietnã em 26 de abril No site www.festadelgrazie.org está online o Caminho para se preparar à Festa da Gratidão Mundial 2025 do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que se celebrará no Vietnã, em Tam Ha, no dia 26 de abril de 2025 com o tema: Acender o Evangelho da Esperança Realizado em duas línguas – italiano e inglês – o site é um lugar de encontro para unir-se em rede como FMA, Comunidades educativas, leigos e jovens da Família Salesiana, para expressar à Madre Chiara Cazzuola a gratidão e para se preparar a viver, com renovado entusiasmo, o evento carismático da Festa da Gratidão Mundial. O site oferece de fato os recursos para aprofundar o tema segundo o itinerário de quatro semanas proposto pela Inspetoria Maria Auxiliadora (VTN), iluminadas pelo tema do Jubileu 2025, sobre a Esperança: 1ª Semana (26 de março a 5 de abril)     Jesus Cristo – Fonte de Esperança 2ª Semana (6 de abril – 12 de abril)    Peregrinos de Esperança 3ª Semana (13 de abril – 19 de abril)   Testemunhas de Esperança para o Mundo 4ª Semana (20 de abril – 25 de abril) Semana da Gratidão: Acender o Evangelho da Esperança Além do caminho de preparação, entre os recursos contidos no Arquivo podem-se encontrar a Carta da Vigária Geral, a Entrega a Maria para as Comunidades nas diversas línguas, o logotipo da Festa, em italiano e inglês, o Dossiê sobre o Vietnã e a história da Inspetoria VTN. Para cada semana há também disponível a Lectio divina sobre um trecho Evangélico. Como gesto para envolver todo o Instituto, a Inspetoria Vietnamita convida cada Inspetoria/Visitadoria a compartilhar uma fotografia que expresse a esperança na própria realidade, com uma breve legenda, junto à palavra “esperança” traduzida em algumas das línguas faladas na Inspetoria. A foto deve ser enviada em formato horizontal, com uma boa resolução (não menos de 1 MB, cerca de 20×15 cm) para o endereço de e-mail amministratoreweb@cgfma.org até a terceira semana de abril. No site, no item do menu GESTO DE ESPERANÇA, podem ser encontradas todas as postagens publicadas – em italiano e inglês – que assim documentarão a variedade de expressões em todo o Instituto.  “O Dia Mundial da Gratidão é um momento celebrativo desta alegria, dom do Espírito Santo, que fortalece o ser comunidades educativas “salesianas” e nos introduz no contínuo fluxo vital do agradecimento eucarístico, que é a mais alta ação de graças ao Pai por meio do Filho, no Espírito de Amor” (Circ. 1037). Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA  

[CG29] Escuta e meditação para identificar as prioridades na animação e no cuidado da vida salesiana

Quando a multiplicação de reflexões, todas importantes, é combinada com a necessidade de escolher as prioridades a serem praticadas, pode ser útil fazer uma pausa e analisar os dados de outro ponto de vista. Foi o que ocorreu na quinta-feira, 20 de março, no CG29, quando os Capitulares  dedicaram-se a analisar as sugestões para aprimorar o documento que deve condensar os tópicos do Núcleo 1 - "Animação e cuidado com a verdadeira vida de cada salesiano". Os relatores das seis Comissões apresentaram suas sugestões de alterações, todos manifestando seu reconhecimento pelo trabalho sucinto realizado pela Comissão de Redação, quando as luzes se apagam no salão da assembleia e nas salas das Comissões. Assim, nesse dia, os pátios de Valdocco se encheram de pequenos grupos de discussão fraterna, houve reuniões em pequenas mesas, espaços de oração pessoal na Basílica, na Capela Pinárdi e na Igreja de São Francisco de Sales... para considerar a melhor maneira de expressar os conceitos desenvolvidos no variado ‘Diálogo com o Espírito’ que ocorreram até agora. O aprimoramento do primeiro rascunho das proposições, considerando também a sua extensão e o estilo mais eficiente, se transformou em escuta e reflexão para identificar os pontos que devem ser destacados perante o texto, sinalizando à Congregação os próximos passos a serem tomados. Uma inspiração, que havia se manifestado nos dias anteriores, ganhou expressão e coroação com a mensagem da boa-noite, pelo P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da Congregação Salesiana. Confiar no testemunho dos "mais notáveis" entre os que nos antecederam: os Santos canonizados, os Beatos, os Servidores de Deus e também os "mestres" que encontramos em nosso percurso pessoal de preparação para o ministério. É na vida das pessoas que ocorre a síntese de experiências, ideias, desejos e expectativas. A vida "bem-sucedida" é aquela que agrada ao Pai, mas também ao povo de Deus que a encontra e sabe como apreciá-la como um modelo da encarnação das bem-aventuranças anunciadas por Jesus. "Os Coirmãos que viveram, ou estão vivendo, plenamente o projeto evangélico das Constituições - lembrou o P. Cameroni - são um estímulo e uma ajuda para nós no caminho da santificação". O testemunho dessa santidade se concretiza na missão salesiana: "De Dom Bosco até os dias atuais, existe uma tradição de santidade que merece assaz considerada, pois representa a materialização do carisma que ele originou e que se manifestou na variedade de estados de vida e formas". Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil