Confira a mensagem do Santo Padre aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana
08/04/2025

Confira a mensagem do Santo Padre aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana

Confira a mensagem do Santo Padre aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana
Foto ©: Vatican Media

Publicamos abaixo a mensagem que o Santo Padre Francisco enviou aos participantes do XXIXº Capítulo Geral da Congregação Salesiana, realizado em Valdocco, Turim, de 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025:

Mensagem do Santo Padre

Queridos irmãos,

Não podendo, infelizmente, encontrar-me convosco, envio esta mensagem por ocasião do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana e também do 150º aniversário da primeira expedição missionária de Dom Bosco à Argentina. Saúdo o novo Reitor-Mor, Padre Fabio Attard, desejando-lhe bom trabalho, e agradeço ao Cardeal Ángel Fernández Artime pelo serviço que prestou nestes anos ao Instituto e que oferece agora à Igreja universal.

Mesmo à distância, desejo encorajá-los a viver com confiança e empenho este tempo de escuta do Espírito e de discernimento sinodal.

Escolhestes, como tema para os vossos trabalhos, o lema: “Salesianos apaixonados por Jesus Cristo e consagrados aos jovens”. É um belo programa: ser “apaixonados” e “consagrados”, deixar-se envolver plenamente pelo amor do Senhor e servir os outros sem reservar nada para si, exatamente como fez, no seu tempo, o vosso Fundador. Mesmo que hoje, em comparação com aquele tempo, os desafios a serem enfrentados tenham mudado em parte, a fé e o entusiasmo permanecem os mesmos, enriquecidos com novos dons, como o da interculturalidade.

Queridos irmãos, agradeço-vos pelo bem que fazeis em todo o mundo e encorajo-vos a continuar com perseverança. Abençoo de coração a vós e aos vossos trabalhos capitulares, bem como aos irmãos espalhados pelos cinco continentes, e peço, por favor, que rezeis por mim. Maria Auxiliadora vos acompanhe sempre.

Papa Francisco

Mais Recentes

Comissão para a Juventude apresenta o relatório de pesquisa nacional “Evangelização da Juventude no Brasil-2025”

Durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, por meio do bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, dom Vilsom Basso, apresentou aos bispos os dados da “Pesquisa Nacional Evangelização da Juventude no Brasil – 2025”. O relatório da pesquisa foi apresentado pela coordenadora do Observatório Juventudes, da PUC-RS e coordenadora do grupo de pesquisa, doutora Patrícia Espíndola Teixeira. Os resultados foram condensados num relatório de 140 páginas. Dom Vilson destacou que até setembro serão impressos 20 mil exemplares a serem distribuídos para toda Igreja no Brasil. A pesquisa ouviu 11.498 jovens de todo o país, ligados ao universo religioso,entre abril a junho de 2025. Destes, 55,6% são mulheres, 44,4% homens. O maior grupo de idade da mostra 64,8% concentra-se na faixa etária de 18 a 24 anos, 32,5% entre 25 a 29 anos e 2,7% adolescentes de 12 a 17 anos. Saúde e resiliênciaUm dos aspectos abordados no levantamento foram os aspectos de “sofrimento expressivo”. 50% dos jovens afirmaram não se sentirem bem de forma plena; 37,6% apontaram a dificuldade de concetração associada a exposição permanente às telas o que gera ansiedade e privação do sono; 36,7% se sentem inseguros na maior parte do tempo, com impacto sobre a autoestima, tomada de decisões e abertura à fé. Em contrapartida, a religião aparece como um importante elemento para ajudar os jovens na resiliência. 64,0% dos jovens pesquisados disseram que a espiritualidade os ajudam a enfrentar os problemas no dia a dia; 55,8% que a presença pastoral os fortalecem; 43,4% afirmaram que apesar das dificuldades, apresenta esperança quanto ao futuro. Relação com a IgrejaA pesquisa levantou dados sobre a pertença e prática religiosa, o uso das redes sociais e os impactos do ambiente digital em suas vidas e suas posições sociopolíticas e quanto a questão ambiental. 98% dos jovens afirmaram ser católicos e 61% disseram ter sido conduzidos à Igreja a partir da experiência dos pais e avós. 93% Já receberam os sacramentos da iniciação à vida cristã. Religião e espiritualidade são os temas mais buscados na internet por esses jovens respondentes acima de entretenimento, educação  e  política. 43,3% dos jovens afirmaram usar as redes redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns de discussão e sites de relacionamentos. Redes sociais (Instagram, TikTok, X, Facebook) com 26,4% e Apps de mensagens (WhatsApp) com 16,2%. Igreja como a 3ª maior fonte de informaçãoA Igreja é a 3ª maior fonte de informação para 13,5% dos jovens. Influencers digitais e youtubers correspondem a 12,4% da preferência de busca por informação. Mais de 41% dos jovens não se mobilizam coletivamente, porém 23% disseram ter simpatia individual por pautas mais coletivas. A pesquisa investigou uma série de outros pontos sobre a relação dos jovens com a Igreja e o seu protagonismo nos ambientes eclesiais, como percebem a Igreja Católica, o que os atraem e afastam e sobre vocação e projeto de vida. Ao final da apresentação, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler chamou a atenção para a importância de aprofundar e refletir os dados levantados pela pesquisa em vista de melhor a evangelização dos jovens no Brasil. Baixe o relatório e conheça os dados da pesquisa:Pesquisa Evangelização da Juventude_2025 Durante a tarde, os bispos do Conselho Permanente também conheceram os dados da avaliação da 62ª Assembleia Geral da CNBB, cuja condução ficou por conta do bispo de Nova Iguaçu (RJ) e presidente do regional Leste 1, dom Gilson Andrade da Silva e também tiveram uma rodada de reunião reservada.Fonte: CNBB

Inspetoria São João Bosco lança Observatório de Projetos Salê Sustentável em favor da Ecologia Integral

A Inspetoria São João Bosco (ISJB), dos Salesianos de Dom Bosco, deu um novo passo em seu compromisso com o cuidado da Casa Comum ao lançar, no dia 16 de junho, o Observatório de Projetos Salê Sustentável. Realizado de forma presencial e on-line, o lançamento reuniu aproximadamente 150 participantes, representando as presenças salesianas das áreas da educação básica e superior, ação social e evangelização, localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal. Na abertura do evento, o Vigário Inspetorial, Padre Sedney Manja, SDB, destacou que o Observatório responde ao convite da Congregação Salesiana e do Papa Francisco para viver, de forma concreta, a Ecologia Integral, promovendo uma caminhada comum em favor da vida. "O Observatório de Projetos Salê Sustentável nasce exatamente com esse propósito: ajudar-nos a caminhar juntos, compartilhar experiências, aprender uns com os outros e construir uma cultura cada vez mais comprometida com o cuidado da vida." Em sua mensagem, o sacerdote convidou todas as presenças salesianas a acolherem esse novo desafio com esperança e confiança, lembrando que cada gesto em favor da Ecologia Integral torna o mundo "mais justo, mais fraterno e mais fiel ao sonho de Deus para a humanidade e para toda a criação". Na sequência, a coordenadora do projeto, Camila de Paula, apresentou o Observatório como um espaço de articulação, colaboração e compartilhamento entre as dezenas de obras salesianas. A plataforma permitirá o envio e o acompanhamento das iniciativas desenvolvidas, conferindo maior visibilidade às ações socioambientais já existentes, favorecendo a troca de experiências, o fortalecimento do trabalho em rede e a construção de novos caminhos em favor da sustentabilidade e do cuidado com a Casa Comum. Inspirado na encíclica Laudato Si' e na Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco, bem como nas orientações do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana, o Observatório busca fortalecer uma cultura do encontro e da corresponsabilidade, na qual cada comunidade educativo-pastoral seja protagonista da promoção da Ecologia Integral, unindo evangelização, educação e compromisso socioambiental. Durante o lançamento, Padre Geraldo Adair de Lima, SDB, recordou que o cuidado com a criação faz parte da própria missão salesiana. Segundo ele, esse compromisso dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as boas práticas de governança institucional, fortalecendo a capacidade da Inspetoria de estabelecer parcerias e promover iniciativas voltadas ao bem comum. O lançamento do Observatório de Projetos Salê Sustentável representa, assim, um sinal concreto do compromisso da Inspetoria São João Bosco com a Ecologia Integral. Mais do que uma plataforma para o acompanhamento de projetos, o Observatório constitui um espaço permanente de escuta, partilha, articulação e inspiração, fortalecendo a missão salesiana de educar e evangelizar por meio do cuidado com a Casa Comum. O que é o Observatório de Projetos Salê Sustentável? O Observatório de Projetos Salê Sustentável é uma iniciativa da Inspetoria São João Bosco que reúne, acompanha e compartilha as ações socioambientais desenvolvidas nas presenças salesianas. Seu objetivo é fortalecer a cultura da Ecologia Integral, incentivar o trabalho em rede, valorizar as boas práticas e favorecer a construção de uma missão cada vez mais comprometida com o cuidado da criação. Inspirado na Laudato Si' e no carisma salesiano, o Observatório promove uma caminhada conjunta em favor da vida, da sustentabilidade e da Casa Comum, contribuindo para que as comunidades educativo-pastorais sejam cada vez mais protagonistas na construção de um futuro mais justo, solidário e sustentável.

Senado Federal reconhece trajetória de salesiana que dedicou 71 anos à educação, à saúde e à promoção humana

Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, recebeu a Comenda Santa Dulce dos Pobres em cerimônia realizada no Plenário do Senado Federal Uma vida dedicada a transformar realidades por meio da educação, da fé e do compromisso com os mais vulneráveis. Foi esse legado que levou a salesiana Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, a receber, nesta terça-feira (16), a Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma das mais importantes homenagens concedidas pelo Senado Federal a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços na área social da saúde. A cerimônia foi realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília, e reuniu autoridades, parlamentares e convidados para reconhecer iniciativas inspiradas pelo exemplo de Santa Dulce dos Pobres, uma das referências brasileira de solidariedade e cuidado com aqueles que mais necessitam. Aos 92 anos, Irmã Maria Nilda recebeu a honraria como reconhecimento por mais de sete décadas de atuação nas áreas da educação, assistência social, saúde, evangelização e promoção humana. Sua história é a missão das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: estar presente onde a vida pede cuidado, acolhimento e esperança. Uma vida marcada pelo serviço Durante seu pronunciamento no Senado, a religiosa relembrou sua trajetória e destacou que sua caminhada foi construída a partir dos valores recebidos na família e fortalecida pela vocação religiosa. Ao recordar os primeiros passos de sua atuação social, Irmã Maria Nilda contou que uma pergunta simples mudou o rumo de sua missão: "Que resposta de amor nós vamos dar para esta vila?". Dessa inquietação nasceu, na cidade de Lins (SP), o Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), obra social que se tornou referência nacional no atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e que chegou a ser o primeiro projeto da Unicef implantado no Brasil. "A gente foi para as ruas, para as praças, para debaixo das árvores. Fomos atrás das autoridades. Era um grupo que realmente queria transformar aquela realidade", recordou a religiosa. Ao longo dos anos, a obra cresceu, ampliou parcerias e passou a oferecer formação profissional, projetos educacionais, culturais e de inclusão digital, impactando milhares de vidas. Educação, saúde e compromisso social Além de sua contribuição para a área social, Irmã Maria Nilda construiu uma sólida trajetória na educação brasileira. Professora universitária por mais de 40 anos, participou da implantação de políticas educacionais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, atuando em funções estratégicas na gestão pública educacional. Sua missão também alcançou a área da saúde. Como gestora do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), liderou importantes processos de modernização administrativa, ampliação da infraestrutura hospitalar e fortalecimento da qualidade assistencial. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, já aos 86 anos, retornou à instituição para contribuir com os desafios enfrentados pelo hospital em um dos períodos mais críticos da saúde pública brasileira. "São 71 anos de vida religiosa dedicados à educação, à saúde, às obras sociais e ao serviço social", afirmou emocionada. Reconhecimento à missão salesiana Ao entregar a homenagem, o senador Nelsinho Trad destacou a contribuição da religiosa para a formação de gerações de estudantes e para o fortalecimento de iniciativas sociais e de saúde no Mato Grosso do Sul. Em seu pronunciamento, o parlamentar também recordou a relação construída ao longo de décadas com a religiosa e ressaltou o testemunho de vida que ela representa para a sociedade. "Estou muito emocionado por proporcionar este reconhecimento à Irmã Nilda. Sua trajetória é um exemplo de dedicação ao próximo, de amor ao serviço e de compromisso com as pessoas que mais precisam", afirmou. Uma homenagem que celebra milhares de vidas transformadas Para as Filhas de Maria Auxiliadora, a Comenda Santa Dulce dos Pobres representa mais do que uma homenagem individual. O reconhecimento prestado pelo Senado Federal evidencia a força de uma missão educativa e evangelizadora que, há mais de 150 anos, transforma vidas em diferentes partes do mundo. Na figura de Irmã Maria Nilda, o Senado reconheceu também a presença das Salesianas que diariamente atuam em escolas, obras sociais, hospitais, comunidades e projetos de promoção humana, levando adiante o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Ao final de sua fala, a religiosa resumiu o sentido de sua caminhada com uma mensagem de gratidão e fé: "Deus se serve de instrumentos, e todos nós somos instrumentos de Deus. Quando nos colocamos a serviço, Ele nos prepara para fazer o bem." Uma vida inteira dedicada ao cuidado com o próximo que, agora, passa a integrar a história das homenagens concedidas pela mais alta Casa Legislativa do país. Clique e assista no youtube ou abaixo a sessão de premiações e condecorações para a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres Crédito das imagens: Geraldo Magela/Agência Senado e Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil