Realizado nos dias 28 a 30 de agosto, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil teve como tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”. O evento foi finalizado com a leitura e aprovação do Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes, que enviaram suas reflexões, iluminações e propostas ao longo do evento.
Dirigido diretamente às juventudes, o Manifesto inicia reforçando a missão da Família Salesiana de ir até as periferias existenciais: “Sabemos que as periferias não são apenas geográficas, mas também emocionais, sociais e espirituais. Estamos comprometidos em estar ao seu lado, fortalecendo o sacramento da presença, oferecendo nosso diferencial salesiano de amor e acolhimento, compartilhando suas alegrias e desafios, para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna”.
Diante das reflexões realizadas neste primeiro Encontro Nacional da RSB e das colaborações para o documento, elaborado a várias mãos, são apresentados 12 compromissos, assumidos como Rede Salesiana Brasil. No Manifesto às Juventudes, a RSB se compromete, entre outros pontos, a uma escuta atenta das juventudes, a incentivar o protagonismo juvenil, a construir pontes e a fortalecer a atuação em defesa de vida e da superação das violências impostas aos jovens. A RSB firma ainda os compromissos de seguir aberta “a todos os tipos de juventudes, compreendendo os contextos de mudança” e de apoiar as presenças salesianas “em seu processo de serem instituições que acolhem o grito de humanização que nasce das juventudes”.
O Manifesto às Juventudes termina afirmando aos jovens: “Estamos aqui por vocês e com vocês. Queremos ajudá-los a descobrir o melhor de si mesmos, a crescer em todas as dimensões de suas vidas e a construir um mundo onde todos possam viver com dignidade e amor. ‘Por vós estudo, por vós trabalho, estando disposto a dar minha vida por vocês até o último suspiro’”.
Confira o Manifesto às Juventudes na íntegra clicando aqui.
Por Ana Cosenza, com apoio da Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil