O Conselheiro Regional para a América Cone Sul, Pe. Hector Gabriel Romero, representante do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, esteve nas Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) de São Paulo (Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora) e do Amazonas (Inspetoria São Domingos Sávio) para visitar as presenças e apoiar a escolha dos novos Inspetores. Este é um momento em que o Regional escuta os salesianos e as comunidades sobre as forças, fragilidades, desafios e características locais para que, a partir destas consultas, seja bem alicerçada a nomeação dos novos inspetores.
Nos dias 25 e 26 de maio, Pe. Gabriel, esteve presente na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, para animar e ajudar a refletir sobre a escolha do novo Inspetor. No dia 25, inicialmente, ele participou de uma celebração no Instituto Teológico Pio XI e seguiu, após o almoço, para Campinas. No dia seguinte, partiu para Lorena, onde finalizou os encontros com os irmãos locais.
De 27 a 30 de maio, Pe. Gabriel Romero, esteve na Inspetoria São Domingos Sávio. A consulta teve início no Pará, junto à comunidade salesiana de Ananindeua. Em seguida, viajou para Porto Velho, para fazer consulta na área de Rondônia. Por lá, os salesianos que moram na cidade de Ji-Paraná participaram em modo virtual.
Em 29 de maio, o Regional chegou a Manaus, onde fez a consulta virtual com os salesianos do Rio Negro no extremo Norte do Amazonas, juntamente com os formandos e salesianos que estão em Roma. Em seguida, se reuniu na comunidade do Aleixo, na Zona Leste de Manaus, onde foi acolhido e concluiu a consulta para a eleição do novo Inspetor.
Pe. Gabriel iniciou sua viagem de volta à Itália para sessão de verão do Conselho Geral no dia 30 de maio.
COMO ACONTECE A ESCOLHA DE UM NOVO INSPETOR?
Conforme as Constituições Salesianas (C162), “O inspetor é nomeado pelo Reitor-Mor com o consentimento do seu Conselho, após ampla consulta à inspetoria interessada. Deve ser sacerdote e professo perpétuo pelo menos há dez anos. Exerce sobre todas as casas e os sócios da inspetoria poder ordinário no foro interno e externo, de acordo com as constituições e o direito. É o superior competente para dar aos sócios licença para publicar escritos religiosos ou de conteúdo moral e de pregar aos irmãos em suas igrejas e oratórios. ”
Após eleito, o inspetor permanece no cargo por seis anos (cf. C 163).
Para a nomeação de um inspetor, o Reitor-Mor consulta os professos da inspetoria, pedindo a cada um a indicação, em ordem de preferência, de três nomes de irmãos pertencentes à própria ou a outra inspetoria (cf. Regulamentos, 143).
Para essa consulta, as comunidades salesianas refletem profundamente as forças, fragilidades, desafios e características aguardadas para o novo inspetor.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com o apoio dos Coordenadores Inspetorias de Comunicação das Inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (SP) e São Domingos Sávio (AM)