09/11/2024

Dedicação da Basílica de São João de Latrão

“Dedicar/consagrar” um lugar a Deus é um rito de todas as religiões: “reservar” a Deus um lugar, onde dar-lhe honra e glória.

Quando o imperador Constantino deu plena liberdade aos cristãos (ano 313), não pouparam esforços para construir templos ao Senhor. Por isso, muitas igrejas foram construídas naquela época.

O próprio imperador deu o exemplo, mandando construir uma magnífica Basílica no Monte Célio, em Roma, no lugar do antigo Palácio de Latrão, que o Papa Silvestre I havia dedicado ao Santíssimo Salvador (318 ou 324). Ali, foi construída uma Capela dedicada a São João Batista, que servia de batistério: no século IX, o Papa Sérgio III confirmou a dedicação a João Batista. Por fim, no século XII, Papa Lúcio II também a dedicou a São João Evangelista. Daí a denominação da Basílica Papal do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista de Latrão. A Basílica é considerada pelos cristãos como a principal, a mãe de todas as igrejas do mundo.

Ao longo dos séculos, a Basílica foi destruída, várias vezes, mas sempre reconstruída: sua última reconstrução deu-se sob o Pontificado de Bento XIII, que a reconsagrou em 1724. Desde então, a festa que hoje celebramos, foi estendida a toda a cristandade.

 

«Aproximava-se a Páscoa dos Judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Lá, encontrou no Templo negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos cambistas. Então, fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, com suas ovelhas e bois, espalhou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou as mesas. Aos que vendiam pombas, disse: “Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio”. Os seus discípulos, então, lembraram do que está escrito: “O zelo da tua casa me consome” (Sl 68,10). Perguntaram-lhe os Judeus: “Que sinal tu apresentas, para agir assim?”. Respondeu-lhes Jesus: “Destruí vós este Templo e eu o reerguerei em três dias”. Os Judeus replicaram: “Este Templo foi edificado em quarenta e seis anos, e tu queres edificá-lo em três dias?”. Mas, Jesus se referia ao templo do seu Corpo. Depois da sua Ressurreição, seus discípulos se lembraram destas palavras e creram na Escritura e na Palavra de Jesus» (Jo 2,13-22).

Lugar de encontro

As leituras bíblicas, escolhidas para esta festa, referem-se ao tema do “templo”. No Antigo Testamento (primeira leitura, Ez 47), o profeta Ezequiel, do exílio na Babilônia - era por volta do ano 592 a.C -, tenta ajudar o povo a sair do desânimo, por não ter mais uma terra e tampouco um lugar para rezar. Surge, assim, a sua mensagem (primeira leitura), na qual o profeta anuncia o dia em que o povo iria adorar ao seu Deus no novo Templo: um lugar, onde o homem eleva a sua oração a Deus; onde Deus se aproxima do homem, ouvindo a sua oração e o socorrendo onde se encontra. Enfim, um lugar de encontro! Desta forma, o templo assume o papel de Casa de Deus e Casa do Povo de Deus. Desse templo, - diz o profeta, - vê jorrar água: “Vi que saía água pela soleira do templo”: uma água, como dádiva, que traz vida, bênção; um lugar, onde se pratica a justiça, a única capaz de curar o povo.

Saiam daqui

Por ocasião da Páscoa, todo judeu era obrigado a subir a Jerusalém, para oferecer um cordeiro em sacrifício; três semanas antes, começava a "venda" de animais apropriados para a oferta: as pombas eram oferecidas pelos pobres (Lv 5,7). Os cambistas tinham a tarefa de receber as "moedas romanas", que seriam trocadas em moedas cunhadas em Tiro: não era tanto uma questão de ortodoxia religiosa, apesar de ser assim. No fundo, as moedas de Tiro também traziam uma imagem pagã, mas tinham mais prata, por isso valiam mais. Os supervisores deste "comércio" eram os sacerdotes do Templo, que, no câmbio, sempre ganhavam um tanto. Eis o contexto que Jesus encontrou no Templo, sobretudo, no Hieron, pátio externo do Templo, chamado Pátio dos Gentios. O Templo, propriamente dito, era o Naos ou Santuário, mencionado em Jo 2,19-21: "Ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo": com o chicote, Jesus acaba com aquele "comércio" presente no Templo (Hieron); derruba as mesas dos cambistas e expulsa a todos (Cf. Ex 32: bezerro de ouro).
“Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio”: palavras e ações, que se referem ao profeta Zacarias, quando anunciou o que aconteceria com a ida do Senhor à cidade de Jerusalém: “Naqueles dias, não haverá mais traficantes (cananeu=mercante) na casa do Senhor” (Zc 14,21).
“Que sinal tu apresentas, para agir assim?... Destruí vós este Templo e eu o reerguerei em três dias”. Os sacerdotes do Templo perguntam a Jesus com qual “autoridade" ele agia assim? Ele respondeu convidando-os a destruir o Templo (Naos) que ele o reconstruiria. A resposta de Jesus não se refere tanto ao Templo, como todo o edifício, mas ao verdadeiro e próprio "Santuário", onde Deus está presente. “Jesus se referia ao templo do seu Corpo”. Com a Páscoa de Jesus - com o seu corpo destruído e ressuscitado – tinha início um novo culto, o culto do amor, no novo Templo (Naos), e o novo Templo é Ele mesmo. A ressurreição foi o acontecimento decisivo, que, finalmente, tornou os discípulos capazes de entender e, depois, o Espírito Santo (Jo 14,26) os fez lembrar as coisas de modo novo.

Jesus, novo Templo

A festa da Dedicação da Basílica de Latrão, que celebramos hoje, nos permite recordar o caminho do Povo e o zelo constante e fiel de Deus. No entanto, recordamos que, hoje, cada um de nós é a "casa de Deus”, em Jesus ressuscitado, porque o Espírito mora em mim, em cada um de nós (1Cor 3,16). Por um lado, o simples fato de estarmos cientes disso, nos leva a louvar o Senhor e, por outro, a dizer, às vezes, de modo excessivo: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa..." (Mt 8,8), esquecendo que Ele já está em nós, nos acolhe e nos ama, não como gostaríamos de ser, mas como somos, aqui e agora. As distrações, presentes em nós, tornam desfocada a face do Senhor! Quando aprendermos a manter o nosso olhar fixo em Jesus, Autor e aperfeiçoador da nossa fé e da nossa amizade com Ele (Cf. Hb 12,1-4), então o nosso rosto brilhará com a luz, que brota de um coração "unificado". O equilíbrio exigido não deve ser coisa passageira, mas todo um caminho de vida, um contínuo entrar, em nós mesmos, em vista da "morada do Rei" (Cf. Castelo Interior, Santa Teresa de Ávila).

Fonte: Vatican News

Mais Recentes

Obrigada, Papa Francisco!

A Mensagem de condolências de Madre Chiara Cazzuola, em nome de todo o Instituto das FMA, pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025 Em 21 de abril de 2025, aos 88 anos e após 12 anos de pontificado, o Papa Francisco deixou a vida terrena. O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana: “Às 7h:35min desta manhã, o Bispo de Roma retornou à casa do Pai. A sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”. A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, em viagem ao Vietnã, em nome de todas as FMA, enviou uma mensagem de condolências ao Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin: Eminência, ao tomar conhecimento, com profunda dor, da notícia de que o Santo Padre Francisco, hoje, 21 de abril de 2025, segunda-feira da oitava de Páscoa, retornou à Casa do Pai, em meu nome e de todo o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, asseguro as orações por ele. Agradeço ao Senhor pelo dom que Ele foi para a humanidade e para a Igreja universal. Os nossos Fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello, nos deixaram uma herança de amor ao Papa como Vigário de Cristo. Neste momento, nos sentimos em comunhão com toda a Igreja e com aqueles que experimentaram no Papa Francisco um sinal da Misericórdia de Deus que abraça a todos sem distinções. Como Instituto, em muitas circunstâncias, experimentamos a sua paterna proximidade e sua orientação afetuosa e encorajadora, mas especialmente no encontro com as participantes do Capítulo Geral XXIV, em Roma, na Casa Geral, em 22 de outubro de 2021. Suas palavras agora ressoam como um testamento à nossa Família religiosa: «A grande responsabilidade é colaborar com a criatividade do Espírito Santo, para revisitar o carisma e fazer com que expresse a sua vitalidade hoje. Disto deriva a verdadeira “juventude”, porque o Espírito faz novas todas as coisas… Não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de quantas, cheias de admiração, iniciaram este caminho. Maria Auxiliadora vos ajudará: sois suas filhas! Asseguramos a nossa oração intensa e cheia de esperança, para que o Senhor Ressuscitado doe a ele a vida sem fim e, a toda a humanidade, a paz por ele mesmo tão invocada. Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

A Congregação Salesiana em oração pelo Papa Francisco, servo fiel ressuscitado em Cristo

O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco e toda a Congregação Salesiana unem-se à Igreja inteira em torno do Santo Padre Francisco, que nesta manhã ressuscitou em Cristo. Agradecidos pela sua constante atenção e pelos repetidos apelos A “compartilhar a missão de levar o Evangelho até os confins das periferias”, especialmente onde vivem os jovens mais pobres e abandonados, asseguramos a nossa lembrança e as nossas fervorosas orações para que Deus Todo-Poderoso e misericordioso conceda a recompensa eterna ao seu Servo Francisco, que se consumiu “até o último suspiro” pelo bem da Igreja e de toda a humanidade. “Onde estamos nós no Calvário? Sob a cruz? Um pouco à distância? Longe? Ou talvez, como os apóstolos, já não estamos mais lá. Tu exalas, e este sopro, último e primeiro, pede apenas para ser acolhido. Senhor Jesus, inclina os nossos caminhos para o teu dom. Não permitas que o teu sopro de vida se perca. A nossa escuridão busca luz. Os nossos templos querem permanecer definitivamente abertos. Agora o Santo já não está mais além do véu: o seu segredo é oferecido a todos. A nós, Jesus, que muitas vezes ainda te vemos de longe, concede viver na memória de ti, para que um dia, quando vieres, até mesmo a morte nos encontre vivos” (Papa Francisco). Fonte: Agência Info Salesiana

Os momentos mais especiais do Papa Francisco com os salesianos

O Papa Francisco chegou à Casa do Pai às 7h35 do dia 21 de abril de 2025, aos 88 anos. Durante os 12 anos de seu pontificado, houve muitos momentos em que ele recordou a figura de Dom Bosco e compartilhou momentos com a Família Salesiana. Alguns dos mais significativos foram: O Papa Francisco nomeia o Reitor como Cardeal-Mor Durante o Angelus de 9 de julho de 2023, o Pontífice anunciou a convocação de um Consistório para o dia 30 de setembro seguinte, para criar novos cardeais, incluindo o Reitor-Mor dos Salesianos em exercício na época, P. Ángel Fernández Artime. O Papa recorda Dom Bosco na JMJ Panamá 2019 Na vigília com os jovens no sábado, 26 de janeiro de 2019, na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, ele falou sobre São João Bosco, um dos patronos da JMJ. "Penso, por exemplo, em Dom Bosco, que não foi a nenhum lugar específico para procurar jovens. Um aplauso para aqueles que amam Dom Bosco... uma salva de palmas! Dom Bosco não foi procurar os jovens em um lugar distante ou específico, ele simplesmente aprendeu a ver os jovens com os olhos de Deus e, assim, seu coração foi tocado por centenas de crianças, de jovens abandonados, sem estudo, sem trabalho e sem o apoio de uma comunidade. Muitas pessoas moravam na mesma cidade, muitas criticavam esses jovens, mas não sabiam como olhar para eles com os olhos de Deus. Precisamos olhar para os jovens com os olhos de Deus". Papa Francisco visita Valdocco, o berço salesiano O Papa Francisco viajou para Turim em 21 de junho de 2015 para visitar a catedral da cidade onde é mantido o Sudário de Turim. Aproveitando a ocasião, que coincide com o 200º aniversário do nascimento de Dom Bosco, o Santo Padre visitou a Basílica de Maria Auxiliadora em Valdocco. O Sucessor de Pedro foi recebido pelo então Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, e, no berço salesiano, recordou suas "origens" salesianas na Argentina e rezou diante da relíquia de São João Bosco. Aquela ocasião foi um grande presente para toda a Família Salesiana do mundo. O Santo Padre: "Os salesianos me ajudaram a crescer na alegria e na oração Em mais de uma ocasião, o Papa Francisco recordou a grande experiência educacional que teve com os salesianos na Argentina durante sua infância, no Instituto "Vilfrid Barón" em Ramos Mejía, onde cursou seu sexto ano de estudos. O Pontífice argentino falou dessa experiência, com verdadeira gratidão, no prefácio do livro "Evangelii Gaudium com Dom Bosco", no qual a Família Salesiana analisa a mensagem do Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) de um ponto de vista educativo-pastoral. O Papa Francisco conheceu Sueños, o musical sobre Dom Bosco Em setembro de 2023, o Pontífice recebeu Toño Casado, sacerdote e diretor do musical Sueños, em uma audiência privada, durante a qual conheceu a peça e a trilha sonora do musical inspirado na figura de Dom Bosco e realizado por ocasião do Bicentenário de seu famoso Sonho de Nove Anos, celebrado em 2024. "Isso faz muito bem", disse o Papa Francisco, quando conheceu a iniciativa dos salesianos da Espanha. O Papa Francisco nomeia o salesiano P. Fabio Attard como consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida O Papa Francisco também foi o autor da nomeação do P. Fabio Attard SDB - agora Reitor-Mor e, na época, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana - como Consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, um dicastério criado em 15 de agosto de 2016 para assumir as funções e responsabilidades do Pontifício Conselho para os Leigos e do Pontifício Conselho para a Família. O pontífice faz uma visita surpresa ao oratório de verão promovido pelos salesianos no Vaticano Há alguns anos, a comunidade salesiana do Vaticano promove um oratório de verão para os filhos dos funcionários da Santa Sé, e a cada ano o Papa Francisco quis mostrar sua proximidade pessoal com a iniciativa. Em uma dessas ocasiões, fez uma visita surpresa aos jovens e aos animadores durante suas atividades, sentou-se entre as crianças e "as encorajou a fazer novos amigos". As pessoas que só sabem se divertir sozinhas são egoístas; para se divertir é preciso estar junto, com amigos". Papa Francisco cria o salesiano espanhol Cristóbal López Romero como cardeal O Papa Francisco impôs a barrete e entregou o anel ao Arcebispo de Rabat em 5 de outubro de 2019, durante o Consistório para a criação de novos cardeais. Na sua homilia, ele sublinhou o testemunho da compaixão diante do hábito generalizado da indiferença. Outras expressões de estima e atenção demonstradas pelo Santo Padre Francisco... e a canonização de Zatti Além dos já mencionados Fernández Artime e López Romero, em seus 10 consistórios, o Papa Francisco também criou cardeais: - Ricardo Ezzati Andrello, Arcebispo Metropolitano de Santiago do Chile (2014); - Charles Maung Bo, Arcebispo Metropolitano de Yangon (2015); - Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo Metropolitano de Montevidéu (2015); - Virgilio do Carmo da Silva, Arcebispo Metropolitano de Dili (2022) Além disso, em suas viagens apostólicas ao redor do mundo, ele frequentemente incluiu etapas significativas em casas e obras salesianas, como, por exemplo, quando visitou a casa salesiana em Baku, Azerbaijão (2016), e em Košice, área de Luník IX, Eslováquia (2021). Sem esquecer que o Papa Francisco certamente será lembrado na Família Salesiana também como o Papa que canonizou o coadjutor salesiano Artemide Zatti, em 9 de outubro de 2022. Fonte: Salesianos.info    

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil