Dia de Nossa Senhora Aparecida e a Inspetoria Salesiana das FMA
12/10/2024

Dia de Nossa Senhora Aparecida e a Inspetoria Salesiana das FMA

Dia de Nossa Senhora Aparecida e a Inspetoria Salesiana das FMA
Foto: ShutterStock ID 1519660655

No dia 12 de outubro, os brasileiros celebram Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A história da santa remonta ao ano de 1717, quando três pescadores — Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso —, no rio Paraíba do Sul, próximo à vila de Guaratinguetá (SP), viviam uma situação de escassez de peixes. Após várias tentativas sem sucesso, eles jogaram suas redes mais uma vez e retiraram do rio o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Minutos depois, encontraram a cabeça, e, após reunirem as peças, as redes começaram a transbordar de peixes. A partir desse momento, a imagem passou a ser venerada pelos pescadores e, gradualmente, sua fama se espalhou entre os devotos.

A imagem, esculpida em terracota, é conhecida por sua cor escura, que muitos relacionam à sua longa permanência no rio. Com o tempo, a devoção à "Aparecida" cresceu e, em 1834, foi iniciada a construção de uma capela, que posteriormente se transformou no Santuário Nacional de Aparecida, o maior centro de peregrinação mariana do mundo.

A DEVOÇÃO À PADROEIRA DO BRASIL

Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, consolidando sua importância para o catolicismo no país. A devoção a Nossa Senhora Aparecida transcende fronteiras religiosas e culturais. O Santuário Nacional, localizado em Aparecida (SP), recebe milhões de peregrinos todos os anos, especialmente no dia 12 de outubro, quando ocorrem grandes celebrações e momentos de oração dedicados à santa.

O Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil em 1980, coroou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, fortalecendo ainda mais os laços entre os brasileiros e sua padroeira. Em 2007, o Papa Bento XVI também visitou o Santuário, destacando a importância da fé e da devoção popular no país. Para muitos, Nossa Senhora Aparecida representa uma figura de proteção, conforto e esperança em tempos difíceis.

Em 2013, o Papa Francisco também visitou o Santuário de Aparecida onde celebrou sua missa da viagem ao Brasil. No ambiente conhecido como Capela dos 12 Apóstolos, ele venerou a imagem de Nossa Senhora. Essa foi a primeira vez que um papa entra na sala. Francisco fez uma oração pelos jovens e pela Jornada Mundial da Juventude e também pediu que Nossa Senhora acompanhasse e guiasse os devotos dela, principalmente nos momentos mais difíceis. Ao final, depositou flores junto à imagem. 

A INSPETORIA SALESIANA NOSSA SENHORA APARECIDA

Em agosto de 2013, as nove Inspetoras das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil, durante um encontro no Rio de Janeiro, receberam da então Madre Geral, Irmã Yvonne Reungoat, e de seu Conselho, a convocação para pensarem em uma nova configuração para ressignificar o Carisma e qualificar a presença e missão das FMA, no Brasil. Em resposta a essa solicitação, teve início o processo da nova configuração no Brasil, com a participação de todas as Filhas de Maria Auxiliadora das nove Inspetorias. 

De 2018 a 2020, as nove Inspetorias foram se organizando internamente para que, no início de 2021, fossem oficialmente instituídas as quatro novas Inspetorias com novas sedes, novos nomes, novas personalidades jurídicas e novos governos. Assim nasceu a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, nome escolhido pelos três Conselhos Inspetoriais: Campo Grande, Porto Alegre e São Paulo, em uma reunião, em Porto Alegre, em dezembro 2018. “Por ser a Padroeira do Brasil, seria um nome significativo após a unificação das três Inspetorias, indicando a unidade das FMA e a proteção sobre a nova Inspetoria. A sede seria em São Paulo, por isso teria mais sentido ser chamada Inspetoria Nossa Senhora Aparecida”, conta a Inspetora, Irmã Alaíde Deretti.

Sobre a relação de Nossa Senhora Aparecida com a missão salesiana em prol dos jovens, Ir. Alaíde comenta o essencial papel de proteção materna que a padroeira do Brasil representa. “Nossa Senhora Aparecida é a figura de mãe, guia, protetora e intercessora, isso contribui na missão salesiana com os jovens porque eles necessitam de uma mãe que os acolha, os escute, seja próxima, os acompanhe, os projeta e interceda por eles quando, muitas vezes, são marginalizados, julgados e condenados por grupos, órgãos públicos e privados, e até mesmo pela própria família. O importante é que Ela continua a dizer-nos: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’, para que o milagre da transformação, do ‘vinho novo’, aconteça também hoje, nos corações dos adultos, dos jovens e crianças, através de nossa presença, palavra e testemunho. Aparecida nas águas do Rio Paraíba, Nossa Senhora Aparecida vem para nos ensinar que sempre é possível o milagre acontecer, só precisamos crer. Ela trouxe os peixes aos pescadores e hoje ajuda a crescer na fé todos que a ela se consagrarem”.

Com sede no Colégio de Santa Inês, em São Paulo, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida é responsável pela missão salesiana das FMA presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E O DIA DAS CRIANÇAS

Curiosamente, o Dia de Nossa Senhora Aparecida coincide com o Dia das Crianças em 12 de outubro. Embora não haja uma relação direta entre as duas comemorações, a data unificada é um reflexo do calendário brasileiro. O Dia das Crianças foi oficializado em 1924 por meio de um decreto do presidente Arthur Bernardes, mas só ganhou força comercial a partir da década de 1960. Ainda assim, a coincidência entre as duas celebrações traz uma mensagem especial. Nossa Senhora Aparecida é frequentemente associada à proteção dos mais vulneráveis, o que inclui as crianças. Muitas famílias aproveitam o dia para reforçar valores de fé e devoção, levando seus filhos ao Santuário ou participando de atividades religiosas em suas comunidades.

O dia 12 de outubro, carrega um duplo significado para os brasileiros. De um lado, a profunda reverência a Nossa Senhora Aparecida, que simboliza o amor e a fé de um povo que recorre à santa em busca de consolo e proteção. Do outro, a celebração da infância, uma oportunidade de lembrar a importância das crianças e de seu papel na construção do futuro da humanidade. Assim, seja pela fé ou pela celebração da vida, o dia 12 de outubro continua a ser uma data marcante no calendário nacional, unindo tradição, espiritualidade e família em torno de dois dos maiores símbolos de esperança no Brasil.

Escrito por Janaína Lima, com informações e fotos da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Mais Recentes

Mensagem de Ano Novo do Reitor-Mor: “Fazei tudo o que ele vos disser”

Roma, Itália – 31 de dezembro de 2025 – Na véspera do Ano Novo, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fábio Attard, dirige seus calorosos Votos aos Coirmãos Salesianos e aos membros da Família Salesiana mundial, convidando-os a começar o ano com Esperança, coragem e renovado empenho pelos Jovens. Inspirando-se na Estreia “Fazei tudo o que ele vos disser”, o P. Attard propõe o convite de Maria em Caná qual guia para o ano que se inicia, encorajando a FS a enfrentar os desafios sem medo, respondendo-lhes com Fé e responsabilidade. Ele destaca o significado de 2026, que marca o 150º Aniversário de Fundação da ‘Associação dos Salesianos Cooperadores’ (ASSCC), lembrando o convite profético de Dom Bosco a envolverem-se - todos aqueles que desejam se tornar protagonistas de mudança – pelo bem dos jovens que precisam. O Reitor-Mor convida todos a ouvir atentamente o clamor dos jovens de hoje e a caminhar-lhes ao lado, oferecendo-lhes oportunidades concretas para um futuro marcado pela dignidade, a Esperança, as possibilidades. Os desafios – lembra-nos ele - podem se tornar verdadeiras oportunidades para viver, cada dia, e de forma mais profunda e autêntica, a beleza do Carisma salesiano. O Vídeo da mensagem de Ano Novo está disponível no canal ded ANS em inglês, italiano, francês, espanhol e português.

Estreia para 2026: o Reitor-Mor confia a mensagem à Família Salesiana

(ANS – Roma) – Em 27 de dezembro de 2025, sábado, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em Roma, realizou-se a tradicional Entrega da Estreia salesiana para o novo ano de 2026 - gesto cheio de significado que todos os anos renova a unidade e a corresponsabilidade da Família Salesiana (FS) em torno da mensagem do Reitor-Mor. Foi um evento assaz concorrido, reunindo membros da FS em torno da Mensagem que acompanhará o caminho espiritual e pastoral em 2026. À presença da Madre Geral das FMA, Irmã Chiara Cazzuola; do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; e de Representantes dos diferentes Grupos da FS, o P. Fábio Attard, XI Sucessor de Dom Bosco, apresentou oficialmente a Estreia para 2026, intitulada “Fazei tudo o que ele vos disser – Crentes, livres para servir”, juntamente com o Vídeo de lançamento, realizado pelo Setor de Comunicação Social, com a colaboração da «IME Comunicazione». O evento contou com a presença de vários qualificados convidados, entre os quais o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio; o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Fidel Orendain; P. Joan Lluis Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana; o Superior da Visitadoria “Maria Sede da Sabedoria”, P. José Aníbal Milhais Mendonça Pinto; o Coordenador Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, Antonio Boccia; e a Geral das ‘Irmãs Salesianas Oblatas do Sagrado Coração de Jesus’, Madre Graziella Maria Benghini. O ato foi aberto pela Ir. Leslie Sandigo, Conselheira Geral das FMA para a FS, dando as calorosas boas-vindas aos presentes e a todos os conectados pela transmissão ao vivo. Em sua intervenção, destacou o valor da Estreia qual regalo do Reitor-Mor e como sinal de unidade para toda a FS, recordando o cerne da mensagem: acolher o Convite de Maria nas Bodas de Caná com a mesma disponibilidade e liberdade dos servos, redescobrindo a própria identidade de Servos do Senhor a serviço dos jovens. Seguiu-se uma intensa oração introdutória, inspirada no trecho evangélico das bodas de Caná, animada pelo canto das Noviças FMA. Durante a oração, foram levadas ao palco cinco ânforas, símbolo dos grandes âmbitos da vida e missão salesiana – fé viva, paixão educativa, comunhão fraterna, profecia, corresponsabilidade. A última ânfora foi levada em conjunto - pelo Reitor-Mor, pela Madre Geral, pelo Coordenador Mundial da ASSCC - , para significar a dimensão compartilhada e corresponsável do Carisma Salesiano. Feita a oração, se projetou - em estreia mundial - o Vídeo de lançamento da ‘ESTREIA 2026’, oferecendo uma leitura atual e envolvente do tema, a partir da cena evangélica de Caná. O vídeo destacou como o convite de Maria – “Fazei tudo o que ele vos disser” – abra um processo de Fé, liberdade, serviço, traduzível hoje num caminho concreto marcado por quatro verbos: olhar, ouvir, escolher, agir: uma caminhada que interpela a FS a não se ficar espectadora, mas a lançar-se protagonista da ação de Deus na história, especialmente ao lado dos jovens e daqueles que «não têm mais ‘vinho’». Após a exibição do vídeo, a Ir. Ausilia De Siena, Conselheira Geral para a CS das FMA, animou um momento de diálogo e confronto, envolvendo Marta Rossi, Cooperadora Salesiana, Alice Ferrigno, estudante do Auxilium, e o próprio P. Fábio Attard. O diálogo, enriquecido também por algumas intervenções da sala, permitiu aprofundar o significado pastoral da Estreia e suas implicações concretas para a vida cotidiana das Comunidades Educativas. Às perguntas que surgiram do diálogo - sobre ‘por que’ os jovens deveriam seguir Cristo, foi reiterado que a Fé nasce de um encontro (e não de um dever), quando experiências autênticas e testemunhos credíveis abrem para a liberdade. - Sobre como trazer de volta o “vinho bom” num mundo distraído, foi enfatizada a necessidade de um olhar empático, capaz de entrar na realidade sem julgar. - Quanto ao método da Estreia, ficou claro que não se trata de técnicas, mas de processos que nascem do estar enraizado em Cristo. - À questão da distância com os jovens, a resposta foi a criação de ambientes credíveis onde as perguntas possam surgir. - Sobre como ir além da primeira impressão, ficou claro que comunidades autênticas abrem caminhos, enquanto os medos dos adultos correm o risco de bloquear os processos. - Acerca do acompanhamento, Maria foi indicada como modelo de presença discreta e confiante. - Sobre o “vinho novo” para os Salesianos Cooperadores - foi lembrado o retorno à visão original de Dom Bosco e à corresponsabilidade dos leigos. – ‘Distração tecnológica’? Afirmou-se que se trata de um desafio global, a ser enfrentado com relacionamentos humanizantes. - Sobre o papel dos servos (no relato das Bodas de Caná), se destacou que eles não são simples executores: são Pessoas a quem se confia uma responsabilidade: ouvem a palavra de Jesus, confiam, arriscam, tornam-se parte ativa do milagre -  imagem de uma FS chamada a servir com liberdade, corresponsabilidade, confiança na ação de Deus. - Por fim, acerca do testemunho da Fé, foi lembrado que é o Espírito de Deus que converte e que aos Credentes se pede que semeiem com total fidelidade e alegria. No final do diálogo, seguiu-se a intervenção conclusiva da Madre Chiara Cazzuola, a qual expressou um sincero agradecimento ao Reitor-Mor pela profundidade espiritual e riqueza de conteúdos da Estreia para 2026, sublinhando quanto ela represente um apelo atual e profético a viver uma Fé realmente radicada em Cristo, capaz de gerar liberdade autêntica e serviço alegre, em plena fidelidade ao Carisma de Dom Bosco. Um presente particularmente significativo selou o momento conclusivo: a Madre Geral ofereceu ao Reitor-Mor um ícone do Bom Pastor, sinal de comunhão, confiança e compartilhada responsabilidade pastoral. A noite terminou em clima e canto de Magnificat, confiando à FS global a Estreia 2026 qual bússola espiritual e pastoral para o ano que já está por arraiar. Fonte: Site ANS

Inspetorias em clima de preparação para Primeira Profissão Religiosa de 7 jovens salesianos

As Inspetorias Salesianas São Luiz Gonzaga (BRE), São Pio X (BPA) e Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) celebram, no dia 24 de janeiro, na Colônia Salesiana São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes (PE), a Primeira Profissão Religiosa dos jovens: N. Emanoel Sabino Carneiro (BRE);N. Gian Cunha de Andrade (BPA);N. Gustavo Eduardo do Nascimento (BPA);N. João Eduardo Porfírio Barbosa (BRE);N. Marcos Antonio Ferreira Borges Vieira Dias (BRE);N. Jorge Alberto Meira de Almeida (BRE);N. Matheus Pessoa Rodrigues (BSP). O NH conversou com os noviços salesianos e o P. Ivan Alves, responsável pela ilustração do convite.E você confere os detalhes: O significado da ilustração do convite para a Primeira Profissão ReligiosaO Pe. Ivan nos explica, com muita profundidade: O Cajado: Símbolo do pastoreio. O projeto do fundador é de sermos «pastores», amigos dos jovens O discípulo se aproxima do Senhor. Respondemos a Jesus que nos chama ao nos aproximar de sua bondade.O único caminho verdadeiro de felicidade é estender a mão ao Senhor para que Ele nos conduza. Representação de casas: Tanto no Senhor quanto no discípulo temos representação «urbana», um lembrete que as periferias existenciais estão por toda parte. A própria Igreja está inserida no mundo, partilhando com todos «alegrias e esperanças» na busca por criar um mundo novo. As ovelhas: olhando diretamente para o Cristo são representação dos destinatários e também dos próprios consagrados que devem viver com docilidade a Palavra do Senhor. São acolhidas no colo do pastor. O coração: Símbolo do «ardor» pastoral daqueles que se identificam com o carisma. Todo ardor brota diretamente do coração do Senhor, sem a comunhão plena com Ele não existe verdadeira missão. Jesus, pastor e mestre aponta diretamente para a auréola, representação da Santidade. Parte fundamental do projeto educativo vivido por Dom Bosco é a santificação. Sobre a Escolha do Tema “Ao escolhermos como tema da nossa profissão religiosa a expressão “também a nós Ele chama para vivermos na Igreja o projeto de nosso fundador como apóstolos dos jovens” (Const. Salesianas, art. 96), manifestamos, antes de tudo, a consciência de que a vocação salesiana não nasce de uma iniciativa pessoal, mas de um chamado gratuito de Deus, acolhido e discernido no seio da Igreja.É o próprio Senhor quem toma a iniciativa e nos associa à missão confiada a Dom Bosco, inserindo-nos numa história de salvação que continua a gerar vida, esperança e sentido para os jovens, especialmente os mais pobres. Esse tema dialoga profundamente com a fase do noviciado, tempo privilegiado de escuta, assimilação e configuração interior ao carisma salesiano. No noviciado, somos chamados a interiorizar o projeto do fundador, não apenas como um conjunto de ideias ou práticas pastorais, mas como um verdadeiro estilo evangélico de vida, marcado pela caridade pastoral, pela alegria, pela presença educativa e pelo dom total de si. Escolher esse tema é reconhecer que a profissão religiosa é o momento em que declaramos publicamente o desejo de fazer nosso o sonho de Dom Bosco, deixando que ele molde nossas opções, afetos e projetos. Além disso, a expressão “vivermos na Igreja” recorda que nossa consagração não é isolada nem autorreferencial. Ela acontece em comunhão e a serviço da Igreja, inserida na missão que o Senhor lhe confia no mundo. Como noviços, estamos aprendendo a situar nossa vocação dentro desse horizonte mais amplo, compreendendo que ser salesiano — seja como presbítero ou como irmão coadjutor — é ser, ao mesmo tempo, consagrado, educador e evangelizador, sempre em diálogo com os desafios do tempo presente e com as reais necessidades da juventude. Por fim, afirmar-nos como “apóstolos dos jovens” nesta etapa formativa significa assumir um processo de amadurecimento humano, espiritual e carismático que nos prepara para uma entrega cada vez mais consciente e responsável. No noviciado, esse apostolado ainda é vivido sobretudo na forma de preparação interior, de purificação das motivações e de crescimento na identidade salesiana. Assim, o tema escolhido expressa não apenas aquilo que já somos, mas, sobretudo, aquilo que desejamos nos tornar, confiantes de que Aquele que nos chama é fiel e levará a bom termo a obra iniciada em nós.” A expectativa das Inspetorias Salesianas São Luiz Gonzaga (BRE), São Pio X (BPA) e Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) é grande para este momento tão marcante para os jovens salesianos. E você também pode acompanhar através do nosso canal oficial do YouTube, Salesianos Nordeste. Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social, com informações do Pe. Ivan Alves e Noviços Salesianos. Fonte: Site dos Salesianos do Nordeste

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil