O Dia de São Luiz Gonzaga é celebrado anualmente em 21 de junho, homenageando um dos santos mais reverenciados na Igreja Católica, especialmente conhecido por sua devoção, pureza e dedicação ao próximo.
São Luiz Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568, em Castiglione delle Stiviere, Itália. Desde cedo, demonstrou um profundo amor pela fé cristã, renunciando à sua herança nobre para ingressar na Companhia de Jesus (Jesuítas). Sua vida foi marcada por uma devoção intensa e uma busca incessante pela pureza espiritual.
A data de 21 de junho marca o aniversário de sua morte, ocorrida em 1591, quando Luiz tinha apenas 23 anos. Ele faleceu em Roma, vítima de uma epidemia de peste enquanto cuidava dos doentes. Em 1726, Luiz Gonzaga foi canonizado pelo Papa Bento XIII, o qual, após três anos, o nomeou protetor dos estudantes. Em 1926, Pio XI o proclamou padroeiro da juventude católica.
INSPETORIA SALESIANA SÃO LUIZ GONZAGA
Fundada em 1902, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, sediada em Recife (PE), foi criada para atender à crescente demanda por educação e formação de jovens na região Nordeste do país. Suas presenças se espalham em 8 estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Por meio de suas escolas, obras sociais e paróquias, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga continua a ser uma presença forte e influente, ajudando a formar cidadãos comprometidos com a justiça e a caridade. Suas ações incluem programas de educação formal, cursos profissionalizantes e iniciativas de assistência social e evangelização.
“Nós, da Inspetoria Salesiana do Nordeste, temos a graça de ter como padroeiro São Luiz Gonzaga. Era o Santo Jovem apresentado por Dom Bosco, visto que a canonização de São Domingos Sávio só se dá em 1954 e a nossa Inspetoria, fundada em 1902. Portanto, o único modelo juvenil, depois dos mártires, apresentado por Dom Bosco era São Luiz Gonzaga”, conta o Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste, Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior.
Com grande admiração pelo exemplo deixado, Pe. Inácio comenta três grandes características do santo do dia: “Mesmo distante de nós no tempo, São Luiz Gonzaga traz três grandes características que são importantes hoje para nós, para a vida cristã e para o exemplo dos jovens: Dom Bosco destaca São Luiz Gonzaga primeiro como o Santo da caridade, que tinha um olhar particular para os pobres e para os doentes[...]; Dom Bosco o apresenta como um santo jovem, cheio de virtudes e, de modo especial, a virtude da pureza, a virtude do coração todo em Deus; e a terceira grande característica que se torna também atual e nos ensina hoje, obviamente, é que Luiz Gonzaga conseguia conquistar seus colegas para Deus”.
O legado de São Luiz Gonzaga permanece vivo, não apenas nas celebrações litúrgicas, mas também nas ações concretas de instituições como a Inspetoria Salesiana do Nordeste, que perpetuam seu exemplo de amor, dedicação e serviço aos mais necessitados.
Escrito por Janaína Lima / Fotos: ShutterStock ID: 1797320515 e Inspetoria São Luiz Gonzaga