Dia do Bibliotecário: Celebrando os Curadores do Conhecimento
12/03/2024

Dia do Bibliotecário: Celebrando os Curadores do Conhecimento

Dia do Bibliotecário: Celebrando os Curadores do Conhecimento
Fotos: Arquivos pessoais dos participantes

Anualmente, no dia 12 de março, celebra-se o Dia do Bibliotecário, data que reconhece e homenageia os profissionais que se dedicam tanto à preservação quanto à disseminação do conhecimento.

Os bibliotecários podem ser considerados os guardiões dos tesouros literários e educacionais, cujo trabalho vai muito além de organizar livros em estantes. Eles são especialistas em informação e auxiliam na busca, seleção e avaliação dos recursos de informação, sejam eles livros, periódicos, materiais digitais ou multimídia, além de desempenharem um papel fundamental em bibliotecas de todos os tipos - desde escolares e públicas até universitárias e especializadas - ajudando os usuários a acessar informações relevantes e confiáveis. Além disso, os bibliotecários desempenham um papel crucial na promoção da leitura e da alfabetização. Eles organizam programas e atividades que incentivam o hábito da leitura em todas as idades, desde contação de histórias para crianças até clubes de leitura para adultos. Através de seu trabalho, os bibliotecários contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos indivíduos, além de promover a inclusão e a igualdade de acesso à informação.

No contexto brasileiro, a importância do trabalho dos bibliotecários é ainda mais evidente à luz dos dados sobre hábitos de leitura. Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, apesar dos avanços recentes, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos em relação à leitura. A pesquisa revelou que apenas uma pequena parcela da população brasileira tem o hábito de ler regularmente, com muitos indivíduos enfrentando dificuldades de acesso a livros e outros materiais de leitura. Diante desse cenário, o papel dos bibliotecários se torna ainda mais crucial. Eles não apenas proporcionam acesso a uma ampla gama de recursos de leitura, mas também trabalham ativamente para promover a leitura como uma prática fundamental para o desenvolvimento pessoal e social.

Para exaltar esses profissionais essenciais para a formação integral da sociedade, conheça alguns bibliotecários e bibliotecárias da Rede Salesiana Brasil (RSB):

 

NAMARA NAYANE DE SOUZA ALVES

Bibliotecária do Centro Social Auxilium - Belém (PA)

Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - sede em Manaus (AM)

A Bibliotecária Namara Nayane de Souza Alves atua no Centro Social Auxilium, em Belém (PA), e se orgulha muito da escolha que fez: “Já sou bibliotecária há 6 anos, e falo sobre isso com muito orgulho porque sempre tive um livro como companhia para todas as horas. Escolhi essa profissão por acreditar que influenciar pessoas a ter o bom hábito da leitura e ampliar as formas de ver o mundo pode fazer a diferença em uma sociedade como a que vivemos hoje”.

Sobre o papel que desempenha em sua profissão, Namara entende que ser bibliotecária vai muito além de organizar livros. “O principal papel do bibliotecário é o de comunicar, dar respostas e sanar a necessidade da busca. O bibliotecário trabalha com a coisa mais valiosa do momento em que vivemos ‘a informação’, logo posso dizer que, independente da idade ou da linguagem, da forma ou do método que seja usado para transmitir a informação, temos essa missão formadora que contribui para a educação assim como para o meio social”.

 

JOÃO LUCAS ALBUQUERQUE ANDRADE

Bibliotecário do Instituto Waldemar Falcão - Aracati (CE)

Inspetoria Maria Auxiliadora - sede em Recife (PE)

Atuando como bibliotecário há 10 anos, atualmente, João Lucas Albuquerque Andrade cuida do acervo do Instituto Waldemar Falcão, em Aracati (CE), e conta um pouco sobre como sua paixão por fantasia e ficção o fez desbravar esse caminho: “A literatura sempre esteve presente em minha vida. Ainda criança, sempre tive a oportunidade de frequentar as bibliotecas das escolas em que estudei e pude descobrir o prazer pela leitura desde cedo. Sempre fui apaixonado por fantasia e ficção! Há exatos 10 anos, fui voluntário na biblioteca onde estudava e pude iniciar uma nova perspectiva: a de possibilitar o acesso à leitura. Hoje, tenho a felicidade de ser bibliotecário e proporcionar à nova geração a oportunidade de viajar no fantástico mundo da literatura”, comenta João Lucas. “A biblioteca está intrinsecamente ligada à educação. O bibliotecário possui expertises que agregam diretamente à sala de aula, sendo personagem de vital importância em todas as etapas de aprendizagem. Nosso trabalho também se aplica no campo de proporcionar a democratização da literatura, desta forma contribuindo para o conhecimento e o acesso à cultura”, conclui João Lucas, trazendo um pouco sobre o que acredita ser a contribuição de um bibliotecário para a educação.


GIOVANA CRUZ PEREIRA

Bibliotecária da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (ENSA) - Ponte Nova (MG)

Inspetoria Madre Mazzarello - sede em Belo Horizonte (MG)

Formada em 2021, Giovana Cruz Pereira atua como bibliotecária da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (ENSA), em Ponte Nova (MG), há 2 anos. Porém, sua vivência entre os livros teve início muito antes em um ambiente diferente da biblioteca escolar: “Costumo falar que foi a profissão que me escolheu. Trabalhei como auxiliar em uma biblioteca universitária por nove anos e foi nesse período que me encontrei. E, em março de 2022, fui contratada para trabalhar aqui na escola, uma outra realidade, biblioteca escolar, onde a cada dia me encontro mais ainda e me apaixono, não só pelos livros, mas também pelos alunos, desde o Infantil até o Ensino Médio”.

Na percepção de Giovana, a profissão de bibliotecário pode contribuir e muito para o desenvolvimento acadêmico e cultural. Confira algumas maneiras elencadas pela bibliotecária de Minas Gerais:

- Organização e Gestão dos acervos: Facilitando aos estudantes o acesso aos acervos para que possam fazer suas pesquisas.
- Estímulo à leitura: Podemos criar eventos, projetos que incentivem o habito a leitura entre crianças e jovens.
- Orientações em pesquisas: Auxiliando tanto os alunos e professores em suas pesquisas.
- Desenvolvimento de coleções diversificadas: Incluir materiais que representam diferentes perspectivas culturais, étnicas e sociais, dessa forma ajudando a contribuir com uma educação mais inclusiva.
- Atividades Culturais e educacionais: Organizar eventos, palestras.
- Tecnologia e Inovação: O mundo hoje está cada vez mais digital, assim incluir a implementação de recursos online, sistemas de gerenciamento de bibliotecas.

 

MARCIA REGINA BONILHA CARMONA

Bibliotecária do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) - Cambé (PR)

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - sede em São Paulo (SP)

Há 14 anos atuando como Bibliotecário no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), em Cambé (PR), ao todo, Marcia Regina Bonilha Carmona já soma 25 anos de profissão e comenta o quanto se identifica com sua escolha: “Acho que foi a Biblioteconomia que me escolheu. Hoje entendo que estou no lugar certo!”. 

Além da paixão pelo que faz, Marcia destaca a importância do(a) Bibliotecário(a) para a formação integral das juventudes: “Também somos educadores, atuando junto à Coordenação Pedagógica, desenvolvendo estratégias para auxiliar o processo ensino/aprendizagem e também com atividades para desenvolver o hábito/gosto pela leitura dos nossos alunos. Uma das atividades desenvolvidas aqui na nossa escola é a Contação de Histórias, que tem sua importância no desenvolvimento lúdico, despertando a curiosidade e estimulando a imaginação”.


MEIRI DALVA VERÍSSIMO DE MORAES

Bibliotecária do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) - Araçatuba (SP)

Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - sede em Campo Grande (MS)

Bibliotecária há 25 anos, Meiri Dalva Verissima de Moraes, contribui com o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), de Araçatuba (SP), há 23 anos e conta que sempre gostou do ambiente da biblioteca: “Escolhi ser bibliotecária, devido à minha paixão pela leitura e pelos livros. Acredito que, enquanto bibliotecária, consigo orientar as pessoas a localizar a informação desejada, facilitando assim a busca pelo conhecimento. Mesmo com as novas tecnologias, acredito que o bibliotecário ainda tem o papel de tornar a informação acessível aos usuários, sejam eles alunos, professores ou comunidade externa da instituição”.

 

MIRIAM DE LOURDES AMBROSIO SILVA

Bibliotecária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Pio XI, São Paulo (SP)

Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - sede em São Paulo (SP)

Há 31 anos desempenhando a função de bibliotecária, Miriam de Lourdes Ambrosio Silva conta que a escolha pela profissão não foi difícil. “Na infância, sempre frequentei a biblioteca do bairro onde morava e foi uma escolha natural. Nesta biblioteca tinha jogos de tabuleiros e outras atividades e era o espaço que tínhamos para pesquisa e execução de trabalhos escolares. Um espaço para adquirir conhecimento e cheio de encantos, pensa que coisa boa! Sempre considerei a biblioteca como lugar lúdico e de aprendizagem”, comenta Miriam. “Eu acredito que o papel do bibliotecário(a) é ser agente de transformação, atuando como coadjuvante na educação brasileira, pois, temos a função de despertar, aguçar nos usuários o gosto pela leitura e ajudá-los na descoberta de novos conhecimentos, informações, etc. Porque só quando adquirimos novas informações, novos conhecimentos, conseguiremos modificar o que está ao nosso entorno e a nós mesmos”, completa.


PRISCILA DE QUEIROZ MACEDO

Bibliotecária da Faculdade e Colégio Dom Bosco - Porto Alegre (RS)

Inspetoria São Pio X - sede em Porto Alegre (RS)

Atuante na profissão a 4 anos, a Bibliotecária da Faculdade e Colégio Dom Bosco, em Porto Alegre (RS), Priscila de Queiroz Macedo, entende sua profissão como um importante auxílio no combate às Fake News. “A biblioteconomia, desde a graduação até o técnico em biblioteconomia, atua na formação de leitores, ao pensar em propostas de mediação de leitura a ações culturais. Além disso, é uma profissão que está ligada diretamente à informação, independente do seu suporte. Ao profissional cabe disseminar informações corretas que auxiliam na qualificação da informação e no combate a Fake News. Acredito que isso tudo faz parte na contribuição na educação que forma leitores e cidadãos”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Profissão religiosa marca início de ano na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de São Paulo

No dia 13 de janeiro de 2026, memória mensal de Santa Maria Domingas Mazzarello, a primeira deste novo ano, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, celebrou a Profissão Religiosa de Irmã Vitória Fernanda Tito Gonçalves. A Celebração Eucarística foi realizada na capela da Casa Santa Teresinha, na Lapa (São Paulo), às 10h da manhã. A missa foi presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira – SDB, inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Concelebraram os salesianos: padre Edson Donizetti Castilho, padre Osmar H. Padovan e padre Rafael Galvão, reforçando a comunhão entre os membros da Família Salesiana na animação da vida consagrada juvenil. Participaram da celebração, Irmã Alaíde Deretti, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Conselheiras inspetoriais, a comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, além de Filhas de Maria Auxiliadora de diversas comunidades da BAP. Familiares e amigos de Irmã Vitória também estiveram presentes, testemunhando o momento de oração, entrega e consagração. Durante o rito da profissão, a jovem religiosa emitiu seus votos de castidade, pobreza e obediência, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), segundo o carisma de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, comprometendo-se a servir especialmente crianças e jovens, em sintonia com a missão educativa e evangelizadora da Congregação. A data ganha significado ainda maior por ser celebrada justamente na memória mensal de Madre Mazzarello, cofundadora do Instituto e referência de santidade e zelo apostólico. Ao final da celebração, a assembleia rendeu graças a Deus pelo dom da vocação de Irmã Vitória e rezou pelo dom da fidelidade perseverante para ela e para as demais jovens que discernem o chamado à vida consagrada. O clima festivo e orante expressou a esperança da Congregação em continuar acolhendo novas vocações que mantenham vivo o carisma salesiano a serviço da juventude. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A santidade também tem rosto salesiano (e ela continua viva entre nós)

Como acontece todos os anos, a Família Salesiana apresentou o Dossiê e o Cartaz da Santidade Salesiana 2025, reunindo os testemunhos daqueles e daquelas que, ao longo da história, fizeram do carisma de Dom Bosco um caminho concreto de amor, entrega e serviço aos jovens. Ao todo, são 175 vidas que iluminam a missão salesiana no mundo:11 santos, 116 beatos, 20 veneráveis e 28 servos de Deus. Pessoas reais, que viveram a fé nas escolas, nos oratórios, nas famílias, nas missões, nos hospitais e nos contextos mais desafiadores da história — sempre colocando Cristo e os jovens no centro. Em 2025, a Igreja celebrou de forma especial a canonização de Santa Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, missionária e incansável construtora da paz, e a beatificação de Camillo Costa de Beauregard, sacerdote diocesano marcado pela caridade e pelo serviço. São sinais de que o Espírito Santo continua agindo na Família Salesiana e confirmando, com vidas concretas, a força do nosso carisma. Para a Rede Salesiana Brasil, este dossiê é mais do que um registro histórico: é um convite à comunidade educativa, às obras sociais, às escolas, aos educadores e aos jovens a reconhecer que a santidade nasce no cotidiano — na sala de aula, no pátio, no cuidado com quem mais precisa e no compromisso com uma educação que evangeliza e transforma. Ao divulgar e rezar com a vida desses homens e mulheres, renovamos também o nosso chamado de ser hoje, no Brasil, sinais vivos do amor de Deus entre crianças, adolescentes e jovens. O dossiê da Postulação Salesiana e o cartaz da Santidade 2025 estão disponíveis em vários idiomas (inclusive em português) e podem ser acessados pelo link oficial. Que a santidade salesiana continue inspirando nossa missão, fortalecendo nossa identidade e iluminando os caminhos da educação e da evangelização. Fonte: ANS e Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil