12/03/2024

Dia do Bibliotecário: Celebrando os Curadores do Conhecimento

Dia do Bibliotecário: Celebrando os Curadores do Conhecimento
Fotos: Arquivos pessoais dos participantes

Anualmente, no dia 12 de março, celebra-se o Dia do Bibliotecário, data que reconhece e homenageia os profissionais que se dedicam tanto à preservação quanto à disseminação do conhecimento.

Os bibliotecários podem ser considerados os guardiões dos tesouros literários e educacionais, cujo trabalho vai muito além de organizar livros em estantes. Eles são especialistas em informação e auxiliam na busca, seleção e avaliação dos recursos de informação, sejam eles livros, periódicos, materiais digitais ou multimídia, além de desempenharem um papel fundamental em bibliotecas de todos os tipos - desde escolares e públicas até universitárias e especializadas - ajudando os usuários a acessar informações relevantes e confiáveis. Além disso, os bibliotecários desempenham um papel crucial na promoção da leitura e da alfabetização. Eles organizam programas e atividades que incentivam o hábito da leitura em todas as idades, desde contação de histórias para crianças até clubes de leitura para adultos. Através de seu trabalho, os bibliotecários contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos indivíduos, além de promover a inclusão e a igualdade de acesso à informação.

No contexto brasileiro, a importância do trabalho dos bibliotecários é ainda mais evidente à luz dos dados sobre hábitos de leitura. Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, apesar dos avanços recentes, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos em relação à leitura. A pesquisa revelou que apenas uma pequena parcela da população brasileira tem o hábito de ler regularmente, com muitos indivíduos enfrentando dificuldades de acesso a livros e outros materiais de leitura. Diante desse cenário, o papel dos bibliotecários se torna ainda mais crucial. Eles não apenas proporcionam acesso a uma ampla gama de recursos de leitura, mas também trabalham ativamente para promover a leitura como uma prática fundamental para o desenvolvimento pessoal e social.

Para exaltar esses profissionais essenciais para a formação integral da sociedade, conheça alguns bibliotecários e bibliotecárias da Rede Salesiana Brasil (RSB):

 

NAMARA NAYANE DE SOUZA ALVES

Bibliotecária do Centro Social Auxilium - Belém (PA)

Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - sede em Manaus (AM)

A Bibliotecária Namara Nayane de Souza Alves atua no Centro Social Auxilium, em Belém (PA), e se orgulha muito da escolha que fez: “Já sou bibliotecária há 6 anos, e falo sobre isso com muito orgulho porque sempre tive um livro como companhia para todas as horas. Escolhi essa profissão por acreditar que influenciar pessoas a ter o bom hábito da leitura e ampliar as formas de ver o mundo pode fazer a diferença em uma sociedade como a que vivemos hoje”.

Sobre o papel que desempenha em sua profissão, Namara entende que ser bibliotecária vai muito além de organizar livros. “O principal papel do bibliotecário é o de comunicar, dar respostas e sanar a necessidade da busca. O bibliotecário trabalha com a coisa mais valiosa do momento em que vivemos ‘a informação’, logo posso dizer que, independente da idade ou da linguagem, da forma ou do método que seja usado para transmitir a informação, temos essa missão formadora que contribui para a educação assim como para o meio social”.

 

JOÃO LUCAS ALBUQUERQUE ANDRADE

Bibliotecário do Instituto Waldemar Falcão - Aracati (CE)

Inspetoria Maria Auxiliadora - sede em Recife (PE)

Atuando como bibliotecário há 10 anos, atualmente, João Lucas Albuquerque Andrade cuida do acervo do Instituto Waldemar Falcão, em Aracati (CE), e conta um pouco sobre como sua paixão por fantasia e ficção o fez desbravar esse caminho: “A literatura sempre esteve presente em minha vida. Ainda criança, sempre tive a oportunidade de frequentar as bibliotecas das escolas em que estudei e pude descobrir o prazer pela leitura desde cedo. Sempre fui apaixonado por fantasia e ficção! Há exatos 10 anos, fui voluntário na biblioteca onde estudava e pude iniciar uma nova perspectiva: a de possibilitar o acesso à leitura. Hoje, tenho a felicidade de ser bibliotecário e proporcionar à nova geração a oportunidade de viajar no fantástico mundo da literatura”, comenta João Lucas. “A biblioteca está intrinsecamente ligada à educação. O bibliotecário possui expertises que agregam diretamente à sala de aula, sendo personagem de vital importância em todas as etapas de aprendizagem. Nosso trabalho também se aplica no campo de proporcionar a democratização da literatura, desta forma contribuindo para o conhecimento e o acesso à cultura”, conclui João Lucas, trazendo um pouco sobre o que acredita ser a contribuição de um bibliotecário para a educação.


GIOVANA CRUZ PEREIRA

Bibliotecária da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (ENSA) - Ponte Nova (MG)

Inspetoria Madre Mazzarello - sede em Belo Horizonte (MG)

Formada em 2021, Giovana Cruz Pereira atua como bibliotecária da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (ENSA), em Ponte Nova (MG), há 2 anos. Porém, sua vivência entre os livros teve início muito antes em um ambiente diferente da biblioteca escolar: “Costumo falar que foi a profissão que me escolheu. Trabalhei como auxiliar em uma biblioteca universitária por nove anos e foi nesse período que me encontrei. E, em março de 2022, fui contratada para trabalhar aqui na escola, uma outra realidade, biblioteca escolar, onde a cada dia me encontro mais ainda e me apaixono, não só pelos livros, mas também pelos alunos, desde o Infantil até o Ensino Médio”.

Na percepção de Giovana, a profissão de bibliotecário pode contribuir e muito para o desenvolvimento acadêmico e cultural. Confira algumas maneiras elencadas pela bibliotecária de Minas Gerais:

- Organização e Gestão dos acervos: Facilitando aos estudantes o acesso aos acervos para que possam fazer suas pesquisas.
- Estímulo à leitura: Podemos criar eventos, projetos que incentivem o habito a leitura entre crianças e jovens.
- Orientações em pesquisas: Auxiliando tanto os alunos e professores em suas pesquisas.
- Desenvolvimento de coleções diversificadas: Incluir materiais que representam diferentes perspectivas culturais, étnicas e sociais, dessa forma ajudando a contribuir com uma educação mais inclusiva.
- Atividades Culturais e educacionais: Organizar eventos, palestras.
- Tecnologia e Inovação: O mundo hoje está cada vez mais digital, assim incluir a implementação de recursos online, sistemas de gerenciamento de bibliotecas.

 

MARCIA REGINA BONILHA CARMONA

Bibliotecária do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) - Cambé (PR)

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - sede em São Paulo (SP)

Há 14 anos atuando como Bibliotecário no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), em Cambé (PR), ao todo, Marcia Regina Bonilha Carmona já soma 25 anos de profissão e comenta o quanto se identifica com sua escolha: “Acho que foi a Biblioteconomia que me escolheu. Hoje entendo que estou no lugar certo!”. 

Além da paixão pelo que faz, Marcia destaca a importância do(a) Bibliotecário(a) para a formação integral das juventudes: “Também somos educadores, atuando junto à Coordenação Pedagógica, desenvolvendo estratégias para auxiliar o processo ensino/aprendizagem e também com atividades para desenvolver o hábito/gosto pela leitura dos nossos alunos. Uma das atividades desenvolvidas aqui na nossa escola é a Contação de Histórias, que tem sua importância no desenvolvimento lúdico, despertando a curiosidade e estimulando a imaginação”.


MEIRI DALVA VERÍSSIMO DE MORAES

Bibliotecária do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) - Araçatuba (SP)

Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - sede em Campo Grande (MS)

Bibliotecária há 25 anos, Meiri Dalva Verissima de Moraes, contribui com o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), de Araçatuba (SP), há 23 anos e conta que sempre gostou do ambiente da biblioteca: “Escolhi ser bibliotecária, devido à minha paixão pela leitura e pelos livros. Acredito que, enquanto bibliotecária, consigo orientar as pessoas a localizar a informação desejada, facilitando assim a busca pelo conhecimento. Mesmo com as novas tecnologias, acredito que o bibliotecário ainda tem o papel de tornar a informação acessível aos usuários, sejam eles alunos, professores ou comunidade externa da instituição”.

 

MIRIAM DE LOURDES AMBROSIO SILVA

Bibliotecária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Pio XI, São Paulo (SP)

Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - sede em São Paulo (SP)

Há 31 anos desempenhando a função de bibliotecária, Miriam de Lourdes Ambrosio Silva conta que a escolha pela profissão não foi difícil. “Na infância, sempre frequentei a biblioteca do bairro onde morava e foi uma escolha natural. Nesta biblioteca tinha jogos de tabuleiros e outras atividades e era o espaço que tínhamos para pesquisa e execução de trabalhos escolares. Um espaço para adquirir conhecimento e cheio de encantos, pensa que coisa boa! Sempre considerei a biblioteca como lugar lúdico e de aprendizagem”, comenta Miriam. “Eu acredito que o papel do bibliotecário(a) é ser agente de transformação, atuando como coadjuvante na educação brasileira, pois, temos a função de despertar, aguçar nos usuários o gosto pela leitura e ajudá-los na descoberta de novos conhecimentos, informações, etc. Porque só quando adquirimos novas informações, novos conhecimentos, conseguiremos modificar o que está ao nosso entorno e a nós mesmos”, completa.


PRISCILA DE QUEIROZ MACEDO

Bibliotecária da Faculdade e Colégio Dom Bosco - Porto Alegre (RS)

Inspetoria São Pio X - sede em Porto Alegre (RS)

Atuante na profissão a 4 anos, a Bibliotecária da Faculdade e Colégio Dom Bosco, em Porto Alegre (RS), Priscila de Queiroz Macedo, entende sua profissão como um importante auxílio no combate às Fake News. “A biblioteconomia, desde a graduação até o técnico em biblioteconomia, atua na formação de leitores, ao pensar em propostas de mediação de leitura a ações culturais. Além disso, é uma profissão que está ligada diretamente à informação, independente do seu suporte. Ao profissional cabe disseminar informações corretas que auxiliam na qualificação da informação e no combate a Fake News. Acredito que isso tudo faz parte na contribuição na educação que forma leitores e cidadãos”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Vocação para a vida consagrada: Um chamado divino e essencial

Agosto é um mês especial para a Igreja Católica no Brasil, pois é dedicado à celebração das vocações em suas diversas formas, incluindo a vocação para a Vida Consagrada. Este chamado, que ecoa no coração de muitos homens e mulheres ao longo dos séculos, é um compromisso profundo de se entregar a Deus, dedicando-se inteiramente ao serviço da Igreja e da sociedade. A vocação para a Vida Consagrada é um dom que não apenas fortalece a missão da Igreja, mas também oferece um testemunho vivo de fé, amor e esperança. Consagrados e consagradas assumem votos de pobreza, castidade e obediência, vivendo em comunidades religiosas ou seculares, e desempenhando papéis essenciais nas mais diversas áreas como educação, saúde, pastoral e obras sociais.  A missão desempenhada pela Rede Salesiana Brasil também conta com a dedicação diária de inúmeros irmãos e irmãs salesianas. 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Por vezes, a vocação do salesiano irmão não é muito difundida, porém isso não é um problema, mas um desafio para que, com o próprio testemunho, a tornemos conhecida”. Mesmo diante deste contexto, Ir. Teixeira diz que se sente realizado em seu chamado, escolhendo como lema a disponibilidade na alegria: “Quem hei de enviar? Quem irá por mim? Ao que respondi, Eis-me aqui envia-me...” do profeta Isaías e “Na Alegria Amar e Servir!”. Como irmão salesiano, Ir. Teixeira conta que pôde desenvolver diversos serviços em prol das juventudes: na formação, na escola, no ensino superior, nas missões indígenas e no governo da inspetoria, sempre carregando consigo o lema que escolheu. Por isso, ele faz um convite a todos aqueles que buscam um discernimento vocacional: “Não tenham medo da disponibilidade ao serviço do Reino de Deus. Ele, aos poucos, vai nos moldando e nos capacitando para o serviço e nos tornando Seu porta-voz”.  Já em São Paulo (SP), a Mestra de Noviças no noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, Irmã Solange de Fátima Sanches, conta que sentiu o seu chamado para a vida consagrada ainda muito nova: “Desde pequena queria ser irmã, mas pelo fato de ser filha de pequenos agricultores, esse desejo aos poucos foi ficando mais longe. Quando eu estava com 15 anos, uma prima foi estudar com as irmãs salesianas, aí eu vi que era possível realizar o sonho que eu tinha desde criança. Entrei com as irmãs salesianas no dia 08 de março de 1984, fui acolhida por irmãs muito alegres e muito presentes na vida dos alunos que estudavam no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de São Luiz Gonzaga (RS). Ali eu fiz o pré-aspirantado durante dois anos, depois fui para Rio do Sul (SC) e lá fiquei mais dois anos. No ano de 1988 fui para o Noviciado que naquela época era em Porto Alegre (RS)”.Ir. Solange fez sua primeira profissão religiosa em 1990 e celebra 34 anos de vida consagrada repletos de boas memórias e muita alegria salesiana: “São tantas [as alegrias] que é impossível enumerá-las”, comenta. Ir. Solange compartilha uma memória inusitada sobre a época em que fez estágio como noviça em Uruguaiana: “A Diretora me deu várias turmas para dar aula de Ensino Religioso. Ela disse que eu devia ser criativa, e eu tentei ser. Dentre as tarefas de casa, eu pedi para uma turma de 4º ano responder quantos capítulos tem a Bíblia e quantos versículos. No dia seguinte, a Diretora me chamou e queria saber qual tarefa eu tinha pedido para os alunos, porque as mães estavam ligando para a escola dizendo que estavam passando a noite contando os versículos da Bíblia”.  Mesmo com tantas boas histórias e aprendizados, Ir. Solange também compartilha qual foi o seu maior desafio: “Acredito que deixar a família foi o que mais me custou, mas as alegrias e o clima de família que encontrei junto às irmãs ajudaram a superar aquilo que parecia impossível”. E com essa alegria de ter dado o seu “sim” generoso à vocação que Deus lhe concedeu, Ir. Solange incentiva: “Não tenham medo. Façam a experiência! Vocês não se arrependerão!”. Ao celebrar o Mês das Vocações, a Igreja convida todos os fiéis a rezarem pelas vocações, especialmente pela Vida Consagrada, e a apoiar aqueles que estão em discernimento. A vocação de cada pessoa é um tesouro que deve ser descoberto, compreendido e vivido com alegria. Responder ao chamado de Deus é abraçar uma vida cheia de sentido, marcada pelo serviço ao próximo e pelo compromisso com o Reino de Deus. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Lançamento do Portal Vocacional Salesiano reúne inspiração, missão e acolhimento em nova plataforma unificada

Com o coração pleno de expectativa e entusiasmo, a Rede Salesiana Brasil (RSB) anuncia o lançamento do Portal Vocacional Salesiano, um novo espaço online que centraliza e valoriza os caminhos vocacionais de todas as dez inspetorias salesianas, femininas (FMA) e masculinas (SDB), do Brasil. A iniciativa nasce com o desejo de facilitar o discernimento vocacional, oferecendo recursos formativos, testemunhos e acompanhamento espiritual à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Um portal que conecta, inspira e orienta Cada inspetoria agora conta com seu próprio site dentro do portal, onde jovens encontram informações adaptadas ao seu contexto local, mas alinhadas à missão e espiritualidade comuns. Como exemplo, podemos destacar: No site das FMA, a jovem é convidada a refletir: “E se Deus me chama para ser uma Filha de Maria Auxiliadora?” A página apresenta etapas formativas como Conviviência Vocacional, Aspirantado, Postulado, Noviciado, Juniorato e Formação Permanente, todas guiadas pelo carisma educativo, acolhedor e espiritual herdado de Madre Mazzarello e Dom Bosco. Já no site dos SDB, o visitante encontra uma recepção acolhedora com o convite: “E se Deus me chama para ser Salesiano?” A plataforma apresenta o Itinerário “Evangelho e Vida”, um percurso de dez encontros com acompanhamento salesiano, além das etapas formativas que incluem Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado, Pós-noviciado e Tirocínio. Caminhos que inspiram: formação, missão e pertença O Portal Vocacional Salesiano é muito mais do que um site institucional. É um convite vibrante à comunidade juvenil, de diferentes regiões e formações, para que descubra seu lugar na Igreja e na vida consagrada. Ele convida à partilha comunitária, à reflexão e ao compromisso mais profundo com a missão salesiana. Como acessar O portal já está no ar: https://vocacaosalesiana.org.br/

Viva São João Bosco!

Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, cuja memória é celebrada em 16 de agosto, foi proclamado o Pai e Mestre da Juventude São João Bosco foi um homem à frente de seu tempo. No final do século 19, enxergou toda a potencialidade da juventude e passou a incentivá-la no caminho do bem. Dom Bosco dedicou “até o seu último suspiro” à educação e à evangelização dos jovens, especialmente os mais carentes. Infância de Dom Bosco João Belchior Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, uma região rural na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo e foi educado pela mãe, Margarida Occhiena, na fé e na prática da mensagem evangélica. Com apenas nove anos, João Bosco teve o primeiro de seus sonhos proféticos e intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude. Ainda garoto, começou a entreter os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração e instrução religiosa. A família enfrentou muitos problemas financeiros, mas ele conseguiu dar continuidade aos estudos para se tornar sacerdote. Foi ordenado em 1841, e escolheu como lema: “Da mihi animas cetera tolle” (Gn 14,2 1), que poderia ser traduzido como “Dai-me almas e ficai com o resto”. Dom Bosco e o Sistema Preventivo Iniciou o trabalho junto aos jovens mais pobres com o Oratório, obra que se tornaria um símbolo da educação salesiana. Organizou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra italiana que significa “amor educativo”. Não se cansava de pedir aos professores e mestres que tivessem paciência, confiança na juventude, carinho acima de tudo. O Sistema Preventivo de Dom Bosco afirmava que era melhor educar do que reprimir e depositava toda confiança na capacidade e no “bem” existente em cada jovem. Com a criação do Oratório e a conformação do Sistema Preventivo, ele possibilitou a crianças e jovens pobres e desassistidos daquela época a formação evangélica, a aprendizagem profissional, a educação para a cultura e um ambiente familiar e alegre, no qual podiam brincar e criar. Dom Bosco e a Família Salesiana Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores de sua obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), em 1859. Junto com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em 1872. E, com os leigos, homens e mulheres, criou em 1876 os Cooperadores Salesianos, para ajudar e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas formas de apostolado na Igreja. Também se originou de Dom Bosco a Associação de Maria Auxiliadora – criada, em 1869, “para promover a veneração do Santíssimo Sacramento e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos”. Paralelamente a esses grupos começaram a surgir os primeiros ex-alunos de Dom Bosco, a princípio alguns antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália) que, em 1870, se apresentaram a Dom Bosco para manifestar-lhe gratidão. Ao longo da história, a Família Salesiana ganhou novos grupos, ampliando o número de pessoas que, inspiradas pelo projeto apostólico de Dom Bosco, trabalham em favor da educação, evangelização e salvação da juventude. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888 e seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934. No centenário de sua morte, o Papa João Paulo II o declarou Pai e Mestre da Juventude. Escrito por Boletim Salesiano, com informações sdb.org

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