09/08/2024

Dia Internacional dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura, História e Resistência

Dia Internacional dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura, História e Resistência
Foto: Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT)

No dia 9 de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data dedicada a reconhecer e valorizar as culturas, histórias e lutas das comunidades indígenas ao redor do globo. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, a data marca o primeiro encontro do Grupo de Trabalho sobre Povos Indígenas da Subcomissão de Prevenção à Discriminação e Proteção das Minorias, realizado em Genebra, em 1982. 

IMPORTÂNCIA DA DATA
O Dia Internacional dos Povos Indígenas não é apenas uma comemoração, mas um lembrete constante da necessidade de proteger e promover os direitos dessas comunidades. Segundo a ONU, há aproximadamente 476 milhões de indígenas em 90 países, representando 6,2% da população mundial e 15% das pessoas mais pobres do mundo. Esses números revelam uma disparidade significativa, destacando a urgência de ações concretas para garantir justiça social e econômica a esses indivíduos.

Os povos indígenas têm uma conexão única e profunda com suas terras ancestrais e desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas. Suas tradições e conhecimentos oferecem soluções sustentáveis que são essenciais para a sobrevivência do planeta. No entanto, apesar de suas contribuições inestimáveis, as comunidades indígenas frequentemente enfrentam discriminação, marginalização e violação de seus direitos.

Conheça um pouco da atuação salesiana junto aos povos indígenas do Brasil:

DIÁCONO JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA
Animador missionário
Atua nas terras indígenas de Sangradouro, São Marcos, Parabubure e Merure

“Na fase de formação, 2003 a 2006, passava o período de férias nas aldeias. A partir de 2013, passei a morar diretamente nas aldeias de Sangradouro, São Marcos e Parabubure. Hoje atuo com duas etnias: Boe Bororo e Auwe Uptabe (Xavante). Este ano, 2024, comemoramos 130 anos da presença dos salesianos em solo mato-grossense. Nestes anos, a missão salesiana tem atuado significativamente no campo da evangelização, saúde, educação, cultura, sustentabilidade, etc. Hoje, a missão salesiana continua sua atuação em favor dos povos indígenas ao ver Jesus Cristo com um rosto e necessidades de cada indígena que precisa de água, comida, vestuário, assistência médica, libertação de todas as prisões.”

IRMÃ MADALENA LUIZA SCARAMUSSA
Animadora de comunidade
Atua em Taracuá, distrito de São Gabriel da Cachoeira (AM) 

“Estou no estado do Amazonas de 2013 a 2020 animando as FMA na sua missão e, a partir de 2021, residindo e atuando em áreas demarcadas no alto Rio Negro. Como FMA que sou há 58 anos, o trabalho nunca é meu e sim da comunidade, das FMA como um todo. Trabalhamos na região do Alto Rio Negro onde residem mais de 20 povos indígenas. Entre as etnias mais numerosas com quem colaboramos, destacamos: Tukano, Baniwa, Hupda, Hupdê, Dessana, Piratapuia, Tariana, Tuiuca, Baré, Curipaco, Kotiria e Arapaço. A importância da missão salesiana tem seu fundamento na atualidade do carisma: ser junto ao jovem (idade evolutiva) e ao povo sinal de Jesus Bom Pastor. Esta caridade que nasce do coração oratoriano, que crê na pessoa com otimismo e incentivo, que sabe e vive a amorevollezza, pois é amando e se fazendo amar que as propostas educativo-evangelizadoras serão alcançadas. 
[...] A missão salesiana tem desenvolvido um processo de educação-evangelização que favorece o protagonismo dos povos indígenas em sua identidade cultural. Um trabalho educativo-evangelizador comprometido com o Reino de Deus, com a defesa da vida, da cultura, do território, com os direitos básicos da pessoa humana.  Trabalhamos a formação com assessoria às pastorais; realização de encontros formativos para jovens, adolescentes e crianças. Buscamos com o povo a espiritualidade ancestral e cristã no respeito às crenças [...]. Aqui em Taracuá, somos três irmãs (duas acima de 70 e 1 acima de 50 anos), estamos acompanhando a Pastoral Familiar, a Pastoral do Dízimo, o Grupo de Jovens, o Grupo da Infância Missionária e visita às famílias. Apoiamos, conforme as solicitações, a catequese, a liturgia, na medida do possível fazemos itinerâncias às comunidades ribeirinhas e, semanalmente, o Oratório. Diariamente, uma de nós atua como professora na escola Estadual; somos uma casa aberta às pessoas e suas diversas necessidades. Em Taracuá não há comércio, então a nossa casa passa a ser um pronto-socorro para diferentes situações, seja para os comunitários, seja para os transeuntes. Cotidianamente de forma simples, esforçamo-nos em servir e amar na alegria salesiana.”

IRMÃO TARLEY DA GUIA NUNES DA MATA (MESTRE TARLEY)
Administrador local da comunidade Salesiana, em Barra do Garças (MT)
Atua na região da Terra Indígena São Marcos com os Xavante

“Trabalho com os A’uwē Uptabi (Xavante). Mas também mantenho contato pessoal com o povo Boe Bororo, localizados a 50 km. Estamos vivenciando os 130 anos do trabalho salesiano na Inspetoria de Campo Grande (estados de MS, MT e oeste de SP). Em todo esse período, nossa inspetoria sempre esteve em trabalho contínuo com esses dois povos (Xavante e Bororo). Acreditamos que nosso fundador, São João Bosco, sonhou com esses povos e nos enviou para conhecê-los, sermos evangelizados por eles, pelos dons do Espírito presentes em suas vidas. Nesse tempo todo, colaboramos com a defesa e promoção de suas culturas. Pegamos chuva juntos, morremos juntos em defesa da vida dos povos originários (conheçam a história de martírio do Padre Rodolfo e do Boe Bororo Simão). Houve, há e haverá um formidável desenvolvimento desses dois povos, e louvamos a Deus por poder estar ao seu lado. Os desafios, que são muitos e complexos, nos motivam a avançar junto com eles nesse século XXI e além. [...] Uma das maiores barreiras hoje é uma infeliz ideia chamada marco temporal, cujo objetivo é retirar direitos básicos, como o direito à terra, e assim marginalizar ainda mais essas e outras populações indígenas. A missão salesiana continua junto com esses povos e o convida a juntar-se a nós.”

PADRE ANGELO CESAR CENERINO
Diretor da Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT), Sagrado Coração e Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus 
Atua em General Carneiro (MT), com o povo Boe Bororo

“Ao longo dos 122 anos da presença Missionária entre o povo Boe Bororo, a Missão Salesiana teve o objetivo de evangelizar o povo, tendo como base o Sistema Preventivo de Dom Bosco, valorizando a cultura e os costumes e incentivando a autonomia e o protagonismo, tendo em vista a promoção humana e a sustentabilidade.”

PADRE JOSEPH TRAN VAN LICH
Coordenador de pastoral
Atua em General Carneiro (MT), com o povo Xavante há 5 anos e meio

“Todos os povos, qualquer que seja, sempre enfrentando muitos desafios da vida, especialmente as mudanças em todos os tempos. Os povos originários do Brasil também estão enfrentando muitas mudanças na sua vida. Nessa caminhada, é necessária uma compreensão melhor da realidade para fazer discernimento e chegar à decisão. Os salesianos não impõem tal caminho, mas ajudam o povo a compreender os caminhos existentes, os quais o próprio povo vai escolher a seguir. Os salesianos, como Dom Bosco, querem que tal povo, sendo acompanhado, seja feliz nesta vida e também na vida eterna.”

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma oportunidade crucial para reconhecer a riqueza cultural desses povos e reafirmar o compromisso global com a promoção e proteção de seus direitos. À medida que desafios globais como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade são enfrentados, o conhecimento e as práticas tradicionais dos povos indígenas tornam-se mais relevantes do que nunca. Celebrar esta data é um passo importante para garantir que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas, promovendo um futuro mais justo e sustentável para todos.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Missão Salesiana do Mato Grosso - MSMT (capa) e Acervos pessoais dos entrevistados

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ENARSE/ENEL 2025: Terceiro dia é marcado por visitas, encontros, espiritualidade e design de futuros na jornada salesiana

O terceiro dia do ENARSE/ENEL 2025 começou com intensidade e espírito de comunhão. Sob a condução de Ana Cristina Sofiati, gestora pedagógica da Inspetoria São Pio X, e Maria Elvira Menegassi, coordenadora das escolas da mesma inspetoria, os participantes foram convidados a iniciar a jornada com um momento de espiritualidade, pedindo a luz do Espírito Santo para iluminar cada passo das atividades programadas. Logo pela manhã, o destaque foi o workshop “Design de Futuros”, conduzido pelo educador, filósofo e facilitador Paulo Tomazinho. A atividade propôs uma imersão nas possibilidades de futuro para a Rede Salesiana Brasil, com base em metodologias ativas, práticas colaborativas e princípios do pensamento sistêmico. O objetivo foi provocar os participantes a pensar o futuro não como um destino inevitável, mas como um espaço de construção coletiva, guiado por escolhas conscientes e valores consistentes com o carisma salesiano. Tomazinho apresentou aos educadores e gestores presentes o conceito de futurabilidade, ou seja, a capacidade de imaginar, projetar e construir futuros desejáveis a partir do presente. Por meio da metodologia dos três horizontes, que considera o presente (H1), as tendências emergentes (H2) e as visões de longo prazo (H3), os grupos foram desafiados a identificar práticas que precisam ser ressignificadas, oportunidades que já estão em movimento e ideias inovadoras que podem sustentar a missão salesiana nas próximas décadas. Ao longo do workshop, destacou-se a importância de ampliar o olhar, promovendo um deslocamento das preocupações imediatas para uma visão estratégica, inspiradora e propositiva. Nesse sentido, a atividade também reforçou a necessidade de se cultivar a escuta ativa, o diálogo interinspetorial e o protagonismo das juventudes, como elementos fundamentais para garantir relevância e vitalidade à ação educativa e evangelizadora da RSB no cenário contemporâneo. O “Design de Futuros” não buscou oferecer respostas prontas, mas sim provocar perguntas transformadoras: Que sinais de mudança já estão entre nós? Quais valores nos guiam na hora de tomar decisões? Que mundo queremos ajudar a formar a partir de nossas escolas, obras sociais e ambientes pastorais? Como garantir que os sonhos de Dom Bosco e Madre Mazzarello permaneçam vivos em um mundo em constante transformação? O clima de envolvimento foi marcado por criatividade, esperança e compromisso com a missão. Os participantes saíram do workshop com novas perspectivas e propostas, prontas para serem aprofundadas e desenvolvidas nos contextos locais de cada obra. Tarde de visitas guiadas - À tarde, cada participante terá a oportunidade de escolher uma das visitas guiadas inscritas previamente: Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora (Guaratinguetá/SP) Réplica da casa de São João Bosco (Obra Social de Pindamonhangaba/SP) Santuário Nacional de Aparecida (Aparecida/SP) Estas experiências promoveram um encontro vivo com a história da Família Salesiana e com testemunhos de fé que inspiram nossa missão educativa. Encerramento em oração e fé - Para concluir o terceiro dia, reuniu-se o grupo às 18h00 no Santuário Nacional de Aparecida/SP para a Santa Missa. Celebrada em comunhão com a Mãe Aparecida, a Eucaristia foi ponto alto de espiritualidade, renovando nosso compromisso de ser, como Dom Bosco desejou, “bom cristão e honesto cidadão”.  

ENARSE/ENEL 2025: uma tarde de aprofundamento, inspiração e conexão com a missão educativa salesiana, neste segundo dia de evento

A tarde do segundo dia do Enarse/Enel 2025 foi marcada por vivências intensas de formação, troca de experiências e fortalecimento dos compromissos com a educação de excelência e com os valores do carisma salesiano. Logo após o almoço, os participantes se dirigiram ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para uma rica programação de oficinas temáticas, organizadas em dois blocos: das 14h30 às 16h00 e outro das 16h30 às 18h00. Com seis diferentes temas, as oficinas ofereceram aos educadores e gestores uma oportunidade de aprofundamento em áreas estratégicas para o presente e o futuro da escola salesiana. Conheça um pouco mais sobre as oficinas: A oficina "Consolidando marcas fortes", conduzida por Andrea Tavares, destacou a importância da unidade em rede e da mensuração de resultados nas ações de comunicação e posicionamento das escolas salesianas. Andrea enfatizou que a gestão de branding vai muito além da identidade visual, abrangendo o conjunto de ações cotidianas que fortalecem a marca institucional. “Branding está diretamente ligado ao que fazemos todos os dias. Como unidades de uma mesma rede, tudo o que promovemos — seja em nível de estratégia, fidelização ou matrícula — repercute fortemente no coletivo. Quando o branding é trabalhado de forma estratégica e qualificada, conseguimos não apenas aumentar o valor da nossa marca, mas também garantir sustentabilidade e fidelização”, destacou Andrea, reforçando a força da atuação em rede. "Mais que uma escola", ministrada por Gregory Rial, da ANEC, apresentou como os diferenciais da Educação Católica são fundamentais para preparar os estudantes para um mundo em constante transformação. Ao falar sobre a identidade católica em instituições confessionais, ele reforça que ela "pode se tornar relevante e transformadora no nosso tempo, que é marcado por enorme fragmentação da vida humana e das relações sociais a partir do momento em que ela se entende portadora da mensagem do Evangelho de Jesus. "Da sala de aula tradicional ao espaço inovador", a oficina conduzida por Elisabete Castanheira convidou os participantes a repensarem o design dos ambientes escolares como ferramentas de engajamento e criatividade. “As oficinas foram muito interessantes, pois trabalhamos com um conceito lúdico que proporcionou uma interação prazerosa com os elementos disponíveis”, destacou. Ela acrescentou ainda que, para comunicar com eficácia entre as diferentes gerações, é essencial saber contextualizar as mensagens e as propostas educativas de forma sensível e atualizada. A palestra "Educar com conexão", conduzida por Roberta Freitas, trouxe reflexões importantes sobre o uso consciente da tecnologia em sala de aula, demonstrando que o celular, longe de ser apenas um vilão, pode se tornar um valioso aliado pedagógico quando utilizado com responsabilidade e dentro dos limites legais.  “O celular não é somente um inimigo. Ele pode ser um grande aliado no aprendizado, na construção de conhecimento, na conexão entre os nossos estudantes e, também, na avaliação do conhecimento produzido”, destacou Roberta, ao abordar o tema com exemplos práticos e embasamento pedagógico. A atividade "Por uma política de bolsas na perspectiva da inclusão", conduzida por Dr. Hugo Sarubbi e Dra. Vanessa Martins, promoveu reflexões relevantes sobre viabilidade financeira, justiça social e sustentabilidade nas concessões de bolsas de estudo, reforçando o compromisso das instituições salesianas com a equidade no acesso à educação. “A ação social realizada por meio da concessão de bolsas de estudo é uma prática das escolas salesianas certificadas, unindo a missão à possibilidade de criar oportunidade de ensino de qualidade para todos”, afirmou Dra. Vanessa, destacando o papel das políticas de inclusão como expressão concreta do carisma salesiano. Complementando, Dr. Hugo enfatizou que a gestão responsável das bolsas exige estrita observância à legislação vigente, mesmo diante da atual ausência de regulamentações mais claras. “A política de bolsas representa uma delegação do poder público às instituições privadas, para garantir o acesso de estudantes de perfil socioeconômico específico ao ensino de qualidade. Por isso, é essencial manter a documentação exigida, transformar essas informações em dados contábeis confiáveis e alinhar-se sempre à legislação”, alertou. A oficina reforçou que, ao articular missão, legalidade e planejamento, é possível consolidar uma política de bolsas verdadeiramente inclusiva, sustentável e coerente com os valores salesianos. A oficina "Gestão financeira e inovação", conduzida por Renato Rocha, apresentou estratégias para que as escolas salesianas avancem rumo a uma gestão mais sustentável, inovadora e de alta performance, sem se distanciar de sua missão educativa e evangelizadora. “Um grande recado que fica da nossa oficina é a importância do alinhamento entre a visão de longo prazo das nossas instituições e o planejamento orçamentário. Todas as nossas escolhas, alocações e captações de recursos devem estar conectadas com essa visão de futuro e com o desdobramento estratégico junto a todos os times das nossas escolas”, destacou Renato, reforçando a necessidade de uma gestão integrada, consciente e orientada por propósito. Encontro, convivência e espiritualidade - Entre os dois blocos de oficinas, os participantes foram acolhidos com um momento de confraternização e descanso durante o coffee break, no foyer do centro de eventos. O clima de amizade e partilha, tão característico dos encontros salesianos, esteve presente também nesse intervalo, favorecendo o networking e o reencontro entre educadores de diferentes partes do país. A programação da tarde foi encerrada com um profundo momento de espiritualidade. Às 18h15, o Pe. Claudio Cartes, Referente das Escolas Salesianas na América - ESA, e dos Centros de Formação Profissional, conduziu a oração do “Boa Noite” salesiano, retomando a tradição de Dom Bosco e convidando todos a fecharem o dia com gratidão, esperança e renovação da missão educativa. O retorno ao hotel aconteceu logo após, com o coração cheio de novos aprendizados, reflexões e a certeza de que a educação salesiana segue firme em sua proposta de formar bons cristãos e honestos cidadãos para o mundo de hoje. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENARSE/ENEL 2025: Manhã do segundo dia é marcada por reflexões sobre liderança, inovação e identidade da escola católica

O segundo dia do Enarse/Enel 2025, realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha e aprofundamento sobre temas centrais para o futuro da educação católica no Brasil. A jornada teve início com a tradicional acolhida e oração, conduzidas pelo Pe. Hermenegildo da Silva, coordenador das Escolas da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, e por Valéria Rodrigues, coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora. “Hoje iniciamos com gratidão e esperança este encontro que reúne lideranças apaixonadas pela missão de educar e evangelizar à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarelo”, disse Valéria no início momento de oração.  Pe Hermenegildo, por sua vez, nos lembrou que “Cada rosto aqui representa uma história de amor à juventude, de serviço comprometido, de esperança ativa” dando as boas vindas aos presentes. O momento foi concluído com uma oração ao Espírito Santo, pedindo para que todos juntos possam viver o encontro com abertura, leveza e compromisso. “Sentimos a beleza de sermos educadores salesianos, chamados a viver com paixão a missão de formar corações e transformar realidades”, diz um trecho da oração. A espiritualidade salesiana, mais uma vez, iluminou os caminhos trilhados ao longo do dia. Mercado educacional e liderança - A manhã do evento foi marcada pela conferência “Mercado educacional e liderança: compreender o cliente para gerar valor nas escolas”, conduzida inicialmente por Renato Rocha. Em sua palestra, o especialista destacou a importância de "enxergar a escola não apenas como uma prestadora de serviços educacionais, mas como uma promotora de experiências significativas para alunos e famílias". Rocha apresentou dados que revelam mudanças no perfil das famílias brasileiras, reforçando que compreender as novas demandas e expectativas é essencial para manter a competitividade. Entre os pontos centrais, destacou-se a necessidade de escuta ativa, personalização no atendimento e fortalecimento da proposta pedagógica como diferenciais estratégicos no atual cenário educacional. Na sequência, Pe. Sérgio Augusto Baldin e Anderson Leal promoveram uma dinâmica que convidou os participantes a analisarem o mercado educacional brasileiro a partir de um jogo interativo. A atividade trouxe à tona temas cruciais, como a escuta qualificada das famílias, a importância de uma proposta pedagógica clara e coerente, além da adoção de uma gestão estratégica focada em sustentabilidade e inovação. O painel instiga reflexões sobre o papel do gestor escolar como um líder inspirador, capaz de fomentar uma cultura de excelência, diálogo e constante evolução. Tarde do segundo dia - A parte da tarde do Enarse/Enel 2025 será dedicada a oficinas temáticas que abordarão temas estratégicos para a educação salesiana, como marketing educacional, inovação nos espaços de aprendizagem, inclusão por meio de bolsas, uso consciente da tecnologia, gestão financeira e os diferenciais da Educação Católica. Os participantes puderam escolher entre seis oficinas, distribuídas em dois blocos, com momentos de troca, reflexão e aprofundamento.  O encerramento do segundo dia acontecerá com a tradicional oração de Boa Noite, conduzida pelo Pe. Claudio Cartes, reafirmando o espírito salesiano e o compromisso com a missão educativa. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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