09/08/2024

Dia Internacional dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura, História e Resistência

Dia Internacional dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura, História e Resistência
Foto: Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT)

No dia 9 de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data dedicada a reconhecer e valorizar as culturas, histórias e lutas das comunidades indígenas ao redor do globo. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, a data marca o primeiro encontro do Grupo de Trabalho sobre Povos Indígenas da Subcomissão de Prevenção à Discriminação e Proteção das Minorias, realizado em Genebra, em 1982. 

IMPORTÂNCIA DA DATA
O Dia Internacional dos Povos Indígenas não é apenas uma comemoração, mas um lembrete constante da necessidade de proteger e promover os direitos dessas comunidades. Segundo a ONU, há aproximadamente 476 milhões de indígenas em 90 países, representando 6,2% da população mundial e 15% das pessoas mais pobres do mundo. Esses números revelam uma disparidade significativa, destacando a urgência de ações concretas para garantir justiça social e econômica a esses indivíduos.

Os povos indígenas têm uma conexão única e profunda com suas terras ancestrais e desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas. Suas tradições e conhecimentos oferecem soluções sustentáveis que são essenciais para a sobrevivência do planeta. No entanto, apesar de suas contribuições inestimáveis, as comunidades indígenas frequentemente enfrentam discriminação, marginalização e violação de seus direitos.

Conheça um pouco da atuação salesiana junto aos povos indígenas do Brasil:

DIÁCONO JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA
Animador missionário
Atua nas terras indígenas de Sangradouro, São Marcos, Parabubure e Merure

“Na fase de formação, 2003 a 2006, passava o período de férias nas aldeias. A partir de 2013, passei a morar diretamente nas aldeias de Sangradouro, São Marcos e Parabubure. Hoje atuo com duas etnias: Boe Bororo e Auwe Uptabe (Xavante). Este ano, 2024, comemoramos 130 anos da presença dos salesianos em solo mato-grossense. Nestes anos, a missão salesiana tem atuado significativamente no campo da evangelização, saúde, educação, cultura, sustentabilidade, etc. Hoje, a missão salesiana continua sua atuação em favor dos povos indígenas ao ver Jesus Cristo com um rosto e necessidades de cada indígena que precisa de água, comida, vestuário, assistência médica, libertação de todas as prisões.”

IRMÃ MADALENA LUIZA SCARAMUSSA
Animadora de comunidade
Atua em Taracuá, distrito de São Gabriel da Cachoeira (AM) 

“Estou no estado do Amazonas de 2013 a 2020 animando as FMA na sua missão e, a partir de 2021, residindo e atuando em áreas demarcadas no alto Rio Negro. Como FMA que sou há 58 anos, o trabalho nunca é meu e sim da comunidade, das FMA como um todo. Trabalhamos na região do Alto Rio Negro onde residem mais de 20 povos indígenas. Entre as etnias mais numerosas com quem colaboramos, destacamos: Tukano, Baniwa, Hupda, Hupdê, Dessana, Piratapuia, Tariana, Tuiuca, Baré, Curipaco, Kotiria e Arapaço. A importância da missão salesiana tem seu fundamento na atualidade do carisma: ser junto ao jovem (idade evolutiva) e ao povo sinal de Jesus Bom Pastor. Esta caridade que nasce do coração oratoriano, que crê na pessoa com otimismo e incentivo, que sabe e vive a amorevollezza, pois é amando e se fazendo amar que as propostas educativo-evangelizadoras serão alcançadas. 
[...] A missão salesiana tem desenvolvido um processo de educação-evangelização que favorece o protagonismo dos povos indígenas em sua identidade cultural. Um trabalho educativo-evangelizador comprometido com o Reino de Deus, com a defesa da vida, da cultura, do território, com os direitos básicos da pessoa humana.  Trabalhamos a formação com assessoria às pastorais; realização de encontros formativos para jovens, adolescentes e crianças. Buscamos com o povo a espiritualidade ancestral e cristã no respeito às crenças [...]. Aqui em Taracuá, somos três irmãs (duas acima de 70 e 1 acima de 50 anos), estamos acompanhando a Pastoral Familiar, a Pastoral do Dízimo, o Grupo de Jovens, o Grupo da Infância Missionária e visita às famílias. Apoiamos, conforme as solicitações, a catequese, a liturgia, na medida do possível fazemos itinerâncias às comunidades ribeirinhas e, semanalmente, o Oratório. Diariamente, uma de nós atua como professora na escola Estadual; somos uma casa aberta às pessoas e suas diversas necessidades. Em Taracuá não há comércio, então a nossa casa passa a ser um pronto-socorro para diferentes situações, seja para os comunitários, seja para os transeuntes. Cotidianamente de forma simples, esforçamo-nos em servir e amar na alegria salesiana.”

IRMÃO TARLEY DA GUIA NUNES DA MATA (MESTRE TARLEY)
Administrador local da comunidade Salesiana, em Barra do Garças (MT)
Atua na região da Terra Indígena São Marcos com os Xavante

“Trabalho com os A’uwē Uptabi (Xavante). Mas também mantenho contato pessoal com o povo Boe Bororo, localizados a 50 km. Estamos vivenciando os 130 anos do trabalho salesiano na Inspetoria de Campo Grande (estados de MS, MT e oeste de SP). Em todo esse período, nossa inspetoria sempre esteve em trabalho contínuo com esses dois povos (Xavante e Bororo). Acreditamos que nosso fundador, São João Bosco, sonhou com esses povos e nos enviou para conhecê-los, sermos evangelizados por eles, pelos dons do Espírito presentes em suas vidas. Nesse tempo todo, colaboramos com a defesa e promoção de suas culturas. Pegamos chuva juntos, morremos juntos em defesa da vida dos povos originários (conheçam a história de martírio do Padre Rodolfo e do Boe Bororo Simão). Houve, há e haverá um formidável desenvolvimento desses dois povos, e louvamos a Deus por poder estar ao seu lado. Os desafios, que são muitos e complexos, nos motivam a avançar junto com eles nesse século XXI e além. [...] Uma das maiores barreiras hoje é uma infeliz ideia chamada marco temporal, cujo objetivo é retirar direitos básicos, como o direito à terra, e assim marginalizar ainda mais essas e outras populações indígenas. A missão salesiana continua junto com esses povos e o convida a juntar-se a nós.”

PADRE ANGELO CESAR CENERINO
Diretor da Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT), Sagrado Coração e Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus 
Atua em General Carneiro (MT), com o povo Boe Bororo

“Ao longo dos 122 anos da presença Missionária entre o povo Boe Bororo, a Missão Salesiana teve o objetivo de evangelizar o povo, tendo como base o Sistema Preventivo de Dom Bosco, valorizando a cultura e os costumes e incentivando a autonomia e o protagonismo, tendo em vista a promoção humana e a sustentabilidade.”

PADRE JOSEPH TRAN VAN LICH
Coordenador de pastoral
Atua em General Carneiro (MT), com o povo Xavante há 5 anos e meio

“Todos os povos, qualquer que seja, sempre enfrentando muitos desafios da vida, especialmente as mudanças em todos os tempos. Os povos originários do Brasil também estão enfrentando muitas mudanças na sua vida. Nessa caminhada, é necessária uma compreensão melhor da realidade para fazer discernimento e chegar à decisão. Os salesianos não impõem tal caminho, mas ajudam o povo a compreender os caminhos existentes, os quais o próprio povo vai escolher a seguir. Os salesianos, como Dom Bosco, querem que tal povo, sendo acompanhado, seja feliz nesta vida e também na vida eterna.”

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma oportunidade crucial para reconhecer a riqueza cultural desses povos e reafirmar o compromisso global com a promoção e proteção de seus direitos. À medida que desafios globais como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade são enfrentados, o conhecimento e as práticas tradicionais dos povos indígenas tornam-se mais relevantes do que nunca. Celebrar esta data é um passo importante para garantir que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas, promovendo um futuro mais justo e sustentável para todos.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Missão Salesiana do Mato Grosso - MSMT (capa) e Acervos pessoais dos entrevistados

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil