01/01/2024

Dia Mundial da Paz de 2024: Papa pede diálogo aberto sobre impacto da inteligência artificial

Dia Mundial da Paz de 2024: Papa pede diálogo aberto sobre impacto da inteligência artificial

MENSAGEM DO SANTO PADRE
FRANCISCO
PARA A CELEBRAÇÃO DO
DIA MUNDIAL DA PAZ

1º DE JANEIRO DE 2024

 
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PAZ

No início do novo ano, tempo de graça concedido pelo Senhor a cada um de nós, quero dirigir-me ao Povo de Deus, às nações, aos Chefes de Estado e de Governo, aos Representantes das diversas religiões e da sociedade civil, a todos os homens e mulheres do nosso tempo para lhes expressar os meus votos de paz.

1. O progresso da ciência e da tecnologia como caminho para a paz

A Sagrada Escritura atesta que Deus deu aos homens o seu Espírito a fim de terem «sabedoria, inteligência e capacidade para toda a espécie de trabalho» (Ex 35, 31). A inteligência é expressão da dignidade que nos foi dada pelo Criador, que nos fez à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26) e nos tornou capazes, através da liberdade e do conhecimento, de responder ao seu amor. Esta qualidade fundamentalmente relacional da inteligência humana manifesta-se de modo particular na ciência e na tecnologia, que são produtos extraordinários do seu potencial criativo.

Na Constituição pastoral Gaudium et spes, o Concílio Vaticano II reafirmou esta verdade, declarando que «sempre o homem procurou, com o seu trabalho e engenho, desenvolver mais a própria vida». [1] Quando os seres humanos, «recorrendo à técnica», se esforçam por que a terra «se torne habitação digna para toda a humanidade», [2] agem segundo o desígnio divino e cooperam com a vontade que Deus tem de levar à perfeição a criação e difundir a paz entre os povos. Assim o próprio progresso da ciência e da técnica – na medida em que contribui para uma melhor organização da sociedade humana, para o aumento da liberdade e da comunhão fraterna – leva ao aperfeiçoamento do homem e à transformação do mundo.

Justamente nos alegramos e sentimos reconhecidos pelas extraordinárias conquistas da ciência e da tecnologia, graças às quais se pôs remédio a inúmeros males que afligiam a vida humana e causavam grandes sofrimentos. Ao mesmo tempo, os progressos técnico-científicos, que permitem exercer um controle – até agora inédito – sobre a realidade, colocam nas mãos do homem um vasto leque de possibilidades, algumas das quais podem constituir um risco para a sobrevivência humana e um perigo para a casa comum. [3]

Deste modo os progressos notáveis das novas tecnologias da informação, sobretudo na esfera digital, apresentam oportunidades entusiasmantes mas também graves riscos, com sérias implicações na prossecução da justiça e da harmonia entre os povos. Por isso torna-se necessário interrogar-nos sobre algumas questões urgentes: quais serão as consequências, a médio e longo prazo, das novas tecnologias digitais? E que impacto terão elas sobre a vida dos indivíduos e da sociedade, sobre a estabilidade e a paz?

2. O futuro da inteligência artificial, por entre promessas e riscos

Os progressos da informática e o desenvolvimento das tecnologias digitais, nas últimas décadas, começaram já a produzir profundas transformações na sociedade global e nas suas dinâmicas. Os novos instrumentos digitais estão a mudar a fisionomia das comunicações, da administração pública, da instrução, do consumo, dos intercâmbios pessoais e de inúmeros outros aspetos da vida diária.

Além disso as tecnologias que se servem duma multiplicidade de algoritmos podem, dos vestígios digitais deixados na internet, extrair dados que permitem controlar os hábitos mentais e relacionais das pessoas para fins comerciais ou políticos, muitas vezes sem o seu conhecimento, limitando o exercício consciente da sua liberdade de escolha. De facto, num espaço como a web caraterizado por uma sobrecarga de informações, pode-se compor o fluxo de dados segundo critérios de seleção nem sempre enxergados pelo utente.

Devemos recordar-nos de que a pesquisa científica e as inovações tecnológicas não estão desencarnadas da realidade nem são «neutrais», [4] mas estão sujeitas às influências culturais. Sendo atividades plenamente humanas, os rumos que tomam refletem opções condicionadas pelos valores pessoais, sociais e culturais de cada época. E o mesmo se diga dos resultados que alcançam: enquanto fruto de abordagens especificamente humanas do mundo envolvente, têm sempre uma dimensão ética, intimamente ligada às decisões de quem projeta a experimentação e orienta a produção para objetivos particulares.

Isto aplica-se também às formas de inteligência artificial. Desta, até ao momento, não existe uma definição unívoca no mundo da ciência e da tecnologia. A própria designação, que já entrou na linguagem comum, abrange uma variedade de ciências, teorias e técnicas destinadas a fazer com que as máquinas, no seu funcionamento, reproduzam ou imitem as capacidades cognitivas dos seres humanos. Falar de «formas de inteligência», no plural, pode ajudar sobretudo a assinalar o fosso intransponível existente entre estes sistemas, por mais surpreendentes e poderosos que sejam, e a pessoa humana: em última análise, aqueles são «fragmentários» já que têm possibilidades de imitar ou reproduzir apenas algumas funções da inteligência humana. Além disso o uso do plural destaca que tais dispositivos, muito diferentes entre si, devem ser sempre considerados como «sistemas sociotécnicos». Com efeito o seu impacto, independentemente da tecnologia de base, depende não só da projetação, mas também dos objetivos e interesses de quem os possui e de quem os desenvolve, bem como das situações em que são utilizados.

Por conseguinte a inteligência artificial deve ser entendida como uma galáxia de realidades diversas e não podemos presumir a priori que o seu desenvolvimento traga um contributo benéfico para o futuro da humanidade e para a paz entre os povos. O resultado positivo só será possível se nos demonstrarmos capazes de agir de maneira responsável e respeitar valores humanos fundamentais como «a inclusão, a transparência, a segurança, a equidade, a privacidade e a fiabilidade». [5]

E não é suficiente presumir, por parte de quem projeta algoritmos e tecnologias digitais, um empenho por agir de modo ético e responsável. É preciso reforçar ou, se necessário, instituir organismos encarregados de examinar as questões éticas emergentes e tutelar os direitos de quantos utilizam formas de inteligência artificial ou são influenciados por ela. [6]

Assim, a imensa expansão da tecnologia deve ser acompanhada por uma adequada formação da responsabilidade pelo seu desenvolvimento. A liberdade e a convivência pacífica ficam ameaçadas, quando os seres humanos cedem à tentação do egoísmo, do interesse próprio, da ânsia de lucro e da sede de poder. Por isso temos o dever de alargar o olhar e orientar a pesquisa técnico-científica para a prossecução da paz e do bem comum, ao serviço do desenvolvimento integral do homem e da comunidade. [7]

A dignidade intrínseca de cada pessoa e a fraternidade que nos une como membros da única família humana devem estar na base do desenvolvimento de novas tecnologias e servir como critérios indiscutíveis para as avaliar antes da sua utilização, para que o progresso digital possa verificar-se no respeito pela justiça e contribuir para a causa da paz. Os avanços tecnológicos que não conduzem a uma melhoria da qualidade de vida da humanidade inteira, antes pelo contrário agravam as desigualdades e os conflitos, nunca poderão ser considerados um verdadeiro progresso. [8]

A inteligência artificial tornar-se-á cada vez mais importante. Os desafios que coloca não são apenas de ordem técnica, mas também antropológica, educacional, social e política. Deixa esperar, por exemplo, poupança de esforços, produção mais eficiente, transportes mais fáceis e mercados mais dinâmicos, bem como uma revolução nos processos de recolha, organização e verificação de dados. Precisamos de estar conscientes das rápidas transformações em curso e geri-las de forma a salvaguardar os direitos humanos fundamentais, respeitando as instituições e as leis que promovem o progresso humano integral. A inteligência artificial deveria estar ao serviço dum melhor potencial humano e das nossas mais altas aspirações, e não em competição com eles.

3. A tecnologia do futuro: máquinas que aprendem sozinhas

Nas suas múltiplas formas, a inteligência artificial, baseada em técnicas de aprendizagem automática (machine learning), embora ainda numa fase pioneira, já está a introduzir mudanças notáveis no tecido das sociedades, exercendo uma influência profunda nas culturas, nos comportamentos sociais e na construção da paz.

Desenvolvimentos como a aprendizagem automática (machine learning) ou a aprendizagem profunda (deep learning) levantam questões que transcendem os âmbitos da tecnologia e da engenharia e têm a ver com uma compreensão intimamente ligada ao significado da vida humana, aos processos basilares do conhecimento e à capacidade que tem a mente de alcançar a verdade.

A capacidade de alguns dispositivos produzirem textos sintática e semanticamente coerentes, por exemplo, não é garantia de fiabilidade. Diz-se que podem «alucinar», isto é, gerar afirmações que à primeira vista parecem plausíveis, mas na realidade são infundadas ou preconceituosas. Isto coloca um sério problema quando a inteligência artificial é utilizada em campanhas de desinformação que espalham notícias falsas e levam a uma desconfiança crescente relativamente aos meios de comunicação. A confidencialidade, a posse dos dados e a propriedade intelectual são outros âmbitos em que as tecnologias em questão comportam graves riscos, aos quais se vêm juntar outras consequências negativas ligadas a um uso indevido, como a discriminação, a interferência nos processos eleitorais, a formação duma sociedade que vigia e controla as pessoas, a exclusão digital e a exacerbação dum individualismo cada vez mais desligado da coletividade. Todos estes fatores correm o risco de alimentar os conflitos e obstaculizar a paz.

4. O sentido do limite, no paradigma tecnocrático

O nosso mundo é demasiado vasto, variado e complexo para ser completamente conhecido e classificado. A mente humana nunca poderá esgotar a sua riqueza, nem sequer com a ajuda dos algoritmos mais avançados. De facto, estes não oferecem previsões garantidas do futuro, mas apenas aproximações estatísticas. Nem tudo pode ser previsto, nem tudo pode ser calculado; no fim de contas, «a realidade é superior à ideia» [9] e, por mais prodigiosa que seja a nossa capacidade de calcular, haverá sempre um resíduo inacessível que escapa a qualquer tentativa de quantificação.

Além disso, a grande quantidade de dados analisados pelas inteligências artificiais não é, por si só, garantia de imparcialidade. Quando os algoritmos extrapolam informações, correm sempre o risco de as distorcer, replicando as injustiças e os preconceitos dos ambientes onde têm origem. Quanto mais rápidos e complexos eles se tornam, mais difícil é compreender por que produziram um determinado resultado.

As máquinas inteligentes podem desempenhar as tarefas que lhes são atribuídas com uma eficiência cada vez maior, mas a finalidade e o significado das suas operações continuarão a ser determinados ou capacitados por seres humanos com o seu próprio universo de valores. O risco é que os critérios subjacentes a certas escolhas se tornem menos claros, que a responsabilidade de decisão seja ocultada e que os produtores possam subtrair-se à obrigação de agir para o bem da comunidade. Em certo sentido, isto é favorecido pelo sistema tecnocrático, que alia a economia à tecnologia e privilegia o critério da eficiência, tendendo a ignorar tudo o que não esteja ligado aos seus interesses imediatos. [10]

Isto deve fazer-nos refletir sobre um aspeto transcurado frequentemente na atual mentalidade tecnocrática e eficientista, mas decisivo para o desenvolvimento pessoal e social: o «sentido do limite». Com efeito o ser humano, mortal por definição, pensando em ultrapassar todo o limite mediante a técnica, corre o risco, na obsessão de querer controlar tudo, de perder o controle sobre si mesmo; na busca duma liberdade absoluta, de cair na espiral duma ditadura tecnológica. Reconhecer e aceitar o próprio limite de criatura é condição indispensável para que o homem alcance ou, melhor, acolha a plenitude como uma dádiva; ao passo que, no contexto ideológico dum paradigma tecnocrático animado por uma prometeica presunção de autossuficiência, as desigualdades poderiam crescer sem medida, e o conhecimento e a riqueza acumular-se nas mãos de poucos, com graves riscos para as sociedades democráticas e uma coexistência pacífica. [11]

5. Temas quentes para a ética

No futuro, a fiabilidade de quem solicita um mútuo, a idoneidade dum indivíduo para determinado emprego, a possibilidade de reincidência dum condenado ou o direito a receber asilo político ou assistência social poderão ser determinados por sistemas de inteligência artificial. A falta de níveis diversificados de mediação que tais sistemas introduzem está particularmente exposta a formas de preconceito e discriminação: os erros do sistema podem multiplicar-se facilmente, gerando não só injustiças em casos individuais, mas também, por efeito dominó, verdadeiras formas de desigualdade social.

Além disso, por vezes, as formas de inteligência artificial parecem capazes de influenciar as decisões dos indivíduos através de opções predeterminadas associadas a estímulos e dissuasões, ou então através de sistemas de regulação das opções pessoais baseados na organização das informações. Estas formas de manipulação ou controle social requerem atenção e vigilância cuidadosas, implicando uma clara responsabilidade legal por parte dos produtores, de quem os contrata e das autoridades governamentais.

O ato de se confiar a processos automáticos que dispõem os indivíduos por categorias, por exemplo, através dum uso invasivo da vigilância ou da adoção de sistemas de crédito social, poderia ter repercussões profundas também no tecido civil, estabelecendo classificações inadequadas entre os cidadãos. E estes processos artificiais de classificação poderiam levar também a conflitos de poder, envolvendo não apenas destinatários virtuais, mas também pessoas de carne e osso. O respeito fundamental pela dignidade humana requer a rejeição de que a unicidade da pessoa seja identificada com um conjunto de dados. Não se deve permitir que os algoritmos determinem o modo como entendemos os direitos humanos, ponham de lado os valores essenciais da compaixão, da misericórdia e do perdão, ou eliminem a possibilidade de um indivíduo mudar e deixar para trás o passado.

Neste contexto, não podemos deixar de considerar o impacto das novas tecnologias no âmbito laboral: trabalhos, que outrora eram prerrogativa exclusiva da mão-de-obra humana, acabam rapidamente absorvidos pelas aplicações industriais da inteligência artificial. Também neste caso, há substancialmente o risco duma vantagem desproporcionada para poucos à custa do empobrecimento de muitos.  A Comunidade Internacional, ao ver como tais formas de tecnologia penetram cada vez mais profundamente nos locais de trabalho, deveria considerar como alta prioridade o respeito pela dignidade dos trabalhadores e a importância do emprego para o bem-estar económico das pessoas, das famílias e das sociedades, a estabilidade dos empregos e a equidade dos salários.

6. Transformaremos as espadas em relhas de arado?

Nestes dias, contemplando o mundo que nos rodeia, não se pode ignorar as graves questões éticas relacionadas com o setor dos armamentos. A possibilidade de efetuar operações militares através de sistemas de controle remoto levou a uma perceção menor da devastação por eles causada e da responsabilidade da sua utilização, contribuindo para uma abordagem ainda mais fria e destacada da imensa tragédia da guerra. A pesquisa sobre as tecnologias emergentes no setor dos chamados «sistemas de armas letais autónomas», incluindo a utilização bélica da inteligência artificial, é um grave motivo de preocupação ética. Os sistemas de armas autónomos nunca poderão ser sujeitos moralmente responsáveis: a exclusiva capacidade humana de julgamento moral e de decisão ética é mais do que um conjunto complexo de algoritmos, e tal capacidade não pode ser reduzida à programação duma máquina que, por mais «inteligente» que seja, permanece sempre uma máquina. Por esta razão, é imperioso garantir uma supervisão humana adequada, significativa e coerente dos sistemas de armas.

Também não podemos ignorar a possibilidade de armas sofisticadas caírem em mãos erradas, facilitando, por exemplo, ataques terroristas ou intervenções visando desestabilizar instituições legítimas de Governo. Em resumo, o mundo não precisa realmente que as novas tecnologias contribuam para o iníquo desenvolvimento do mercado e do comércio das armas, promovendo a loucura da guerra. Ao fazê-lo, não só a inteligência, mas também o próprio coração do homem, correrá o risco de se tornar cada vez mais «artificial». As aplicações técnicas mais avançadas não devem ser utilizadas para facilitar a resolução violenta dos conflitos, mas para pavimentar os caminhos da paz.

Numa ótica mais positiva, se a inteligência artificial fosse utilizada para promover o desenvolvimento humano integral, poderia introduzir inovações importantes na agricultura, na instrução e na cultura, uma melhoria do nível de vida de inteiras nações e povos, o crescimento da fraternidade humana e da amizade social. Em última análise, a forma como a utilizamos para incluir os últimos, isto é, os irmãos e irmãs mais frágeis e necessitados, é a medida reveladora da nossa humanidade.

Um olhar humano e o desejo dum futuro melhor para o nosso mundo levam à necessidade dum diálogo interdisciplinar voltado para um desenvolvimento ético dos algoritmos – a algor-etica -, em que sejam os valores a orientar os percursos das novas tecnologias. [12] As questões éticas deveriam ser tidas em consideração desde o início da pesquisa, bem como nas fases de experimentação, projetação, produção, distribuição e comercialização. Esta é a abordagem da ética da projetação, na qual as instituições educativas e os responsáveis pelo processo de decisão têm um papel essencial a desempenhar.

7. Desafios para a educação

O desenvolvimento duma tecnologia que respeite e sirva a dignidade humana tem implicações claras para as instituições educativas e para o mundo da cultura. Ao multiplicar as possibilidades de comunicação, as tecnologias digitais permitiram encontrar-se de novas formas. Todavia continua a ser necessária uma reflexão contínua sobre o tipo de relações para onde nos estão encaminhando. Os jovens estão a crescer em ambientes culturais impregnados de tecnologia, o que não pode deixar de pôr em causa os métodos de ensino e formação.

A educação para o uso de formas de inteligência artificial deveria visar sobretudo a promoção do pensamento crítico. É necessário que os utentes das várias idades, mas principalmente os jovens, desenvolvam uma capacidade de discernimento no uso de dados e conteúdos recolhidos na web ou produzidos por sistemas de inteligência artificial. As escolas, as universidades e as sociedades científicas são chamadas a ajudar os estudantes e profissionais a assumir os aspetos sociais e éticos do progresso e da utilização da tecnologia.

A formação no uso dos novos instrumentos de comunicação deveria ter em conta não só a desinformação, as notícias falsas, mas também a recrudescência preocupante de «medos ancestrais (...) que souberam esconder-se e revigorar-se por detrás das novas tecnologias». [13] Infelizmente, encontramo-nos mais uma vez a combater «a tentação de fazer uma cultura dos muros, de erguer os muros (…), para impedir este encontro com outras culturas, com outras pessoas» [14] e o desenvolvimento duma coexistência pacífica e fraterna.

8. Desafios para o desenvolvimento do direito internacional

O alcance global da inteligência artificial deixa claro que, juntamente com a responsabilidade dos Estados soberanos de regular a sua utilização internamente, as Organizações Internacionais podem desempenhar um papel decisivo na obtenção de acordos multilaterais e na coordenação da sua aplicação e implementação. [15] A este respeito, exorto a Comunidade das Nações a trabalhar unida para adotar um tratado internacional vinculativo, que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial nas suas variadas formas. Naturalmente o objetivo da regulamentação não deveria ser apenas a prevenção de más aplicações, mas também o incentivo às boas aplicações, estimulando abordagens novas e criativas e facilitando iniciativas pessoais e coletivas. [16]

Em última análise, na busca de modelos normativos que possam fornecer uma orientação ética aos criadores de tecnologias digitais, é indispensável identificar os valores humanos que deveriam estar na base dos esforços das sociedades para formular, adotar e aplicar os quadros legislativos necessários. O trabalho de elaboração de diretrizes éticas para a produção de formas de inteligência artificial não pode prescindir da consideração de questões mais profundas relativas ao significado da existência humana, à proteção dos direitos humanos fundamentais, à busca da justiça e da paz. Este processo de discernimento ético e jurídico pode revelar-se preciosa ocasião para uma reflexão compartilhada sobre o papel que a tecnologia deveria ter na nossa vida individual e comunitária e sobre a forma como a sua utilização possa contribuir para a criação dum mundo mais equitativo e humano. Por este motivo, nos debates sobre a regulamentação da inteligência artificial, dever-se-ia ter em conta as vozes de todas as partes interessadas, incluindo os pobres, os marginalizados e outros que muitas vezes permanecem ignorados nos processos de decisão globais.

* * *

Espero que esta reflexão encoraje a fazer com que os progressos no desenvolvimento de formas de inteligência artificial sirvam, em última análise, a causa da fraternidade humana e da paz. Não é responsabilidade de poucos, mas da família humana inteira. De facto, a paz é fruto de relações que reconhecem e acolhem o outro na sua dignidade inalienável, e de cooperação e compromisso na busca do desenvolvimento integral de todas as pessoas e de todos os povos.

No início do novo ano, a minha oração é que o rápido desenvolvimento de formas de inteligência artificial não aumente as já demasiadas desigualdades e injustiças presentes no mundo, mas contribua para pôr fim às guerras e conflitos e para aliviar muitas formas de sofrimento que afligem a família humana. Possam os fiéis cristãos, os crentes das várias religiões e os homens e mulheres de boa vontade colaborar harmoniosamente para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios colocados pela revolução digital, e entregar às gerações futuras um mundo mais solidário, justo e pacífico.

 

Vaticano, 8 de dezembro de 2023.

Francisco

 

Fonte: Vatican News

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Tema da Estreia 2026 é revelado por P. Fábio Attard

O tão aguardado tema da Estreia para 2026 foi oficialmente revelado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard, mostrando à Família Salesiana (FS) uma perspectiva clara e minuciosa da decisão tomada para o ano e caminhada espiritual que se aproxima. O novo tema - "Fazei tudo o que Ele vos disser – Com Fé e livres para servir" - está fortemente ligado ao Evangelho e ao coração do carisma salesiano, convocando todos os integrantes da FS a uma renovação da Fé, da liberdade, do serviço generoso.  A Estreia do Reitor-Mor para 2026, apresentada em momento importante para a comunidade salesiana, fundamenta-se na energia do Ano Jubilar e na reflexão inspirada pela Estreia de 2025, intitulada "Ancorados na Esperança, Peregrinos com os Jovens". Nesta nova Estreia, o P. Attard foca nas palavras de Maria nas bodas de Caná (Jo 2,5), interpretando-as como um forte chamado à Fé ativa, confiante, aberta. Não se trata de questão de obediência passiva, mas de uma ação dinâmica de amor e coragem, de um incentivo a ouvir Cristo de forma profunda e responder com liberdade genuína. A Estreia deste ano é especialmente importante, pois coincide com o Sesquicentenário da Primeira Expedição Missionária Salesiana e da Fundação da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC). O exemplo de Dom Bosco, marcado por uma ação repleta de esperança e pela atenção aos sinais dos tempos, continua sendo uma luz orientadora que testemunha a "audácia da Fé". O P. Attard escreve: "A Fé autêntica não é tímida, mas corajosa, dispõe-se a correr riscos em favor do Reino. É a audácia de quem sabe que pode contar não com as próprias forças, mas com o poder de Deus". A Estreia 2026 também sublinha a importância da "inteligência espiritual" para compreender o momento atual, reconhecendo a presença de Deus na história, sobretudo na vida dos jovens. Essa perspectiva profundamente salesiana incita a FS a passa<r de uma Fé expressa em palavras para uma Fé concretizada em ações, fundamentada no Evangelho, receptiva dos desafios do mundo. A exposição do P. Attard vai além da simples apresentação de um tema; é um chamado a uma caminhada pessoal e comunitária. Exorta a uma Fé que esteja atenta à presença de Deus ao longo da história, principalmente entre os jovens, e evidencia a conexão fundamental entre Fé, liberdade, serviço. “Aqui está o alvo exato de toda a caminhada: do enraizamento na Fé rumo à liberdade e da liberdade rumo ao serviço: - tudo como expressão natural do crescimento progressivo do amor recebido”. Com o lançamento da Estreia para 2026, a FS é convidada a percorrer este caminho junto, interpretando a realidade com inteligência espiritual, fundamentada no Evangelho e impulsionada pelo serviço generoso. Com a Estreia, o P. Attard incentiva todos a celebrarem seu próprio patrimônio e a responderem ao chamado de serem credentes verdadeiramente livres, para servir especialmente aos jovens necessitados. O cartaz oficial da Estreia 2026 será apresentado a toda a Família Salesiana no mês de outubro. O texto integral da apresentação do Padre Attard está disponível aqui, em língua portuguesa. Fonte: Agência Info Salesiana

153 Anos de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Fundado em 5 de agosto de 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também conhecidas como Irmãs Salesianas, comemora em 2024 seus 152 anos de história e missão. A fundação do Instituto é um testemunho do trabalho conjunto entre São João Bosco, Fundador da Congregação Salesianas, e Santa Maria Domingas Mazzarello, Cofundadora e primeira superiora do Instituto.Dom Bosco, com sua visão de promover a educação e a formação cristã dos jovens, encontrou em Maria Domingas Mazzarello uma colaboradora ideal. Nascida em Mornese, Itália, Mazzarello tinha uma profunda devoção a Deus, e as circunstâncias da vida a levaram a servi-lo por meio do amparo às jovens locais. A parceria entre Dom Bosco e Madre Mazzarello resultou na criação de um Instituto que se dedicaria à educação e ao cuidado das meninas e jovens, especialmente aquelas mais necessitadas. Desde sua fundação, a missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora tem sido a educação integral da juventude. Inspiradas pelo carisma salesiano e guiadas por Nossa Senhora Auxiliadora, as Irmãs Salesianas trabalham para criar um ambiente onde os jovens possam crescer em conhecimento, fé e valores cristãos.  MONUMENTO VIVO DE GRATIDÃODom Bosco quis que as FMA fossem um "monumento vivo de sua gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora". Esse título reflete a profunda devoção que tanto ele quanto as Irmãs tinham por Maria, reconhecendo-a como guia e protetora de suas obras. A espiritualidade mariana é um pilar fundamental do Instituto e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora é vivida e transmitida diariamente nas comunidades e instituições confiadas às FMA. Conheça algumas das Filhas de Maria Auxiliadora que fazem parte da Rede Salesiana Brasil e descubra como, diante dos desafios de 152 anos de história, elas vivem concretamente o ser “monumento vivo de Gratidão à Nossa Senhora Auxiliadora”: IRMÃ CELIA APPARECIDA DA SILVAInspetoria Nossa Senhora Aparecida - São Paulo “Para mim, hoje, como ontem, ser Monumento Vivo de Gratidão a Maria Auxiliadora é caminhar à luz do seu olhar, à escuta e em resposta ao ‘seu mandato’: “Fazei tudo o que meu Filho lhe disser’ (Jo 2,5), ‘reavivando com alegria e responsabilidade a nossa pertença radical a Jesus Cristo’ (CG. XXIV, n. 18). Manter os ‘olhos abertos para a hora de Deus que hoje, também, se manifesta no progresso humano e até mesmo em sua fragilidade’ (CG. XXIV, n. 18). Olhos abertos para a realidade - especialmente dos e das jovens no mundo de hoje - e empenho de ‘sinodalidade missionária’ como um estilo de vida que gera novas modalidades de participação, animação e governo (CG. XXIV, n. 35.2). Como Maria, na Anunciação, estarmos abertas à ação do Espírito e generosas no ‘sim’, ‘na busca de soluções para desaprender, aprender e reaprender’ (CG. XXIV, n. 4). Como Maria, em Caná, sermos presença feminina que intui, que vê, que providencia, que recorre e conduz à fonte da vida. Conscientes do amor que recebemos de Deus, sermos sempre portadoras desse amor, ‘valorizando as pessoas em todos os estágios da vida’ (CG. XXIV, n. 11).Abertas ao ‘da mihi animas’ e dispostas ao ‘cetera tolle’, sermos no dia a dia - com as luzes do Espírito Santo e o auxílio de Maria - transparências da bondade da nossa Mãe; sermos auxiliadoras com a Auxiliadora.Que nossa vida seja realmente um Magnificat aos olhos de Deus que nos criou, nos chamou, nos enviou e nos deu uma Mãe e Mestra em cuja escola podemos, como Dom Bosco, nos tornar sábias, humildes e fortes na fé, apontando para os(as) jovens Aquele que é o Caminho, a Verdade, a Vida!” IR. FRANCISCA DIAS PEREIRAInspetoria Maria Auxiliadora - Recife “Completando, no dia 24 de janeiro de 2025, 60 anos de vida consagrada, sinto-me feliz em celebrar os 152 anos de fundação do nosso Instituto. No hoje da história, em tempos novos e desafiadores, é possível ser Monumento Vivo de Gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora vivendo com fidelidade a própria vocação, cultivando um amor vivo, radical e comprometido como Maria, Mãe e Mestra nossa e das juventudes. Para ser esse Monumento Vivo de Gratidão a Nossa Senhora faz-se necessário ter, cotidianamente, o olhar voltado para Dom Bosco e Madre Mazzarello, isto é, para as origens, e, ao mesmo tempo, contemplar a realidade na qual estão imersos os jovens para trazer com vestes novas o carisma com o nosso jeito de ser, viver e agir. É importante alimentar forte o sentido de pertença para celebrar os 152 anos de fundação do nosso Instituto com fervor, alegria e entusiasmo em qualquer lugar, função ou missão que desempenhamos. Celebrando os 152 anos do Instituto das FMA, os nossos corações se elevam para agradecer a Deus a presença materna de Maria com a certeza de que, desde as origens, ‘foi ela quem tudo fez!’” IR. LILIANA MARIA DAOU LINDOSO Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - Manaus “Tenho 40 anos de Profissão Religiosa. Sou uma Filha de Maria Auxiliadora feliz e faço da minha vida doação na Casa Mamãe Margarida, Obra Social que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abuso sexual, maus tratos e negligências por parte de seus responsáveis. Na Casa Mamãe Margarida trabalhamos em três sistemas de atendimento: socioeducativo em meio aberto para 140 meninas; escola para 150 meninas com disfunção idade-série conveniada com a Secretaria de Educação do município de Manaus-Amazonas; e o acolhimento institucional para 20 crianças e adolescentes que sofreram de forma grave e abusiva ‘ataques’ contra suas vidas. Elas são o coração da Casa Mamãe Margarida. É por elas, que precisam de amor, que meu coração chora com seus sofrimentos e se alegra com suas vitórias. Nestes 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, me sinto uma feliz Religiosa, e vivo concretamente o chamado a ser ‘monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora’. Para cada menina que chega, digo com confiança e certeza que quem a trouxe à Casa Mamãe Margarida foi Maria, a nossa mãe e grande intercessora junto ao seu filho Jesus. Ser monumento vivo de gratidão é o compromisso de toda Filha de Maria Auxiliadora. A missão é exigente, mas nosso amor a Jesus e a Maria nos move diariamente a vivermos com muito amor, criatividade e confiança na Divina Providência. O lema que impulsiona a nossa ação é: Acolher, promover e defender a vida, em atenção a Palavra de Jesus, o Bom Pastor, que ‘veio para que todos tenham vida, e a tenham em abundância’!”  IR. MARIA AMÉRICO ROLIMInspetoria Maria Auxiliadora - Pernambuco “Para mim, o monumento de gratidão de Dom Bosco à Auxiliadora está vivo, hoje:- Na perseverança de tantas Filhas de Maria Auxiliadora que, ancoradas no amor fiel e sempre novo de Deus, recomeçam a cada amanhecer, confiantes na sua Palavra: ‘Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós: garantir-vos um futuro, uma esperança!’ (Jr 29,11); - No abraçar, com coragem e determinação, os caminhos de unificação das Inspetorias, processos às vezes dolorosos, mas assumidos na fé e no desejo de revitalizar o carisma, disponíveis a estar ‘em saída’ para os campos de missão que, como nos tempos de Joãozinho Bosco, Maria nos convida hoje a trabalhar;- No compromisso com a educação integral dos jovens nas unidades educacionais e socioeducativas, nas missões e nas atividades e processos pastorais, sendo presenças que geram vida no coração dos jovens, também no esforço para entrar nos pátios digitais que eles frequentam, acessíveis a todos que reconhecem a ‘corda que vibra’ no interior deles, que pulsa forte quando há confiança e empatia;- No cuidado da ‘casa comum’, que supõe abraçar um caminho sistemático de conversão à ecologia integral, nas trilhas das novas fronteiras geográficas e existenciais; - Nas ações concretas em resposta convite do Papa Francisco - Pacto Educativo Global – que expressam o compromisso de ‘promover um novo tipo de educação, que permita superar a atual globalização da indiferença e a cultura do descarte’.  O Monumento vivo se torna mais luminoso quando nos empenhamos em somar esforços para tornar possível ‘uma nova educação que fomente a transcendência da pessoa humana, o desenvolvimento humano integral e sustentável, o diálogo intercultural e religioso, a preservação do meio ambiente, os encontros pela paz e a abertura a Deus’.Há tantos outros processos em ato e ações empreendidas que garantem a qualidade e a visibilidade do Monumento vivo de gratidão, mas creio que ele se tornará visível e crível se nos empenharmos decididamente na assunção de novos caminhos para atuarmos em rede como Família Salesiana, cujos membros são os mais aptos a assegurar a fecundidade carismática em nossa missão educativa. Creio também na fecundidade vocacional, fruto de uma pastoral de processos continuados, avaliados e reprojetados em comunidades educativas que sejam ‘proposta vocacional para os jovens’ de hoje. Estou convicta de que a sinodalidade está em profunda sintonia com o Sistema Preventivo, de que no respeito e na acolhida das diferenças nos tornamos facilitadoras de uma comunicação que leva à paz. Que tal aprofundarmos a ‘presença criativa que abre para o inédito’ (XXIV CG, 23.24) também nas escolhas em favor dos jovens empobrecidos, cujos rostos são parte do Monumento vivo de gratidão de Dom Bosco a Maria Auxiliadora? É preciso acreditar na fecundidade da ação educativa, caminho de humanização, esperança de transformação da sociedade.”  A celebração dos 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é uma ocasião para reconhecer a contribuição inestimável das Irmãs Salesianas na formação de gerações de jovens em todo o mundo. Inspiradas pelo carisma salesiano e pelo exemplo de Nossa Senhora Auxiliadora, as FMA continuam a ser "monumentos vivos de gratidão" e um pilar de esperança para todos os que passam por suas instituições.

Celebração Litúrgica do Beato Augusto Czartoryski

Augusto Czartoryski nasceu no exílio, em Paris, no dia 2 de agosto de 1858. Há trinta anos, a sua nobre estirpe, ligada à história e aos interesses da dinastia da Polônia, emigrara para a França e, do Palácio Labert, nas margens do Sena, dirigia uma vasta ação entre os compatriotas e junto às chancelarias europeias, com a finalidade de restaurar a unidade da pátria, desmembrada, em 1795, entre as grandes potências. O príncipe Adão Czartoryski, guerreiro e homem político, cedera as rédeas da família, além da atividade patriótica, ao príncipe Ladislau, unindo-se em matrimônio com a princesa Maria Amparo, filha da rainha da Espanha Maria Cristina, e do duque Rianzarez. São estes os pais de Augusto. Ele, primogênito da família, foi visto como ponto de referência para todos os que, depois do terceiro desmembramento da Polônia, sonhavam com o seu renascimento. Contudo, os planos de Deus eram outros. Aos seis anos morre-lhe a mãe devido à tuberculose, herança transmitida ao filho. Quando a doença manifestou seus primeiros sintomas, começou para Augusto uma longa e forçada peregrinação em busca da saúde que jamais readquirirá: Itália, Suíça, Egito, Espanha foram as principais estações do seu girovagar. A saúde, porém, não era o principal objetivo da sua busca; coexistia em seu espírito juvenil outra busca muito mais preciosa, a da vocação. Não demorou muito para compreender que não fora feito para a vida da corte. Aos vinte anos, escrevendo ao pai, dizia entre outras coisas, aludindo às festas mundanas das quais era obrigado a participar: “Confesso-lhe que estou cansado disso tudo. São divertimentos inúteis que me angustiam. Para mim, é desagradável ser obrigado a travar conhecimentos em tantos banquetes”. Muita influência sobre o jovem príncipe foi exercida pelo seu preceptor José Kalinowski. Este tivera no passado dez anos de trabalhos forçados na Sibéria; fizera-se carmelita descalço e foi canonizado por João Paulo II em 1991. Foi preceptor de Czartoryski apenas por três anos (1874-1877), deixando nele profundas marcas. Sabe-se por ele que a orientar o príncipe em sua busca vocacional foram sobretudo as figuras de São Luís Gonzaga e do compatriota Santo Estanislau Kostka. Era entusiasta do lema deste último: Ad maiora natus sum (“nasci para coisas maiores”). “A vida de São Luís, do padre Cepari que me enviaram da Itália – escreve Kalinowski – teve eficácia decisiva no progresso espiritual de Augusto e abriu-lhe o caminho para uma união mais fácil com Deus”. Evento decisivo foi o encontro com Dom Bosco. Augusto tinha 25 anos quando o viu pela primeira vez. Isso se deu em Paris, no palácio Lambert, onde o fundador dos Salesianos celebrou Missa no oratório da família. Ao altar, serviam o príncipe Ladislau e Augusto. “Há algum tempo eu desejava conhecê-lo!”, disse Dom Bosco a Augusto. A partir daquele dia, Augusto viu no santo educador o pai da sua alma e o árbitro do seu futuro. Dom Bosco tornara-se o ponto de referência para o discernimento vocacional do jovem. O padre turinense, contudo, sempre teve uma atitude de grande cautela quanto à aceitação do príncipe na Congregação. Será o papa Leão XIII a dissolver pessoalmente qualquer dúvida. Conhecida a vontade de Augusto, o Papa concluiu: “Diga a Dom Bosco que é da vontade do Papa que ele o receba entre os Salesianos”. “Pois bem, meu caro – respondeu Dom Bosco imediatamente – eu o aceito. A partir de agora, o senhor faz parte da nossa Sociedade e desejo que a ela pertença até a morte”. Em fins de junho de 1887, depois de renunciar a tudo em favor de seus irmãos, o jovem Augusto foi enviado a San Benigno Canavese para um breve período de aspirantado, antes de iniciar o noviciado naquele mesmo ano sob a guia do mestre padre Júlio Barberis. Augusto deve alterar muitos costumes: o horário, a alimentação, a vida comum... Deve lutar também contra as tentativas da família, que não se resigna a esta opção. O pai vai visitá-lo e tenta dissuadi-lo. Augusto, porém, não se deixa vencer. Em 24 de novembro de 1887 recebe a batina das mãos de Dom Bosco na basílica de Maria Auxiliadora. “Coragem, meu príncipe– sussurra-lhe o santo ao ouvido – hoje conseguimos uma magnífica vitória. Contudo, posso dizer-lhe, com grande alegria, que virá um dia em que o senhor será sacerdote e, por vontade de Deus, fará muito bem à sua pátria”. Dom Bosco morreu dois meses depois, e sobre a sua sepultura em Valsalice, o príncipe Czartoryski torna-se salesiano, emitindo os votos religiosos.Naqueles anos, em Valsalice, fazia seus estudos para a mesma meta o padre André Beltrami, que se ligou a Augusto com profunda amizade: estudavam juntos as línguas estrangeiras e ajudavam-se a escalar a meta da santidade. Quando a doença de Augusto se agravou, os superiores pediram para André ficar ao seu lado e ajudá-lo. Passaram juntos as férias de verão nos institutos salesianos de Lanzo, Penango d’Asti, Alassio... Augusto era para André um anjo da guarda, mestre e exemplo heroico de santidade. André Beltrami, hoje venerável, dirá dele: “Cuidei de um santo”. A doença faz com que Augusto seja enviado à costa da Ligúria, realizando ali os estudos de teologia. O decurso da doença aumenta a persistência das tentativas da família, que recorre também às pressões dos médicos. Ao cardeal Parocchi, a quem foi pedido que usasse sua influência para tirá-lo da vida salesiana, ele escreve: “Em plena liberdade, eu quis emitir os votos, e o fiz com grande alegria do meu coração. A partir daquele dia, vivendo na Congregação, gozo de uma grande paz de espírito, e agradeço a Nosso Senhor por ter-me feito conhecer a Sociedade Salesiana e ter-me chamado a nela viver”. Preparado pelo sofrimento, em 2 de abril de 1892 é ordenado sacerdote em Sanremo por dom Tomás Regio, bispo de Ventimiglia. O príncipe Ladislau e a tia Isa não participaram da ordenação. A vida sacerdotal do padre Augusto durou apenas um ano, passado em Alassio, num quarto que dava para o pátio dos meninos. Morreu em Alassio na noite de sábado 8 de abril de 1893, na oitava da Páscoa, sentado numa poltrona já usada por Dom Bosco. “Que bela Páscoa!”, dissera na segunda-feira ao coirmão que o assistia, sem imaginar que haveria de celebrar no paraíso o último dia da oitava. Tinha trinta e cinco anos de idade e cinco de vida salesiana. Na lembrança da Primeira Missa escrevera: “Para mim, um dia nos teus átrios é mais do que mil fora deles. Bem-aventurado aquele que habita a tua casa: canta sempre os teus louvores” (Salmo 83). Seus restos mortais foram transportados para a Polônia e tumulados na cripta paroquial de Sieniawa, junto às sepulturas da família, onde um dia Augusto fizera a Primeira Comunhão. Posteriormente, seus despojos foram transladados à igreja salesiana de Przemyśl, onde se encontram até hoje. Augusto Czartoryski, jovem príncipe, elaborou um método eficaz de discernimento dos planos divinos. Apresentava a Deus na oração todas as questões e perplexidades e, depois, no espírito de obediência, seguia os conselhos de seus guias espirituais. Compreendeu assim a própria vocação de iniciar a vida pobre para servir aos pequenos. O mesmo método permitiu-lhe, ao longo da vida, fazer opções tais que hoje se pode dizer que ele realizou os planos da Providência Divina de modo heroico. Confira algumas imagens clicando aqui. Conheça mais Santidades Salesianas no nosso acervo. Acesse: rsb.org.br/acervo-salesiano/santidade-salesiana

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