Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
02/04/2024

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Foto: Divulgação

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data escolhida na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2007, com a intenção de aumentar o entendimento e a aceitação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecendo a importância de promover ações que aumentem o conhecimento sobre esse transtorno.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas vivam com TEA, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas estatísticas evidenciam a importância de promover iniciativas voltadas para a conscientização e a inclusão desses indivíduos em todos os aspectos da sociedade, especialmente na educação.

Nesse contexto, o Centro Salesiano de Formação (CSF) destaca-se por oferecer cursos a distância voltados para a formação continuada dos educadores da Rede Salesiana Brasil, abordando temáticas prioritárias, como é o caso da inclusão de pessoas com TEA. Este ano, o CSF disponibiliza dois cursos específicos que visam capacitar profissionais da educação para lidar com as demandas apresentadas por alunos com TEA e outras necessidades educacionais especiais.

Um dos cursos oferecidos é o de Extensão em "Educação Inclusiva". Com carga horária de 60 horas e duração de três meses, este curso tem como objetivo apresentar os princípios básicos para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Destina-se a orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e professores de todos os segmentos das instituições salesianas do Brasil. A metodologia adotada é a educação a distância, com atividades aplicadas e encontros on-line.

Já o curso "Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação", também se utiliza da metodologia de educação a distância e possui carga horária de 60 horas, com duração de três meses. Este curso oferece aos orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e professores de todos os segmentos das instituições salesianas do Brasil subsídios teóricos e práticos visando a oferta e qualificação do atendimento educacional especializado para estudantes com TEA e Altas Habilidades/Superdotação.

Ambos os cursos são subsidiados pela Rede Salesiana Brasil (RSB), com turmas disponíveis para o primeiro e segundo semestres do ano. Esses cursos representam um importante passo na preparação dos profissionais da educação para lidar, de forma mais inclusiva e eficaz, com a diversidade de estudantes presentes nas salas de aula, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Analista de Sistemas, Ivair Dias Cardoso, conta que confiou a educação do seu filho Guilherme Hendler Cardoso, hoje com 17 anos, ao Colégio Salesiano Dom Bosco de sua cidade pelo diferencial que a escola apresentava: “Pelo acolhimento e atenção individualizada com o aluno. Acolhimento e trabalho feito com os colegas”, comenta Ivair.

Hoje cursando o 2ª ano do Ensino Médio, Guilherme, totalmente integrado e acolhido pelo ambiente educacional salesiano, “adora o convívio com os colegas e professores”, comenta seu pai, Ivair.

Para mais informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), clique aqui. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)Autismo e Realidade

Mais Recentes

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Referentes das Áreas da Pastoral Juvenil se reúnem para celebrar e projetar a caminhada pastoral

No dia 15 de dezembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP), a equipe do Âmbito da Pastoral Juvenil se encontrou para a última reunião do ano. Marcaram presença: Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (Coordenadora), Irmã Gisele Coelho (Animação Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana), Irmã Lúcia Jacinta Finassi (Escolas), Irmã Luana de Oliveira (VIDES), Irmã Valentina Hurtado (Missão), Irmã Miriam Angélica L. dos Santos (Ação Social), Irmã Cleonice Lourenço (Pastoral Universitária), Irmã Denize Salvador (Catequese) e Isadora (Assessora da Pastoral). A manhã começou com a oração conduzida por Irmã Cleonice, a partir de uma reflexão bíblica do texto de Mateus (21, 21-27). Em seguida, o grupo recordou as diversas ações ocorridas após o encontro presencial de outubro, partilhando e avaliando as atividades. Agradecidas pelo fecundo ano de 2025, projetaram juntas as ações para o próximo ano, revendo o calendário e sonhando novos projetos. Após um momento de confraternização, o grupo seguiu com os planejamentos, estruturação do projeto de pastoral e a redação da última circular coral do ano. Em clima festivo e de gratidão, encerraram este encontro com votos de boas festas e de um 2026 abençoado e repleto de novas propostas, sonhos e ações.

Instituto Teresa Valsé é 1º Lugar Geral do Brasil no TBR - Torneio Brasil de Robótica

Uberlândia (MG) — O Instituto Teresa Valsé foi um dos destaques da Etapa Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizada neste final de semana, em Belo Horizonte. A competição reuniu equipes de diferentes regiões do país, incluindo diversas escolas de Uberlândia, entre elas o Instituto Teresa Valsé, cujos estudantes conquistaram o 1º Lugar Geral nacional e somaram cinco classificações no pódio, resultado de uma caminhada construída com estudo, dedicação, parceria e propósito. A caminhada até o Nacional começou dentro da própria escola, no Torneio Interno de Robótica, que selecionou as equipes para o Torneio Regional, etapa classificatória para a fase nacional. Foram meses de preparação, testes, ajustes, aprendizados e desafios superados até chegar ao maior palco da robótica educacional brasileira. Na competição nacional, os estudantes mostraram que a robótica, quando vivida como prática pedagógica, vai muito além de montar robôs. Ela desenvolve pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, cooperação e protagonismo — competências essenciais para o presente e para o futuro. Os resultados confirmam esse caminho: •    Hiper Tech — 1º Lugar Geral (Categoria Middle 2)•    Titans Tech — 1º Lugar no Desafio Prático (Middle 2)•    Hiper Tech — 2º Lugar no Desafio Prático (Middle 2)•    McQueen Bots — 2º Lugar no Desafio Prático (Middle 1)•    Titans Tech — 3º Lugar Geral (Middle 2) A equipe Nature Botz também teve participação significativa, enfrentando cada desafio com coragem e espírito de equipe, reforçando que, no Instituto Teresa Valsé, cada etapa da jornada importa. Na robótica educacional, aprender, tentar ajustar e seguir juntos faz parte da formação.Para a Diretora Geral do Instituto Teresa Valsé, Irmã Rosa Idália Pesca, a robótica no ITV é vivida como uma prática pedagógica e formativa. Ao longo do percurso, os estudantes aprenderam a enfrentar desafios reais, a trabalhar em equipe, a respeitar o tempo do outro e a transformar erros em aprendizado - valores que traduzem o jeito salesiano de educar e acompanham os jovens para além das competições. As conquistas nacionais são fruto de um trabalho construído em parceria entre escola, educadores, estudantes e famílias, e refletem a confiança no potencial de cada jovem.  As classificações nacionais no TBR colocam o Instituto Teresa Valsé em evidência no cenário da robótica educacional brasileira e revelam um trabalho contínuo, feito com intencionalidade pedagógica, acompanhamento próximo e confiança no potencial de cada estudante.   Sheila Nogueira - Comunicação e Marketing do Instituto Teresa Valsé  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil