No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data escolhida na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2007, com a intenção de aumentar o entendimento e a aceitação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecendo a importância de promover ações que aumentem o conhecimento sobre esse transtorno.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas vivam com TEA, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas estatísticas evidenciam a importância de promover iniciativas voltadas para a conscientização e a inclusão desses indivíduos em todos os aspectos da sociedade, especialmente na educação.
Nesse contexto, o Centro Salesiano de Formação (CSF) destaca-se por oferecer cursos a distância voltados para a formação continuada dos educadores da Rede Salesiana Brasil, abordando temáticas prioritárias, como é o caso da inclusão de pessoas com TEA. Este ano, o CSF disponibiliza dois cursos específicos que visam capacitar profissionais da educação para lidar com as demandas apresentadas por alunos com TEA e outras necessidades educacionais especiais.
Um dos cursos oferecidos é o de Extensão em "Educação Inclusiva". Com carga horária de 60 horas e duração de três meses, este curso tem como objetivo apresentar os princípios básicos para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Destina-se a orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e professores de todos os segmentos das instituições salesianas do Brasil. A metodologia adotada é a educação a distância, com atividades aplicadas e encontros on-line.
Já o curso "Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação", também se utiliza da metodologia de educação a distância e possui carga horária de 60 horas, com duração de três meses. Este curso oferece aos orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e professores de todos os segmentos das instituições salesianas do Brasil subsídios teóricos e práticos visando a oferta e qualificação do atendimento educacional especializado para estudantes com TEA e Altas Habilidades/Superdotação.
Ambos os cursos são subsidiados pela Rede Salesiana Brasil (RSB), com turmas disponíveis para o primeiro e segundo semestres do ano. Esses cursos representam um importante passo na preparação dos profissionais da educação para lidar, de forma mais inclusiva e eficaz, com a diversidade de estudantes presentes nas salas de aula, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Analista de Sistemas, Ivair Dias Cardoso, conta que confiou a educação do seu filho Guilherme Hendler Cardoso, hoje com 17 anos, ao Colégio Salesiano Dom Bosco de sua cidade pelo diferencial que a escola apresentava: “Pelo acolhimento e atenção individualizada com o aluno. Acolhimento e trabalho feito com os colegas”, comenta Ivair.
Hoje cursando o 2ª ano do Ensino Médio, Guilherme, totalmente integrado e acolhido pelo ambiente educacional salesiano, “adora o convívio com os colegas e professores”, comenta seu pai, Ivair.
Para mais informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), clique aqui.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Autismo e Realidade