Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão
23/04/2024

Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão

Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão
Foto: Divulgação

No dia 23 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional da Educação de Surdos, uma data que destaca a luta pela inclusão e valorização da comunidade surda no país. Este dia não apenas comemora as conquistas alcançadas, mas também ressalta os desafios enfrentados e a necessidade contínua de garantir uma educação acessível e de qualidade para todos.

A data foi instituída em 2002, através da Lei Federal nº 10.436, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil. Data de 1857 a fundação da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, considerado centro de referência nacional.

A educação de surdos é um campo que requer atenção especial e políticas públicas adequadas para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos. A data destaca a necessidade de promover uma educação inclusiva, que respeite e valorize a língua e a cultura surda, proporcionando oportunidades iguais de aprendizado para todos.

Abaixo, conheça algumas ações das presenças salesianas:

 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB), CAMPO GRANDE (MS) 

Com mais de dez anos de funcionamento, a Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece atendimentos gratuitos à população nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia, Serviço Social e Nutrição.

A Clínica UCDB/SUS, oferece atendimento gratuito e especializado às pessoas portadoras de deficiência auditiva de qualquer idade (desde recém-nascidos até idosos) através do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média e Alta complexidade. Além de gratuito, o atendimento também é integral, garantindo aos deficientes auditivos avaliação otorrinolaringológica, neurológica, pediátrica, audiológica, seleção, indicação e adaptação de Aparelho Auditivo (doação do Aparelho Auditivo) e Terapia Fonoaudiológica aos pacientes adaptados. 

 

Atendimento na infância

Sabendo que a incidência da perda auditiva na população infantil tem aumentado significativamente, a UCDB, em convênio com o SUS, oferece serviços especializados direcionados aos recém-nascidos. A identificação da perda auditiva precocemente diminui as dificuldades que podem ocorrer no desenvolvimento dos aspectos psicossociais, culturais, econômicos, linguísticos, cognitivos e educacionais. 

O atendimento engloba tanto as crianças com risco de perda auditiva e também os que não apresentam risco, mas que tenham falhado no teste da orelhinha, proporcionando-lhes atendimento multidisciplinar (aconselhamento psicossocial, otorrinolaringologista, neurologista e pediatra), adaptação gratuita de aparelhos auditivos e acompanhamento do desenvolvimento auditivo. 

 

Exames

A UCDB também realiza exames auditivos chamados de PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) e Emissões Otoacústicas. São exames complementares à Audiometria Convencional, pois não dependem da resposta do paciente e podem ser realizados em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. O exame é indolor e geralmente o paciente dorme durante o tempo de execução desse processo.

 

Atendimento psicossocial

Juntamente com o atendimento clínico, a universidade também oferece atendimento psicossocial aos pacientes, realizado pela assistente social e psicóloga. O atendimento acontece no primeiro momento com entrevista social e psicológica e atendimento individual ao deficiente auditivo quando necessário. Também é realizado atendimento em grupo quando os pacientes retornam para receber o aparelho auditivo, orientando-os sobre como lidar com as dificuldades da perda auditiva, o convívio familiar e social, os benefícios que o aparelho proporciona e o período de adaptação. 

O agendamento na Saúde Auditiva pode ser realizado pelo telefone (67) 3312-3697 ou diretamente na Clínica UCDB/SUS.

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES), VITÓRIA (ES)

O Centro Universitário Salesiano (UniSales) oferece o curso de extensão “Libras Básico”, que acontece entre os dias 02 de abril e 20 de junho. A capacitação tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma introdução às bases da comunicação com pessoas surdas ou com deficiência auditiva e é destinada a todos os estudantes, colaboradores e docentes da instituição, de forma presencial. A frente das aulas está a Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado do Centro Universitário Salesiano e responsável pela disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura, Professora Reginalva Silva Soares.

O Dia Nacional da Educação de Surdos é uma oportunidade para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados na busca por uma educação inclusiva e de qualidade para todos. É um momento para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura surda e reafirmar o compromisso de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de site.ucdb.brunisales.br

Mais Recentes

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

“Caminho com Dom Bosco” reúne 21 jovens em discernimento vocacional no carisma salesiano

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, 21 jovens do ensino médio, com sementes vocacionais, participaram do encontro “Caminho com Dom Bosco”, projeto do Serviço de Animação Vocacional dos Salesianos, realizado em São Carlos – SP. O evento aprofundou a espiritualidade Juvenil Salesiana, sob o tema “Fazei tudo o que ele vos disser: crentes, livres para servir”, inspirado na Estreia 2026 do Reitor-Mor, com divisão em três equipes: Dom Bosco, Domingos Sávio e Artêmides Zatti. A programação incluiu missas diárias, dinâmicas de integração, esportes, provas cooperativas, visita ao zoológico de São Carlos, Cachoeira do Saltão, visita à comunidade salesiana de Piracicaba, momentos de confissões, partilhas vocacionais e a apresentação do vídeo da Estreia. O encerramento foi realizado no dia 24 de janeiro, com diário intensivo. Os 21 jovens puderam vivenciar o serviço, a oração e a fraternidade, fortalecendo o discernimento vocacional no carisma de Dom Bosco. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil