Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão
23/04/2024

Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão

Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão
Foto: Divulgação

No dia 23 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional da Educação de Surdos, uma data que destaca a luta pela inclusão e valorização da comunidade surda no país. Este dia não apenas comemora as conquistas alcançadas, mas também ressalta os desafios enfrentados e a necessidade contínua de garantir uma educação acessível e de qualidade para todos.

A data foi instituída em 2002, através da Lei Federal nº 10.436, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil. Data de 1857 a fundação da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, considerado centro de referência nacional.

A educação de surdos é um campo que requer atenção especial e políticas públicas adequadas para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos. A data destaca a necessidade de promover uma educação inclusiva, que respeite e valorize a língua e a cultura surda, proporcionando oportunidades iguais de aprendizado para todos.

Abaixo, conheça algumas ações das presenças salesianas:

 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB), CAMPO GRANDE (MS) 

Com mais de dez anos de funcionamento, a Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece atendimentos gratuitos à população nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia, Serviço Social e Nutrição.

A Clínica UCDB/SUS, oferece atendimento gratuito e especializado às pessoas portadoras de deficiência auditiva de qualquer idade (desde recém-nascidos até idosos) através do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média e Alta complexidade. Além de gratuito, o atendimento também é integral, garantindo aos deficientes auditivos avaliação otorrinolaringológica, neurológica, pediátrica, audiológica, seleção, indicação e adaptação de Aparelho Auditivo (doação do Aparelho Auditivo) e Terapia Fonoaudiológica aos pacientes adaptados. 

 

Atendimento na infância

Sabendo que a incidência da perda auditiva na população infantil tem aumentado significativamente, a UCDB, em convênio com o SUS, oferece serviços especializados direcionados aos recém-nascidos. A identificação da perda auditiva precocemente diminui as dificuldades que podem ocorrer no desenvolvimento dos aspectos psicossociais, culturais, econômicos, linguísticos, cognitivos e educacionais. 

O atendimento engloba tanto as crianças com risco de perda auditiva e também os que não apresentam risco, mas que tenham falhado no teste da orelhinha, proporcionando-lhes atendimento multidisciplinar (aconselhamento psicossocial, otorrinolaringologista, neurologista e pediatra), adaptação gratuita de aparelhos auditivos e acompanhamento do desenvolvimento auditivo. 

 

Exames

A UCDB também realiza exames auditivos chamados de PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) e Emissões Otoacústicas. São exames complementares à Audiometria Convencional, pois não dependem da resposta do paciente e podem ser realizados em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. O exame é indolor e geralmente o paciente dorme durante o tempo de execução desse processo.

 

Atendimento psicossocial

Juntamente com o atendimento clínico, a universidade também oferece atendimento psicossocial aos pacientes, realizado pela assistente social e psicóloga. O atendimento acontece no primeiro momento com entrevista social e psicológica e atendimento individual ao deficiente auditivo quando necessário. Também é realizado atendimento em grupo quando os pacientes retornam para receber o aparelho auditivo, orientando-os sobre como lidar com as dificuldades da perda auditiva, o convívio familiar e social, os benefícios que o aparelho proporciona e o período de adaptação. 

O agendamento na Saúde Auditiva pode ser realizado pelo telefone (67) 3312-3697 ou diretamente na Clínica UCDB/SUS.

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES), VITÓRIA (ES)

O Centro Universitário Salesiano (UniSales) oferece o curso de extensão “Libras Básico”, que acontece entre os dias 02 de abril e 20 de junho. A capacitação tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma introdução às bases da comunicação com pessoas surdas ou com deficiência auditiva e é destinada a todos os estudantes, colaboradores e docentes da instituição, de forma presencial. A frente das aulas está a Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado do Centro Universitário Salesiano e responsável pela disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura, Professora Reginalva Silva Soares.

O Dia Nacional da Educação de Surdos é uma oportunidade para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados na busca por uma educação inclusiva e de qualidade para todos. É um momento para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura surda e reafirmar o compromisso de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de site.ucdb.brunisales.br

Mais Recentes

Celebração do 4º Domingo do Advento

Neste domingo, 22 de dezembro de 2024, celebramos o 4º Domingo do Advento, marcado pela proximidade do Natal e pela meditação do amor de Deus manifestado no mistério da Encarnação. Este último domingo antes do Natal convida os cristãos a refletirem sobre o papel de Maria na história da salvação, como aquela que disse "sim" ao plano de Deus, tornando-se a Mãe do Salvador. A liturgia nos apresenta o evangelho da Anunciação, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a mãe de Jesus. Este momento reflete a fé, a confiança e a total entrega de Maria à vontade divina, sendo um modelo para todos os cristãos. O 4º Domingo do Advento nos chama a intensificar a preparação espiritual para acolher o Menino Jesus com o coração cheio de amor, esperança e gratidão. Que esta semana final de Advento seja uma oportunidade para renovar nossa fé e preparar a "manjedoura" do nosso coração para receber Cristo no Natal. "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel, que significa Deus conosco." (Mt 1, 23).   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil