Dia Nacional do Sistema Braille
08/04/2024

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Nacional do Sistema Braille
Fotos: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

No dia 8 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Sistema Braille, uma data que marca não apenas a invenção de um sistema de leitura e escrita fundamental para pessoas cegas, mas também ressalta a importância da acessibilidade e inclusão para todos. O Sistema Braille é uma ferramenta vital que permite às pessoas cegas, ou com baixa visão, acesso à informação e autonomia.

A escolha do dia 8 de abril para celebrar o Dia Nacional do Sistema Braille é uma homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do país. Álvares de Azevedo foi o responsável pela fundação do primeiro instituto de educação para cegos no Brasil, o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, em 1854. Sua dedicação e trabalho incansável foram fundamentais para a disseminação do Sistema Braille no país.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual, sendo que aproximadamente 500 mil são totalmente cegos. Destes, muitos utilizam o Sistema Braille como principal meio de leitura e escrita.

Confira algumas curiosidades sobre o Sistema Braille:

- O Sistema Braille foi inventado pelo francês Louis Braille em 1824, quando ele tinha apenas 15 anos de idade. Braille ficou cego após um acidente na infância e desenvolveu o sistema baseado em um método tátil de pontos em relevo;

- O Sistema Braille é universal e pode ser adaptado para diversos idiomas, proporcionando acesso à informação em diferentes partes do mundo;

- Atualmente, o Sistema Braille não se restringe apenas a livros e documentos. Ele também é utilizado em dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, através de displays táteis.

 

COLÉGIO SANTA INÊS, SÃO PAULO (SP)

Como parte dos projetos de Linguagens e Códigos, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), mergulharam no universo das pessoas cegas e descobriram o Sistema Braille. Aliando teoria e prática, os estudantes transformaram mensagens positivas para o Sistema Braille e experienciaram as dificuldades encontradas por quem possui tal condição, promovendo assim o conhecimento e a inclusão.

   

 

INSTITUTO SÃO JOSÉ, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

A ideia surgiu a partir do livro Ampliando Rotas, com os alunos do 2º ano. Com a proposta de construir um livro acessível, foi desenvolvida a hipótese de se trabalhar com uma história em braille. As ideias foram surgindo diariamente, cada vez mais alunos e professores envolvidos e os estudantes sugeriram um livro acessível com Cantigas de Rodas. Para a ação, foi convidada a profissional Goretti, que é cega, para palestrar aos alunos e ajudá-los a escrever o livro em braille.

A elaboração de um livro digital acessível para crianças cegas foi um desafio conquistado, demonstrando o protagonismo dos alunos desde a escolha do tema, criação das narrativas e ilustrações, bem como construção da escrita em braille.

   

 

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E O CENTRO DE REABILITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES CEGAS

No Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas, localizado na cidade de Samphran, na Tailândia, as Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) desempenham um trabalho exemplar na promoção da educação e inclusão de pessoas cegas.

O Centro oferece uma ampla gama de formações, incluindo treinamento em massoterapia e outras habilidades profissionais, proporcionando às alunas cegas as ferramentas necessárias para uma vida independente e produtiva.

Atualmente na instituição 54 indivíduos participam ativamente das atividades do Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas: 22 massoterapeutas mulheres, 15 alunas cegas e 17 professoras e colaboradores (dessas, 4 possuem visão normal).

Após concluírem sua formação no Centro, as pessoas cegas têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como massoterapeutas ou em outras áreas de acordo com suas habilidades e interesses.

As irmãs FMA, dedicadas integralmente ao projeto, acompanham de perto o desenvolvimento das jovens, promovendo não apenas a educação, mas também o crescimento pessoal e a integração social. Além disso, muitas delas constituem família, demonstrando que a educação e o apoio oferecidos pelo Centro são fundamentais para a construção de um futuro promissor.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações cedidas pelas Irmã Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil