08/04/2024

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Nacional do Sistema Braille
Fotos: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

No dia 8 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Sistema Braille, uma data que marca não apenas a invenção de um sistema de leitura e escrita fundamental para pessoas cegas, mas também ressalta a importância da acessibilidade e inclusão para todos. O Sistema Braille é uma ferramenta vital que permite às pessoas cegas, ou com baixa visão, acesso à informação e autonomia.

A escolha do dia 8 de abril para celebrar o Dia Nacional do Sistema Braille é uma homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do país. Álvares de Azevedo foi o responsável pela fundação do primeiro instituto de educação para cegos no Brasil, o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, em 1854. Sua dedicação e trabalho incansável foram fundamentais para a disseminação do Sistema Braille no país.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual, sendo que aproximadamente 500 mil são totalmente cegos. Destes, muitos utilizam o Sistema Braille como principal meio de leitura e escrita.

Confira algumas curiosidades sobre o Sistema Braille:

- O Sistema Braille foi inventado pelo francês Louis Braille em 1824, quando ele tinha apenas 15 anos de idade. Braille ficou cego após um acidente na infância e desenvolveu o sistema baseado em um método tátil de pontos em relevo;

- O Sistema Braille é universal e pode ser adaptado para diversos idiomas, proporcionando acesso à informação em diferentes partes do mundo;

- Atualmente, o Sistema Braille não se restringe apenas a livros e documentos. Ele também é utilizado em dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, através de displays táteis.

 

COLÉGIO SANTA INÊS, SÃO PAULO (SP)

Como parte dos projetos de Linguagens e Códigos, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), mergulharam no universo das pessoas cegas e descobriram o Sistema Braille. Aliando teoria e prática, os estudantes transformaram mensagens positivas para o Sistema Braille e experienciaram as dificuldades encontradas por quem possui tal condição, promovendo assim o conhecimento e a inclusão.

   

 

INSTITUTO SÃO JOSÉ, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

A ideia surgiu a partir do livro Ampliando Rotas, com os alunos do 2º ano. Com a proposta de construir um livro acessível, foi desenvolvida a hipótese de se trabalhar com uma história em braille. As ideias foram surgindo diariamente, cada vez mais alunos e professores envolvidos e os estudantes sugeriram um livro acessível com Cantigas de Rodas. Para a ação, foi convidada a profissional Goretti, que é cega, para palestrar aos alunos e ajudá-los a escrever o livro em braille.

A elaboração de um livro digital acessível para crianças cegas foi um desafio conquistado, demonstrando o protagonismo dos alunos desde a escolha do tema, criação das narrativas e ilustrações, bem como construção da escrita em braille.

   

 

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E O CENTRO DE REABILITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES CEGAS

No Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas, localizado na cidade de Samphran, na Tailândia, as Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) desempenham um trabalho exemplar na promoção da educação e inclusão de pessoas cegas.

O Centro oferece uma ampla gama de formações, incluindo treinamento em massoterapia e outras habilidades profissionais, proporcionando às alunas cegas as ferramentas necessárias para uma vida independente e produtiva.

Atualmente na instituição 54 indivíduos participam ativamente das atividades do Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas: 22 massoterapeutas mulheres, 15 alunas cegas e 17 professoras e colaboradores (dessas, 4 possuem visão normal).

Após concluírem sua formação no Centro, as pessoas cegas têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como massoterapeutas ou em outras áreas de acordo com suas habilidades e interesses.

As irmãs FMA, dedicadas integralmente ao projeto, acompanham de perto o desenvolvimento das jovens, promovendo não apenas a educação, mas também o crescimento pessoal e a integração social. Além disso, muitas delas constituem família, demonstrando que a educação e o apoio oferecidos pelo Centro são fundamentais para a construção de um futuro promissor.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações cedidas pelas Irmã Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

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Dia da Consciência Negra: construindo o futuro que promove uma educação antirracista

O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro, é mais do que uma data comemorativa. É um convite à reflexão sobre as lutas, as conquistas e o papel da população negra na construção da sociedade brasileira. Instituído em memória da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, a data nos relembra a resistência contra a opressão e o racismo, e a necessidade de promover a igualdade racial em todas as esferas. A celebração deste dia tem como objetivo reconhecer a importância histórica e cultural da população negra, que enfrentou séculos de escravidão e, até hoje, busca superar as desigualdades sociais. Mais do que uma homenagem, é um chamado à conscientização sobre os impactos do racismo estrutural e à valorização da diversidade étnico-cultural do Brasil. O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para que todos revisitem suas próprias atitudes e se comprometam a construir uma sociedade mais justa. A promoção da equidade racial começa em pequenos gestos: na valorização das diferenças, no combate ao racismo diário e na inclusão ativa de todas as vozes na construção do futuro. O ex-aluno salesiano que marcou a história das artes no Brasil - Sebastião Bernardes de Souza, conhecido como Grande Otelo, foi um dos maiores nomes do cinema e da televisão brasileira no século XX. O que poucos sabem é que ele iniciou sua trajetória no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, onde estudou até o 3º ano do ginásio (equivalente ao 8º ano do Ensino Fundamental). Durante esse período, Grande Otelo foi coroinha e ajudava nas missas, já demonstrando o talento e o carisma que o tornaria um ícone nacional.   No Liceu, ele teve contato com a rica formação salesiana, que incluía artes dramáticas, música e outras expressões culturais, plantando as sementes para sua brilhante carreira artística. Mais tarde, seu legado foi imortalizado com a renomeação do teatro da escola como Teatro Grande Otelo, um reconhecimento à sua contribuição inestimável para as artes e à valorização da educação como ferramenta de transformação.   Saiba mais sobre sua história no Boletim Salesiano. Educação e Transformação Social -  A educação tem um papel central na luta pela igualdade racial. Na tradição salesiana, que busca formar cidadãos éticos e conscientes, o Dia da Consciência Negra tem sido uma oportunidade para promover valores como justiça, respeito e inclusão. Escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil realizam atividades que destacam a história e a cultura afrodescendente, como debates, apresentações culturais, oficinas de arte, música e dança afro-brasileiras, além de discussões sobre a representatividade e os desafios enfrentados pela população negra. Conheça abaixo algumas destas iniciativas: Colégio Salesiano Dom Bosco em Americana (SP) - Com o objetivo de combater o racismo estrutural e promover uma sociedade mais inclusiva, o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Americana (SP), desenvolve projetos educativos que destacam a importância da consciência racial. Uma das iniciativas recentes foi a palestra "Dia 20/11 não tem aula? Por quê?", que buscou despertar nos alunos a compreensão do significado histórico do Dia da Consciência Negra. A ação incluiu reflexões sobre Zumbi dos Palmares e o Quilombo dos Palmares, conectando a história afro-brasileira ao dia a dia escolar. Saiba mais aqui. Colégio Salesiano de Aracaju (SE) - O evento que contou com apresentações artísticas, exposição de trabalhos pedagógicos, roda de capoeira e coral promoveu sua Mostra Cultural destacando a riqueza da cultura afro-brasileira. A mostra, integrada ao currículo escolar, reforçou o papel da educação na valorização das contribuições da população negra ao longo da história, alinhando-se às demandas do ENEM e à formação cidadã dos estudantes. Segundo a professora Dyana Cecília, a atividade “enriquece o repertório dos alunos, preparando-os academicamente e socialmente”. A iniciativa reflete o compromisso salesiano com a igualdade e o respeito à diversidade cultural. Saiba mais aqui.  Que este 20 de novembro seja um marco de celebração da cultura afro-brasileira, mas, acima de tudo, um chamado para que cada um de nós faça sua parte na construção de um Brasil verdadeiramente igualitário.   Se você é responsável por uma de nossas presenças salesianas e quer nos enviar a iniciativa que aconteceu por aí, entre em contato conosco pelo Whatsapp no https://wa.me/5561999806097.

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