08/04/2024

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Nacional do Sistema Braille
Fotos: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

No dia 8 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Sistema Braille, uma data que marca não apenas a invenção de um sistema de leitura e escrita fundamental para pessoas cegas, mas também ressalta a importância da acessibilidade e inclusão para todos. O Sistema Braille é uma ferramenta vital que permite às pessoas cegas, ou com baixa visão, acesso à informação e autonomia.

A escolha do dia 8 de abril para celebrar o Dia Nacional do Sistema Braille é uma homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do país. Álvares de Azevedo foi o responsável pela fundação do primeiro instituto de educação para cegos no Brasil, o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, em 1854. Sua dedicação e trabalho incansável foram fundamentais para a disseminação do Sistema Braille no país.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual, sendo que aproximadamente 500 mil são totalmente cegos. Destes, muitos utilizam o Sistema Braille como principal meio de leitura e escrita.

Confira algumas curiosidades sobre o Sistema Braille:

- O Sistema Braille foi inventado pelo francês Louis Braille em 1824, quando ele tinha apenas 15 anos de idade. Braille ficou cego após um acidente na infância e desenvolveu o sistema baseado em um método tátil de pontos em relevo;

- O Sistema Braille é universal e pode ser adaptado para diversos idiomas, proporcionando acesso à informação em diferentes partes do mundo;

- Atualmente, o Sistema Braille não se restringe apenas a livros e documentos. Ele também é utilizado em dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, através de displays táteis.

 

COLÉGIO SANTA INÊS, SÃO PAULO (SP)

Como parte dos projetos de Linguagens e Códigos, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), mergulharam no universo das pessoas cegas e descobriram o Sistema Braille. Aliando teoria e prática, os estudantes transformaram mensagens positivas para o Sistema Braille e experienciaram as dificuldades encontradas por quem possui tal condição, promovendo assim o conhecimento e a inclusão.

   

 

INSTITUTO SÃO JOSÉ, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

A ideia surgiu a partir do livro Ampliando Rotas, com os alunos do 2º ano. Com a proposta de construir um livro acessível, foi desenvolvida a hipótese de se trabalhar com uma história em braille. As ideias foram surgindo diariamente, cada vez mais alunos e professores envolvidos e os estudantes sugeriram um livro acessível com Cantigas de Rodas. Para a ação, foi convidada a profissional Goretti, que é cega, para palestrar aos alunos e ajudá-los a escrever o livro em braille.

A elaboração de um livro digital acessível para crianças cegas foi um desafio conquistado, demonstrando o protagonismo dos alunos desde a escolha do tema, criação das narrativas e ilustrações, bem como construção da escrita em braille.

   

 

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E O CENTRO DE REABILITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES CEGAS

No Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas, localizado na cidade de Samphran, na Tailândia, as Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) desempenham um trabalho exemplar na promoção da educação e inclusão de pessoas cegas.

O Centro oferece uma ampla gama de formações, incluindo treinamento em massoterapia e outras habilidades profissionais, proporcionando às alunas cegas as ferramentas necessárias para uma vida independente e produtiva.

Atualmente na instituição 54 indivíduos participam ativamente das atividades do Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas: 22 massoterapeutas mulheres, 15 alunas cegas e 17 professoras e colaboradores (dessas, 4 possuem visão normal).

Após concluírem sua formação no Centro, as pessoas cegas têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como massoterapeutas ou em outras áreas de acordo com suas habilidades e interesses.

As irmãs FMA, dedicadas integralmente ao projeto, acompanham de perto o desenvolvimento das jovens, promovendo não apenas a educação, mas também o crescimento pessoal e a integração social. Além disso, muitas delas constituem família, demonstrando que a educação e o apoio oferecidos pelo Centro são fundamentais para a construção de um futuro promissor.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações cedidas pelas Irmã Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

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Agosto é um mês especial para a Igreja Católica no Brasil, pois é dedicado à celebração das vocações em suas diversas formas, incluindo a vocação para a Vida Consagrada. Este chamado, que ecoa no coração de muitos homens e mulheres ao longo dos séculos, é um compromisso profundo de se entregar a Deus, dedicando-se inteiramente ao serviço da Igreja e da sociedade. A vocação para a Vida Consagrada é um dom que não apenas fortalece a missão da Igreja, mas também oferece um testemunho vivo de fé, amor e esperança. Consagrados e consagradas assumem votos de pobreza, castidade e obediência, vivendo em comunidades religiosas ou seculares, e desempenhando papéis essenciais nas mais diversas áreas como educação, saúde, pastoral e obras sociais.  A missão desempenhada pela Rede Salesiana Brasil também conta com a dedicação diária de inúmeros irmãos e irmãs salesianas. 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Lançamento do Portal Vocacional Salesiano reúne inspiração, missão e acolhimento em nova plataforma unificada

Com o coração pleno de expectativa e entusiasmo, a Rede Salesiana Brasil (RSB) anuncia o lançamento do Portal Vocacional Salesiano, um novo espaço online que centraliza e valoriza os caminhos vocacionais de todas as dez inspetorias salesianas, femininas (FMA) e masculinas (SDB), do Brasil. A iniciativa nasce com o desejo de facilitar o discernimento vocacional, oferecendo recursos formativos, testemunhos e acompanhamento espiritual à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Um portal que conecta, inspira e orienta Cada inspetoria agora conta com seu próprio site dentro do portal, onde jovens encontram informações adaptadas ao seu contexto local, mas alinhadas à missão e espiritualidade comuns. Como exemplo, podemos destacar: No site das FMA, a jovem é convidada a refletir: “E se Deus me chama para ser uma Filha de Maria Auxiliadora?” A página apresenta etapas formativas como Conviviência Vocacional, Aspirantado, Postulado, Noviciado, Juniorato e Formação Permanente, todas guiadas pelo carisma educativo, acolhedor e espiritual herdado de Madre Mazzarello e Dom Bosco. Já no site dos SDB, o visitante encontra uma recepção acolhedora com o convite: “E se Deus me chama para ser Salesiano?” A plataforma apresenta o Itinerário “Evangelho e Vida”, um percurso de dez encontros com acompanhamento salesiano, além das etapas formativas que incluem Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado, Pós-noviciado e Tirocínio. Caminhos que inspiram: formação, missão e pertença O Portal Vocacional Salesiano é muito mais do que um site institucional. É um convite vibrante à comunidade juvenil, de diferentes regiões e formações, para que descubra seu lugar na Igreja e na vida consagrada. Ele convida à partilha comunitária, à reflexão e ao compromisso mais profundo com a missão salesiana. Como acessar O portal já está no ar: https://vocacaosalesiana.org.br/

Viva São João Bosco!

Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, cuja memória é celebrada em 16 de agosto, foi proclamado o Pai e Mestre da Juventude São João Bosco foi um homem à frente de seu tempo. No final do século 19, enxergou toda a potencialidade da juventude e passou a incentivá-la no caminho do bem. Dom Bosco dedicou “até o seu último suspiro” à educação e à evangelização dos jovens, especialmente os mais carentes. Infância de Dom Bosco João Belchior Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, uma região rural na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo e foi educado pela mãe, Margarida Occhiena, na fé e na prática da mensagem evangélica. Com apenas nove anos, João Bosco teve o primeiro de seus sonhos proféticos e intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude. Ainda garoto, começou a entreter os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração e instrução religiosa. A família enfrentou muitos problemas financeiros, mas ele conseguiu dar continuidade aos estudos para se tornar sacerdote. Foi ordenado em 1841, e escolheu como lema: “Da mihi animas cetera tolle” (Gn 14,2 1), que poderia ser traduzido como “Dai-me almas e ficai com o resto”. Dom Bosco e o Sistema Preventivo Iniciou o trabalho junto aos jovens mais pobres com o Oratório, obra que se tornaria um símbolo da educação salesiana. Organizou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra italiana que significa “amor educativo”. Não se cansava de pedir aos professores e mestres que tivessem paciência, confiança na juventude, carinho acima de tudo. O Sistema Preventivo de Dom Bosco afirmava que era melhor educar do que reprimir e depositava toda confiança na capacidade e no “bem” existente em cada jovem. Com a criação do Oratório e a conformação do Sistema Preventivo, ele possibilitou a crianças e jovens pobres e desassistidos daquela época a formação evangélica, a aprendizagem profissional, a educação para a cultura e um ambiente familiar e alegre, no qual podiam brincar e criar. Dom Bosco e a Família Salesiana Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores de sua obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), em 1859. Junto com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em 1872. E, com os leigos, homens e mulheres, criou em 1876 os Cooperadores Salesianos, para ajudar e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas formas de apostolado na Igreja. Também se originou de Dom Bosco a Associação de Maria Auxiliadora – criada, em 1869, “para promover a veneração do Santíssimo Sacramento e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos”. Paralelamente a esses grupos começaram a surgir os primeiros ex-alunos de Dom Bosco, a princípio alguns antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália) que, em 1870, se apresentaram a Dom Bosco para manifestar-lhe gratidão. Ao longo da história, a Família Salesiana ganhou novos grupos, ampliando o número de pessoas que, inspiradas pelo projeto apostólico de Dom Bosco, trabalham em favor da educação, evangelização e salvação da juventude. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888 e seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934. No centenário de sua morte, o Papa João Paulo II o declarou Pai e Mestre da Juventude. Escrito por Boletim Salesiano, com informações sdb.org

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