08/04/2024

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Nacional do Sistema Braille
Fotos: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

No dia 8 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Sistema Braille, uma data que marca não apenas a invenção de um sistema de leitura e escrita fundamental para pessoas cegas, mas também ressalta a importância da acessibilidade e inclusão para todos. O Sistema Braille é uma ferramenta vital que permite às pessoas cegas, ou com baixa visão, acesso à informação e autonomia.

A escolha do dia 8 de abril para celebrar o Dia Nacional do Sistema Braille é uma homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do país. Álvares de Azevedo foi o responsável pela fundação do primeiro instituto de educação para cegos no Brasil, o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, em 1854. Sua dedicação e trabalho incansável foram fundamentais para a disseminação do Sistema Braille no país.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual, sendo que aproximadamente 500 mil são totalmente cegos. Destes, muitos utilizam o Sistema Braille como principal meio de leitura e escrita.

Confira algumas curiosidades sobre o Sistema Braille:

- O Sistema Braille foi inventado pelo francês Louis Braille em 1824, quando ele tinha apenas 15 anos de idade. Braille ficou cego após um acidente na infância e desenvolveu o sistema baseado em um método tátil de pontos em relevo;

- O Sistema Braille é universal e pode ser adaptado para diversos idiomas, proporcionando acesso à informação em diferentes partes do mundo;

- Atualmente, o Sistema Braille não se restringe apenas a livros e documentos. Ele também é utilizado em dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, através de displays táteis.

 

COLÉGIO SANTA INÊS, SÃO PAULO (SP)

Como parte dos projetos de Linguagens e Códigos, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), mergulharam no universo das pessoas cegas e descobriram o Sistema Braille. Aliando teoria e prática, os estudantes transformaram mensagens positivas para o Sistema Braille e experienciaram as dificuldades encontradas por quem possui tal condição, promovendo assim o conhecimento e a inclusão.

   

 

INSTITUTO SÃO JOSÉ, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

A ideia surgiu a partir do livro Ampliando Rotas, com os alunos do 2º ano. Com a proposta de construir um livro acessível, foi desenvolvida a hipótese de se trabalhar com uma história em braille. As ideias foram surgindo diariamente, cada vez mais alunos e professores envolvidos e os estudantes sugeriram um livro acessível com Cantigas de Rodas. Para a ação, foi convidada a profissional Goretti, que é cega, para palestrar aos alunos e ajudá-los a escrever o livro em braille.

A elaboração de um livro digital acessível para crianças cegas foi um desafio conquistado, demonstrando o protagonismo dos alunos desde a escolha do tema, criação das narrativas e ilustrações, bem como construção da escrita em braille.

   

 

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E O CENTRO DE REABILITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES CEGAS

No Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas, localizado na cidade de Samphran, na Tailândia, as Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) desempenham um trabalho exemplar na promoção da educação e inclusão de pessoas cegas.

O Centro oferece uma ampla gama de formações, incluindo treinamento em massoterapia e outras habilidades profissionais, proporcionando às alunas cegas as ferramentas necessárias para uma vida independente e produtiva.

Atualmente na instituição 54 indivíduos participam ativamente das atividades do Centro de Reabilitação e Formação Profissional para Mulheres Cegas: 22 massoterapeutas mulheres, 15 alunas cegas e 17 professoras e colaboradores (dessas, 4 possuem visão normal).

Após concluírem sua formação no Centro, as pessoas cegas têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como massoterapeutas ou em outras áreas de acordo com suas habilidades e interesses.

As irmãs FMA, dedicadas integralmente ao projeto, acompanham de perto o desenvolvimento das jovens, promovendo não apenas a educação, mas também o crescimento pessoal e a integração social. Além disso, muitas delas constituem família, demonstrando que a educação e o apoio oferecidos pelo Centro são fundamentais para a construção de um futuro promissor.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações cedidas pelas Irmã Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora da Tailândia

Mais Recentes

ENAS 2025: Inicia hoje o evento que celebra os 10 anos da Ação Social em Rede da RSB

Na tarde do dia 30 de junho, teve início o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS 2025), em Aparecida (SP), marcando uma celebração especial: os 10 anos de trajetória da Ação Social em Rede da Rede Salesiana Brasil (RSB). A abertura do evento, realizada na Arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, reuniu os Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida, Pe. Sérgio Baldin e os Inspetores Referentes da Ação Social, Ir. Maria Américo Rolim e Pe. Felipe Bauzière, que acolheram com alegria os participantes vindos de todo o país. O encontro contou com um momento de confraternização e partilha durante o coffee break, promovendo a comunhão e a proximidade entre os representantes das presenças salesianas. A partir das 16h30, foi realizado o painel "RSB Ação Social: 10 anos de caminhada!", conduzido por Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin e Pe. Agnaldo Soares. O momento permitiu uma rica reflexão sobre a história, os aprendizados e os frutos desse projeto que se tornou um verdadeiro instrumento de transformação social, promovendo a vida e a dignidade de milhares de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A atividade contou também com espaço para perguntas e ressonâncias dos participantes, incentivando o protagonismo e o olhar coletivo sobre os desafios e avanços da atuação social salesiana. Ir. Maria Américo Rolim destacou a importância desse caminho trilhado: “Nestes 10 anos da RSB para a Ação Social, na trajetória de um sonho comum, eis um projeto gerador de vida e de esperança.” Para Ir. Silvia Aparecida da Silva, a caminhada revela a força da missão compartilhada: “Consolidar a Rede é tornar concreto o sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, que acreditaram na força da comunidade educativa e pastoral como resposta aos clamores da juventude.” Pe. Sérgio Baldin, por sua vez, reforçou o compromisso coletivo com a transformação social:  “A união e o protagonismo da comunidade salesiana podem transformar o Brasil e a vida das crianças, adolescentes, jovens e de suas famílias.” E, nas palavras de Pe. Agnaldo Soares, a essência da missão se traduz em serviço: “Acreditar na força da união para um testemunho na lógica do amor e do serviço, como caminho para transformar vidas, fortalecer a esperança e promover uma sociedade à luz do Evangelho.” O primeiro dia do Enas 2025 foi encerrado com a Celebração Eucarística, momento de profunda espiritualidade, agradecimento e renovação do compromisso com a missão salesiana. A celebração dos 10 anos da Ação Social em Rede é mais do que uma data comemorativa: é a confirmação de um projeto vivo, que pulsa no coração de cada presença salesiana e segue gerando frutos de esperança e transformação. Acesse as fotos deste primeiro dia abaixo: Angélica Novais da Comunicação da RSB

Dia do Papa e dos Santos Pedro e Paulo

Anualmente as celebrações do Dia do Papa unem fé e tradição em honra a São Pedro e São Paulo

Festa da Gratidão 2025 ao XI Sucessor de Dom Bosco

Alegria, calor, familiaridade, gratidão e, naturalmente, espiritualidade: todos os ingredientes típicos dos encontros salesianos estavam bem presentes na Festa da Gratidão ao Reitor-Mor, feita na quinta-feira, 26 de junho de 2025, no belo cenário natural do pôr do sol da Comunidade de São Calisto. Para a ocasião, todos os salesianos das comunidades diretamente dependentes do Reitor-Mor, situadas em Roma e arredores, ali se reuniram para homenagear o XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard, e junto com ele também aos Coirmãos variadamente jubilares. O dia festivo para o Reitor-Mor já havia começado pela manhã, com a presidência na Concelebração Eucarística na Sede Central, no ‘Sacro Cuore’. No fim da tarde a Festa se reacendeu em São Calisto, com a saudação e as boas-vindas a todos os presentes, pelo Diretor da Comunidade ‘Sagrado Coração’, de Roma, P. Francesco Marcoccio, seguida pela oração comunitária das Primeiras Vésperas do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo P. Attard. A projeção do vídeo de felicitações ao Reitor-Mor, produzido pela ANS, foi mais que comovente: salesianos e FS de todo o mundo (sacerdotes, coadjutores, jovens, idosos, além de muitos jovens em várias línguas, de mais de 130 nações...), manifestaram a sua gratidão e proximidade ao XI Sucessor de Dom Bosco, com sorrisos, palavras e corações... O salesiano coadjutor Sr. Paolo Evelli, da Comunidade de São Calisto, introduziu o momento seguinte, entregando o presente dos Salesianos ao Reitor-Mor: a Cruz do Jubileu das Catacumbas, encomendada pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, por ocasião do Jubileu de 2025, para destacar a memória dos Mártires como testemunhas da Esperança. "Esta Cruz retoma as representações da Ressurreição que podem ser encontradas em certos sarcófagos conhecidos especificamente como da ‘Anástasis’ (Ressurreição)”, explica Evelli – . No meio dos sarcófagos, há uma cruz em cujo centro se insere uma coroa de louros com o monograma cristológico, ou constantiniano, inscrito, formado pelas duas primeiras letras gregas da palavra Christos, o X (qui) e o P (ro). Abaixo, estão representados os dois soldados que velam diante do túmulo de Cristo: esta é a primeira representação, em chave simbólica, da Ressurreição, da vitória de Cristo sobre a morte". Na base da Cruz do Jubileu, além dos dois soldados, há duas pombas, que simbolizam os fiéis em adoração a Cristo Ressuscitado, e as palavras PCAS (Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra) e IUB. MMXXV (Jubileu (do Ano do Senhor) de 2025). "Caríssimo P. Fábio, que esta seja a Cruz, não do Cristo Crucificado, mas do Cristo Ressuscitado, à qual podemos nos apegar nos momentos de desânimo!", concluiu o Sr. Evelli. A cruz foi, então, entregue simbolicamente ao Reitor-Mor pelo P. Stefano Martoglio, seu Vigário, acompanhada de outras palavras de sincero afeto e gratidão por sua presença paterna: “Reconhecemos no senhor um verdadeiro dom de Deus e uma paternidade autêntica (....). Apreciamos sua presença e, acima de tudo, agradecemos a Deus por tudo o que Ele está realizando por seu intermédio”, disse o P. Martoglio. O momento de celebração continuou com a exibição de mais um vídeo, desta vez em homenagem a salesianos das comunidades reunidas que celebram neste ano importantes aniversários de profissão ou ordenação: 65° de Profissão Religiosa –     Sr. Narciso Chiarello –     P. Mario Maritano (ausente) 50° de Profissão Religiosa –     P. Pier Fausto Frisoli 25° de Profissão Religiosa –     P. Martin Nguyen Dai Loc 50° de Ordenação Sacerdotal –     P. José Antenor Velho 25° de Ordenação Sacerdotal –     P. Francisco Cervantes Huitron (ausente) –     P. Jose Lorbeth Vivo Após o emocionante vídeo, cada um deles recebeu, das mãos do Neorreitor-Mor, um pequeno e simbólico mimo. A primeira parte da noite foi encerrada com uma mensagem do Diretor de São Calisto, P. Saimy Ezhanikatt, acompanhada pela música ‘Cor Iesu Sacratassimum’, entoada por todos os salesianos presentes em preparação à Solenidade do dia seguinte. O dia se encerrou com uma típica noite de fraternidade salesiana, na qual o ágape compartilhado foi enriquecido por apresentações de canto de todas as Comunidades representadas: Roma-Sagrado Coração; São Calisto; Vaticano; Castel Gandolfo; e encerrado pela boa-noite do P. Fábio: “Devo dizer que, desde o primeiro momento da minha eleição, quando cheguei a Turim, logo senti o carinho e a empatia dos meus Coirmãos do Capítulo Geral. Devo também dizer que estou percebendo com grande prazer um profundo senso de comunidade e comunhão no Conselho Geral. Sinto-me acompanhado, apoiado e querido. E isso é fundamental” - disse o Reitor-Mor - . Esta noite, não tenho mais nada a fazer senão dizer: ‘Muitíssimo obrigado!’. Mas acrescento uma coisa: lembrem-se de mim e lembrem-se de nós na oração, por todos os desafios que deveremos enfrentar!". E finalizou citando Dom Bosco: "O futuro da Congregação será grande, enquanto formos fiéis às nossas Constituições”. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil