Nesta quarta-feira (06/08), a cidade de Aparecida/SP acolheu os participantes do III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC), marcando o início de uma jornada formativa e fraterna com o tema “Comunicação Salesiana e Tecnologias Emergentes”.
Após a chegada e o almoço de recepção no Hotel Rainha do Brasil, os participantes seguiram para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde foram calorosamente acolhidos pelos Diretores Executivos da RSB, Inspetores Referentes da Comunicação e colaboradores do escritório nacional: Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Ir. Maria Carmelita Conceição, Pe. Francisco Inácio Vieira Junior e Maria Dantas, Coordenadora Executiva e Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB.
A solenidade de abertura ressaltou a importância do ENAC como espaço de comunhão, escuta e fortalecimento da missão educativa e evangelizadora da comunicação na Rede Salesiana Brasil. Em seguida, o Pe. Pedro André conduziu a conferência “Comunicação como dimensão carismática: perfil do comunicador salesiano”, despertando nos participantes a consciência de que comunicar é também um ato pastoral e vocacional, inspirado pelo carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
A partir do sonho dos nove anos de Dom Bosco, Pe. Pedro André lembrou que “o carisma salesiano nasce da escuta de uma mensagem que precisa ser compreendida e comunicada com o coração”. Para ele, esse sonho é o arquétipo da vocação comunicadora dos educadores dos jovens: “É ali que se inicia um caminho de escuta, interpretação, testemunho e anúncio”, afirmou.
Após um momento de confraternização no coffee break, a tarde prosseguiu com atividades em grupo, que aprofundaram a reflexão e permitiram o compartilhamento de experiências entre os comunicadores das diversas regiões do país.
Durante a apresentação, Pe. Pedro destacou, ainda, que a comunicação não é um apêndice da missão salesiana, mas uma de suas dimensões constitutivas. “Dom Bosco criou um verdadeiro ecossistema comunicativo ao viver e partilhar seu sonho”, disse Pe. Pedro. Madre Mazzarello, por sua vez, expressava esse mesmo espírito comunicativo por meio da acolhida afetuosa e de cartas cheias de ternura e presença.
A apresentação encerrou com uma dinâmica em grupo, propondo que cada participante refletisse sobre os valores (coração), as habilidades (mente) e as ações concretas (mãos) que deseja cultivar como comunicador salesiano. Como compromisso final, os participantes foram convidados a assumir uma ação pessoal para melhorar sua forma de comunicar a partir daquele momento.
“Ser comunicador salesiano não é apenas saber usar bem os meios. É ser presença viva, escuta verdadeira e voz profética entre os jovens”, concluiu Pe. Pedro.
O dia foi encerrado com a tradicional “Boa Noite Salesiana”, conduzida pela Ir. Luzinete Rego Freitas e pelo Pe. Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão), em um momento de espiritualidade e gratidão pelo início promissor do encontro.
O ENAC 2025 segue até sábado, reunindo comunicadores e coordenadores inspetoriais para dialogar sobre os desafios, as inovações e a missão de comunicar com alma, criatividade e fidelidade ao carisma salesiano.
Acesse as fotos deste primeiro dia abaixo:
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil