21/03/2024

Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade

Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade
Fotos: Arquivos pessoais das famílias participantes

Anualmente, o dia 21 de março celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011, com efeito a partir de 2012, visando promover a compreensão, a aceitação e a inclusão da pessoa portadora da síndrome em todas as esferas da sociedade.

A informação é sempre uma grande aliada no fortalecimento da inclusão social. Assim, é importante salientar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética, e a escolha da data para sua celebração (21/03) está diretamente ligada às características peculiares desta condição, uma vez que a síndrome se dá pela triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, por isso a celebração no 21º dia do 3º mês do ano.

Sempre atuante na linha de frente para a formação integral das juventudes, as escolas da Rede Salesiana Brasil promovem uma educação que considera cada indivíduo a partir de suas singularidades, levando em conta suas necessidades, aspirações e apoiando a concretização de cada Projeto de Vida, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal, social e espiritual de cada estudante para a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”. As escolas salesianas adotam uma abordagem de acolhimento, que valoriza e respeita a diversidade em todas as suas formas. Para isso, oferecem suporte e recursos adequados para garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Nesse contexto, conheça algumas famílias que confiaram a educação de seus filhos a uma escola salesiana:

 

ESMERALDINO MONTEIRO E THAIS RENATA, PAIS DO MATHEUS ARRUDA FIGUEIREDO

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Manaus (AM)

Em Manaus (AM), o Fisioterapeuta Esmeraldino Monteiro de Figueiredo Neto e a Arquiteta Thais Renata Arruda Figueiredo escolheram o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para acolher o Matheus Arruda Figueiredo, hoje com 10 anos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. “Escolhemos a Rede Salesiana por reforçar o lado religioso, pela atenção da equipe pedagógica frente às limitações e por oferecer uma boa parte lúdica, que para ele é fundamental para o pleno desenvolvimento”, comenta Thais. “Por ele ser portador da Síndrome de Down, a escola tem uma visão mais inclusiva, lúdica e também tem a parte religiosa”, completa Esmeraldino.

Sobre o que mais gosta em uma escola salesiana, os pais de Matheus são unanimes em apontar a boa relação com os amigos e os professores. “Ele gosta de encontrar os amigos, pois se sente acolhido com carinho, se sente feliz com as atividades que envolvem ensaios para as apresentações, gosta dos encontros no pátio na hora do lanche, se sente motivado nos momentos em que a professora oferece espaço a ele, permitindo assim que ele contribua com as atividades diárias em sala (entrega das agendas, carimbo de visto nos cadernos da turma, etc.), pois ele gosta de ajudar e assim ele se sente parte daquele ambiente e espera ansioso o dia da semana pela aula de educação física na quadra”, conta Thais.

   

 

CAUÊ ZARATIN TEIXEIRA

Centro Universitário Católico Auxilium (UniSALESIANO), Araçatuba (SP) 

Após quatro anos, incluindo o período de pandemia, o jovem Cauê Zaratin Teixeira, de 24 anos, conquistou o diploma de Educação Física no Centro Universitário Católico Auxilium (UniSALESIANO), em Araçatuba (SP). “Estou animado para o que vem a seguir”, contou o jovem, que sonha em ter sua própria academia e ser personal trainer. “Quero inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.”

Em relação ao UniSALESIANO, a Neuropsicopedagoga Luciana Zaratin Teixeira, mãe de Cauê, destacou a importância da Instituição no processo de inclusão do filho: “Eu também já fui acadêmica do UniSALESIANO e sei do comprometimento dessa Instituição. Precisamos mostrar que a inclusão é possível quando se tem respeito, disponibilidade, amor, acolhimento e, acima de tudo, ética. Além de uma equipe disposta a se especializar cada vez mais, a se adaptar e se doar pelo próximo”. Luciana também conta que, desde pequeno, o filho sempre gostou de esportes e atividades físicas. “Isso fez parte da estimulação dele, que sempre teve o apoio do pai, meu marido Adilson Alves Teixeira. Quando tinha 15 anos, começou a fazer academia, tudo dentro da escola onde estudava. Por isso, acabou escolhendo o curso de Educação Física, porque queria fazer uma faculdade, igual a irmã”, disse.

Confira a matéria completa sobre a conquista do diploma do Cauê clicando aqui.

    

 

 

MARIA APARECIDA DE CARVALHO SILVA, MÃE DA MELISSA CARVALHO SILVA

Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, Recife (PE)

Em Recife (PE), Maria Aparecida de Carvalho Silva confiou a formação integral da sua filha Melissa Carvalho Silva ao Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus. Segundo a mãe, a decisão foi tomada por ter identificado na instituição “princípios morais e éticos em defesa da família”, além de ser “uma escola onde se fala e prega o amor de Deus”.

Melissa cursa hoje o 2º ano do Ensino Médio e, sobre o que ela mais gosta na instituição salesiana, sua mãe conta que é “o acolhimento por todos os envolvidos na coordenação”.

   

 

JÚLIA PATRÍCIA, MÃE DO PEDRO HENRIQUE TIBURCIO DOS SANTOS SOUZA

Colégio Auxiliadora Recife, Recife (PE)

A Professora e Psicopedagoga Júlia Patrícia Tiburcio dos Santos confiou a educação do seu filho Pedro Henrique Tiburcio dos Santos Souza ao Colégio Auxiliadora Recife, em Pernambuco. “Confiamos a educação do nosso filho à uma escola da Rede Salesiana por alguns motivos importantes para nossa família. Para nós, é fundamental que a educação do nosso filho esteja alinhada com nossos valores e crenças, e a filosofia das escolas salesianas se encaixa perfeitamente nesse aspecto. Valorizamos a abordagem integral da educação que a escola salesiana oferece, priorizando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também moral e espiritual. Acreditamos que os conceitos religiosos presentes no currículo contribuirão para a formação de um indivíduo mais consciente, empático e solidário”.

Hoje, com 14 anos, Pedro Henrique cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e sua mãe destaca que o que ele mais gosta na sua escola é “a amizade e o cuidado que os amigos têm com ele”.

  

 

RUTLENE LUCAS GUIMARÃES, MÃE DO ANDRÉ LUCAS GUIMARÃES DO NASCIMENTO LEMOS

Colégio Dom Bosco – Unidade Centro, Manaus (AM)

André Lucas Guimarães do Nascimento Lemos, de 10 anos, cursa o 3º ano do Ensino Fundamental no Colégio Dom Bosco - Unidade Centro, em Manaus (AM). Sua mãe, a Servidora Pública Rutlene Lucas Guimarães, conta que confiou a educação do André ao Colégio de Manaus “por acreditar no programa de educação integral e inclusiva da Rede Salesiana”. Rutlene também compartilha que seu filho tem grande carinho pela escola: “André é assíduo pois adora ir para a escola e conviver com os colegas e professores, mas além disso, gosta muito dos dias que tem natação e educação física. Outro momento que sempre participa e que fica muito feliz é da festa junina, porque ele adora música e dança”.

   

 

Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, as escolas salesianas do Brasil reafirmam seu compromisso com a inclusão e a diversidade, promovendo uma educação que valoriza e respeita as diferenças.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da World Down Syndrome DaySenado Federal

Mais Recentes

RSB promove Encontro Nacional de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

Na manhã do dia 9 de abril, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural, reunindo 121 participantes de diversas presenças salesianas de todo o país. O evento teve como objetivo socializar experiências bem-sucedidas, fomentar a reflexão conjunta e disseminar ideias que fortalecem e inovam a comunicação em rede. Ao longo de quase duas horas de encontro, foram apresentadas três iniciativas inspiradoras, que mostram como a comunicação salesiana pode ser criativa, sustentável e comprometida com a transformação social. Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - MT A primeira apresentação foi conduzida pelo professor Taner Bitencourt, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o tema “Construindo o além do amanhã”. Ele destacou como a instituição tem integrado práticas sustentáveis à sua comunicação institucional e rotina acadêmica. “Fomos recentemente certificados pela Raízen Power pelo uso de 100% de energia limpa em 2024. Somando os dados de 2023 e 2024, deixamos de emitir 432 toneladas de gás carbônico, o que equivale a mais de 3 mil árvores plantadas. Também reduzimos drasticamente o uso de copos plásticos e investimos em baterias menos poluentes”, explicou o professor. Essas ações fazem parte da campanha institucional da UCDB e demonstram o compromisso da universidade com a ecologia integral, alinhado aos valores da educação salesiana. Colégio Mazzarello Recife - PE O professor Ary Júnior e a Irmã Maria Clara, Coordenadora de Pastoral do colégio,  apresentaram o projeto E-Connect Recycle, um aplicativo que conecta recicladores a pontos de coleta e incentiva a separação correta dos resíduos. “O aplicativo é mais do que uma solução digital. Ele representa uma nova cultura de cuidado com a casa comum e dignificação do trabalho dos catadores”, afirmou Ir. Maria Clara. A proposta está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a missão salesiana de formar jovens protagonistas da transformação social. Casa do Puríssimo Coração de Maria - SP O terceiro exemplo veio da Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá/SP, com a apresentação do projeto ReCirculando, conduzida pela Irmã Luana Oliveira e o professor Germano Augusto. A iniciativa utiliza a compostagem e a reciclagem como ferramentas pedagógicas e de engajamento comunitário. Somente no mês de abril de 2024, cerca de 54 kg de resíduos orgânicos deixaram de ser descartados no aterro municipal, sendo transformados em adubo para as hortas da instituição. “Essa é uma prática simples, mas com grande impacto educativo e ambiental”, ressaltou o professor Germano. As apresentações evidenciaram a diversidade, a criatividade e a força do carisma salesiano aplicados à comunicação e à produção cultural. Iniciativas oriundas do ensino superior, da educação básica e das obras sociais demonstram como a Rede Salesiana Brasil está unida em torno de valores comuns, promovendo o bem comum de forma concreta e inovadora. “É muito significativo vermos boas práticas surgindo de diferentes contextos da nossa missão: ensino superior, educação básica e ação social. Isso mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo nossa identidade em rede e, quem sabe, inspirando também outras realidades salesianas pelo mundo”, afirmou Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB. A Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso em criar e fortalecer espaços de formação, escuta e partilha, que ampliem o alcance e a qualidade das práticas comunicacionais, sempre a serviço da evangelização e da transformação social. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Jovens da AJS das presenças FMA de Santa Catarina realizam Páscoa Juvenil

Entre os dias 11 e 13 de abril, estiveram reunidos no Lar Padre Jacó, de Itajaí (SC), cerca de 30 adolescentes, jovens e assessores das presenças das Filhas de Maria Auxiliadora de Santa Catarina: Colégio Auxiliadora (Campos Novos), Instituto Maria Auxiliadora (IMA – Rio do Sul) e equipe do Lar Padre Jacó, que sediou o encontro. Durante a sexta-feira (11) pela manhã e à tarde, os adolescentes e jovens que fazem parte da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), tiveram a oportunidade de participar de várias atividades recreativas e culturais com as crianças e adolescentes do Lar Padre Jacó, que ficaram felizes e empolgados com a animação e a alegria dos visitantes. No final das atividades receberam uma surpresa de páscoa, fruto da campanha de arrecadação de doces, chocolates e materiais de higiene dos colégios de Rio do Sul e Campos Novos. No sábado pela manhã (12), o grupo pode fazer a experiência da Via-Sacra subindo o Morro do Careca (Praia Brava), sempre em Itajaí, um momento especial de oração e reflexão. Foi uma experiência repleta de encontro, partilha, solidariedade e construção de novas amizades. No período da tarde, os adolescentes e jovens tiveram um momento de retiro com a reflexão da Lectio Divina sobre o Lava-pés e a atitude de colocar-se a serviço. À noite, o grupo participou da Procissão e Missa de Ramos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro Fazenda, onde foram acolhidos com alegria pelo Pároco, Pe. Ricardo José, juntamente com o povo da paróquia. O Lar Padre Jacó pertence à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No domingo de manhã (13) foram realizadas a avaliação e a celebração de envio. Houve o encerramento e a partida dos grupos visitantes. Foram três dias intensos, marcados por oração, reflexão, convivência, serviço solidário e alegria num espírito tipicamente salesiano. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Quinta-feira Santa: Amor até o fim, o dom da Eucaristia e o serviço do lava-pés

    Santos óleos – Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo. Lava-pés – O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto,  esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Instituição da Eucaristia – Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho. Instituição do sacerdócio – A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (cf. Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia. Sexta-feira Santa – A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade. Via-sacra  – Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis. Fonte: CNBB    

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil