21/03/2024

Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade

Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade
Fotos: Arquivos pessoais das famílias participantes

Anualmente, o dia 21 de março celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011, com efeito a partir de 2012, visando promover a compreensão, a aceitação e a inclusão da pessoa portadora da síndrome em todas as esferas da sociedade.

A informação é sempre uma grande aliada no fortalecimento da inclusão social. Assim, é importante salientar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética, e a escolha da data para sua celebração (21/03) está diretamente ligada às características peculiares desta condição, uma vez que a síndrome se dá pela triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, por isso a celebração no 21º dia do 3º mês do ano.

Sempre atuante na linha de frente para a formação integral das juventudes, as escolas da Rede Salesiana Brasil promovem uma educação que considera cada indivíduo a partir de suas singularidades, levando em conta suas necessidades, aspirações e apoiando a concretização de cada Projeto de Vida, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal, social e espiritual de cada estudante para a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”. As escolas salesianas adotam uma abordagem de acolhimento, que valoriza e respeita a diversidade em todas as suas formas. Para isso, oferecem suporte e recursos adequados para garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Nesse contexto, conheça algumas famílias que confiaram a educação de seus filhos a uma escola salesiana:

 

ESMERALDINO MONTEIRO E THAIS RENATA, PAIS DO MATHEUS ARRUDA FIGUEIREDO

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Manaus (AM)

Em Manaus (AM), o Fisioterapeuta Esmeraldino Monteiro de Figueiredo Neto e a Arquiteta Thais Renata Arruda Figueiredo escolheram o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para acolher o Matheus Arruda Figueiredo, hoje com 10 anos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. “Escolhemos a Rede Salesiana por reforçar o lado religioso, pela atenção da equipe pedagógica frente às limitações e por oferecer uma boa parte lúdica, que para ele é fundamental para o pleno desenvolvimento”, comenta Thais. “Por ele ser portador da Síndrome de Down, a escola tem uma visão mais inclusiva, lúdica e também tem a parte religiosa”, completa Esmeraldino.

Sobre o que mais gosta em uma escola salesiana, os pais de Matheus são unanimes em apontar a boa relação com os amigos e os professores. “Ele gosta de encontrar os amigos, pois se sente acolhido com carinho, se sente feliz com as atividades que envolvem ensaios para as apresentações, gosta dos encontros no pátio na hora do lanche, se sente motivado nos momentos em que a professora oferece espaço a ele, permitindo assim que ele contribua com as atividades diárias em sala (entrega das agendas, carimbo de visto nos cadernos da turma, etc.), pois ele gosta de ajudar e assim ele se sente parte daquele ambiente e espera ansioso o dia da semana pela aula de educação física na quadra”, conta Thais.

   

 

CAUÊ ZARATIN TEIXEIRA

Centro Universitário Católico Auxilium (UniSALESIANO), Araçatuba (SP) 

Após quatro anos, incluindo o período de pandemia, o jovem Cauê Zaratin Teixeira, de 24 anos, conquistou o diploma de Educação Física no Centro Universitário Católico Auxilium (UniSALESIANO), em Araçatuba (SP). “Estou animado para o que vem a seguir”, contou o jovem, que sonha em ter sua própria academia e ser personal trainer. “Quero inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.”

Em relação ao UniSALESIANO, a Neuropsicopedagoga Luciana Zaratin Teixeira, mãe de Cauê, destacou a importância da Instituição no processo de inclusão do filho: “Eu também já fui acadêmica do UniSALESIANO e sei do comprometimento dessa Instituição. Precisamos mostrar que a inclusão é possível quando se tem respeito, disponibilidade, amor, acolhimento e, acima de tudo, ética. Além de uma equipe disposta a se especializar cada vez mais, a se adaptar e se doar pelo próximo”. Luciana também conta que, desde pequeno, o filho sempre gostou de esportes e atividades físicas. “Isso fez parte da estimulação dele, que sempre teve o apoio do pai, meu marido Adilson Alves Teixeira. Quando tinha 15 anos, começou a fazer academia, tudo dentro da escola onde estudava. Por isso, acabou escolhendo o curso de Educação Física, porque queria fazer uma faculdade, igual a irmã”, disse.

Confira a matéria completa sobre a conquista do diploma do Cauê clicando aqui.

    

 

 

MARIA APARECIDA DE CARVALHO SILVA, MÃE DA MELISSA CARVALHO SILVA

Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, Recife (PE)

Em Recife (PE), Maria Aparecida de Carvalho Silva confiou a formação integral da sua filha Melissa Carvalho Silva ao Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus. Segundo a mãe, a decisão foi tomada por ter identificado na instituição “princípios morais e éticos em defesa da família”, além de ser “uma escola onde se fala e prega o amor de Deus”.

Melissa cursa hoje o 2º ano do Ensino Médio e, sobre o que ela mais gosta na instituição salesiana, sua mãe conta que é “o acolhimento por todos os envolvidos na coordenação”.

   

 

JÚLIA PATRÍCIA, MÃE DO PEDRO HENRIQUE TIBURCIO DOS SANTOS SOUZA

Colégio Auxiliadora Recife, Recife (PE)

A Professora e Psicopedagoga Júlia Patrícia Tiburcio dos Santos confiou a educação do seu filho Pedro Henrique Tiburcio dos Santos Souza ao Colégio Auxiliadora Recife, em Pernambuco. “Confiamos a educação do nosso filho à uma escola da Rede Salesiana por alguns motivos importantes para nossa família. Para nós, é fundamental que a educação do nosso filho esteja alinhada com nossos valores e crenças, e a filosofia das escolas salesianas se encaixa perfeitamente nesse aspecto. Valorizamos a abordagem integral da educação que a escola salesiana oferece, priorizando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também moral e espiritual. Acreditamos que os conceitos religiosos presentes no currículo contribuirão para a formação de um indivíduo mais consciente, empático e solidário”.

Hoje, com 14 anos, Pedro Henrique cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e sua mãe destaca que o que ele mais gosta na sua escola é “a amizade e o cuidado que os amigos têm com ele”.

  

 

RUTLENE LUCAS GUIMARÃES, MÃE DO ANDRÉ LUCAS GUIMARÃES DO NASCIMENTO LEMOS

Colégio Dom Bosco – Unidade Centro, Manaus (AM)

André Lucas Guimarães do Nascimento Lemos, de 10 anos, cursa o 3º ano do Ensino Fundamental no Colégio Dom Bosco - Unidade Centro, em Manaus (AM). Sua mãe, a Servidora Pública Rutlene Lucas Guimarães, conta que confiou a educação do André ao Colégio de Manaus “por acreditar no programa de educação integral e inclusiva da Rede Salesiana”. Rutlene também compartilha que seu filho tem grande carinho pela escola: “André é assíduo pois adora ir para a escola e conviver com os colegas e professores, mas além disso, gosta muito dos dias que tem natação e educação física. Outro momento que sempre participa e que fica muito feliz é da festa junina, porque ele adora música e dança”.

   

 

Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, as escolas salesianas do Brasil reafirmam seu compromisso com a inclusão e a diversidade, promovendo uma educação que valoriza e respeita as diferenças.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da World Down Syndrome DaySenado Federal

Mais Recentes

Salesianos do Brasil Realizam 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL em Brasília

Unidade e planejamento em destaque para o futuro da missão salesiana Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), a 29ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). Reunindo representantes das seis inspetorias do país, o encontro abordou aspectos carismáticos, congregacionais e jurídicos, com o objetivo de discutir, discernir e definir as atividades de interesse comum para o próximo ano. O evento contou com a participação de lideranças fundamentais da congregação, como o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul; o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório; e o Pe. Sergio Augusto Baldini, Secretário Executivo da CISBRASIL. Além disso, marcaram presença os coordenadores nacionais de diversas áreas estratégicas: Pe. Francisco Alves de Lima, coordenador nacional da comissão de paróquias e santuários salesianos, responsável pelas 70 paróquias salesianas no Brasil; Pe. José Ricardo Mole, Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana; Pe. Ademir Lima de Oliveira, Coordenador Nacional da Comissão de Formação. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetoria São João Bosco (BBH) – Pe. Natale Vitali Forti; Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) – Pe. Ricardo Carlos; Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes discutiram estratégias para fortalecer as ações da Rede Salesiana no Brasil, especialmente no âmbito da pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. Entre os temas destacados, a partilha das atividades de cada inspetoria e a integração do trabalho pastoral foram pontos-chave, evidenciando o compromisso conjunto em expandir a missão de Dom Bosco no país. A Assembleia reforçou o papel da CISBRASIL como articuladora das atividades salesianas em todo o território nacional, destacando o valor da união, da partilha e do planejamento estratégico para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. A 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL reafirmou o compromisso dos Salesianos com a formação integral de jovens, especialmente os mais vulneráveis, alinhando-se ao carisma salesiano e à busca por construir uma sociedade mais justa e solidária. “O grande objetivo desta assembleia é acompanharmos todos os projetos que foram priorizados para 2025 e avaliar a dimensão educativo-pastoral salesiana em todo o âmbito nacional.” destacou o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL. Assessoria de Comunicação da RSB

Filhas de Maria Auxiliadora Realizam 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB

Evento reúne lideranças das FMA para alinhamento carismático e congregacional em Brasília. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), acolheu a 30ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB). Reunindo as representantes das quatro inspetorias que coordenam as ações da congregação em todo o Brasil, o encontro foi um marco para a partilha, avaliação e projeção dos projetos em comum, seguindo as perspectivas carismática, congregacional e jurídica. A reunião contou com a presença da Conselheira Geral de Roma, visitadora e referente da CIB, Ir. Paola Battagliola; Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil e secretária executiva da CIB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, bem como das Inspetoras e representantes de cada uma das quatro Inspetorias das FMA no Brasil: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; e Ir. Maria Ivone, Vice-inspetora. Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Maria Adriana Gomes da Silva - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora. Também marcaram presença a Ir. Maria Ivone Ranghetti, Vice-inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; a Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional e Inspetorial para a Pastoral Juvenil; a Ir. Tereza Cristina Domiciano, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; e a Ir. Maria Américo Rolim, Responsável pela Formação na Inspetoria Madre Mazzarello. Participou de forma online a Ir. Nádia Caetano, Coordenadora Inspetorial para a Pastoral Juvenil. Entre os assuntos abordados, destacou-se o acompanhamento das iniciativas em andamento e os desafios da atuação em rede. Em uma fala inspiradora, a Irmã Alaíde Deretti, destacou que a “expectativa é de muita esperança, pois, como Igreja, queremos ser peregrinos da esperança, e essa não pode faltar em nossa caminhada como Rede, como CIB e em todo nosso processo em nível nacional.” A irmã completou dizendo que para 2025, a CIB planeja avançar no plano de ação pastoral em nível nacional, com expectativas muito positivas. Quanto à educação e à ação social, as propostas serão apresentadas na reunião da Rede, que acontecerá amanhã”,  destacou a Irmã Alaíde Deretti. Ainda, durante o encontro, a Ir. Paola Battagliola destacou a importância dos encontros para fortalecer a unidade e o carisma salesiano. “Nossos encontros como CIB são sempre muito alegres, pois testemunham o nosso desejo de caminhar juntas e de dar pequenos passos em direção à sinodalidade. Cada reunião fortalece o sentido de pertença e nos ajuda a focar no nosso carisma salesiano, buscando sempre dar esperança aos nossos jovens. Nossa busca está sempre voltada para que eles tenham vida e vida em abundância,” afirmou, reforçando o compromisso da congregação com a missão de educar e evangelizar, especialmente os mais vulneráveis. Realizado tradicionalmente em abril e novembro, o evento é um espaço privilegiado para o diálogo e a troca de experiências, buscando fortalecer a missão salesiana em território nacional. Durante a Assembleia, foram discutidas estratégias para aprimorar o trabalho em rede, que une a ação educativa e evangelizadora das Filhas de Maria Auxiliadora nas escolas, obras sociais e paróquias. Avaliação e Projeção para o Futuro - Além da avaliação das ações realizadas ao longo do ano, a Assembleia foi um espaço para projetar novas iniciativas para 2024, alinhadas ao carisma salesiano e às necessidades contemporâneas. A partilha de experiências foi enriquecida pelo relato de projetos exitosos que estão transformando vidas e fortalecendo a presença das FMA nas comunidades. A 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB reafirmou o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma integrada e dinâmica, valorizando a colaboração entre as inspetorias e o impacto social de suas obras em todo o Brasil. O evento foi mais uma prova de que a força do trabalho em rede, fundamentado na fé e na missão, é essencial para dar continuidade à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello: formar “bons cristãos e honestos cidadãos” em um mundo em constante transformação. Assessoria de Comunicação da RSB

Dia da Consciência Negra: construindo o futuro que promove uma educação antirracista

O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro, é mais do que uma data comemorativa. É um convite à reflexão sobre as lutas, as conquistas e o papel da população negra na construção da sociedade brasileira. Instituído em memória da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, a data nos relembra a resistência contra a opressão e o racismo, e a necessidade de promover a igualdade racial em todas as esferas. A celebração deste dia tem como objetivo reconhecer a importância histórica e cultural da população negra, que enfrentou séculos de escravidão e, até hoje, busca superar as desigualdades sociais. Mais do que uma homenagem, é um chamado à conscientização sobre os impactos do racismo estrutural e à valorização da diversidade étnico-cultural do Brasil. O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para que todos revisitem suas próprias atitudes e se comprometam a construir uma sociedade mais justa. A promoção da equidade racial começa em pequenos gestos: na valorização das diferenças, no combate ao racismo diário e na inclusão ativa de todas as vozes na construção do futuro. O ex-aluno salesiano que marcou a história das artes no Brasil - Sebastião Bernardes de Souza, conhecido como Grande Otelo, foi um dos maiores nomes do cinema e da televisão brasileira no século XX. O que poucos sabem é que ele iniciou sua trajetória no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, onde estudou até o 3º ano do ginásio (equivalente ao 8º ano do Ensino Fundamental). Durante esse período, Grande Otelo foi coroinha e ajudava nas missas, já demonstrando o talento e o carisma que o tornaria um ícone nacional.   No Liceu, ele teve contato com a rica formação salesiana, que incluía artes dramáticas, música e outras expressões culturais, plantando as sementes para sua brilhante carreira artística. Mais tarde, seu legado foi imortalizado com a renomeação do teatro da escola como Teatro Grande Otelo, um reconhecimento à sua contribuição inestimável para as artes e à valorização da educação como ferramenta de transformação.   Saiba mais sobre sua história no Boletim Salesiano. Educação e Transformação Social -  A educação tem um papel central na luta pela igualdade racial. Na tradição salesiana, que busca formar cidadãos éticos e conscientes, o Dia da Consciência Negra tem sido uma oportunidade para promover valores como justiça, respeito e inclusão. Escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil realizam atividades que destacam a história e a cultura afrodescendente, como debates, apresentações culturais, oficinas de arte, música e dança afro-brasileiras, além de discussões sobre a representatividade e os desafios enfrentados pela população negra. Conheça abaixo algumas destas iniciativas: Colégio Salesiano Dom Bosco em Americana (SP) - Com o objetivo de combater o racismo estrutural e promover uma sociedade mais inclusiva, o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Americana (SP), desenvolve projetos educativos que destacam a importância da consciência racial. Uma das iniciativas recentes foi a palestra "Dia 20/11 não tem aula? Por quê?", que buscou despertar nos alunos a compreensão do significado histórico do Dia da Consciência Negra. A ação incluiu reflexões sobre Zumbi dos Palmares e o Quilombo dos Palmares, conectando a história afro-brasileira ao dia a dia escolar. Saiba mais aqui. Colégio Salesiano de Aracaju (SE) - O evento que contou com apresentações artísticas, exposição de trabalhos pedagógicos, roda de capoeira e coral promoveu sua Mostra Cultural destacando a riqueza da cultura afro-brasileira. A mostra, integrada ao currículo escolar, reforçou o papel da educação na valorização das contribuições da população negra ao longo da história, alinhando-se às demandas do ENEM e à formação cidadã dos estudantes. Segundo a professora Dyana Cecília, a atividade “enriquece o repertório dos alunos, preparando-os academicamente e socialmente”. A iniciativa reflete o compromisso salesiano com a igualdade e o respeito à diversidade cultural. Saiba mais aqui.  Que este 20 de novembro seja um marco de celebração da cultura afro-brasileira, mas, acima de tudo, um chamado para que cada um de nós faça sua parte na construção de um Brasil verdadeiramente igualitário.   Se você é responsável por uma de nossas presenças salesianas e quer nos enviar a iniciativa que aconteceu por aí, entre em contato conosco pelo Whatsapp no https://wa.me/5561999806097.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil