Tema da Estreia 2026 é revelado por P. Fábio Attard
05/08/2025

Tema da Estreia 2026 é revelado por P. Fábio Attard

Tema da Estreia 2026 é revelado por P. Fábio Attard

O tão aguardado tema da Estreia para 2026 foi oficialmente revelado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard, mostrando à Família Salesiana (FS) uma perspectiva clara e minuciosa da decisão tomada para o ano e caminhada espiritual que se aproxima. O novo tema - "Fazei tudo o que Ele vos disser – Com Fé e livres para servir" - está fortemente ligado ao Evangelho e ao coração do carisma salesiano, convocando todos os integrantes da FS a uma renovação da Fé, da liberdade, do serviço generoso. 

A Estreia do Reitor-Mor para 2026, apresentada em momento importante para a comunidade salesiana, fundamenta-se na energia do Ano Jubilar e na reflexão inspirada pela Estreia de 2025, intitulada "Ancorados na Esperança, Peregrinos com os Jovens". Nesta nova Estreia, o P. Attard foca nas palavras de Maria nas bodas de Caná (Jo 2,5), interpretando-as como um forte chamado à Fé ativa, confiante, aberta. Não se trata de questão de obediência passiva, mas de uma ação dinâmica de amor e coragem, de um incentivo a ouvir Cristo de forma profunda e responder com liberdade genuína.

A Estreia deste ano é especialmente importante, pois coincide com o Sesquicentenário da Primeira Expedição Missionária Salesiana e da Fundação da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC). O exemplo de Dom Bosco, marcado por uma ação repleta de esperança e pela atenção aos sinais dos tempos, continua sendo uma luz orientadora que testemunha a "audácia da Fé". O P. Attard escreve: "A Fé autêntica não é tímida, mas corajosa, dispõe-se a correr riscos em favor do Reino. É a audácia de quem sabe que pode contar não com as próprias forças, mas com o poder de Deus".

A Estreia 2026 também sublinha a importância da "inteligência espiritual" para compreender o momento atual, reconhecendo a presença de Deus na história, sobretudo na vida dos jovens. Essa perspectiva profundamente salesiana incita a FS a passa<r de uma Fé expressa em palavras para uma Fé concretizada em ações, fundamentada no Evangelho, receptiva dos desafios do mundo.

A exposição do P. Attard vai além da simples apresentação de um tema; é um chamado a uma caminhada pessoal e comunitária. Exorta a uma Fé que esteja atenta à presença de Deus ao longo da história, principalmente entre os jovens, e evidencia a conexão fundamental entre Fé, liberdade, serviço. “Aqui está o alvo exato de toda a caminhada: do enraizamento na Fé rumo à liberdade e da liberdade rumo ao serviço: - tudo como expressão natural do crescimento progressivo do amor recebido”.

Com o lançamento da Estreia para 2026, a FS é convidada a percorrer este caminho junto, interpretando a realidade com inteligência espiritual, fundamentada no Evangelho e impulsionada pelo serviço generoso. Com a Estreia, o P. Attard incentiva todos a celebrarem seu próprio patrimônio e a responderem ao chamado de serem credentes verdadeiramente livres, para servir especialmente aos jovens necessitados.

O cartaz oficial da Estreia 2026 será apresentado a toda a Família Salesiana no mês de outubro.

O texto integral da apresentação do Padre Attard está disponível aqui, em língua portuguesa.

Fonte: Agência Info Salesiana

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil