Festa da Gratidão 2025: Madre Chiara encontra-se com os jovens
08/05/2025

Festa da Gratidão 2025: Madre Chiara encontra-se com os jovens

Festa da Gratidão 2025: Madre Chiara encontra-se com os jovens

Em 27 de abril de 2025, em Tam Ha, Vietnã, no âmbito da Festa da Gratidão Mundial, a Madre encontrou-se com mais de 1.100 jovens vietnamitas

Na tarde de 27 de abril de 2025, em Tam Ha, na sede da Inspetoria Maria Auxiliadora (VTN), Madre Chiara Cazzuola encontrou-se com mais de 1.100 jovens — entre estudantes, catequistas, professores e trabalhadores — vindos de todo o Vietnã (norte, centro e sul) e da distante terra do Laos, onde há comunidades das FMA.

Junto às FMA, celebraram a Festa da Gratidão Mundial com o tema: “Acender o Evangelho da Esperança”. O encontro teve três momentos: Saudar a Esperança, Tocar a Esperança, Escolher a Esperança.

Saudar a Esperança

Como jovens de esperança, os participantes iniciaram o encontro com calorosas saudações recíprocas e ao mundo. Com danças animadas, jogos envolventes e alegres ensaios de canto, prepararam-se para acolher a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Com um vídeo-clip intitulado “As Madres Gerais do Instituto das FMA através dos séculos”, preparado pela Pastoral Juvenil VTN, os/as jovens conheceram as 11 Madres Gerais que guiaram o Instituto nos últimos 153 anos, desde Santa Maria Domingas Mazzarello até hoje. Em sinal de gratidão, rezaram pelas que já partiram e ofereceram orações e votos àquelas para quem continua a servir a Deus e ao Instituto.

Acolhida à Madre    

Os/as participantes e as FMA acolheram com alegria, com buquê de flores, danças e cantos, Madre Chiara Cazzuola, a Irmã Maria Assunta Inoue (Conselheira Visitadora), as Inspetoras, os Conselhos Inspetoriais da Conferência interinspetorial CIAO e os convidados, oferecendo betel e areca — um gesto tradicional vietnamita de hospitalidade.

Para compartilhar a alegria do encontro com os jovens, Madre Chiara saudou-os em vietnamita: “Mẹ chào tất cả các con! Chúc các con buổi chiều vui vẻ!” (“Saudações a todos os meus queridos filhos! Desejo-vos uma alegre tarde!”).

Nessa atmosfera familiar, os/as jovens participaram de uma atividade divertida — A Palavra-Cruzada Secreta — descobrindo rapidamente a resposta: “Flor da Gratidão”. A Flor da Gratidão simboliza a oferta espiritual que os jovens das comunidades das FMA prepararam por mais de um mês, desde o fim de março, para a Festa. Através de diversas atividades, empenharam-se de fato na conversão pessoal como presente a Deus e presente à Madre, expressão da sua gratidão.

Os jovens então convidaram Madre Chiara, Irmã Maria Assunta e as Inspetoras ao palco, onde foi colocada uma grande flor de lótus, símbolo de gratidão. Ao toque da Madre, abriu-se, revelando muitos corações de papel com mensagens de gratidão dos jovens.

Seguiu-se o Espetáculo da Gratidão — “A História do Tambor de Arroz” — narrando a viagem de um pedaço de madeira de jaqueira negligenciado, que, pelas mãos de um hábil artesão, é transformado em tambor, instrumento capaz de harmonizar sons que elevam o espírito humano. Com essa apresentação, os jovens expressaram sua gratidão ao Instituto, às FMA e àqueles que os acompanham, ajudando-os a dar o melhor de si, segundo a vontade de Deus, como bons cristãos e honestos cidadãos.

Após o espetáculo, um jovem, acompanhado de apresentações artísticas, pintou os caracteres de uma mensagem de agradecimento, sinal de gratidão dos jovens à Madre Chiara e às FMA.

Tocar a Esperança  

O segundo momento começou com a premiação do concurso de redação “Difundir a Esperança”, promovido pela Pastoral Juvenil e Comunicação Social inspetorial, a partir de histórias de testemunhas que vivem e difundem a esperança à luz do Evangelho e no espírito salesiano.

A Irmã Maria Nguyen Anh Thi, Coordenadora de Comunicação, junto à Irmã Maria Vu Thi Thuy Trang – Responsável pela Equipe do MJS, apresentou o júri e agradeceu pela participação:

“Entre 60 candidaturas, 11 trabalhos foram premiados. Além disso, cerca de outros 33 textos serão publicados nos canais de mídia inspetoriais. Por meio de diversas expressões, os autores transmitiram sua gratidão a Deus, apreço pela humanidade e perseverança em viver com esperança em várias circunstâncias. Suas mensagens, inspiradas no Evangelho e no espírito salesiano de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, são realmente profundas!”

Testemunhos de Esperança

O evento continuou com os Testemunhos de esperança de Joaquim Pham Cuong, Ex-aluno da Escola Profissional Particular Tan Tien – Dom Bosco Tan Ha, e de Cecília Thien Trang, estudante do Internato Hoa Binh, Saigon.

Diálogo sobre a Esperança 

Os jovens participantes, por fim, tiveram um diálogo com Madre Chiara, dirigindo-lhe perguntas sobre a esperança. A Madre começou dizendo: “Antes de tudo, estou muito feliz por estar aqui, porque estar convosco é uma maravilha. Olhando e escutando, percebo que sois realmente especiais! Isso já é um sinal evidente de esperança”.

E destacou “o valor de cada pessoa, de cada um vós. Não deveis subestimar-vos, porque cada um de vós é um tesouro e vive sua vida como um tesouro. (…) Aprendam a valorizar os dons que recebestes – da família, do ambiente salesiano – e senti que cada um de vós tem grandes perspectivas. Dom Bosco e Madre Mazzarello nos ensinaram que devemos andar de cabeça erguida, com os pés no chão, mas com os olhos voltados para o céu, sem sentir que estamos sozinhos, porque o Senhor nos guarda cada dia na palma da sua mão e nunca nos abandona, mesmo quando nos esquecemos d’Ele.”

A Madre então respondeu às perguntas de alguns jovens, encorajando-os a manter uma visão positiva inspirada no carisma salesiano e a viver com esperança, a exemplo do Papa Francisco. “Sede jovens positivos, que antes de tudo buscam ser e dar o melhor. Não vos contenteis com coisas sem sabor, buscai dar profundidade e grandeza à vossa vida, e viver cada dia como se fosse o tesouro mais precioso que temos”, foi a mensagem com que concluiu.

Santa Missa  

Após o diálogo com a Madre, celebrou-se a Santa Missa, presidida pelo Pe. Barnaba Le An Phong, Inspetor da Inspetoria São João Bosco (VIE) dos Salesianos de Dom Bosco e concelebrada pelos Conselheiros Inspetoriais e diversos Diretores das Comunidades salesianas.

Na homilia, Pe. Barnaba compartilhou com os jovens o “Acender o Evangelho da Esperança” e os guiou à convicção de que a ressurreição de Jesus Cristo triunfou sobre a maior escuridão da humanidade: o pecado e a morte. “O Evangelho da Páscoa é o Evangelho da Esperança, e o Evangelho da Esperança é o próprio Cristo. Para acender o Evangelho da Esperança, devemos ter o fogo do Evangelho e o fogo da esperança. Nossa fé e nossa esperança não pertencem exclusivamente a nós, pertencem a Deus e se alimentam na comunidade e na comunhão.”

Por fim, encorajou os jovens a escolher um caminho significativo, a construir relações com os outros e, junto à Igreja, manter vivo o fogo da fé, alimentar a esperança e viver com autenticidade.

Escolher a Esperança         

Antes de concluir o encontro, para “Acender juntos o Evangelho da Esperança”, os/as jovens participantes celebraram o rito da “Escolha da Esperança” como compromisso de continuar o próprio caminho com renovado espírito. A cada invocação, proclamaram: Escolho a esperança em Deus. Escolho a esperança nos outros. Escolho a esperança em mim mesmo.

O encontro terminou com uma explosão de alegria e com fotos em grupo junto à Madre Chiara, imortalizando a lembrança do encontro com ela durante a Festa Mundial da Gratidão 2025, na Inspetoria vietnamita.

Acesse as fotos do encontro no Flickr das FMA

Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Referentes das Áreas da Pastoral Juvenil se reúnem para celebrar e projetar a caminhada pastoral

No dia 15 de dezembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP), a equipe do Âmbito da Pastoral Juvenil se encontrou para a última reunião do ano. Marcaram presença: Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (Coordenadora), Irmã Gisele Coelho (Animação Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana), Irmã Lúcia Jacinta Finassi (Escolas), Irmã Luana de Oliveira (VIDES), Irmã Valentina Hurtado (Missão), Irmã Miriam Angélica L. dos Santos (Ação Social), Irmã Cleonice Lourenço (Pastoral Universitária), Irmã Denize Salvador (Catequese) e Isadora (Assessora da Pastoral). A manhã começou com a oração conduzida por Irmã Cleonice, a partir de uma reflexão bíblica do texto de Mateus (21, 21-27). Em seguida, o grupo recordou as diversas ações ocorridas após o encontro presencial de outubro, partilhando e avaliando as atividades. Agradecidas pelo fecundo ano de 2025, projetaram juntas as ações para o próximo ano, revendo o calendário e sonhando novos projetos. Após um momento de confraternização, o grupo seguiu com os planejamentos, estruturação do projeto de pastoral e a redação da última circular coral do ano. Em clima festivo e de gratidão, encerraram este encontro com votos de boas festas e de um 2026 abençoado e repleto de novas propostas, sonhos e ações.

Instituto Teresa Valsé é 1º Lugar Geral do Brasil no TBR - Torneio Brasil de Robótica

Uberlândia (MG) — O Instituto Teresa Valsé foi um dos destaques da Etapa Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizada neste final de semana, em Belo Horizonte. A competição reuniu equipes de diferentes regiões do país, incluindo diversas escolas de Uberlândia, entre elas o Instituto Teresa Valsé, cujos estudantes conquistaram o 1º Lugar Geral nacional e somaram cinco classificações no pódio, resultado de uma caminhada construída com estudo, dedicação, parceria e propósito. A caminhada até o Nacional começou dentro da própria escola, no Torneio Interno de Robótica, que selecionou as equipes para o Torneio Regional, etapa classificatória para a fase nacional. Foram meses de preparação, testes, ajustes, aprendizados e desafios superados até chegar ao maior palco da robótica educacional brasileira. Na competição nacional, os estudantes mostraram que a robótica, quando vivida como prática pedagógica, vai muito além de montar robôs. Ela desenvolve pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, cooperação e protagonismo — competências essenciais para o presente e para o futuro. Os resultados confirmam esse caminho: •    Hiper Tech — 1º Lugar Geral (Categoria Middle 2)•    Titans Tech — 1º Lugar no Desafio Prático (Middle 2)•    Hiper Tech — 2º Lugar no Desafio Prático (Middle 2)•    McQueen Bots — 2º Lugar no Desafio Prático (Middle 1)•    Titans Tech — 3º Lugar Geral (Middle 2) A equipe Nature Botz também teve participação significativa, enfrentando cada desafio com coragem e espírito de equipe, reforçando que, no Instituto Teresa Valsé, cada etapa da jornada importa. Na robótica educacional, aprender, tentar ajustar e seguir juntos faz parte da formação.Para a Diretora Geral do Instituto Teresa Valsé, Irmã Rosa Idália Pesca, a robótica no ITV é vivida como uma prática pedagógica e formativa. Ao longo do percurso, os estudantes aprenderam a enfrentar desafios reais, a trabalhar em equipe, a respeitar o tempo do outro e a transformar erros em aprendizado - valores que traduzem o jeito salesiano de educar e acompanham os jovens para além das competições. As conquistas nacionais são fruto de um trabalho construído em parceria entre escola, educadores, estudantes e famílias, e refletem a confiança no potencial de cada jovem.  As classificações nacionais no TBR colocam o Instituto Teresa Valsé em evidência no cenário da robótica educacional brasileira e revelam um trabalho contínuo, feito com intencionalidade pedagógica, acompanhamento próximo e confiança no potencial de cada estudante.   Sheila Nogueira - Comunicação e Marketing do Instituto Teresa Valsé  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil