Festa da Gratidão 2025: Madre Chiara encontra-se com os jovens
08/05/2025

Festa da Gratidão 2025: Madre Chiara encontra-se com os jovens

Festa da Gratidão 2025: Madre Chiara encontra-se com os jovens

Em 27 de abril de 2025, em Tam Ha, Vietnã, no âmbito da Festa da Gratidão Mundial, a Madre encontrou-se com mais de 1.100 jovens vietnamitas

Na tarde de 27 de abril de 2025, em Tam Ha, na sede da Inspetoria Maria Auxiliadora (VTN), Madre Chiara Cazzuola encontrou-se com mais de 1.100 jovens — entre estudantes, catequistas, professores e trabalhadores — vindos de todo o Vietnã (norte, centro e sul) e da distante terra do Laos, onde há comunidades das FMA.

Junto às FMA, celebraram a Festa da Gratidão Mundial com o tema: “Acender o Evangelho da Esperança”. O encontro teve três momentos: Saudar a Esperança, Tocar a Esperança, Escolher a Esperança.

Saudar a Esperança

Como jovens de esperança, os participantes iniciaram o encontro com calorosas saudações recíprocas e ao mundo. Com danças animadas, jogos envolventes e alegres ensaios de canto, prepararam-se para acolher a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Com um vídeo-clip intitulado “As Madres Gerais do Instituto das FMA através dos séculos”, preparado pela Pastoral Juvenil VTN, os/as jovens conheceram as 11 Madres Gerais que guiaram o Instituto nos últimos 153 anos, desde Santa Maria Domingas Mazzarello até hoje. Em sinal de gratidão, rezaram pelas que já partiram e ofereceram orações e votos àquelas para quem continua a servir a Deus e ao Instituto.

Acolhida à Madre    

Os/as participantes e as FMA acolheram com alegria, com buquê de flores, danças e cantos, Madre Chiara Cazzuola, a Irmã Maria Assunta Inoue (Conselheira Visitadora), as Inspetoras, os Conselhos Inspetoriais da Conferência interinspetorial CIAO e os convidados, oferecendo betel e areca — um gesto tradicional vietnamita de hospitalidade.

Para compartilhar a alegria do encontro com os jovens, Madre Chiara saudou-os em vietnamita: “Mẹ chào tất cả các con! Chúc các con buổi chiều vui vẻ!” (“Saudações a todos os meus queridos filhos! Desejo-vos uma alegre tarde!”).

Nessa atmosfera familiar, os/as jovens participaram de uma atividade divertida — A Palavra-Cruzada Secreta — descobrindo rapidamente a resposta: “Flor da Gratidão”. A Flor da Gratidão simboliza a oferta espiritual que os jovens das comunidades das FMA prepararam por mais de um mês, desde o fim de março, para a Festa. Através de diversas atividades, empenharam-se de fato na conversão pessoal como presente a Deus e presente à Madre, expressão da sua gratidão.

Os jovens então convidaram Madre Chiara, Irmã Maria Assunta e as Inspetoras ao palco, onde foi colocada uma grande flor de lótus, símbolo de gratidão. Ao toque da Madre, abriu-se, revelando muitos corações de papel com mensagens de gratidão dos jovens.

Seguiu-se o Espetáculo da Gratidão — “A História do Tambor de Arroz” — narrando a viagem de um pedaço de madeira de jaqueira negligenciado, que, pelas mãos de um hábil artesão, é transformado em tambor, instrumento capaz de harmonizar sons que elevam o espírito humano. Com essa apresentação, os jovens expressaram sua gratidão ao Instituto, às FMA e àqueles que os acompanham, ajudando-os a dar o melhor de si, segundo a vontade de Deus, como bons cristãos e honestos cidadãos.

Após o espetáculo, um jovem, acompanhado de apresentações artísticas, pintou os caracteres de uma mensagem de agradecimento, sinal de gratidão dos jovens à Madre Chiara e às FMA.

Tocar a Esperança  

O segundo momento começou com a premiação do concurso de redação “Difundir a Esperança”, promovido pela Pastoral Juvenil e Comunicação Social inspetorial, a partir de histórias de testemunhas que vivem e difundem a esperança à luz do Evangelho e no espírito salesiano.

A Irmã Maria Nguyen Anh Thi, Coordenadora de Comunicação, junto à Irmã Maria Vu Thi Thuy Trang – Responsável pela Equipe do MJS, apresentou o júri e agradeceu pela participação:

“Entre 60 candidaturas, 11 trabalhos foram premiados. Além disso, cerca de outros 33 textos serão publicados nos canais de mídia inspetoriais. Por meio de diversas expressões, os autores transmitiram sua gratidão a Deus, apreço pela humanidade e perseverança em viver com esperança em várias circunstâncias. Suas mensagens, inspiradas no Evangelho e no espírito salesiano de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, são realmente profundas!”

Testemunhos de Esperança

O evento continuou com os Testemunhos de esperança de Joaquim Pham Cuong, Ex-aluno da Escola Profissional Particular Tan Tien – Dom Bosco Tan Ha, e de Cecília Thien Trang, estudante do Internato Hoa Binh, Saigon.

Diálogo sobre a Esperança 

Os jovens participantes, por fim, tiveram um diálogo com Madre Chiara, dirigindo-lhe perguntas sobre a esperança. A Madre começou dizendo: “Antes de tudo, estou muito feliz por estar aqui, porque estar convosco é uma maravilha. Olhando e escutando, percebo que sois realmente especiais! Isso já é um sinal evidente de esperança”.

E destacou “o valor de cada pessoa, de cada um vós. Não deveis subestimar-vos, porque cada um de vós é um tesouro e vive sua vida como um tesouro. (…) Aprendam a valorizar os dons que recebestes – da família, do ambiente salesiano – e senti que cada um de vós tem grandes perspectivas. Dom Bosco e Madre Mazzarello nos ensinaram que devemos andar de cabeça erguida, com os pés no chão, mas com os olhos voltados para o céu, sem sentir que estamos sozinhos, porque o Senhor nos guarda cada dia na palma da sua mão e nunca nos abandona, mesmo quando nos esquecemos d’Ele.”

A Madre então respondeu às perguntas de alguns jovens, encorajando-os a manter uma visão positiva inspirada no carisma salesiano e a viver com esperança, a exemplo do Papa Francisco. “Sede jovens positivos, que antes de tudo buscam ser e dar o melhor. Não vos contenteis com coisas sem sabor, buscai dar profundidade e grandeza à vossa vida, e viver cada dia como se fosse o tesouro mais precioso que temos”, foi a mensagem com que concluiu.

Santa Missa  

Após o diálogo com a Madre, celebrou-se a Santa Missa, presidida pelo Pe. Barnaba Le An Phong, Inspetor da Inspetoria São João Bosco (VIE) dos Salesianos de Dom Bosco e concelebrada pelos Conselheiros Inspetoriais e diversos Diretores das Comunidades salesianas.

Na homilia, Pe. Barnaba compartilhou com os jovens o “Acender o Evangelho da Esperança” e os guiou à convicção de que a ressurreição de Jesus Cristo triunfou sobre a maior escuridão da humanidade: o pecado e a morte. “O Evangelho da Páscoa é o Evangelho da Esperança, e o Evangelho da Esperança é o próprio Cristo. Para acender o Evangelho da Esperança, devemos ter o fogo do Evangelho e o fogo da esperança. Nossa fé e nossa esperança não pertencem exclusivamente a nós, pertencem a Deus e se alimentam na comunidade e na comunhão.”

Por fim, encorajou os jovens a escolher um caminho significativo, a construir relações com os outros e, junto à Igreja, manter vivo o fogo da fé, alimentar a esperança e viver com autenticidade.

Escolher a Esperança         

Antes de concluir o encontro, para “Acender juntos o Evangelho da Esperança”, os/as jovens participantes celebraram o rito da “Escolha da Esperança” como compromisso de continuar o próprio caminho com renovado espírito. A cada invocação, proclamaram: Escolho a esperança em Deus. Escolho a esperança nos outros. Escolho a esperança em mim mesmo.

O encontro terminou com uma explosão de alegria e com fotos em grupo junto à Madre Chiara, imortalizando a lembrança do encontro com ela durante a Festa Mundial da Gratidão 2025, na Inspetoria vietnamita.

Acesse as fotos do encontro no Flickr das FMA

Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Profissão religiosa marca início de ano na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de São Paulo

No dia 13 de janeiro de 2026, memória mensal de Santa Maria Domingas Mazzarello, a primeira deste novo ano, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, celebrou a Profissão Religiosa de Irmã Vitória Fernanda Tito Gonçalves. A Celebração Eucarística foi realizada na capela da Casa Santa Teresinha, na Lapa (São Paulo), às 10h da manhã. A missa foi presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira – SDB, inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Concelebraram os salesianos: padre Edson Donizetti Castilho, padre Osmar H. Padovan e padre Rafael Galvão, reforçando a comunhão entre os membros da Família Salesiana na animação da vida consagrada juvenil. Participaram da celebração, Irmã Alaíde Deretti, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Conselheiras inspetoriais, a comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, além de Filhas de Maria Auxiliadora de diversas comunidades da BAP. Familiares e amigos de Irmã Vitória também estiveram presentes, testemunhando o momento de oração, entrega e consagração. Durante o rito da profissão, a jovem religiosa emitiu seus votos de castidade, pobreza e obediência, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), segundo o carisma de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, comprometendo-se a servir especialmente crianças e jovens, em sintonia com a missão educativa e evangelizadora da Congregação. A data ganha significado ainda maior por ser celebrada justamente na memória mensal de Madre Mazzarello, cofundadora do Instituto e referência de santidade e zelo apostólico. Ao final da celebração, a assembleia rendeu graças a Deus pelo dom da vocação de Irmã Vitória e rezou pelo dom da fidelidade perseverante para ela e para as demais jovens que discernem o chamado à vida consagrada. O clima festivo e orante expressou a esperança da Congregação em continuar acolhendo novas vocações que mantenham vivo o carisma salesiano a serviço da juventude. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A santidade também tem rosto salesiano (e ela continua viva entre nós)

Como acontece todos os anos, a Família Salesiana apresentou o Dossiê e o Cartaz da Santidade Salesiana 2025, reunindo os testemunhos daqueles e daquelas que, ao longo da história, fizeram do carisma de Dom Bosco um caminho concreto de amor, entrega e serviço aos jovens. Ao todo, são 175 vidas que iluminam a missão salesiana no mundo:11 santos, 116 beatos, 20 veneráveis e 28 servos de Deus. Pessoas reais, que viveram a fé nas escolas, nos oratórios, nas famílias, nas missões, nos hospitais e nos contextos mais desafiadores da história — sempre colocando Cristo e os jovens no centro. Em 2025, a Igreja celebrou de forma especial a canonização de Santa Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, missionária e incansável construtora da paz, e a beatificação de Camillo Costa de Beauregard, sacerdote diocesano marcado pela caridade e pelo serviço. São sinais de que o Espírito Santo continua agindo na Família Salesiana e confirmando, com vidas concretas, a força do nosso carisma. Para a Rede Salesiana Brasil, este dossiê é mais do que um registro histórico: é um convite à comunidade educativa, às obras sociais, às escolas, aos educadores e aos jovens a reconhecer que a santidade nasce no cotidiano — na sala de aula, no pátio, no cuidado com quem mais precisa e no compromisso com uma educação que evangeliza e transforma. Ao divulgar e rezar com a vida desses homens e mulheres, renovamos também o nosso chamado de ser hoje, no Brasil, sinais vivos do amor de Deus entre crianças, adolescentes e jovens. O dossiê da Postulação Salesiana e o cartaz da Santidade 2025 estão disponíveis em vários idiomas (inclusive em português) e podem ser acessados pelo link oficial. Que a santidade salesiana continue inspirando nossa missão, fortalecendo nossa identidade e iluminando os caminhos da educação e da evangelização. Fonte: ANS e Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil