Festival #SYMJubilee: o encontro de jovens corações salesianos para o Jubileu Peregrinos de Esperança 2025
31/07/2025

Festival #SYMJubilee: o encontro de jovens corações salesianos para o Jubileu Peregrinos de Esperança 2025

Festival #SYMJubilee: o encontro de jovens corações salesianos para o Jubileu Peregrinos de Esperança 2025

O tão esperado SYM Jubilee Festival, algo importante do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) no Jubileu da Juventude, ocorreu na praça em frente à Basílica de São João Bosco, em Roma, nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025. Trata-se de um entrelaçamento vibrante de manifestações artísticas, depoimentos e espiritualidade, que expressa de forma profunda os valores salesianos de fé, alegria, interculturalidade e protagonismo juvenis.

A noite foi marcada pela presença da MGSound do Piemonte, do SYM da América Central, do Oratório de Latina, de grupos do Quênia e de La Spezia, do MJS-MEM (México) e dos DB Sons (Sicília), todos juntos em celebração vibrante de música, dança, criatividade.

O grupo MGSound do Piemonte abriu o evento com canções originais que narraram a beleza da Fé vivida em conjunto. Da Costa Rica, jovens da América Central trouxeram ritmos e cores latinos para celebrar a acolhida. Os jovens de Latina emocionaram-se com um trecho da peça "Dom Bosco - O Musical", que relembra a santidade simples e cotidiana; o grupo do Quênia cativou o público com uma apresentação espontânea e autêntica; enquanto os jovens de La Spezia transmitiram energia e esperança com danças animadas e mensagens de unidade. O México, por sua vez, encantou com duas canções simbólicas de sua identidade cultural; e os jovens da Sicília encerraram com os DB Sons, testemunhando por meio da música o valor da vocação e do talento juvenil.

"O SYMJubilee Festival foi uma iniciativa que oferecemos à cidade de Roma e à Igreja universal", disseram os organizadores do evento. "Assim, por meio da criatividade e da espiritualidade juvenil, pretendíamos transmitir uma mensagem alinhada com o caminho do Jubileu e com o objetivo de tornar os jovens protagonistas autênticos da transformação do mundo".

Depois da parte mais recreativa do evento, que incluiu apresentações artísticas e musicais, e do grande momento de ágape fraterno com o jantar na praça, veio o momento mais elevante: um momento de espiritualidade e a Vigília Eucarística, conduzida pelo P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, seguido pela mensagem da boa-noite do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fábio Attard, e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola.

A Vigília entrelaçou cânticos, leituras, orações em diferentes idiomas, com momentos de reflexão, confiança e silente contemplação. Milhares de jovens, que até então demonstravam seu entusiasmo de forma efusiva, tiveram a oportunidade de se conectar de maneira profunda em diálogo íntimo e pessoal com o seu Senhor. Eles expressaram sua Fé por meio de gestos significativos (recordações simbólicas de seu batismo, "entrega dos medos" previamente anotados em papel e mais...).

O momento de oração serviu também para refletir sobre as múltiplas realidades do mundo e sobre o empenho pela paz, reiteradamente solicitado pelo Santo Padre Leão XIV, pelo P. Attard, pela Madre Chiara.

"Ser construtores de paz é missão urgente", disse o P. Bejarano às pessoas de todas as idades presentes na Praça. "Em tempo marcado pela guerra, pela divisão e pela violência, o seu olhar puro e o seu desejo de unidade podem abrir novos caminhos. A paz constrói-se através do diálogo, do respeito, da capacidade de perdoar".

Os jovens presentes foram, assim, convidados a afastar gradualmente o foco dos seus medos para dar espaço à luz, ecoando o convite que o Papa Leão XIV dirigiu a todos eles na noite de 29 de julho: "Vocês são o sal da Terra! Vocês são a luz do mundo!".

A noite de alegria e espiritualidade concluiu-se com as mensagens proferidas pelos Superiores Gerais dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora.

"Estou muito feliz por estar aqui, com Vocês, neste tempo jubilar - único e especial -, em que podemos caminhar juntos como Igreja e na Igreja: Vocês são o recurso, o grande potencial do mundo; para nós, são a parte mais preciosa da Humanidade, como afirmaram Dom Bosco e Madre Mazzarello", disse a Madre Chiara Cazzuola. "Acredito que a primeira graça do Jubileu seja o encontro com Jesus Cristo, a nossa vera Esperança. Costumamos pensar que, para encontrar Jesus, devemos fazer tudo sozinhos. Mas, ao contrário, é Ele quem pode fazer tudo em Vocês, desde que se deixem encontrar por Ele (...) Pensem em quanto são amados e desejados por Deus, que os acolhe como são, e realiza grandes coisas em Vocês como fez em Maria. A Esperança nasce desta consciência: o Senhor Jesus é uma Pessoa que caminha conosco e nos enche com a sua graça, com a sua força. Nunca se sintam sozinhos!".

Por sua vez, o Reitor-Mor convidou os jovens a serem pacificadores: "Na medida em que nos tornamos pacificadores, também nos tornamos missionários da Esperança, onde quer que estejamos, por meio do nosso testemunho, da nossa presença, da nossa bondade, do nosso exemplo. Que Jesus seja a Fonte que fortalece a nossa bondade e afasta o medo, porque o mundo precisa de cada um de Vocês. O mundo precisa de vocês - hoje - mais do que nunca!".

Fonte: Agencia Info Salesiana

Mais Recentes

Inspetoria São João Bosco lança Observatório de Projetos Salê Sustentável em favor da Ecologia Integral

A Inspetoria São João Bosco (ISJB), dos Salesianos de Dom Bosco, deu um novo passo em seu compromisso com o cuidado da Casa Comum ao lançar, no dia 16 de junho, o Observatório de Projetos Salê Sustentável. Realizado de forma presencial e on-line, o lançamento reuniu aproximadamente 150 participantes, representando as presenças salesianas das áreas da educação básica e superior, ação social e evangelização, localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal. Na abertura do evento, o Vigário Inspetorial, Padre Sedney Manja, SDB, destacou que o Observatório responde ao convite da Congregação Salesiana e do Papa Francisco para viver, de forma concreta, a Ecologia Integral, promovendo uma caminhada comum em favor da vida. "O Observatório de Projetos Salê Sustentável nasce exatamente com esse propósito: ajudar-nos a caminhar juntos, compartilhar experiências, aprender uns com os outros e construir uma cultura cada vez mais comprometida com o cuidado da vida." Em sua mensagem, o sacerdote convidou todas as presenças salesianas a acolherem esse novo desafio com esperança e confiança, lembrando que cada gesto em favor da Ecologia Integral torna o mundo "mais justo, mais fraterno e mais fiel ao sonho de Deus para a humanidade e para toda a criação". Na sequência, a coordenadora do projeto, Camila de Paula, apresentou o Observatório como um espaço de articulação, colaboração e compartilhamento entre as dezenas de obras salesianas. A plataforma permitirá o envio e o acompanhamento das iniciativas desenvolvidas, conferindo maior visibilidade às ações socioambientais já existentes, favorecendo a troca de experiências, o fortalecimento do trabalho em rede e a construção de novos caminhos em favor da sustentabilidade e do cuidado com a Casa Comum. Inspirado na encíclica Laudato Si' e na Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco, bem como nas orientações do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana, o Observatório busca fortalecer uma cultura do encontro e da corresponsabilidade, na qual cada comunidade educativo-pastoral seja protagonista da promoção da Ecologia Integral, unindo evangelização, educação e compromisso socioambiental. Durante o lançamento, Padre Geraldo Adair de Lima, SDB, recordou que o cuidado com a criação faz parte da própria missão salesiana. Segundo ele, esse compromisso dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as boas práticas de governança institucional, fortalecendo a capacidade da Inspetoria de estabelecer parcerias e promover iniciativas voltadas ao bem comum. O lançamento do Observatório de Projetos Salê Sustentável representa, assim, um sinal concreto do compromisso da Inspetoria São João Bosco com a Ecologia Integral. Mais do que uma plataforma para o acompanhamento de projetos, o Observatório constitui um espaço permanente de escuta, partilha, articulação e inspiração, fortalecendo a missão salesiana de educar e evangelizar por meio do cuidado com a Casa Comum. O que é o Observatório de Projetos Salê Sustentável? O Observatório de Projetos Salê Sustentável é uma iniciativa da Inspetoria São João Bosco que reúne, acompanha e compartilha as ações socioambientais desenvolvidas nas presenças salesianas. Seu objetivo é fortalecer a cultura da Ecologia Integral, incentivar o trabalho em rede, valorizar as boas práticas e favorecer a construção de uma missão cada vez mais comprometida com o cuidado da criação. Inspirado na Laudato Si' e no carisma salesiano, o Observatório promove uma caminhada conjunta em favor da vida, da sustentabilidade e da Casa Comum, contribuindo para que as comunidades educativo-pastorais sejam cada vez mais protagonistas na construção de um futuro mais justo, solidário e sustentável.

Senado Federal reconhece trajetória de salesiana que dedicou 71 anos à educação, à saúde e à promoção humana

Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, recebeu a Comenda Santa Dulce dos Pobres em cerimônia realizada no Plenário do Senado Federal Uma vida dedicada a transformar realidades por meio da educação, da fé e do compromisso com os mais vulneráveis. Foi esse legado que levou a salesiana Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, a receber, nesta terça-feira (16), a Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma das mais importantes homenagens concedidas pelo Senado Federal a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços na área social da saúde. A cerimônia foi realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília, e reuniu autoridades, parlamentares e convidados para reconhecer iniciativas inspiradas pelo exemplo de Santa Dulce dos Pobres, uma das referências brasileira de solidariedade e cuidado com aqueles que mais necessitam. Aos 92 anos, Irmã Maria Nilda recebeu a honraria como reconhecimento por mais de sete décadas de atuação nas áreas da educação, assistência social, saúde, evangelização e promoção humana. Sua história é a missão das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: estar presente onde a vida pede cuidado, acolhimento e esperança. Uma vida marcada pelo serviço Durante seu pronunciamento no Senado, a religiosa relembrou sua trajetória e destacou que sua caminhada foi construída a partir dos valores recebidos na família e fortalecida pela vocação religiosa. Ao recordar os primeiros passos de sua atuação social, Irmã Maria Nilda contou que uma pergunta simples mudou o rumo de sua missão: "Que resposta de amor nós vamos dar para esta vila?". Dessa inquietação nasceu, na cidade de Lins (SP), o Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), obra social que se tornou referência nacional no atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e que chegou a ser o primeiro projeto da Unicef implantado no Brasil. "A gente foi para as ruas, para as praças, para debaixo das árvores. Fomos atrás das autoridades. Era um grupo que realmente queria transformar aquela realidade", recordou a religiosa. Ao longo dos anos, a obra cresceu, ampliou parcerias e passou a oferecer formação profissional, projetos educacionais, culturais e de inclusão digital, impactando milhares de vidas. Educação, saúde e compromisso social Além de sua contribuição para a área social, Irmã Maria Nilda construiu uma sólida trajetória na educação brasileira. Professora universitária por mais de 40 anos, participou da implantação de políticas educacionais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, atuando em funções estratégicas na gestão pública educacional. Sua missão também alcançou a área da saúde. Como gestora do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), liderou importantes processos de modernização administrativa, ampliação da infraestrutura hospitalar e fortalecimento da qualidade assistencial. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, já aos 86 anos, retornou à instituição para contribuir com os desafios enfrentados pelo hospital em um dos períodos mais críticos da saúde pública brasileira. "São 71 anos de vida religiosa dedicados à educação, à saúde, às obras sociais e ao serviço social", afirmou emocionada. Reconhecimento à missão salesiana Ao entregar a homenagem, o senador Nelsinho Trad destacou a contribuição da religiosa para a formação de gerações de estudantes e para o fortalecimento de iniciativas sociais e de saúde no Mato Grosso do Sul. Em seu pronunciamento, o parlamentar também recordou a relação construída ao longo de décadas com a religiosa e ressaltou o testemunho de vida que ela representa para a sociedade. "Estou muito emocionado por proporcionar este reconhecimento à Irmã Nilda. Sua trajetória é um exemplo de dedicação ao próximo, de amor ao serviço e de compromisso com as pessoas que mais precisam", afirmou. Uma homenagem que celebra milhares de vidas transformadas Para as Filhas de Maria Auxiliadora, a Comenda Santa Dulce dos Pobres representa mais do que uma homenagem individual. O reconhecimento prestado pelo Senado Federal evidencia a força de uma missão educativa e evangelizadora que, há mais de 150 anos, transforma vidas em diferentes partes do mundo. Na figura de Irmã Maria Nilda, o Senado reconheceu também a presença das Salesianas que diariamente atuam em escolas, obras sociais, hospitais, comunidades e projetos de promoção humana, levando adiante o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Ao final de sua fala, a religiosa resumiu o sentido de sua caminhada com uma mensagem de gratidão e fé: "Deus se serve de instrumentos, e todos nós somos instrumentos de Deus. Quando nos colocamos a serviço, Ele nos prepara para fazer o bem." Uma vida inteira dedicada ao cuidado com o próximo que, agora, passa a integrar a história das homenagens concedidas pela mais alta Casa Legislativa do país. Clique e assista no youtube ou abaixo a sessão de premiações e condecorações para a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres Crédito das imagens: Geraldo Magela/Agência Senado e Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil

«Preservar vozes e rostos humanos»: Comunicadores refletem sobre “uma possível aliança” na era da Inteligência Artificial

Na manhã do dia 9 de junho, memória de São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil, aconteceu a reunião em formato online para os comunicadores e colaboradores de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP). O encontro, previsto no calendário inspetorial, reuniu 28 comunicadores responsáveis pela comunicação nas escolas, obras sociais, hospital e faculdade. Contou com a presença e apoio de Irmã Ivone Marcuzo, conselheira inspetorial da BAP e referente para a Comunicação, e foi coordenado por Irmã Maike Loes, coordenadora inspetorial de Comunicação, e Andréa Pereira, assessora de Comunicação. A novidade deste encontro geral de Comunicação, o único do primeiro semestre de 2026 neste formato, foi a palestra conduzida por Cícero Albuquerque, coordenador inspetorial de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte, que tratou sobre a mensagem do Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). Neste ano em que o DMCS celebra sua maturidade — afinal são 60 anos abordando temas comunicativos sem interrupção desde a sua criação, em 1966 —, na mensagem intitulada “Preservar vozes e rostos humanos”, o Papa Leão XIV deu amplo espaço para refletir sobre o progresso da civilização e o avanço das tecnologias, especialmente da inteligência artificial. Inicialmente, Irmã Maike apresentou uma contextualização sobre o DMCS, sua criação e seus desdobramentos e, em seguida, Cícero abordou, em linhas gerais, o tema da mensagem, detendo-se de modo especial na terceira parte: “Uma possível aliança”. Segundo Cícero, «“Uma possível aliança” é um trecho que eu particularmente me conectei bastante porque ele traz todo um cenário que a gente vivencia hoje». Para Cícero, quando o Papa Leão XIV propõe “uma possível aliança”, o foco está num «olhar de esperança, que precisamos exercitar o tempo todo. Mais uma vez, nós da comunicação, acabamos tendo que colocar esse olhar de esperança em basicamente tudo que fazemos, porque se olhamos só para o cenário, muitas vezes ele não parece tão positivo», e aí cada um «precisa trazer esse olhar de esperança para fazer com que essas propostas e essas vivências do nosso tempo atendam de uma forma positiva aos ambientes, aos lugares, aos nossos destinatários, enfim, à juventude de maneira geral». Cícero destacou com muita propriedade os três pilares indicados por Papa Leão XIV para que esta aliança seja possível, para que as pessoas sejam protagonistas no processo de interação com a inteligência artificial e não dominadas ou guiadas por ela. Ao mencionar e explanar sobre os três pilares — responsabilidade, colaboração e educação —, Cícero chamou em causa a Educomunicação, uma marca da Família Salesiana que educa comunicando e comunica educando! «Um tema que para nós é muito importante, que é a Educomunicação. Todos nós temos de alguma forma essa vivência com a Educomunicação enquanto área de conhecimento, talvez muito mais na nossa prática do que no entendimento racional do estudo da comunicação.» A Educomunicação «é uma área que é bastante cara para a congregação. A vida salesiana tem um olhar muito voltado para a Educomunicação e isso se conecta também diretamente com a mensagem do Papa Leão XIV». Cícero destacou a necessidade de «ter esse olhar crítico para aquilo que estamos fazendo». «Quando ele [o Papa] fala dessa literacia, é exatamente isso: inserir esse ensinamento, esse jeito de lidar, inclusive, nos nossos processos pedagógicos [...] isso precisa estar integrado aos nossos sistemas de ensino». Ao mencionar a Educomunicação, Cícero incentivou os comunicadores da BAP a buscarem caminhos novos que possibilitem criar projetos voltados para o desenvolvimento do pensamento crítico. Segundo Irmã Maike, «a partilha que o Cícero fez hoje com os nossos comunicadores foi muito prática. Ele conseguiu fazer conexões com o nosso cotidiano, falou sobre a Educomunicação, ligou o tema da mensagem do Papa com o material didático da Rede Salesiana, com os “Bons-dias” e “Boas-tardes”, com os conteúdos do ENARSE, e também com o pátio, lugar privilegiado para o educador salesiano». Para a coordenadora inspetorial de Comunicação, o que mais impactou durante a fala do Cícero foi a questão da formação do pensamento crítico: «é uma chamada muito grande para que nós vivamos um dos elementos do tripé do Sistema Preventivo, que é a razão. Às vezes, nós temos muito forte a questão da religião, da espiritualidade; temos também o aspecto do afetivo, da bondade, do carinho, da amorevolezza, mas às vezes nós estamos precisando dar uma injeção maior no uso da razão, porque nós somos seres inteligentes, nós somos seres pensantes», concluiu Irmã Maike. Ao final deste primeiro momento, o grupo interagiu pelo chat destacando pontos relevantes da mensagem do Papa Leão XIV: “Responsabilidade, transparência e formação crítica.” “A IA deve servir e não nos dominar.” “Transparência gera confiança.” “Sermos nós os protagonistas!” “A informação é um bem público.” “A educação é o caminho para formar a consciência crítica. Sem pensamento crítico, não há liberdade.” “A responsabilidade com a IA começa nas escolhas humanas.” “O financeiro não pode sobrepor o valor das pessoas.” “Formar pessoas livres é nossa missão.” “Gostei muito quando ele falou sobre a transparência, e a IA não deve nos dominar e sim ser uma forma de ferramenta facilitadora.” “A informação precisa ser apurada e validada com clareza, não podendo ser simplesmente criada por IA sem conferência e análise crítica.” Após os agradecimentos a Cícero pela disponibilidade e pela partilha, feita com extrema dedicação e muita competência, o grupo permaneceu em reunião e foram tratados assuntos específicos do Âmbito da Comunicação, sobre as rotinas, entregas diárias, processos e planejamento para os próximos meses. Fonte: Assessoria de comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil