FMA presentes na abertura do “Festival dos Livros e das Ideias”
30/10/2023

FMA presentes na abertura do “Festival dos Livros e das Ideias”

FMA presentes na abertura do “Festival dos Livros e das Ideias”

No dia 21 de outubro de 2023, no evento de abertura do “Festival dos Livros e das Ideias: Livros em Nizza”, no Foro Boario, em Nizza, Monferrato, foi apresentada a publicação As Filhas de Maria Auxiliadora na Itália (1872-2022). Casas e obras, publicado em março de 2023 na coleção Percursos do Centro de Estudos sobre as Filha de Maria Auxiliadora (FMA), da Casa Editora Palumbi.

A apresentação foi realizada pela Ir. Paola Cuccioli, da Inspetoria Maria Auxiliadora (IPI), encarregada do Arquivo Histórico das FMA Nizza Monferrato e curadora, com Ir. Grazia Loparco, dos dois volumes.

Depois de uma breve reconstituição das origens da Casa Mãe das FMA, aberta em Nizza Monferrato por São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello como escola para as meninas, introduziu o público no coração da cuidadosa pesquisa histórica acontecida durante quatro anos por sete FMA das sete Inspetorias italianas.

Os dois volumes, com cerca de 1.400 páginas, fazem conhecer as atividades realizadas em 1.173 Casas/Comunidades religiosas com as obras realizadas pelas FMA na Itália durante um período de 150 anos, de 1872 a 2022. As Casas estão divididas segundo as regiões da Itália, que se sucedem em ordem cronológica de acordo com o ano da fundação: Piemonte, Ligúria e Sicília no primeiro volume; Veneto, Lombardia e outras regiões (exceto Molise) no segundo volume.

O que se releva com admiração da pesquisa é o fato de que, no Piemonte e no Vale de Aosta, as FMA, ao longo de 150 anos, abriram casas e obras nas oito Províncias piemontesas, num total de 373 em 222 municípios ou aldeias. É interessante constatar que, entre 1890 e 1969, foram abertas novas casas com ritmos que superam as 30 aberturas para cada decênio.

Diante da pergunta sobre as obras educativas hoje presentes em Nizza, no edifício da Casa Mãe, Ir. Paola responde que estão ativas a Escola desde a Secção Primavera até à Escola Secundária de Primeiro grau, o Centro de Formação Profissional, o Arquivo Histórico que engloba os fundos das seis Inspetorias do Piemonte unificadas em 2003, o centro de verão e várias atividades culturais, musicais e esportivas.

“O grande edifício da Casa Mãe” – observa Ir. Paola – “é como o Lego, porque se ampliou e enriqueceu com o passar do tempo para responder às sempre novas perguntas educativas das/os jovens e das famílias”.

Em seguida, apresenta com mais detalhes o arquivo histórico aberto ao público há cerca de dez anos e rico de documentação útil para eventuais pesquisas de caráter histórico, pedagógico, social e relativo à vida religiosa salesiana também em relação ao território, visto que o Instituto Nossa Senhora das Graças está entrelaçado com a história da cidade de Nizza Monferrato.

Um evento significativo nesta relação com o Município de Nizza é a atribuição, em 26 de abril de 2022, da cidadania honorária à Superiora Geral do Instituto das FMA, Madre Chiara Cazzuola, bem como a todas as cerca de 11.000 Irmãs Salesianas que o compõem.

Pode-se dizer também que Nizza é uma cidade aberta em perspectiva mundial desde as origens, porquanto no Noviciado de São José, na colina chamada “La Bruna”, formavam-se as missionárias que depois eram enviadas aos cinco continentes.

O evento “Livros em Nizza”, acontecido nos dias 21 e 22 de outubro, com diversos encontros e apresentações de livros, acompanhou assim os cidadãos desta cidade e arredores que vieram numerosos para colher, através da apresentação dos dois Volumes, a significatividade da presença do Carisma do Instituto das FMA, semente de futuro para muitas famílias, crianças e jovens que frequentam esta Casa rica de história, de santidade e de esperança. 

Fonte: Instituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

 

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Formação das neo-Ecônomas Inspetoriais 2025

De 6 a 24 de novembro de 2025, 33 Filhas de Maria Auxiliadora provenientes de todo o mundo reuniram-se em Roma, na Casa Geral, para o Encontro de formação organizado pelo Âmbito da Administração do Instituto das FMA. As participantes eram 23 neo- ecônomas, 3 ecônomas presentes para atualização, 3 FMA que iniciarão o seu serviço em 2026 e 4 FMA que colaboram com o Economato inspetorial. A diversidade de procedência, cultura e experiência foi para todas uma grande riqueza, que favoreceu o espírito de pertença e as tornou conscientes do precioso e delicado serviço confiado a cada uma dentro de um Instituto que responde a uma necessidade educativa em nível mundial. O tema escolhido foi: “A economia do serviço, para uma economia que gera vida”.Para quem desempenha o serviço de ecônoma, é importante ter presente que, no centro da economia, deve estar a pessoa e que a administração deve ser vivida e realizada como ato de amor e fidelidade à missão. A correta administração dos bens deve favorecer a vida da comunidade, mas não pode deixar de levar em conta a vida e o futuro da missão. Durante todo o encontro, o trecho evangélico das bodas de Caná – “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) – serviu de guia. Como Maria, também a ecônoma deve ser uma mulher atenta às necessidades, plenamente inserida no presente e solícita, “uma mulher cuidadosa, que se ocupa da felicidade dos outros; uma mulher que vive uma escuta profunda e responsável para colher as situações de necessidade quando falta o ‘vinho’, isto é, a alegria do amor, e levar Cristo, não com palavras, mas no serviço, na proximidade, com compaixão e ternura” (Cf. Papa Francisco, Encontro com as capitulares – 2021). As ecônomas foram então convidadas a viver todo o encontro com a atitude de: escutar a necessidade, acolher o milagre, agir com confiança para gerar vida. Os dias formativos foram coordenados pela Conselheira Geral da Administração, Ir. 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Particularmente interessante e significativa foi a intervenção da Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, que falou sobre Sinodalidade e serviço:“Escolhi este tema porque uma ecônoma inspetorial é uma mulher consagrada, antes de tudo uma FMA feliz, que vive um serviço delicado e importante na comunidade inspetorial”, explicou. “Falo de serviço, não de poder porque, ao contrário da lógica do mundo em que a economia governa, impõe e programa crises, mudanças, tendências, para nós FMA economia significa sábia gestão e valorização dos recursos humanos e materiais e/ou financeiros a serviço do Carisma. E nunca é uma gestão solitária, mas sempre compartilhada e sinodal”. Durante os dias, também intervieram Ir. Grazia Loparco – historiadora do Instituto e docente na Faculdade Auxilium – e Pe. Pascual Chávez, SDB, Reitor-Mor emérito da Congregação Salesiana, que ajudaram a fazer uma leitura carismática dos temas tratados. O aprofundamento dos artigos das Constituições, proposto por Ir. Ena, assim como a precisa e motivada apresentação dos procedimentos utilizados pelo Instituto, feita pela Secretária Geral, Ir. Maria Luísa Nicastro, a reflexão sobre o Direito Canônico, feita por Ir. Kasińska Katarzina, e as intervenções das irmãs do Âmbito, favoreceram a reflexão sobre os critérios e fundamentos do serviço das ecônomas, fazendo crescer no senso de pertença. Não faltaram também algumas visitas formativas, como a do Borgo Laudato Si’, em Castel Gandolfo, onde as participantes puderam visitar os Jardins Pontifícios e conhecer o belo projeto de acolhida, sustentabilidade e economia circular, sonhado pelo Papa Francisco e inaugurado pelo Papa Leão XIV; e a visita ao Empório da Solidariedade da Cáritas de Roma, onde foram apresentados o modelo de distribuição solidária e os instrumentos adotados para enfrentar a pobreza alimentar numa grande cidade como Roma. Entre as experiências carismático-eclesiais, Ir. 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Para muitas das ecônomas presentes, o encontro prosseguiu com o itinerário carismático – de 25 a 29 de novembro – pelos lugares das origens, com visita ao Museo Museu das Expedições Missionárias de Gênova, inaugurado em 12 de novembro, a Mornese (AL), Nizza Monferrato (AT) e Turim. Em cada etapa houve oportunidade de encontrar-se com pessoas e/ou  novas experiências de formação, sustentabilidade e Instituto. A visita aos lugares salesianos e os encontros foram vividos como um novo chamado a renovar o Carisma e a missão, seguindo os passos de Dom Bosco e Madre Mazzarello. As mensagens expressas pelas participantes durante a avaliação e após o seu retorno à inspetoria, confirmam a positividade do encontro: Obrigada (…) a todas vós que amais não só os números, mas também a nossa comunidade e a nossa missão. O encontro de formação foi realmente uma experiência das bodas de Caná, onde Jesus encheu nossas talhas de vinho. Os relatores demonstraram grande empenho e preparação cuidadosa. O curso me ofereceu: conhecimentos preciosos, experiências práticas de gestão, motivação ao estudo, alegria, esperança e reconhecimento. Foram dias ricos de profundidade, formação, oração, experiências, crescimento e uma partilha fraterna que enriqueceu a todas. Um enorme obrigado à comunidade da Casa Geral pela acolhida e por ter compartilhado tão generosamente seu espaço, seus recursos e seus bens.   Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Assembleia do Conselho do MJS da Inspetoria de Belo Horizonte

De 5 a 7 de dezembro, a presença salesiana de Vitória sediou a Assembleia do Conselho Inspetorial do Movimento Juvenil Salesiano da Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte. A programação conteve momentos de diálogo, espiritualidade e avaliação, além do planejamento das ações e da elaboração do cronograma para 2026. Durante o encontro, as presenças salesianas que integram o MJS apresentaram uma síntese das atividades realizadas em 2025. O evento contou com a participação do Inspetor, P. Ricardo Carlos; do Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Adenilson Rubin, e do Coordenador das Associações Juvenis, Walberto Giordano. No dia 6 de dezembro, ocorreu a eleição para o novo Conselho Inspetorial do MJS, e na Missa do dia seguinte deu-se a posse à nova Coordenação do CIAJS. Agência Info Salesiana

Promulgado pelo Reitor-Mor dos SDB o Estatuto revisado dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco

Na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, após mais de dois anos de diálogo, confronto e discernimento, o Estatuto revisado da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco foi oficialmente promulgado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, na Festa do Beato Felipe Rinaldi, fundador desta organização internacional e grande apoiador da vocação salesiana leiga. O novo Estatuto marca uma etapa significativa na história do Movimento, o mais extenso dentro da FS, que também acolhe crentes de diversas tradições. O texto é fruto de um processo de escuta e corresponsabilidade; e fortalece a identidade e a missão da Confederação, respondendo às necessidades do tempo presente. A Confederação Mundial continua a aprender, a partir de sua história, a reconhecer os sinais dos tempos e a moldar seu futuro com esperança e responsabilidade. Ao anunciar a promulgação do Estatuto, o P. Attard declarou: “É uma verdadeira alegria para mim aprovar hoje um texto que responde às novas realidades e desafios do mundo em que vivemos... O que mais importa é permanecer fiel ao espírito de Dom Bosco, respondendo com amor e criatividade à realidade e às necessidades do mundo e da Igreja de hoje”. O Estatuto revisado introduz uma série de mudanças fundamentais, entre as quais: –     reconhece formalmente os Amigos de Dom Bosco em nome da Organização, ampliando o pertencimento e a participação especialmente daqueles que não vêm de uma escola, mas de outras presenças salesianas; –     amplia os valores, incluindo agora Paz e Solidariedade ao lado da Verdade, Vida e Liberdade, reforçando a missão salesiana de construir uma sociedade mais justa, defender a dignidade humana e promover, num mundo dividido, a reconciliação e a fraternidade; –     prevê modos mas mais claros de adesão e percursos formativos, incentivando a liderança leiga, especialmente a participação de jovens e mulheres; –     indica formas renovadas de pertencimento e participação laical, com maior ênfase na formação e na liderança; –     orienta a missão para os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; –     define uma governança e comunicação globais mais fortes, incluindo a introdução de um Conselho Regional e de um Coordenador de Comunicação; –     e aprova a criação da Fundação Carlos Gastini, para apoiar o desenvolvimento de longo prazo e iniciativas globais. Tais mudanças reforçam a identidade e o propósito dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco em todo o mundo, convidando os membros a: maior unidade, empenho missionário, responsabilidade social perante um mundo em mui veloz transformação.   Agência Info Salesiana

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