Industria Gráfica e a transformação da juventude salesiana
24/06/2023

Industria Gráfica e a transformação da juventude salesiana

Industria Gráfica e a transformação da juventude salesiana

O dia 24 de junho é uma data de comemoração para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na indústria gráfica, pois, neste dia, é comemorado o Dia da Industria Gráfica. A data coincide com o aniversário de Johannes Gutemberg que, em 1455, realizou a primeira impressão de um livro a partir de técnicas próprias.

Neste contexto de indústria gráfica, a Rede Salesiana Brasil (RSB) orgulha-se em contar com duas presenças que oferecem formação profissional para a juventude local em situação de vulnerabilidade: O projeto “Jovens imprimindo seu futuro" da obra social Escola Dom Bosco, em Recife (PE); e os cursos de Gestão Ambiental e Logística oferecidos pela Gráfica Dom Bosco, em Porto Alegre (RS), pertencente ao Centro Profissional Gráfico do Colégio Salesiano Dom Bosco.

O objetivo dessas ações nas presenças salesianas de Recife e Porto Alegre, além de qualificar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, é também de enriquecer ainda mais seus conhecimentos, apoiando a formação integral da juventude.

PROJETO “JOVENS IMPRIMINDO SEU FUTURO" - ESCOLA DOM BOSCO, RECIFE (PE)

A obra social salesiana Escola Dom Bosco Recife, em parceria com o Instituto Nelson Wilians e reconhecendo a importância de abordar temas relevantes para promover o bem-estar dos seus atendidos, promove, desde a sua fundação, o projeto "Jovens imprimindo seu futuro". A instituição oferece três oficinas de formação profissional na área gráfica, com os cursos de Arte Finalização, Acabamento Gráfico e Impressão Offset.

“Geralmente quem procura o curso são jovens que já finalizaram o ensino médio e não conseguiram ingressar em uma faculdade, curso técnico e/ou mercado de trabalho. Desta forma, o curso se torna uma possibilidade em potencial para conquistar esses espaços, além de existir uma formação humana”, diz a professora Bárbara Elias de Souza.

O curso tem duração de 5 meses e, ao todo, a Escola Dom Bosco atende cerca de 120 adolescente e jovens por ano.

“Admito que, antes dos cursos gráficos, eu não tinha muita noção de mundo e do mercado de trabalho, pois foi o primeiro curso profissionalizante que fiz, e o que aprendi vem me ajudando bastante em tudo que faço”, relatou o atendido Maykson Daniel L. Monteiro.

O primeiro contato que a aluna Alanna Beatriz Martins teve com o mercado de trabalho foi graças ao curso gráfico. No decorrer das aluas, Alanna teve a percepção de que ser uma Jovem Aprendiz permite uma ampla visão do mercado, possibilitando uma rica experiência em seu currículo. “O curso me ajudou a perceber que a área gráfica era sim uma área que eu poderia seguir e atuar”, comentou a aluna.

O objetivo do curso de Produção Gráfica é habilitar profissionais a desenvolver materiais de diversas escalas como: livros, jornais e revistas, qualificando o jovem no mercado de trabalho e, em alguns casos específicos, criando a sua própria gráfica. “A formação tem dado bastante resultado, muitos dos alunos saem empolgados montando a sua própria gráfica rápida e se tornando microempreendedor”, comenta a educadora do curso de Acabamento Gráfico Industrial, Conceição Karla Azevedo.

  

CURSOS TÉCNICOS - GRÁFICA DOM BOSCO, PORTO ALEGRE (RS)

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre conta com uma gráfica local, a Gráfica Dom Bosco, onde são produzidos diversos materiais. A instituição oferece aos jovens e adolescentes os cursos de Gestão Ambiental e Logística, que são formações técnicas que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Em um ambiente acadêmico, os discentes recebem uma formação integral com habilidades técnicas e comportamentais.

“O curso é muito importante na vida dos jovens, pois se trata de uma oportunidade, uma possibilidade de adquirirem conhecimento de qualidade, onde o único investimento que os jovens têm que fazer é o tempo e a vontade de aprender, pois estão inseridos em um ambiente com todas as estruturas necessárias para se tornarem profissionais de excelência no concorrido mercado de trabalho”, relata o psicólogo e professor, Adriano da Silva.

A possibilidade de gerar formação profissional com técnicas e experiências para a juventude tem sido um ponto muito positivo para a missão salesiana. Muitos são os adolescentes e jovens que, com entusiasmo e alegria, contam o quão maravilho foi poder estar nessa área de formação.

“Trabalho desde os meus 14 anos e tinha uma determinada visão do mercado de trabalho. O fato de ingressar no curso técnico ampliou ainda mais minhas possibilidades de crescimento”, relatou a estudante Suely Da Rosa Selau que conseguiu uma oportunidade de estágio na área de Engenharia Civil e Arquitetura por estar no curso técnico da Gráfica Bom Bosco.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com o apoio das Assessorias de Comunicação da Escola Dom Bosco de Recife (PE) e do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre (RS)

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil