Industria Gráfica e a transformação da juventude salesiana
24/06/2023

Industria Gráfica e a transformação da juventude salesiana

Industria Gráfica e a transformação da juventude salesiana

O dia 24 de junho é uma data de comemoração para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na indústria gráfica, pois, neste dia, é comemorado o Dia da Industria Gráfica. A data coincide com o aniversário de Johannes Gutemberg que, em 1455, realizou a primeira impressão de um livro a partir de técnicas próprias.

Neste contexto de indústria gráfica, a Rede Salesiana Brasil (RSB) orgulha-se em contar com duas presenças que oferecem formação profissional para a juventude local em situação de vulnerabilidade: O projeto “Jovens imprimindo seu futuro" da obra social Escola Dom Bosco, em Recife (PE); e os cursos de Gestão Ambiental e Logística oferecidos pela Gráfica Dom Bosco, em Porto Alegre (RS), pertencente ao Centro Profissional Gráfico do Colégio Salesiano Dom Bosco.

O objetivo dessas ações nas presenças salesianas de Recife e Porto Alegre, além de qualificar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, é também de enriquecer ainda mais seus conhecimentos, apoiando a formação integral da juventude.

PROJETO “JOVENS IMPRIMINDO SEU FUTURO" - ESCOLA DOM BOSCO, RECIFE (PE)

A obra social salesiana Escola Dom Bosco Recife, em parceria com o Instituto Nelson Wilians e reconhecendo a importância de abordar temas relevantes para promover o bem-estar dos seus atendidos, promove, desde a sua fundação, o projeto "Jovens imprimindo seu futuro". A instituição oferece três oficinas de formação profissional na área gráfica, com os cursos de Arte Finalização, Acabamento Gráfico e Impressão Offset.

“Geralmente quem procura o curso são jovens que já finalizaram o ensino médio e não conseguiram ingressar em uma faculdade, curso técnico e/ou mercado de trabalho. Desta forma, o curso se torna uma possibilidade em potencial para conquistar esses espaços, além de existir uma formação humana”, diz a professora Bárbara Elias de Souza.

O curso tem duração de 5 meses e, ao todo, a Escola Dom Bosco atende cerca de 120 adolescente e jovens por ano.

“Admito que, antes dos cursos gráficos, eu não tinha muita noção de mundo e do mercado de trabalho, pois foi o primeiro curso profissionalizante que fiz, e o que aprendi vem me ajudando bastante em tudo que faço”, relatou o atendido Maykson Daniel L. Monteiro.

O primeiro contato que a aluna Alanna Beatriz Martins teve com o mercado de trabalho foi graças ao curso gráfico. No decorrer das aluas, Alanna teve a percepção de que ser uma Jovem Aprendiz permite uma ampla visão do mercado, possibilitando uma rica experiência em seu currículo. “O curso me ajudou a perceber que a área gráfica era sim uma área que eu poderia seguir e atuar”, comentou a aluna.

O objetivo do curso de Produção Gráfica é habilitar profissionais a desenvolver materiais de diversas escalas como: livros, jornais e revistas, qualificando o jovem no mercado de trabalho e, em alguns casos específicos, criando a sua própria gráfica. “A formação tem dado bastante resultado, muitos dos alunos saem empolgados montando a sua própria gráfica rápida e se tornando microempreendedor”, comenta a educadora do curso de Acabamento Gráfico Industrial, Conceição Karla Azevedo.

  

CURSOS TÉCNICOS - GRÁFICA DOM BOSCO, PORTO ALEGRE (RS)

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre conta com uma gráfica local, a Gráfica Dom Bosco, onde são produzidos diversos materiais. A instituição oferece aos jovens e adolescentes os cursos de Gestão Ambiental e Logística, que são formações técnicas que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Em um ambiente acadêmico, os discentes recebem uma formação integral com habilidades técnicas e comportamentais.

“O curso é muito importante na vida dos jovens, pois se trata de uma oportunidade, uma possibilidade de adquirirem conhecimento de qualidade, onde o único investimento que os jovens têm que fazer é o tempo e a vontade de aprender, pois estão inseridos em um ambiente com todas as estruturas necessárias para se tornarem profissionais de excelência no concorrido mercado de trabalho”, relata o psicólogo e professor, Adriano da Silva.

A possibilidade de gerar formação profissional com técnicas e experiências para a juventude tem sido um ponto muito positivo para a missão salesiana. Muitos são os adolescentes e jovens que, com entusiasmo e alegria, contam o quão maravilho foi poder estar nessa área de formação.

“Trabalho desde os meus 14 anos e tinha uma determinada visão do mercado de trabalho. O fato de ingressar no curso técnico ampliou ainda mais minhas possibilidades de crescimento”, relatou a estudante Suely Da Rosa Selau que conseguiu uma oportunidade de estágio na área de Engenharia Civil e Arquitetura por estar no curso técnico da Gráfica Bom Bosco.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com o apoio das Assessorias de Comunicação da Escola Dom Bosco de Recife (PE) e do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre (RS)

Mais Recentes

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

“Caminho com Dom Bosco” reúne 21 jovens em discernimento vocacional no carisma salesiano

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, 21 jovens do ensino médio, com sementes vocacionais, participaram do encontro “Caminho com Dom Bosco”, projeto do Serviço de Animação Vocacional dos Salesianos, realizado em São Carlos – SP. O evento aprofundou a espiritualidade Juvenil Salesiana, sob o tema “Fazei tudo o que ele vos disser: crentes, livres para servir”, inspirado na Estreia 2026 do Reitor-Mor, com divisão em três equipes: Dom Bosco, Domingos Sávio e Artêmides Zatti. A programação incluiu missas diárias, dinâmicas de integração, esportes, provas cooperativas, visita ao zoológico de São Carlos, Cachoeira do Saltão, visita à comunidade salesiana de Piracicaba, momentos de confissões, partilhas vocacionais e a apresentação do vídeo da Estreia. O encerramento foi realizado no dia 24 de janeiro, com diário intensivo. Os 21 jovens puderam vivenciar o serviço, a oração e a fraternidade, fortalecendo o discernimento vocacional no carisma de Dom Bosco. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil