Durante quatro dias, colaboradores do escritório da Rede Salesiana Brasil percorreram escolas, obras sociais, espaços de memória, universidade, oratórios e santuários para vivenciar, na prática, as diferentes dimensões do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello
Brasília (DF) — 16 de agosto de 2026. Mais do que uma viagem, uma experiência formativa. Entre os dias 13 e 16 de agosto, os colaboradores do escritório da Rede Salesiana Brasil (RSB) participaram, em Aparecida e cidades do Vale do Paraíba, de uma jornada construída para aproximar as pessoas que atuam na gestão e articulação nacional da Rede daquilo que está na essência de sua missão: educar, evangelizar, acolher e transformar vidas.
A Jornada de Formação e Integração da Equipe do Escritório da RSB 2026 foi concebida como uma experiência de imersão no carisma salesiano. Ao longo de quatro dias, a equipe percorreu diferentes presenças salesianas e espaços de espiritualidade, conhecendo histórias, práticas educativas, experiências pastorais e iniciativas sociais que ajudam a traduzir, no cotidiano, a missão que orienta o trabalho da Rede.
O percurso começou ainda em fevereiro, quando a Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, apresentou aos colaboradores a proposta da imersão. Desde então, a preparação passou também pelos encontros do Giro Rede, espaço permanente de integração, formação e alinhamento estratégico do escritório.
Em junho, a Diretora Executiva da RSB, Ir. Sílvia Aparecida, conduziu um momento dedicado à vida e ao carisma de Madre Mazzarello. No mês seguinte, o Diretor Executivo, Pe. Sérgio Baldin, conduziu uma reflexão sobre São João Bosco. Assim, antes mesmo de chegar a Aparecida, a equipe já iniciava o caminho de preparação para uma experiência que buscava ultrapassar a dimensão conceitual e permitir uma aproximação concreta com as raízes da missão salesiana.
A programação oficial foi organizada em quatro dias e contemplou experiências em Guaratinguetá, Lorena, Aparecida e Pindamonhangaba, conectando diferentes expressões da presença salesiana.
O primeiro passo: sair da rotina para entrar na experiência
A chegada a Aparecida, no dia 13 de agosto, marcou o início efetivo da jornada. Depois do deslocamento de Brasília até Congonhas e da viagem até Aparecida, os colaboradores tiveram um período de integração antes da abertura oficial da experiência.
À noite, no Hotel Rainha do Brasil, na Sala Cardeal Mota, a Ir. Sílvia Aparecida e o Pe. Sérgio Baldin conduziram o primeiro “Boa Noite” da jornada, apresentando o significado da experiência, as orientações da programação e a dinâmica de integração.

O momento estabeleceu o tom dos dias seguintes: não se tratava apenas de conhecer lugares salesianos, mas de olhar para cada experiência a partir da missão da Rede.
Era o primeiro aprendizado da jornada: para compreender melhor o trabalho realizado no escritório, seria necessário sair temporariamente de seus espaços habituais e aproximar-se das realidades que dão sentido a esse trabalho.
Na escola, compreender que o carisma se transforma em prática educativa
Na manhã seguinte, a equipe seguiu para Guaratinguetá, onde visitou o Colégio Nossa Senhora do Carmo.
A experiência colocou os colaboradores diante de uma das expressões centrais da missão salesiana: a educação. A visita guiada, conduzida pela Ir. Cláudia Ribeiro, coordenadora da Pastoral do Colégio, e pela diretora pedagógica, Adriana Scaldaferri, permitiu conhecer mais de perto a realidade de uma presença educativa da Rede.
A escolha da escola dentro da jornada não foi casual. Para quem atua no escritório da RSB, conhecer a primeira unidade educacional das Filhas de Maria Auxiliadora significa aproximar o planejamento, as políticas, os projetos e as estratégias institucionais da realidade de quem está diariamente junto aos estudantes, às famílias, aos educadores e à comunidade.

O que a escola ensinou à equipe? Que a missão salesiana ganha vida quando princípios, projetos e estratégias chegam ao cotidiano educativo e se transformam em relações, experiências de aprendizagem e acompanhamento dos jovens.
No Memorial das FMA, a memória como instrumento de identidade
Ainda em Guaratinguetá, o grupo seguiu para o Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, localizado na Casa do Puríssimo Coração de Maria.
A visita teve como eixo a experiência educativa de Madre Mazzarello e foi conduzida por Ir. Teresa Cristina Pisani, referente da Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e pela Isadora Prudente, responsável pelo Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil,
O espaço preserva a história da chegada das Filhas de Maria Auxiliadora ao Brasil, em 1892, e possibilitou aos colaboradores uma aproximação com a trajetória das primeiras Salesianas no país.

Para Ir. Teca, a experiência da jornada também permitiu perceber a força adquirida pela Rede Salesiana Brasil em seu processo de construção e expansão.
“Essa última experiência sintetizou, de maneira especial, o propósito da jornada: não apenas conhecer o carisma salesiano, mas deixar-se tocar por ele para retornar ao trabalho com ainda mais consciência sobre a missão que cada colaborador ajuda a construir.” Ressaltou.
Mais do que revisitar objetos e acontecimentos históricos, a experiência trouxe uma pergunta fundamental para quem trabalha na Rede: o que dá experiência de Mazzarello precisa continuar vivo hoje?
A resposta passa pela capacidade de transformar memória em identidade e identidade em ação.
O Memorial ensinou que uma instituição que não conhece suas raízes corre o risco de perder o sentido de sua missão. Para a RSB, preservar e conhecer essa história significa também compreender de onde vêm os valores que orientam suas escolhas no presente.
No Oratório São Luís, reencontrar o coração da missão de Dom Bosco
Depois do almoço em Guaratinguetá, a jornada seguiu para Lorena, onde os colaboradores visitaram o Oratório São Luís.
O espaço representa uma das expressões mais emblemáticas da pedagogia salesiana: o pátio como lugar de encontro, convivência, alegria, educação e evangelização. A visita guiada foi conduzida por Rogério Lima, coordenador geral da obra social.
Para uma equipe que atua estrategicamente na Rede, estar em um oratório significa reencontrar um princípio fundamental do próprio carisma: a missão começa na proximidade com os jovens.

Ali, o Sistema Preventivo e os cadernos de identidade organizacional do social da Rede Salesiana Brasil deixam de ser apenas um conceito estudado em documentos e passa a ser percebido como uma maneira de estar com as juventudes.
O Oratório ensinou que o carisma salesiano acontece na relação.
É no pátio, na escuta, na convivência e na presença educativa que a proposta de Dom Bosco e Madre Mazzarello encontram uma de suas expressões mais concretas.
Na Casa de Formação e no UNISAL, diferentes caminhos para uma mesma missão
Ainda em Lorena, a equipe foi recebida para um café da tarde na Casa de Formação dos Salesianos de São Paulo, em um momento conduzido pelo Pe. Leandro. Em seguida, conheceu o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena, em visita guiada pelo professor Mateus Afonso Gomes, coordenador de Extensão Universitária, e pelo professor Diego Amaro de Almeida, coordenador do curso de História.
A presença da universidade ampliou a compreensão sobre a diversidade de frentes que compõem a missão salesiana.

Se na escola a educação é vivenciada desde os primeiros anos da formação, na universidade ela se projeta para a formação acadêmica e profissional.
O UNISAL mostrou à equipe que a educação salesiana não se limita a uma etapa da vida: ela acompanha diferentes momentos da formação humana e profissional.
A espiritualidade como fundamento, não como elemento complementar
O dia terminou no Santuário São Benedito, também em Lorena, com a celebração da Missa presidida pelo Pe. Daniel Neri, reitor do Santuário.
Depois de um dia marcado por escola, memória, oratório, formação e universidade, a celebração eucarística deu outro sentido ao percurso.
A experiência ajudou a reforçar uma dimensão essencial da identidade salesiana: a ação educativa e social não está dissociada da espiritualidade.
A formação, portanto, não buscava apenas apresentar estruturas e projetos. Pretendia ajudar cada colaborador a compreender que, por trás de cada iniciativa, existe uma missão sustentada por valores, fé e compromisso com a transformação das pessoas.
Caminhar com Maria para caminhar em Rede
O terceiro dia da jornada foi marcado por um dos momentos mais significativos da experiência: a participação dos colaboradores na Romaria da Família Salesiana, em Aparecida.
A equipe saiu do Hotel Rainha do Brasil em direção ao Porto de Itaguaçu, percorrendo o Caminho do Rosário até o início da caminhada da Romaria. A peregrinação terminou no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada a Missa Solene.

Nesse momento, a formação ganhou uma dimensão coletiva.
Os colaboradores deixaram de ser apenas observadores da missão salesiana para se reconhecerem como parte de uma grande família presente em diferentes territórios, obras e realidades.
Mesmo com uma forte chuva que caiu durante a procissão, milhares de peregrinos permaneceram no caminho. A água não interrompeu a caminhada nem diminuiu a disposição daqueles que seguiam rumo à Casa da Mãe Aparecida.
Para a equipe da RSB, a cena tornou-se também uma experiência simbólica: a missão exige perseverança, presença e disposição para continuar caminhando mesmo quando o percurso apresenta dificuldades.
Após a celebração, a programação prosseguiu com uma visita guiada ao Santuário Nacional de Aparecida.
À noite, depois do jantar, a equipe participou de uma roda de conversa, criando um espaço para compartilhar percepções e aprendizados acumulados durante os dias anteriores.
Foi o momento de transformar experiência em reflexão.
E cada um pode responder o que levaria daquela jornada para seu trabalho no escritório?
Na casa de Dom Bosco, a jornada reencontra suas raízes
No dia 16 de agosto, data em que toda a Família Salesiana celebra o nascimento de São João Bosco, a Jornada Formativa e de Integração da Equipe do Escritório da Rede Salesiana Brasil chegou à sua última experiência: uma visita à Obra Social Salesiana de Pindamonhangaba.
A escolha da data e do local conferiu um significado especial ao encerramento da jornada. Mais do que conhecer uma obra social salesiana, os colaboradores tiveram a oportunidade de visitar uma réplica fiel da casa onde Dom Bosco nasceu e viveu parte de sua infância, um espaço que preserva a memória e ajuda a aproximar, de maneira concreta, as novas gerações da história do fundador da Família Salesiana.
Em meio à programação que, ao longo dos dias, levou a equipe por escolas, espaços de memória, oratórios, universidade, casas de formação, santuários e experiências de espiritualidade, a visita à réplica da casa de Dom Bosco representou um retorno às origens do carisma.
Ali, no dia em que se celebra o nascimento daquele que dedicou sua vida à educação e à evangelização da juventude, a formação ganhou uma dimensão ainda mais simbólica: conhecer as raízes para compreender melhor a missão que continua sendo construída no presente.
A visita foi conduzida pelo Pe. Agnaldo, diretor da Obra Social Salesiana de Pindamonhangaba, que apresentou aos colaboradores a presença salesiana e o espaço dedicado à memória de Dom Bosco.

Para o Pe. Agnaldo, a experiência também representa a possibilidade de testemunhar o caminho de crescimento e amadurecimento da Rede Salesiana Brasil ao longo dos últimos anos.
“Depois de ter vivido, em 2013, 2014, a concretização da RSB, expandindo os seus braços de Rede Salesiana Brasil também para a dimensão do social, para a dimensão da comunicação, e agora ver o quanto esta árvore, vamos chamar assim, ela conseguiu se tornar abrangente, envolvente, renovada e fortalecida, com a equipe que eu vi aqui ontem, que trouxe antigos membros desta organização salesiana e, ao mesmo tempo, novos em outras funções estratégicas, mostrando que não ficamos parados, mas sim procuramos buscar novos formatos de gestão, de organização, para que, de fato, a RSB seja este grande órgão de animação, de articulação, de fortalecimento da ação salesiana, em todas as suas dimensões, com uma resposta renovada, atualizada e capaz de dar passos para enfrentarmos, sempre com maior profissionalismo, os desafios da realidade de hoje”, afirmou.
No dia em que a Família Salesiana celebrou o nascimento de Dom Bosco, os colaboradores da Rede Salesiana Brasil encerraram sua jornada diante de uma casa que simboliza o início de uma missão. Uma forma concreta de recordar que, por trás de projetos, estratégias, processos e ações em rede, existe uma história, uma espiritualidade e um compromisso com a juventude que continuam dando sentido ao trabalho realizado diariamente.
Essa última experiência sintetizou, de maneira especial, o propósito da jornada: não apenas conhecer o carisma salesiano, mas deixar-se tocar por ele para retornar ao trabalho com ainda mais consciência sobre a missão que cada colaborador ajuda a construir.
Uma jornada para quem trabalha nos bastidores da missão
A Jornada Formativa e de Integração da Equipe do Escritório da RSB foi construída sobre uma compreensão simples, mas estratégica: quem trabalha na articulação da Rede também precisa experimentar a Rede.
Durante quatro dias, os colaboradores puderam percorrer diferentes expressões do carisma e perceber que educação, ação social, pastoral, espiritualidade, formação profissional, universidade, memória e comunicação não são áreas isoladas.
São dimensões de uma mesma missão.
A experiência também reforçou uma convicção que orienta o trabalho da Rede Salesiana Brasil: o trabalho em rede começa pelas pessoas.
Por isso, a jornada iniciada em fevereiro, preparada nos encontros do Giro Rede e concretizada em Aparecida não teve como objetivo apenas formar profissionais mais alinhados institucionalmente. Buscou fortalecer pessoas mais conscientes da missão que representam.
Ao revisitar a trajetória de Dom Bosco e Madre Mazzarello, conhecer as presenças salesianas e compartilhar experiências com quem vive diariamente essa missão, os colaboradores foram convidados a olhar para o próprio trabalho com uma nova perspectiva.
Não apenas como uma atividade técnica ou administrativa, mas como parte de uma grande rede que existe para educar, evangelizar, promover direitos, acolher e gerar oportunidades para as novas gerações.
A viagem terminou com o retorno a Brasília. A jornada, porém, continua no cotidiano do escritório.
Porque o principal resultado de uma formação como essa não está apenas nos lugares visitados, nas histórias conhecidas ou nos momentos compartilhados.
Está naquilo que cada pessoa leva consigo e transforma em ação quando volta ao trabalho.
E, nesse sentido, a experiência em Aparecida cumpriu seu propósito: aproximar quem atua nos bastidores da Rede daqueles que estão na ponta da missão, fortalecendo identidade, pertencimento e compromisso para que, em cada projeto, decisão e estratégia, o carisma salesiano continue encontrando novas formas de chegar às juventudes.