06/10/2023

Jovem salesiano parte em missão entre refugiados

Jovem salesiano parte em missão entre refugiados

Em entrevista à Rádio Vaticano, o jovem João Pedro Maximino, 20 anos, natural de São João del Rey (MG), partilhou sobre as expectativas do período de voluntariado que vivenciará na Ilha de Malta, auxiliando os refugiados que encontram naquele país acolhida e uma nova oportunidade de vida.

João Pedro cresceu frequentando a Paróquia Salesiana São Joāo Bosco em sua cidade. Seu caminho junto ao carisma salesiano o levou até a presidência nacional da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), que é um grupo que reúne os coordenadores dos vários grupos ligados as atividades juvenis promovidas pelos Salesianos e Salesianas do Brasil.

Em sua passagem por Roma, antes de ir para Malta, Joāo Pedro esteve nos estúdios da Radio Vaticano e concedeu uma entrevista a Silvonei José.  Ele contou sobre a reviravolta que teve em sua vida, pois deveria ir para Vancouver, no Canadá, onde iria estudar, porém teve o visto negado. Para aproveitar esse período de tempo até o fim do ano, ele passará três meses numa Comunidade Salesiana na Ilha de Malta, onde estudará inglês e contribuirá com as atividades desenvolvidas pelo salesianos com os refugiados.

Ao ser perguntado sobre o que pensa em fazer após esse período em Malta, João Pedro disse: “vou fazer a minha missão, estou concentrado nela até o Natal e até lá Deus vai me dar o discernimento para que, a partir de 2024, ou eu fique em Malta ou em alguma missão, mas eu estou esperando o discernimento. O discernimento de Deus e não o meu”, comenta.

Fonte: Vatican News

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil