No início do Ano Santo de 2025, é significativo que o Dossiê da Postulação Geral Salesiana seja apresentado como um forte convite a renovar o Chamado Universal à Santidade no Sinal da ‘Esperança que não decepciona’, como exorta o Papa Francisco: "levar a esperança onde ela se perdeu: onde a vida está ferida, nas expectativas traídas, nos sonhos desfeitos, nos fracassos que despedaçam o coração; no cansaço de quem não consegue mais suportar, na solidão amarga de quem se sente derrotado, no sofrimento que esvazia a alma; nos dias longos e vazios dos prisioneiros, nos quartos estreitos e frios dos pobres, nos lugares profanados pela guerra e pela violência".
Os Santos e todos os candidatos à santidade são testemunhas e peregrinos da esperança, que acolheram a promessa do Senhor aqui e agora, nesta terra de sofrimento e gemidos, e que nos convidam a caminhar "sem demora" em direção a Deus, encontrando n’Ele nossa maior esperança e levando-a sem demora, como peregrinos da luz nas trevas do mundo.
É necessário expressar profunda gratidão e louvor a Deus pela santidade já reconhecida em membros da Família Salesiana de Dom Bosco e por aquela em processo de reconhecimento. O resultado de uma Causa de Beatificação e Canonização é um evento de extraordinária relevância e valor eclesial. Com efeito, trata-se de discernir a reputação de santidade de um batizado, que viveu em grau heroico as Bem-Aventuranças evangélicas ou que deu a vida por Cristo.
A Postulação Salesiana envolve 179 Pessoas: Santos (10), Beatos (117), Veneráveis (20), Servos de Deus (26). As Causas diretamente acompanhadas pela Postulação são 61 (mais 5 extras).
O Dossiê, lembra o Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana, P. Pierluigi Cameroni SDB, após apresentar a lista e o estado de cada Causa, revela os eventos de 2024, entre os quais: a inauguração e a bênção, no dia 4 de junho de 2024, na comunidade Zeferino Namuncurá, de Roma, pelo então Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, das novas instalações da Postulação Geral Salesiana (biblioteca, arquivo, armazenamento das relíquias, escritórios...).
Além disso, merecem lembrados:
- 15 de março de 2024: em Lahore (Paquistão), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa de beatificação e canonização de Akash Bashir (1994-2015), leigo, ex-aluno de Dom Bosco, morto por ódio à Fé – primeira Causa de Beatificação do Paquistão;
- 28 de abril de 2024: em Cuautitlán (México) encerramento do Processo diocesana sobre a causa da Serva de Deus Antonieta Böhm (1907-2008), Filha de Maria Auxiliadora;
- 25 de novembro de 2024: autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, religiosa professa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Córteno Golgi (Itália) em 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucúa (Equador) em 25 de agosto de 1969. Cura milagrosa de um senhor que sofria de "Traumatismo crânio-encefálico aberto com fratura cominutiva da teca craniana, perda de substância cerebral e exposição de tecido cerebral no local fronto-temporal direito, lesão axonal difusa (DAI) e coma grave que evoluíra para estado vegetativo tipo 2", ocorrida em 2015 no Equador;
- 28 de novembro de 2024: entrega da Positio super martyrio, dos Servos de Deus Rodolfo Lunkenbein, sacerdote professo da Sociedade de São Francisco de Sales e Simão Bororo, leigo, mortos por ódio à Fé, em 15 de julho de 1976;
No final do Dossiê, recorda-se o empenho por difundir o conhecimento, a imitação e a intercessão dos membros da FS candidatos à santidade, valorizando e cuidando dos diversos aspectos (litúrgico-celebrativo, espiritual, pastoral, eclesial, educativo, sociocultural, histórico e missionário) entre outros.
Acesse ao dossiê em cinco idiomas, clicando aqui.
Fonte: Boletim Salesiano