Chiara Cazzuola nasce em Campiglia Marittima – Livorno (Itália) em 1955. Pertencente à Inspetoria Toscana Santo Espírito, vive as primeiras etapas formativas em Castelgandolfo (Roma) onde, em 5 de agosto de 1975, faz os votos da Primeira Profissão Religiosa no Instituto das FMA.
Licenciada em Disciplinas Literárias, é professora por diversos anos e, posteriormente, Diretora na Escola Secundária de 1º e 2º graus.
Por 10 anos é Delegada local e Inspetorial dos Poliesportivos Juvenis Salesianos (PJS) e amadureceu a experiência pastoral como Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil. É animadora de Comunidade e depois Conselheira Inspetorial.
Em 2001, com a unificação das três Inspetorias Emília, Ligúria e Toscana, é nomeada Conselheira Inspetorial da Formação e dá seu contributo privilegiando caminhos de comunhão e de espiritualidade num estilo de simplicidade, respeito pelas pessoas e profundidade.
Em 2007 é nomeada Inspetora da Inspetoria Emiliana-Ligure-Toscana Nossa Senhora do Cenáculo, com sede em La Spezia (ILS). O CG XXII de 2008 elege-a Conselheira Visitadora e Irmã Chiara dá a sua disponibilidade afirmando: «Em espírito de abandono à vontade de Deus e confiando na ajuda do Senhor, digo sim”.
No sexênio 2008-2014 visita algumas Inspetorias da América e da Europa, maturando uma experiência rica de salesianidade e interculturalidade. A cada Irmã doa o seu amor sem limites e, a cada pessoa e realidade humana, o otimismo sorridente e bom, a capacidade de colher os germes de vida e de esperança em cada um e nos acontecimentos.
É uma pessoa claramente entusiasta da vocação de FMA, pois tem no coração uma grande paixão pelos jovens e expressa capacidade de relações sinceras, serenas e colaborativas.
Em 2014, a Madre a nomeia Reguladora do Capítulo Geral XXIII e, no mesmo Capítulo, é eleita Vigária Geral, compartilhando assim com a Superiora Geral, em proximidade, o serviço de animação e governo. À pergunta da Madre após a votação: “Aceita?”, com muita comoção, Ir. Chiara responde: «Confio no Senhor e me confio a Maria Auxiliadora. Por isso digo SIM!”.
Em fevereiro de 2019, a Madre a nomeia Reguladora do Capítulo Geral XXIV e, em 5 de outubro de 2021, no mesmo Capítulo é eleita Madre Geral, a 10ª Sucessora de Maria Domingas Mazzarello. Nesta hora inédita da história e às portas do 150º ano da fundação do Instituto das FMA, Madre Chiara coloca-se com simplicidade e profunda consciência como guia da Família Religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora e, caminhando em estilo sinodal, olha para o futuro com esperança e confiança.
O QUE SIGNIFICA SER UMA MADRE GERAL?
A Madre Geral é no Instituto vínculo de comunhão e centro de unidade de todas as comunidades e Inspetorias (cf. C 116). Em seu serviço de animação e governo, é fiel ao carisma salesiano e está atenta às urgências da Igreja e, especialmente, aos desafios educativos das novas gerações, para que o Instituto possa alcançar o fim para o qual o Espírito Santo o suscitou: “uma resposta de salvação às expectativas profundas das/os jovens” (C. 1).
Realiza a sua tarefa de animação e governo, de formação e orientação no espírito de São João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello, inspirando-se nela que foi Madre e irmã entre as irmãs. Compartilha sua missão com o Conselho Geral em um caminho de corresponsabilidade a serviço do Instituto das FMA.
A Madre visita pessoalmente o Instituto nos cinco Continentes, para fortalecer o vínculo de comunhão, potencializar o compromisso de fidelidade às Constituições e favorecer o desenvolvimento do carisma salesiano e das obras, em resposta aos desafios da Igreja e do lugar, no espírito do Sistema Preventivo Salesiano.
Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice