No dia 31 de agosto de 2024, em Fátima, Portugal, Madre Chiara Cazzuola encontrou-se com as Filhas de Maria Auxiliadora participantes do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora “Eu te darei a Mestra”, organizado pela ADMA.
Cerca de 60 Irmãs de todo o mundo reuniram-se em torno da Madre, que as exortou a permanecer fiéis ao espírito pobre e humilde de Madre Mazzarello. “Agradeço-vos por estar aqui, fico feliz por ver-vos ‘de perto’. Também é muito bom ter um momento ‘juntas’, que nos diz que ainda somos uma bela força, Irmãs cheias de vida, do Espírito Santo e de muita coragem. Agradeço-vos por estar aqui e peço-vos para levar saudações sobretudo às Inspetorias mais distantes, só fisicamente, não afetivamente: na espiritualidade, no carisma, estamos todas próximas. E então ‘Coragem!’ – continuou a Madre – como diz Madre Mazzarello ‘…e sempre uma grande alegria’.
Ontem ouvimos a interpretação teológica do Sonho dos 9 anos: Dom Bosco crê em Jesus ressuscitado. É Jesus Ressuscitado quem dá a missão e o Ressuscitado certamente vem depois da Sexta-Feira Santa e da Paixão, isto não podemos apagar. Porque este é o ‘da mihi animas’ e o ‘cetera tolle’ que é constituído por esta passagem. Mas é verdade que estamos dentro desta espiritualidade da Ressurreição, cremos na esperança e a educação é o ato de esperança mais belo que podemos fazer, então coragem!”.
Madre Chiara também convidou as Filhas de Maria Auxiliadora “a estar atentas aos jovens que estão conosco e a ter a coragem de fazer propostas” a quem manifesta o desejo de conhecer a própria vocação.
Em seguida, deu a palavra à Ir. Lucrécia Uribe, Animadora Espiritual Mundial da ADMA, que agradeceu às FMA presentes: “porque sem vós este Congresso não teria sido possível”. E por serem promotoras desta animação no local: “sois vós que administrais as dificuldades, mas sois vós que compartilhais o Carisma com os leigos e devemos avançar com eles com muita alegria como Família Salesiana”.
Irmã Marta Riccioli, Conselheira Visitadora, por sua vez agradeceu o dom de poder participar, através da Inspetoria Espanhola na qual realiza a Visita Canônica: “Ontem Pe. Estêvão Martoglio, no Boa Noite, disse que Nossa Senhora quis que viéssemos a este Congresso e não voltássemos sem ter escutado aquela mensagem que Nossa Senhora nos deixará, por isso convido-vos a abrir os ouvidos, o coração para ver qual é a mensagem que levamos dentro, para comunicar por nossa vez esta paixão, este amor a Nossa Senhora, cuja presença é tão fortemente sentida aqui em Fátima”.
Irmã Leslie Sándigo, Conselheira Geral da Família Salesiana, fez um convite: “Somos 60 FMA, uma minoria aqui, entre quase 1.400 participantes. Convido-vos a multiplicar estes grupos ADMA nas nossas casas. Se somos FMA, amamos Nossa Senhora como Dom Bosco, então devemos fazer o possível para que muitas outras pessoas amem Maria e se associem à Família Salesiana”.
Por fim, as duas Inspetoras presentes dirigiram a sua saudação: Irmã Maria Rosário Ten Soriano, da Inspetoria Maria Auxiliadora (SPA) da Espanha, recordando a Jornada Mundial da Juventude realizada há apenas um ano em Portugal, exortou a “ser mães de muitos jovens que estão nas nossas casas”, enquanto a Irmã Deolinda dos Santos Teixeira, da Inspetoria Nossa Senhora de Fátima (POR), expressou a alegria de encontrar-se, como Família Salesiana, na Casa da Mãe, Maria e, como Filhas de Maria Auxiliadora, ao redor da Madre, Irmã Chiara Cazzuola.
O encontro com Madre Chiara concluiu-se com um espírito de alegria profunda, com o canto do hino do Instituto das FMA “Oh, qual sorte” nas várias línguas.