No dia 3 de dezembro de 2023, durante a noite de premiação no Cinema Teatro Due Torri de Potenza, Ir. Yvonne Reungoat, Superiora Geral Emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, ex-Presidente da União das Superioras Gerais da Itália (USMI) e membro do Dicastério para os Bispos, recebeu o Prêmio Literário Basilicata, na categoria de Literatura Espiritual e Poesia Religiosa.
Vários reconhecimentos foram concedidos pelo júri, presidido pelo Prof. Carmine Manciello, na 52ª edição do evento patrocinado pela Região Basilicata, a Província e o Município de Potenza e a Universidade de Basilicata: Narrativa, Literatura Espiritual e Poesia Religiosa, Economia Política e Direito Económico, Não-ficção Nacional e Europeia, Prémio Cidade de Potenza.
Na seção Narrativa, Daniele Petruccioli ganhou o Prêmio com o romance sobre Maria, “Vê-se que não foi o destino”. Foi também atribuído um prémio especial a David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu de 2019 até à sua morte em 2022, pelo seu livro póstumo “Sabedoria e Audácia. Discursos pela Itália e pela Europa”.
Premiada pela sua obra e pelos seus escritos sobre os jovens e a Vida Consagrada, após receber a placa no palco, Madre Yvonne Reungoat respondeu às perguntas do Salesiano de Dom Bosco, Prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano, ex-Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e membro do Júri do Prêmio, Pe. Mauro Mantovani.
Madre Yvonne definiu a Vida Consagrada como “uma pérola preciosa que, na Igreja e na sociedade, é um sinal concreto e visível do amor de Deus que se traduz em amor pela humanidade. É um grande ouvido que escuta o que é falado e o que não é dito e tenta responder às necessidades da humanidade. É o fermento da humanidade que nem sempre se vê, mas que muda a realidade”.
Expressando toda a sua paixão carismática, falou dos jovens: “Os jovens são a paixão da nossa vida, a paixão educativa que exige sempre de nós amor, atenção, criatividade, muita escuta e também caminhar e procurar com eles. A sociedade deve estar consciente de que eles são o futuro e que é necessária uma educação de qualidade.
Uma sociedade que não se concentra na educação terá consequências graves. Os jovens têm necessidade de adultos que os acompanhem e que lhes permitam desenvolver as suas capacidades, que alimentem a esperança e que sejam luz no seu caminho. A educação acontece em comunidades que conectam jovens e adultos, instituições e família, educação e sociedade, educação e Igreja, formando uma grande rede que permite aos jovens construir em torno de valores saudáveis compartilhados”.
Os jovens foram os protagonistas da 9ª edição do Concurso Literário dirigido aos alunos dos Institutos do Ensino Secundário Superior da Basilicata. Os vencedores, 5 alunos da Escola Secundária de Potenza, receberam a placa “Basilicata” na tarde anterior à cerimónia de entrega dos prêmios.
Pela primeira vez na cidade de Potenza, que achou muito bem cuidada e acolhedora, Madre Yvonne apreciou a noite e os diversos prêmios “demonstrando vivacidade e variedade cultural”. Foi acompanhada pela Conselheira da Visitadoria Maria Mãe da Igreja (RMC), Ir. Anna Nasillo, e rodeada pelo carinho da Comunidade de Maria Auxiliadora de Brienza (PZ) da Inspetoria Nossa Senhora do Bom Conselho (IMR), além dos ex-alunos da área.
Fonte: Instituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)