Mensagem de Madre Chiara no aniversário da fundação do Instituto das FMA
05/08/2025

Mensagem de Madre Chiara no aniversário da fundação do Instituto das FMA

Mensagem de Madre Chiara no aniversário da fundação do Instituto das FMA

No dia 5 de agosto de 2024, por ocasião do Aniversário de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, chega todas as FMA com um vídeo-mensagem  de Roma, onde se realizou recentemente o Jubileu da Juventude

Celebramos o 5 de agosto, data de nascimento do nosso Instituto há 153 anos, no Jubileu da Esperança e a poucos meses da próxima canonização de Irmã Maria Troncatti, primeira Filha de Maria Auxiliadora a ser elevada aos altares depois de Madre Mazzarello. Recordamos também outro acontecimento que caracteriza este Jubileu, ou seja, o encerramento, há um mês, do Inquérito diocesano sobre Madre Rosetta Marchese, VII sucessora de Madre Mazzarello.

Neste contexto particular, não podemos ignorar o forte apelo à santidade que o Senhor nos renova. Celebrar o passado, de fato, não significa apenas retornar “emotivamente” ao distante 5 de agosto de 1872, neste sentido bastaria reler a homilia de Dom Bosco às primeiras neo-professas Filhas de Maria Auxiliadora (cf Cronistória I, pág. 150), para percebermos a profundidade de fé e confiança que as animava.

O exemplo do nardo, ao qual Dom Bosco se refere para convidar suas Filhas a um seguimento radical, alegre e total de Jesus, deveria despertar em nosso coração o desejo ardente de viver somente para Ele, “para a glória de Deus e a salvação das almas”.

Demos graças ao Pai pelo dom de Dom Bosco e de Madre Mazzarello à Igreja, aos jovens, à Família Salesiana e ao mundo inteiro.

Se penso nas visitas feitas nesses anos às várias Inspetorias, não posso deixar de render graças ao Espírito Santo por ter suscitado, com a intervenção direta de Maria, o nosso Instituto, do qual, hoje, também fazemos parte, com alegria e gratidão. 

Em qualquer região continental e geográfica, o Instituto é uma realidade viva a serviço da Igreja, mas sobretudo daquela parte da humanidade que Dom Bosco afirmava ser a mais preciosa: a juventude, um termo que para nós abraça a totalidade da pessoa em seu processo de crescimento, desde a infância até a juventude”.

A Madre relembra os momentos vividos com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano em Roma, por motivo do Jubileu da Juventud:

“Nestes dias, participando dos vários momentos do Jubileu dos Jovens, pude experimentar sua abertura ao encontro com Deus e com os outros, sua sede de espiritualidade, a busca sincera do sentido da vida. Eles esperam de nós que sejamos mulheres felizes, geradoras de vida e de esperança.

Precisam que continuemos a indicar um caminho e a orientar sua busca do bem com a força do Evangelho e no estilo da espiritualidade salesiana, sempre atual e próxima da sensibilidade dos jovens hoje.

Não temos tempo a perder, ou somos aquilo que devemos ser neste tempo, ou não seremos significativas e testemunhas da luz que carregamos em nós com o dom de ser mulheres consagradas salesianas.

O 5 de agosto nos convida a renovar com determinação a escolha do "Da mihi animas, cetera tolle e o A ti as confio".

Coragem, então, e boas festas, em comunhão com todas as Irmãs, comunidades educativas e jovens espalhados em toda parte do mundo”.

Acesse o texto completo aqui

Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil