Os Projetos Missionários dos Salesianos do Sul do Brasil alcançaram mais de 2 mil visitas nas cidades de Missal e Ponta Grossa (no Paraná); e Pouso Redondo e São Joaquim (em Santa Catarina). Os números dão uma pequena dimensão do trabalho pastoral da Inspetoria Salesiana São Pio X em seu território. Para além dos números de famílias visitadas, os projetos animam os salesianos e leigos no início de um novo ano e deixam uma significativa contribuição nas paróquias acolhedoras.
Ao todo, foram mais de 100 participantes entre jovens e adultos engajados nas presenças salesianas. O Projeto Missionário Juvenil (PMJ), destinado aos jovens entre 17 e 30 anos, foi realizado nas paróquias diocesanas de São Joaquim (em São Joaquim-SC), Nossa Senhora de Fátima (em Pouso Redondo-SC) e Nossa Senhora da Conceição (em Missal-PR). Já o Projeto Missionário de Adultos (PMA) aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, confiada aos Salesianos de Dom Bosco.
O projeto com os adultos reuniu 20 participantes em Ponta Grossa (PR), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A paróquia do Paraná receberá o segundo projeto missionário em um ano. Em julho de 2023, os adolescentes das presenças do estado estiveram na região para a Animação Missionária Juvenil (AMJ). O território paroquial recebeu novos loteamentos e a região tem recebido uma atenção pastoral com a realização de visitas e missa nas casas. Os novos bairros também contarão com a instalação de uma nova obra salesiana, um oratório na região do Residencial Costa Rica.
TEMA: OS 200 ANOS DO SONHO DOS 9 ANOS DE DOM BOSCO
“O sonho que faz sonhar: um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’” é o tema da Estreia 2024 escolhido pelo Reitor-Mor dos Salesianos, o Cardeal Ángel Fernández Artime, e também é o tema escolhido para os projetos missionários, pois comemora os 200 anos do sonho vocacional de São João Bosco, no qual Jesus e Nossa Senhora lhe aparecem para mostrar sua vocação de trabalhar com os meninos e transformar suas vidas.
Faça o download gratuito da Estreia 2024 em língua portuguesa clicando aqui.
Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X