“Os rostos, os olhos dos #refugiados pedem-nos para não virarmos as costas, não renegarmos a humanidade que nos irmana, para assumirmos as suas histórias e não esquecermos os seus dramas.” Com essa mensagem na rede social X, o Papa Francisco recordou o Dia Mundial do Refugiado deste 20 de junho, data instituída pelas Nações Unidas para homenagear todos aqueles que, com coragem, foram forçados a deixar o país de origem em função de conflitos ou perseguições. As palavras do Pontífice reforçam a mensagem já publicada neste ano para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (DMMR), celebrado pela Igreja Católica em 29 de setembro, "Deus caminha com o Seu povo".
Já o título escolhido pelo próprio Papa reflete a natureza "itininerante" do povo de Deus "em caminho na história, peregrinante - poderíamos dizer “migrante”, rumo "ao encontro final com o Senhor". Assim como os próprios migrantes fazem através das suas "viagens de esperança", quando "fogem de situações de opressão e abuso, de insegurança e discriminação, de falta de perspectivas de progresso", mas têm Deus que sempre os acompanha, como "guia e âncora de salvação".
Assim como Deus, o Papa pede que não viremos as costas para os refugiados que "tiveram que abandonar a sua terra à procura de condições de vida dignas", mas estejamos "em caminho juntamente com eles". Afinal, "o encontro com o migrante, bem como com cada irmão e irmã que passa necessidade, é também um encontro com Cristo".
Confira a matéria na íntegra clicando aqui.
Fonte: Vatican News / Escrito por: Andressa Collet / Foto: ShutterStock, ID: 2415382853