Rememorando o Carnaval de Dom Bosco em Turim
03/03/2025

Rememorando o Carnaval de Dom Bosco em Turim

Rememorando o Carnaval de Dom Bosco em Turim
Foto: Divulgação

Memórias Biográficas de São João Bosco - Volume IX, p. 563-567

 

Durante esses dias, o Município de Turim dera permissão aos Institutos de beneficência para montar estandes de venda, nos últimos dias de Carnaval, de tudo o que pensavam ser vantajoso a seus internados.

O inspirador dessa ideia fora Dom Bosco. Naqueles tempos, o Carnaval de Turim era o mais decoroso, tranquilo e divertido de toda a Itália. Uma comissão ad hoc, com plenos poderes, e a polícia sob seu comando, cuidava da ordem, da moralidade e do respeito a toda categoria de pessoas.

Antes de partir para Roma, Dom Bosco, vendo as necessidades específicas do Oratório, dissera aos de casa que estudava uma forma de participar da feira de Carnaval. Todos soltaram um oh!, maravilhados e quase escandalizados.

-Ir ao Carnaval? Os filhos do Oratório?

-Sim, sim, vamos, mas não para assumir suas loucuras. Iremos lá em igualdade de condições, para obrigá-lo a vir onde estamos nós.

Muitos objetos da última loteria tinham sobrado. O Venerável pensara em fazer alguma coisa com eles, ao mesmo tempo que os bons turinenses, convidados, porfiavam em lhe enviar outros. Deu essa atividade ao Cavaleiro Oreglia enquanto ele viajava a Roma.

O Cavaleiro preparou seu estande com várias mesas bem decoradas num amplo palco, atrás das torres da praça Castello, em frente ao rio Pó. Ao mesmo tempo mandou uma linda poesia em piemontês a seus conhecidos e amigos para que viessem admirar sua banca e comprar.

Despachou para Roma vários desses convites.

 

Roma, 1º de fevereiro de 1869.

Caríssimo de Santo Estêvão,

Mais do que eu descrever, pode imaginar, a forte vontade que seu convite despertou em mim. O que não pagaria para ver o senhor no estande vendendo e promovendo alegria. Mas é preciso oferecer isso a Nossa Senhora. Dom Bosco nos explicou na família Isabella seu belíssimo convite, uma vez que, sendo em piemontês, nada compreendíamos. Ele, porém, ao lê-lo, ria... Dom Bosco foi celebrar a missa na capela de Mamá. Eu tive uma conversa com ele na casa de Isabella. Esperamos que Maria Santíssima use de misericórdia e, especialmente, abençoe meus irmãos...

 

O estande do Cavaleiro foi um dos mais bonitos e melhor abastecidos, especialmente com livros. A banda do Oratório para a qual o maestro De-Vecchi compusera uma fantástica polka especial, com o título de A feira Gianduia, atraía numerosas pessoas. Os jovens músicos estavam de uniforme em dominó amarelo. Entre eles se destacava o Cav. Oreglia, que vestido de Gianduia, interpretava magnificamente, e com versos em piemontês, convidava o povo à sua bancada. A nobreza inteira de Turim acorria para ouvi-lo, e ele vendia a preço alto suas mercadorias.

Também o Príncipe Amadeus foi. Depois de ter apertado amigavelmente a mão de Gianduia, deixou-lhe a quantia de 100 liras.

- E o que o senhor fará com isso, Gianduia? Perguntou-lhe o Príncipe.

- Alteza, vou reparti-la com meus amigos, que são os jovens, e depois, todos juntos, rezamos pelo bem-estar de Vossa Alteza.

- Bravo, Gianduia!

Quando o Cavaleiro, após ter contado as coisas mais alegres deste mundo, descansava seus pulmões, os músicos assopravam seus instrumentos, executando composições de grandes maestros. De quando em quando, do meio da multidão, se levantava o grito: - A polka de Dom Bosco! A polka de Dom Bosco! - E a banda devia satisfazer o desejo geral. Assim foi chamada a fantasia musical de De-Vecchi, executada com instrumentos em grande parte improvisados e em maneira insólita para essa circunstância, produzindo efeito agradável. Esta composição apareceu então em todos os repertórios musicais.

Durante três dias o estande entusiasmou também sacerdotes e religiosos que numerosos a ele acorriam. Foram dias de honesta, boa e cristã diversão. Desta forma aconteceu o que com frequência Dom Bosco dizia:

- Sempre fiz de tudo para mostrar que se pode divertir respeitando a lei de Deus.

Enquanto a cidade se agitava em grande tumulto de Carnaval, os jovens de Valdocco se divertiam com lazeres não menos alegres e variados. No último dia, com a Comunhão geral, foram sufragadas as almas do Purgatório, e se rezou pelos companheiros que Deus haveria de chamar para a eternidade.

[...] O fato de ter participado com seus jovens, no Carnaval, deu motivo para a seguinte carta dirigida ao Cavaleiro. Pode-se dizer que é a expressão da opinião pública dos turinenses.

 

Fossano, 12 de fevereiro de 1869 

Sr. Cavaleiro,

...Uma senhora, vinda de Turim, contou-me novo prodígio de caridade, uma daquelas invenções que somente os Servos de Deus como os Belzunce de Marselha e os Bosco de Turim sabem ser os autores. Já me entendeu. Dizer de minha maravilha, por essa descoberta de Gianduia e seu séquito, seria coisa difícil. Parece que uma sacada deste gênero fale mais do que muitas páginas de moral, a fim de tornar conhecida e amada uma religião que é bem conforme ao homem, se apresenta humilde e amável aos grandes e aos pequenos, que aceita tudo o que pode ajudar o pobre e satisfazer suas necessidades.

Condessa Alessio di Camburzano.

 

Em Roma se desejava notícias, e a Presidente de Tor de’ Specchi as pedia.

 

Senhor Cavaleiro,

Dom Bosco veio ontem aqui me visitar pela segunda vez; vi que está muito bem e alegre. Amanhã, quarta-feira, celebrará a Missa da Comunidade. Haverá de nos dirigir umas palavras de exortação e nos distribuirá a Comunhão. Imagine minha satisfação e de todas.

Soube que Dom Bosco esteve com Sua Santidade durante duas horas na semana passada, e que o Papa lhe deu grandes demonstrações de carinho e de apreço.

Quando o senhor escreverá em relação à feira? Dom Bosco disse ontem: até agora nada se sabe a respeito da feira; contudo o Carnaval terminou já há vários dias! - Eu defendi o senhor dizendo que, além de um pouco de descanso, precisava recolher as mesas, colocar tudo em ordem. Escreva, portanto, já. Minha loja vai bem.

M. Madalena Galleffi.

No dia 18 de fevereiro, P. Francesia dava notícias da feira à Madre Galleffi.

...O Cavaleiro foi descansar de sua feira, com a qual teve maravilhosos resultados. Foram conseguidos dois mil francos sem as despesas, que são pouquíssimas, mas comparando com outros foram altas. Nossas coisas eram muito bonitas e valiosas, não específicas de Carnaval e vendia-se pouco. Contudo, nossa presença foi bonita. A feira, pode-se dizer, girava toda ao redor de nosso estande; a banda e Gianduia foram motivo de agradável passatempo. Mais, se acreditou, e se acredita ainda mais agora, que o Cavaleiro fosse um padre, tão moderadas, justas e boas eram suas piadas. Muitos tiveram a paciência de ficar escutando das onze horas até a meia-noite. Em Turim se falava somente do estande de Dom Bosco. Alguns, que somente conhecem Dom Bosco por ouvir dizer, pensavam que era ele que representava Gianduia. Seja dito que os Santo Antônios não morreram ainda todos. Porém, é verdade que o Gianduia de Dom Bosco fez história; pregou moral em dias de impiedade e mostrou que se pode estar alegre sem ofender o Senhor. Ao nosso estande veio também o Príncipe Amadeus, ouviu a banda e deu 100 francos para a casa...

Você pode adquirir as Memórias Biográficas de São João Bosco no site da Editora da Rede Salesiana Brasil, a Edebê Brasil. Clique aqui e confira.

Comunicação da RSB

Mais Recentes

Terceiro Dia da Jornada Formativa une Técnica e Espiritualidade em Aparecida

Com o tema "Desafios Contemporâneos e Intervenção Técnica", orientadores participam de painel mediado e realizam visitas guiadas a marcos históricos do carisma salesiano. Um dos momentos mais aguardados da 1ª Jornada Formativa dos Orientadores Educacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB) aconteceu nesta quinta-feira (26). Os participantes do evento, que teve início nesta terça-feira (24) no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, em Aparecida (SP), puderam contar com um dia dedicado à integração do olhar técnico sobre a realidade juvenil com a vivência prática da história salesiana. Mosaico de Saberes e Intervenção Técnica A manhã teve início com o momento de Acolhida, que foi conduzido pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, juntamente com o Coordenador das Escolas da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Jonathas Sacramento. Logo após, o auditório foi palco do "Mosaico dos Desafios Contemporâneos e Intervenção Técnica da Orientação Educacional".  Sob mediação da mestre em Ensino de Ciências, Michelly Morato, a atividade permitiu que os orientadores e orientadoras das escolas salesianas compartilhassem os dilemas atuais de seus cotidianos. O objetivo central foi aprimorar o alinhamento técnico da função, garantindo que a orientação educacional atue de forma precisa e preventiva diante das complexas demandas dos(as) estudantes do Ensino Fundamental e Médio. De acordo com Michelly Morato, o mosaico criado coletivamente nesta vivência busca fazer com que os participantes da Jornada “possam pensar, repensar, dialogar, experienciar, conhecer e reconhecer essas experiências uns com os outros”. Uma Jornada pelas Raízes Salesianas No período da tarde, a Jornada Formativa ultrapassou os limites das salas de conferência. Divididos em três grupos, cada um destinado a uma localidade diferente, os participantes do evento embarcaram em visitas guiadas para localidades de grande significado para a trajetória salesiana em prol das juventudes.  Confira: Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil O primeiro destino foi um mergulho na história e no legado das irmãs salesianas. O Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil fica em Guaratinguetá (SP) e parte da concepção de São João Bosco que definiu a Congregação feminina por ele fundada, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, como monumento vivo de sua gratidão a Nossa Senhora. “A visita ao Memorial das Irmãs Salesianas foi muito mais que uma experiência informativa, foi profundamente formativa e inspiradora. O contato direto com a história, os objetos, os registros e como a vida concreta das irmãs transforma a nossa percepção do carisma salesiano, saindo do teórico para algo vivo. O Memorial possibilita enxergar que o carisma salesiano é uma missão construída com entrega, fé e amor ao longo do tempo. Durante a visita, somos provocados a refletir que não se trata apenas de admirar o passado, mas de se perguntar ‘como eu posso continuar esse legado hoje no meu lugar de Orientadora Educacional?’”, comenta a Orientadora do Colégio Laura Vicuña, de Campos dos Goytacazes (RJ), Thuanne Paravidino.   Faça o tour virtual e confira mais detalhes sobre o Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil clicando aqui.  Réplica da Casa de São João Bosco A segunda parada levou os participantes da Jornada para uma experiência única. A Casa de São João Bosco, em Pindamonhangaba (SP), é uma réplica da humilde moradia onde o santo dos jovens viveu sua infância. Ela tem o propósito de servir como um importante espaço educativo para despertar em seus jovens e em todos os visitantes os mesmos ideais de alegria, amizade e fé que forjaram o coração de São João Bosco. “Essa visita aqui na réplica da Casa de Dom Bosco é a presentificação que dá cor, dá nome, dá voz e dá matéria para aquilo que a gente vivencia enquanto espiritualidade, enquanto conhecer a figura de Dom Bosco quase que pessoalmente aqui, e mais do que isso, entender de onde nós nascemos e de onde nós viemos”, diz o Orientador de Estudos do Instituto São José, de São José dos Campos (SP), Gabriel Lemes Justino. Confira mais detalhes sobre a Réplica da Casa de São João Bosco clicando aqui.  Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Um espaço de contemplação e renovação da fé no coração do Brasil, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), é para a Família Salesiana um local de muita harmonia, por ser a casa daquela de quem Dom Bosco e Madre Mazzarello eram grandes devotos e, nas palavras do próprio Dom Bosco, todos os seus feitos seriam graças a Nossa Senhora, pois “foi ela quem tudo fez”. “É uma emoção muito grande, é um sonho realizado! Enquanto Orientadora Educacional Salesiana, me traz mais espiritualidade, me traz mais a emoção de saber que Deus é Todo-Poderoso, que Ele está presente em tudo e aqui eu renovei ainda mais a minha fé. A gente sente realmente a presença de Deus vivo aqui dentro”, comenta a Orientadora Educacional do Colégio Auxiliadora, de Bagé (RS), Carla Dutra. Confira mais sobre o Santuário Nacional de Aparecida clicando aqui.  Celebração e Unidade O dia encerra-se de forma especial com a celebração da Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida. Este momento de unidade simboliza o compromisso da Rede Salesiana em cuidar não apenas do aspecto técnico, mas também da dimensão espiritual e emocional de seus colaboradores, fortalecendo a missão de ser presença significativa na vida das juventudes. Acompanhe cada detalhe! Não perca a cobertura completa do evento no portal da RSB e acompanhe os bastidores, fotos e depoimentos em tempo real através das mídias sociais (@redesalesianabr).  Por Janaina Lima, com apoio da Equipe de Comunicação da RSB

Teoria e Prática em Rede: Confira Tudo sobre o Segundo Dia da Jornada Formativa

Com o tema "Competências e Práticas da Orientação Educacional", o segundo dia promove minicurso e oficinas temáticas voltadas ao protagonismo juvenil e à prevenção de conflitos. A quarta-feira, 25 de março, marcou o segundo dia da Jornada Formativa dos Orientadores Educacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O encontro, que reúne profissionais de todo o país no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, em Aparecida (SP), dedicou sua agenda ao aprofundamento técnico e à troca de experiências essenciais para o cotidiano escolar. Espiritualidade e Convivência Ética A manhã teve início com o momento de Acolhida e oração conduzido por Cristiano Prates Rodrigues (Inspetoria Madre Mazzarello) e Paulo Rogedo (Inspetoria São João Bosco), reafirmando a espiritualidade que alicerça o trabalho em rede. O grande destaque da manhã foi o minicurso "A atuação da Orientação Educacional na construção da convivência ética e na prevenção da violência na escola", ministrado pela Dra. Luciene Tognetta, especialista da área com formação pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade de Genebra, Suíça. A palestra ofereceu subsídios científicos e práticos para que os orientadores e as orientadoras educacionais da RSB fortaleçam ainda mais seus impactos como mediadores e promotores de um ambiente escolar continuamente mais seguro e acolhedor. “As questões de convivência não podem ser consideradas menos importantes do que as questões acadêmicas. Estamos tão acostumados a esse cenário que muitas vezes nem percebemos o problema, passamos a enxergar apenas o comportamento acadêmico”, comenta a Dra. Luciene Tognetta. Oficinas Temáticas: Diversidade de Saberes No período da tarde, a jornada proporcionou um espaço de especialização através de cinco oficinas temáticas. Cada participante pôde selecionar dois itinerários para aprofundar suas competências específicas. Conheça um pouco dos assuntos abordados em cada oficina: Oficina Temática 1 - “Desenvolvimento de Lideranças e do Protagonismo Juvenil nas Escolas Salesianas” O  Vice-Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Sérgio Ramos, comandou a oficina que trouxe um olhar apurado sobre a importância do Protagonismo Juvenil nas Escolas Salesianas.  “Tudo parte desse pressuposto carismático de que as nossas casas sejam ambientes propícios, capazes de desenvolver as lideranças e propor espaços de protagonismo para as nossas juventudes. Tudo parte do coração de Dom Bosco e da intuição do oratório, o seu coração oratoriano, onde buscava fazer de cada uma das suas instituições um pátio onde os amigos se encontram, uma escola onde se educa para a vida, uma casa que acolhe e uma paróquia que educa na fé. Um ambiente sadio e salesiano é capaz, com certeza, de criar, acompanhar e gerar grandes lideranças para a nossa sociedade”, comenta Pe. Sérgio. Oficina Temática 2 - “Projeto de Vida e Aconselhamento: caminhos de futuro com sentido”  O Mestrando em Psicologia da Educação pela PUC/SP e Diretor de Pastoral do Colégio Salesiano de São Paulo, Pe. Rafael Galvão, trouxe um pouco sobre o essencial apoio que as escolas devem dedicar ao Projeto de Vida de cada um de seus estudantes. “Se você fala de orientação educacional, em vincular com o Projeto de Vida, muitas vezes você vai orientar para apagar incêndio e não para ajudar a ter um sentido na vida. [...] Quando a gente fala em amorevolezza, em razão e religião, isso é o combo, é a vida inteira, integral. Então, a gente pensa nessa dimensão transcendental, não só para o céu, mas para a vida do jeito salesiano: que tem que ser de uma maneira dialogada, de uma maneira que o aluno se sente à vontade e seja impulsionado para poder fazer a diferença na sociedade. Então, ‘bons cristãos e honestos cidadãos’ não surgem do nada, tem que planejar e o Projeto de Vida faz isso”, comenta Pe. Rafael. Oficina Temática 3 - “Mediação de Conflitos à Luz da CNV e do Sistema Preventivo”  A Professora, Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Jussara Seidel, juntamente com o Professor e Mestre em Ciência Política também pela UnB, Daniel Seidel, estiveram à frente desta oficina que combinou práticas de Comunicação Não Violenta (CNV) com o Sistema Preventivo de Dom Bosco para lidar com a mediação de conflitos nas escolas.  “Ele [o tema da oficina] dialoga muito com o Sistema Preventivo e com os objetivos da Rede. Atuar com esse tema garante que a gente possa trazer mais perto elementos e possibilidades de trabalhar as mediações de conflitos [...] e trabalhar as questões das violências, especialmente no ambiente escolar”, diz Jussara. “Eu compreendo a importância do tema como uma instrumentalização das orientadoras e dos orientadores educacionais da Rede Salesiana, justamente para que possam atuar de forma competente no enfrentamento às violências [...], reforçando a diretriz e o carisma do próprio Sistema Preventivo”, completa Daniel.  Oficina Temática 4 - “Aprendizagem, Rotina de Estudos e Intervenção Pedagógica com Olhar Preventivo Salesiano”  A Mestranda em Formação de Professores pela Fundação Universitária Iberoamericana, Karina Sousa Silva Santos, juntamente com a  Psicóloga e Orientadora Educacional no Instituto São José (SP), Andreia Moreira dos Anjos, estiveram à frente desta rica oficina que trouxe um olhar bastante salesiano sobre aprendizagem, rotina de estudo e intervenção pedagógica.  “A proposta de falar sobre aprendizagem, rotina de estudos e essa intervenção pedagógica com o olhar preventivo salesiano é justamente a gente fortalecer as práticas preventivas, a importância da rotina de estudos para os nossos estudantes e o quanto esse orientador educacional precisa dessa rede de apoio que inclui toda a comunidade educativa, as famílias, os professores e os nossos estudantes”, diz Karina. “Pensar as práticas de ensino e de estudo é um desafio muito grande hoje dentro das nossas escolas, não só da Rede, mas para a educação como um todo. Então, ter a oportunidade de conversar isso junto com os orientadores, de cada um partilhar o que tem vivido, o que tem feito, quais são as novas demandas, contribui muito para o nosso fazer do dia a dia”, finaliza Andreia. Oficina Temática 5 - “Entre Telas e Vínculos: a Atuação Preventiva do Orientador Educacional Diante do Cyberbullying à Luz do ECA Digital”  A Especialista em Saúde Mental e Mídias Interativas pela PUC-SP, Vanessa Poli, além de ser ex-aluna salesiana, é também Líder do Grupo de Educadores Google em São José dos Campos e membro do Comitê Gestor de Internet no Brasil. Vanessa comandou a oficina que abordou a atuação do Orientador Educacional diante do cyberbullying.  “É importante compartilhar esses conhecimentos e deixar toda a Rede alinhada aos principais cuidados sobre os vínculos, as telas e as novidades que têm o ECA Digital”, diz Vanessa sobre o impacto da oficina no dia a dia dos Orientadores Educacionais. O Tradicional "Boa Noite" Encerrando as atividades do dia, os orientadores participaram do tradicional momento do "Boa Noite", conduzido pela Referente da Pastoral Juvenil, Ir. Tereza Cristina Pisani Domiciano (Ir. Teca). A prática, herança direta de Dom Bosco, serviu para sintetizar as aprendizagens do dia e fortalecer o sentimento de pertença e missão compartilhada. A continuidade desta jornada reafirma o investimento da RSB na formação continuada de suas equipes, garantindo que seus orientadores estejam preparados para ser uma "presença significativa" e técnica na vida de milhares de estudantes das escolas salesianas. Acompanhe cada detalhe! Não perca a cobertura completa do evento no portal da RSB e acompanhe os bastidores, fotos e depoimentos em tempo real através das mídias sociais (@redesalesianabr).  Por Janaina Lima, com apoio da Equipe de Comunicação da RSB

Madre Geral Chiara Cazzuola apresenta projeto Identità e incentiva jovens a viver a santidade no cotidiano

A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, gravou uma mensagem especial para as crianças e jovens da Rede Salesiana Brasil apresentando o Projeto Identità, iniciativa que fortalece a identidade carismática salesiana por meio de materiais formativos voltados às novas gerações. No vídeo, a Madre dirige-se diretamente aos estudantes e educadores, convidando-os a conhecer mais profundamente a espiritualidade e os valores transmitidos por Dom Bosco e Madre Mazzarello, fundadores da tradição educativa salesiana. “A santidade pode parecer algo difícil, mas não é”, afirma Madre Chiara. “Ela pode ser vivida na vida cotidiana, em cada gesto e em cada escolha do dia a dia, como nos ensinaram Dom Bosco e Madre Mazzarello.” Ao apresentar os fascículos do projeto, a Madre destaca que os materiais ajudam crianças e jovens a compreender sua vocação e a desenvolver sua identidade à luz do carisma salesiano. “Nós somos chamados pelo Senhor a nos tornarmos santos, mas fazemos isso na vida cotidiana, como nos ensinaram Joãozinho e Mahin, que desde pequenos responderam ao chamado do Senhor”. Ao longo da mensagem, Madre Chiara também recorda figuras importantes da tradição salesiana, como Domingos Sávio, Laura Vicuña e Artêmides Zatti, e ressalta o papel de Jesus como o Bom Pastor e de Maria Auxiliadora como mestra e guia nesse caminho de fé. Assista ao vídeo completo da mensagem da Madre Geral: https://youtu.be/R8iO0NETftg?si=_VBMC_k9OSX43HYC Sobre o Projeto Identità O Projeto Identità é uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil que propõe uma ação evangelizadora organizada e sistematizada para fortalecer a identidade carismática nas escolas e obras sociais salesianas. O material foi desenvolvido com dedicação para que cada encontro proposto seja uma experiência significativa de aprofundamento da fé e de conhecimento do carisma salesiano. Inspirado nos ensinamentos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, o projeto busca apresentar às crianças e jovens os valores que sustentam a missão educativa salesiana. Atualmente, o Projeto é desenvolvido em 58 obras e 84 escolas, totalizando 142 presenças, com perspectiva de ampliação para paróquias, vinculado à catequese. São 39.575 crianças que participam do projeto, sendo 15.410 educandos das obras sociais e 24.165 estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais das escolas.  O material dialoga com a Matriz de Ensino Religioso da RSB, contribuindo para que os estudantes compreendam de forma mais profunda a identidade institucional das escolas salesianas. O nome Identità, que significa identidade em italiano (língua de origem da tradição salesiana) é também uma homenagem aos fundadores Dom Bosco e Madre Mazzarello. Quem é Madre Chiara Cazzuola Madre Chiara Cazzuola nasceu em 1955, na cidade de Campiglia Marittima, na Itália, e pertence à Inspetoria Toscana Santo Espírito. Ingressou no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e realizou sua Primeira Profissão Religiosa em 5 de agosto de 1975, em Castelgandolfo, Roma. Licenciada em Disciplinas Literárias, dedicou muitos anos à educação, atuando como professora e posteriormente como diretora escolar. Ao longo de sua trajetória, também desempenhou importantes funções na pastoral juvenil salesiana, contribuindo para a formação de jovens e educadores. Em sua caminhada dentro do Instituto, assumiu diversos serviços de animação e governo, entre eles o de Inspetora, Conselheira Visitadora e, posteriormente, Vigária Geral. Em 5 de outubro de 2021, durante o Capítulo Geral XXIV, foi eleita Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, tornando-se a 10ª sucessora de Santa Maria Domingas Mazzarello. Como Madre Geral, sua missão é fortalecer o vínculo de comunhão entre as comunidades e inspetorias presentes nos cinco continentes, animando a vivência do carisma salesiano e respondendo, com criatividade e fidelidade, aos desafios educativos das novas gerações. Uma mensagem que fortalece a identidade salesiana A apresentação do Projeto Identità pela Madre Geral Chiara Cazzuola representa um momento significativo para a Rede Salesiana Brasil, reafirmando a importância de cultivar, desde a infância, os valores e a espiritualidade que sustentam a missão educativa salesiana. Ao incentivar crianças e jovens a reconhecerem sua vocação e a viverem a santidade no cotidiano, a Madre reforça o compromisso da Família Salesiana com a formação integral das novas gerações. Para a Rede Salesiana Brasil, é motivo de grande alegria e honra contar com a mensagem e o apoio da Madre Geral a essa iniciativa, que contribui para fortalecer a identidade carismática e manter viva a missão iniciada por Dom Bosco e Madre Mazzarello. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil