28/05/2024

O Mundo Canta a Maria

O Mundo Canta a Maria
Foto: Divulgação

No dia 30 de maio de 2024, às 14h30 - horário de Roma (09h30 - horário do Brasil), na conclusão do mês dedicado a Maria, o Âmbito da Comunicação Social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora propõe um Festival Mariano que pretende reunir as vozes de todo o mundo salesiano num canto de louvor à Mãe de toda a humanidade.

Através de uma transmissão ao vivo pelo canal oficial das FMA no YouTube, o CGFMANET, tem-se a oportunidade de percorrer o mundo inteiro para descobrir como cada povo, com a beleza e o fascínio da própria cultura, expressa com o canto a confiança e o grande amor por Aquela que o Senhor deu como Mãe da humanidade.

A preparação do Festival Mariano foi possível graças à colaboração das Coordenadoras e Coordenadores Inspetoriais da Comunicação Social – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e leigos – que, divididos por Conferências interinspetoriais, souberam envolver adolescentes, jovens em formação, colaboradores leigos e Irmãs Salesianas para dar a conhecer as tradições marianas típicas dos seus países. Com diversos títulos o mundo invoca Maria, com ritmos e melodias diferentes, mas único é o amor que une pela Mãe Celeste. Representando o Brasil, estará a Banda do Instituto São José, de São José dos Campos (SP).

O Festival será aberto com a saudação da Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, que na Circular nº 1.037 convida a prolongar e renovar hoje o agradecimento de Dom Bosco a Maria, continuando a propô-la a todos – pequenos, jovens, adultos, famílias – “para fazer crescer no seu coração a convicção de que Maria Santíssima alimenta nos seus corações a convicção de que, de Maria Santíssima, não devemos nunca nos separar, porque Ela nos conduz a Jesus” e continuar a acreditar que “o seu manto de proteção se alarga sem medida e nos acolhe e protege a todos”.

Por: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

 

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil