O Obrigada à Madre Chiara
17/04/2024

O Obrigada à Madre Chiara

O Obrigada à Madre Chiara
Foto: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

No dia 26 de abril de 2024, em Maputo, Moçambique, na Casa São João Bosco de Infulene, celebra-se a Festa da Gratidão Mundial, animada pela Inspetoria São João Bosco (MOZ). Confira a programação do evento em língua portuguesa clicando aqui.

“Com Maria, guiados pelo ‘sonho’, geramos paz cuidando da Casa Comum” é o tema da Festa, que pretende ser um hino de louvor em resposta à Deliberação Capitular, no contexto da Ecologia Integral, para proclamar com o salmista: “Ó Senhor, nosso Deus, deste ao homem poder sobre a obra das tuas mãos” (cf. Salmo 8).

No caminho em preparação, a Inspetoria moçambicana convidou a aprofundar o “cuidar” na experiência de Madre Mazzarello e de Dom Bosco, bem como a educação e a espiritualidade ecológica, apoiando-se na Laudato Si’ do Papa Francisco. Por fim, conclui-se com a proposta de uma Lectio sobre as Bem-aventuranças (Mt 5, 1-12), com o empenho de vivê-las todo dia como comunidades educativas.

Segundo a tradição, a Festa Mundial constitui a ocasião de expressar proximidade e gratidão à Superiora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, como recordou a Irmã Maria do Rosário García Ribas na Carta em vista da Festa: “Desde o início da preparação à Festa deste ano, queremos reconhecer o dom inestimável que a nossa querida Madre, Irmã Chiara Cazzuola, é para cada Filha de Maria Auxiliadora e para as comunidades educativas do mundo”.

No site do Instituto das FMA é possível chegar à Madre expressando o seu próprio OBRIGADA, pessoal ou comunitário:

"Obrigada, Madre Chiara pela tua simplicidade nas relações, com que te fazes próxima e 'Mãe' para as tuas filhas e para qualquer um que se aproxima."

"Obrigada, Madre Chiara pelo teu sorriso e pela alegria salesiana com que sabes levar luz e alegria a todo ambiente."

"Obrigada, Madre Chiara pela tua capacidade de chegar aos corações e com a tua palavra 'clara' e próxima, que toca os corações e nos ajuda a caminhar juntos."

Você também pode escrever o seu agradecimento à Madre no final da matéria do site das FMA, no quadro “DEIXE UMA RESPOSTA”. Clique aqui e participe.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

 

 

 

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil