O Reitor-Mor encontra-se com os Jovens e a Família Salesiana Meridional
08/05/2025

O Reitor-Mor encontra-se com os Jovens e a Família Salesiana Meridional

O Reitor-Mor encontra-se com os Jovens e a Família Salesiana Meridional

Com o XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard, a Família Salesiana (FS) da Inspetoria da Itália Meridional, da Albânia, do Kosovo, de Montenegro e de Malta (IME) viveu, nos dias 3 e 4 de maio, um fim de semana memorável, cheio de graça e de autêntica salesianidade, no cenário do Pontifício Santuário da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário.

No sábado à tarde, 450 jovens acolheram o P. Attard no Festival do Movimento Juvenil Salesiano. Sua presença tornou a figura de Dom Bosco mais viva e tangível, em clima de felicidade, ao som das notas do hino "Hope" (Esperança). A noite prosseguiu com um show músico-circense, seguido de profundo momento espiritual, de que participou também o Reitor-Mor com o Inspetor Salesiano da IME, P. Gianpaolo Roma, e a Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Ivana Milesi - o Terço Itinerante. O piedoso desfile saiu da praça perante o evento e chegou à Basílica onde ocorreu ‘a boa-noite salesiana’ e o mandato missionário a 34 jovens.

O encontro atingiu seu ápice no domingo, com o Jubileu da FS, reunindo aproximadamente 2.000 entre religiosos, religiosas, leigos dos 13 Grupos da FS que atuam no âmbito da IME. Ao lado do Reitor-Mor, além do Inspetor dos SDB e da Inspetora das FMA, também marcaram presença o P. Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a FS, e o Sr. Antonio Boccia, Coordenador Mundial dos Salesianos Cooperadores. A manhã foi animada por testemunhos, apresentações artísticas e pelas cores de muitos lenços coloridos acenando para os céus... O momento central foi a Concelebração Eucarística, presidida pelo P. Attard, sob o olhar materno do Ícone de Nossa Senhora do Rosário.

Em sua homilia, o Reitor-Mor destacou a importância da sinodalidade e da cooperação dentro da FS e com a Igreja local. “Encorajo os vários Grupos a terem uma visão ampla”. “Disse aos jovens, durante a boa-noite, que Dom Bosco tinha um globo terrestre sobre a mesa e outro no coração. Somos filhos de um homem para quem o futuro não soava como uma ameaça, mas como uma promessa: qual fonte de coragem e de Esperança! Se deixarmos de cultivá-lo, serão os jovens a pagar o preço! Não podemos dar-nos ao luxo de que isso aconteça! Inspirados por Maria, deixemo-nos guiar pela vontade de Deus: e partamos, hoje, para que o amanhã seja mais digno para todos os jovens”.

Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Tito Zeman

"Mesmo se eu perdesse minha vida, eu não consideraria isso um desperdício, sabendo que pelo menos um daqueles que eu ajudei se tornou um sacerdote no meu lugar"

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil