03/04/2025

Oficina de Apoio Sociofamiliar do CESAM Goiânia discute impactos do uso excessivo de telas

Oficina de Apoio Sociofamiliar do CESAM Goiânia discute impactos do uso excessivo de telas

No último sábado (29/03), o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia promoveu a primeira Oficina de Apoio Sociofamiliar de 2025, que acontece periodicamente com os responsáveis dos jovens atendidos pela instituição. De acordo com a assistente social Rosana Santana, o evento é uma oportunidade para as famílias conhecerem melhor o Programa de Socioaprendizagem, compartilharem experiências e receberem apoio social especializado. “Isso contribui significativamente para os aprendizes, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para desenvolvimento integral. Aqui, abordamos uma variedade de temas, como adolescência, educação familiar, saúde e bem-estar, geração de renda e direitos e cidadania.”

O tema desta edição foi “Saúde Mental: Vícios nas Tecnologias”, discutindo os impactos do uso excessivo de telas no comportamento das novas gerações. Para conduzir o assunto, o evento recebeu a psicóloga, mestre e doutora em Psicologia, Maíra Lopes Almeida. A palestrante é pós-doutora, professora e integrante do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente (CEPEA) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também é membro do grupo de trabalho sobre uso consciente de telas por crianças e adolescentes do Conselho Federal de Psicologia.

A psicóloga explica que os smartphones e tablets trouxeram uma nova forma de uso das tecnologias e consumo de informações que antes não existiam com os aparelhos mais tradicionais. “Quando tínhamos só o rádio e a TV existia um tempo de espera. Se a gente perdesse um determinado programa, precisaria esperar a próxima semana ou uma reprise, por exemplo. Agora, não esperamos mais. Existem os streamings e o YouTube que tem instantaneamente aquele programa que estávamos procurando. Essa redução do tempo de espera pode fazer com que diminua também a tolerância à frustração. Então, passamos a ter uma dificuldade de lidar com o não e com o tempo ocioso.”
Segundo Maíra, outra característica das novas tecnologias que também contribui para os efeitos negativos no comportamento dos jovens e adolescentes é a diversidade de conteúdo. “Nos aparelhos anteriores a gente tinha opções limitadas. Agora, temos uma multiplicidade de opções que, juntamente com essa instantaneidade, faz com que tudo seja para agora. Isso é algo que nos preocupa muito em relação aos efeitos do uso excessivo de telas. Existe uma série de informações erradas que vão circulando, como por exemplo que essas telas nos deixam mais inteligentes. Na verdade, elas trazem uma série de riscos, como o cyberbullying e o próprio vício em tablets e celulares.”

Para a palestrante, a Oficina de Apoio Sociofamiliar foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos importantes com os responsáveis de adolescentes e jovens que podem estar vivenciando os efeitos prejudiciais das telas. “É muito difícil fazer com que o conhecimento científico chegue às famílias porque, em geral, é um tema que fica restrito às produções acadêmicas e aos profissionais de saúde. Então, ter este momento com as famílias é crucial para que o conhecimento científico chegue a elas e faça com que sejam nossas parceiras em prol desse objetivo, que é usar as telas de modo mais saudável possível.”

A psicóloga ressalta a importância de as famílias serem também exemplo para os jovens no uso consciente das tecnologias, promovendo a redução presença delas na rotina de todos. “Para a gente atingir os adolescentes, primeiro atingimos as famílias. Nós percebemos cada vez mais como as telas tem participado da vida da família, estando nos momentos de refeição e antes de dormir. Então, para pensar em uma redução de tempo de tela, a gente precisa fazer isso em torno de um objetivo compartilhado que envolva toda a família.”

Com público estimado em 220 participantes na edição, Rosana ressalta a importância da Oficina de Apoio Sociofamiliar para fortalecer três pilares da instituição: cooperação para o desenvolvimento; gestão social e atuação em rede; fortalecimento da família. “A colaboração com voluntários promove o engajamento da comunidade e a diversidade de habilidades que podem enriquecer o conteúdo das oficinas. Essa parceria com o CEPEA/FE/UFG, por exemplo, fortalece a rede de apoio. Além disso, através dos assuntos abordados coma família, os jovens fortalecem vínculos, desenvolvem talentos e habilidades, recebem apoio emocional e acessam informações, prevenindo situações de risco e garantindo o protagonismo juvenil.”
Denise Norma Przybylski é mãe da aprendiz Maria Gabriela Przybylskie acredita que a Oficina de Apoio Sociofamiliar é uma oportunidade para as famílias terem acesso a temas importantes para a formação juvenil. “Essas palestras que o CESAM Goiânia ministra apresentam um esclarecimento maior para os pais. Acredito que hoje nós estamos nos distanciando dos nossos filhos, até por conta de toda essa rotina que estamos vivendo. Acabamos deixando que os nossos filhos se entreguem às telas e a psicóloga deixou muito bem claro quais são os sintomas e as causas. Eu tive um aproveitamento de mil por cento. Valeu muito a pena e é muito importante para todos os pais aproveitarem esse momento.”
Ex-aprendiz do CESAM Goiânia, Fábia Ebbing é responsável do aprendiz Matheus Moraes Lemes e elogia a experiência com as famílias que a instituição promove. “Há nove anos atrás, eu fui aprendiz aqui e hoje vim representando um adolescente. A gente vê, como um adulto responsável, a importância que tem em cada detalhe com o uso das telas, celulares e tablets o tempo todo. Foi um momento muito importante para sabermos a influência que isso gera na vida do adolescente que está ali descobrindo sua vida, sua carreira e o mercado de trabalho. Achei um encontro bastante produtivo e muito importante mesmo.”

Além de evitar as tecnologias antes de dormir e nos momentos das refeições, Maíra ressalta a importância de as famílias discutirem entre si um plano de uso em comum. “A gente recomenda que as tecnologias não sejam utilizadas como forma de reforçamento do tipo ‘eu te dou as telas se você fizer isso’. É importante que as famílias também tenham momentos juntos livres de celulares e tablets, como em uma visita à casa da avó, por exemplo. Vale lembrar também que saiu recentemente um guia do Governo Federal com informações mais aprofundadas.”

Lançada no início do mês, a publicação “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais” é um guia do governo que aborda orientações sobre o uso de telas por crianças e adolescentes. O documento segue a Lei nº 15.100/2025, que restringe a utilização de celulares pelos estudantes nas instituições de educação básica durante as aulas, recreios e intervalos. Segundo a publicação, os adolescentes (12 a 17 anos) devem utilizar dispositivos eletrônicos, aplicativos e redes sociais sempre com acompanhamento familiar ou de educadores. O guia completo está disponível aqui.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

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Vocação para a vida consagrada: Um chamado divino e essencial

Agosto é um mês especial para a Igreja Católica no Brasil, pois é dedicado à celebração das vocações em suas diversas formas, incluindo a vocação para a Vida Consagrada. Este chamado, que ecoa no coração de muitos homens e mulheres ao longo dos séculos, é um compromisso profundo de se entregar a Deus, dedicando-se inteiramente ao serviço da Igreja e da sociedade. A vocação para a Vida Consagrada é um dom que não apenas fortalece a missão da Igreja, mas também oferece um testemunho vivo de fé, amor e esperança. Consagrados e consagradas assumem votos de pobreza, castidade e obediência, vivendo em comunidades religiosas ou seculares, e desempenhando papéis essenciais nas mais diversas áreas como educação, saúde, pastoral e obras sociais.  A missão desempenhada pela Rede Salesiana Brasil também conta com a dedicação diária de inúmeros irmãos e irmãs salesianas. 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Solange fez sua primeira profissão religiosa em 1990 e celebra 34 anos de vida consagrada repletos de boas memórias e muita alegria salesiana: “São tantas [as alegrias] que é impossível enumerá-las”, comenta. Ir. Solange compartilha uma memória inusitada sobre a época em que fez estágio como noviça em Uruguaiana: “A Diretora me deu várias turmas para dar aula de Ensino Religioso. Ela disse que eu devia ser criativa, e eu tentei ser. Dentre as tarefas de casa, eu pedi para uma turma de 4º ano responder quantos capítulos tem a Bíblia e quantos versículos. No dia seguinte, a Diretora me chamou e queria saber qual tarefa eu tinha pedido para os alunos, porque as mães estavam ligando para a escola dizendo que estavam passando a noite contando os versículos da Bíblia”.  Mesmo com tantas boas histórias e aprendizados, Ir. 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Lançamento do Portal Vocacional Salesiano reúne inspiração, missão e acolhimento em nova plataforma unificada

Com o coração pleno de expectativa e entusiasmo, a Rede Salesiana Brasil (RSB) anuncia o lançamento do Portal Vocacional Salesiano, um novo espaço online que centraliza e valoriza os caminhos vocacionais de todas as dez inspetorias salesianas, femininas (FMA) e masculinas (SDB), do Brasil. A iniciativa nasce com o desejo de facilitar o discernimento vocacional, oferecendo recursos formativos, testemunhos e acompanhamento espiritual à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Um portal que conecta, inspira e orienta Cada inspetoria agora conta com seu próprio site dentro do portal, onde jovens encontram informações adaptadas ao seu contexto local, mas alinhadas à missão e espiritualidade comuns. Como exemplo, podemos destacar: No site das FMA, a jovem é convidada a refletir: “E se Deus me chama para ser uma Filha de Maria Auxiliadora?” A página apresenta etapas formativas como Conviviência Vocacional, Aspirantado, Postulado, Noviciado, Juniorato e Formação Permanente, todas guiadas pelo carisma educativo, acolhedor e espiritual herdado de Madre Mazzarello e Dom Bosco. Já no site dos SDB, o visitante encontra uma recepção acolhedora com o convite: “E se Deus me chama para ser Salesiano?” A plataforma apresenta o Itinerário “Evangelho e Vida”, um percurso de dez encontros com acompanhamento salesiano, além das etapas formativas que incluem Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado, Pós-noviciado e Tirocínio. Caminhos que inspiram: formação, missão e pertença O Portal Vocacional Salesiano é muito mais do que um site institucional. É um convite vibrante à comunidade juvenil, de diferentes regiões e formações, para que descubra seu lugar na Igreja e na vida consagrada. Ele convida à partilha comunitária, à reflexão e ao compromisso mais profundo com a missão salesiana. Como acessar O portal já está no ar: https://vocacaosalesiana.org.br/

Viva São João Bosco!

Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, cuja memória é celebrada em 16 de agosto, foi proclamado o Pai e Mestre da Juventude São João Bosco foi um homem à frente de seu tempo. No final do século 19, enxergou toda a potencialidade da juventude e passou a incentivá-la no caminho do bem. Dom Bosco dedicou “até o seu último suspiro” à educação e à evangelização dos jovens, especialmente os mais carentes. Infância de Dom Bosco João Belchior Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, uma região rural na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo e foi educado pela mãe, Margarida Occhiena, na fé e na prática da mensagem evangélica. Com apenas nove anos, João Bosco teve o primeiro de seus sonhos proféticos e intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude. Ainda garoto, começou a entreter os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração e instrução religiosa. A família enfrentou muitos problemas financeiros, mas ele conseguiu dar continuidade aos estudos para se tornar sacerdote. Foi ordenado em 1841, e escolheu como lema: “Da mihi animas cetera tolle” (Gn 14,2 1), que poderia ser traduzido como “Dai-me almas e ficai com o resto”. Dom Bosco e o Sistema Preventivo Iniciou o trabalho junto aos jovens mais pobres com o Oratório, obra que se tornaria um símbolo da educação salesiana. Organizou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra italiana que significa “amor educativo”. Não se cansava de pedir aos professores e mestres que tivessem paciência, confiança na juventude, carinho acima de tudo. O Sistema Preventivo de Dom Bosco afirmava que era melhor educar do que reprimir e depositava toda confiança na capacidade e no “bem” existente em cada jovem. Com a criação do Oratório e a conformação do Sistema Preventivo, ele possibilitou a crianças e jovens pobres e desassistidos daquela época a formação evangélica, a aprendizagem profissional, a educação para a cultura e um ambiente familiar e alegre, no qual podiam brincar e criar. Dom Bosco e a Família Salesiana Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores de sua obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), em 1859. Junto com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em 1872. E, com os leigos, homens e mulheres, criou em 1876 os Cooperadores Salesianos, para ajudar e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas formas de apostolado na Igreja. Também se originou de Dom Bosco a Associação de Maria Auxiliadora – criada, em 1869, “para promover a veneração do Santíssimo Sacramento e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos”. Paralelamente a esses grupos começaram a surgir os primeiros ex-alunos de Dom Bosco, a princípio alguns antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália) que, em 1870, se apresentaram a Dom Bosco para manifestar-lhe gratidão. Ao longo da história, a Família Salesiana ganhou novos grupos, ampliando o número de pessoas que, inspiradas pelo projeto apostólico de Dom Bosco, trabalham em favor da educação, evangelização e salvação da juventude. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888 e seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934. No centenário de sua morte, o Papa João Paulo II o declarou Pai e Mestre da Juventude. Escrito por Boletim Salesiano, com informações sdb.org

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