P. Fábio Attard: 11° Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação
25/03/2025

P. Fábio Attard: 11° Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação

P. Fábio Attard: 11° Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação

A eleição do Padre Fábio Attard como o 11º sucessor de Dom Bosco marca um momento histórico para a Congregação Salesiana e para a Família Salesiana no mundo. Eleito durante o 29º Capítulo Geral da Sociedade de São Francisco de Sales, P. Fábio Attard encarna plenamente o carisma de Dom Bosco e se prepara para guiar a missão salesiana dedicada aos jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis, em 136 nações. Com vasta experiência teológica, pastoral e acadêmica, Padre Attard é chamado a conduzir a Congregação Salesiana rumo a um futuro renovado, levando o sonho de Dom Bosco ao centro do mundo contemporâneo.

Um caminho de Fé e Formação

Nascido em 23 de março de 1959 em Gozo, Malta, P. Fabio Attard cresceu em Victoria, onde frequentou escolas primárias e secundárias públicas. Sua vocação começou a tomar forma durante os anos que passou no Seminário Maior de Gozo (1975-1978). Posteriormente, iniciou o aspirantado salesiano no Savio College em Dingli, Malta, passando depois à preparação para o noviciado em Dublin. Em 8 de setembro de 1980, emitiu a profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco em Maynooth, Irlanda.

Padre Attard prosseguiu os estudos com grande empenho, obtendo a láurea em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) e a Licença em Teologia Moral pela prestigiosa Academia Alfonsiana de Roma. Ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, iniciou um ministério profundamente enraizado na cura pastoral e na pesquisa acadêmica.

Missionário e Educador a serviço do mundo

O espírito missionário do P. Attard manifestou-se desde os primeiros anos da sua vida salesiana. De 1988 a 1991, fez parte do grupo de Salesianos que iniciaram a nova presença da Congregação na Tunísia, num contexto de prevalência não cristã, onde lançou as bases do serviço evangélico e educativo. De volta a Malta, assumiu funções de liderança como Reitor da Escola Salesiana de São Patrício e do Oratório Salesiano, onde atuou de 1993 a 1996.

Em 1999, o P. Attard concluiu o doutorado de pesquisa sobre o tema da consciência nos sermões anglicanos de John Henry Newman, no Milltown Institute for Philosophy and Theology. Graças à sua competência, passou a integrar o corpo docente da Universidade Pontifícia Salesiana, colaborando na orientação de teses de doutorado na Academia Alfonsiana e contribuindo para a formação acadêmica de futuros teólogos.

Visionário na Pastoral Juvenil

O papel do P. Attard como líder global concretizou-se em 2008, quando foi eleito Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil durante o 26º Capítulo Geral. Reeleito para um segundo mandato em 2014, ocupou esse cargo até 2020, guiando a Congregação em sua missão para e com os jovens.

Sob a sua coordenação, foi publicado o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (2013), um documento fundamental que oferece diretrizes atualizadas para o trabalho pastoral salesiano em nível mundial. Padre Attard promoveu iniciativas em nível mundial como o Congresso Internacional sobre Pastoral Juvenil e Família (Madri, 2017) e coordenou as atividades voltadas para o enfrentamento de problemas como a marginalização, a pobreza e as migrações.

Além disso, fortaleceu os programas de voluntariado missionário e consolidou a educação técnica e profissional (TVET) mediante iniciativas como Don Bosco Tech Africa e Don Bosco Tech ASEAN, representando os Salesianos em importantes fóruns internacionais dedicados a políticas de juventude, migração e emprego juvenil em Bruxelas e Nova York.

Ponte entre Teologia e atenção Pastoral

Além de suas funções administrativas, P. Attard sempre se destacou como um construtor de pontes entre teologia e pastoral. Em 2005, fundou e dirigiu em Malta o Instituto de Formação Pastoral, dedicado à formação de leigos engajados na pastoral. Continuou a lecionar como professor visitante na Universidade Pontifícia Salesiana, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e espiritual dos educadores salesianos e seus colaboradores.

A sua contribuição para a Igreja universal foi reconhecida em 2018, quando o Papa Francisco o nomeou Consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Sua participação no Sínodo dos Jovens (2018) evidenciou o seu compromisso de dar voz aos jovens e promover uma maior integração na vida da Igreja.

Líder para o futuro da Congregação Salesiana

Ao término do seu mandato como Conselheiro Geral, P. Attard foi encarregado de coordenar a Formação Salesiana e Laical na Europa de 2020 a 2023. Este projeto levou à criação de um programa de mestrado para a formação de Salesianos e colaboradores leigos, hoje gerido pela Universidade Pontifícia Salesiana em colaboração com o Setor da Pastoral Juvenil.

Levar adiante o sonho de Dom Bosco

Como novo Reitor-Mor, o P. Fábio Attard guiará uma Congregação formada por 13.750 Salesianos consagrados, organizados em 92 inspetorias e presentes em 136 nações. Com a sua profunda espiritualidade, a sua visão carismática, o seu brilhante percurso acadêmico e as suas décadas de experiência, está plenamente preparado para animar e governar a Congregação Salesiana e a Família Salesiana no século XXI.

A sua eleição representa um novo alvorecer para a Congregação Salesiana, que, sob a sua liderança, continuará a crescer como força mundial pela educação, evangelização e transformação social. Padre Attard saberá envolver e motivar Salesianos, colaboradores leigos e jovens em todo o mundo a continuar a missão de Dom Bosco: ser testemunhas e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais necessitados.

Sob a sua liderança, a Congregação Salesiana continuará a florescer, levando adiante o sonho de Dom Bosco e transformando a vida de milhares de jovens em todo o mundo. É chamado a liderar a segunda maior Congregação religiosa do mundo, gerando esperança e luz nas novas gerações.

Fonte: Agência Info Salesiana

Mais Recentes

Dirigentes salesianos de todo o mundo se reúnem em Roma para o ‘Conclave’ da Educação Superior Salesiana

Roma acolhe, a partir de hoje, 27 de outubro, um encontro histórico dos responsáveis pela Educação Superior Salesiana de todo o mundo. A Conferência Internacional intitulada «Modelos Participativos na Educação Superior Salesiana: Facilitação Sinodal e Salesiana» (Participatory Models in Salesian Higher Education: Synodal & Salesian Facilitation”). Com duração de cinco dias, o evento faz parte das celebrações do Jubileu do Mundo Educativo (27 de outubro-1º de novembro) e terá por sede a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, e organizado pelas Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS), sob a égide do Setor para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana. As atividades terão início na Missa de abertura do Jubileu, às 17h30 (UTC+1), na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV. Em seguida, os participantes do evento salesiano serão recebidos num jantar de boas-vindas no Terraço do Sagrado Coração, na Sede Central Salesiana, com panorama aberto para a Estação Termini - ocasião em que o Reitor-Mor, P. Fábio Attard, saudará os presentes. O mesmo formato se aplicará às demais sessões do evento (segundo e terceiro dias). O Encontro reúne 35 participantes de todos os continentes, incluindo 16 representantes da Índia, entre os quais dois especialistas - um testemunho do profundo empenho do país pela educação/instrução salesiana no mundo. Os três dias de trabalho (28-30 de outubro) prometem uma experiência envolvente e direta, voltada para repensar a gestão institucional das IUS, os processos de ensino-aprendizagem, o engajamento comunitário e a pesquisa, a partir de uma perspectiva claramente salesiana e sinodal. “O processo será participativo, sinodal e salesiano - afirma o Prof. P. George Abraham Thadathil, Coordenador-Geral das IUS - . É um convite a explorar a identidade católica e salesiana do nosso serviço no mundo da Educação/Instrução Superior”. Entre os participantes estão Reitores Magníficos, Reitores, Diretores e Vice-Diretores de Universidades e Faculdades Salesianas. A Conferência, uma iniciativa do Secretariado de Coordenação das IUS, em Roma, também servirá para lançar as bases dos próximos encontros regionais, entre eles a Conferência Anual da Ásia Sul, que reunirá os dirigentes de 51 instituições salesianas em Goa (17-20 de novembro), além de outros eventos formativos de nível inspetorial. O último dia, 31 de outubro, incluirá a Audiência com o Papa, a peregrinação do Jubileu e a passagem pela Porta Santa, um passeio pela Cidade Eterna, uma experiência de realidade virtual no ‘Museu Casa Dom Bosco’ (de Roma), e um jantar festivo, o que representará o ápice de uma semana repleta de reflexão, renovação e alegria na missão educativa salesiana. Fonte: Agência Info Salesiana    

Novena rumo à Canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA)

Hoje, 10/10, nove dias antes da canonização da Bem-Aventurada Ir. Maria Troncatti FMA (em 19 de outubro de 2025), a Comissão Central, estabelecida pelas FMAs para a ocasião, sugere uma NOVENA temática breve, a ser feita de modo individual ou comunitário, com o objetivo de tomar a religiosa e missionária como exemplo, e renovar o empenho pela atenção ao próximo, ao espírito missionário e à prática de atitudes pacificadoras. Como afirmou a Ir. Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das FMA, "nós também, junto com as comunidades educativas e os muitos jovens que encontramos, podemos brilhar como pequenas luzes em nossa vida cotidiana e ser sinais do amor preveniente e misericordioso do Pai, como o foi a Ir. Maria Troncatti". A novena, composta pela Ir. Luigina Silvestrin, da Inspetoria das FMA Santa Maria Domingas Mazzarello, do Triveneto (ITV), propõe algumas reflexões e orações sobre o tema "Mãos que curam, sanam, constroem paz". O texto foi desenvolvido com base numa homilia do P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral das Causas dos Santos da FS, que apresentou a figura e algumas características da próxima futura ‘Santa’, justamente a partir das mãos. A canonização da 1ª Filha de Maria Auxiliadora após a Cofundadora do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello - representa um presente e um apelo, segundo explica a Madre Chiara Cazzuola: "Ao contemplar o rosto mais belo do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello – a Ir. Maria Troncatti (a ser canonizada em breve), nossas Bem-Aventuradas e Servas de Deus que viveram as Constituições com total fidelidade - abrimos nosso coração à grande Esperança, com a graça e a ousadia que provêm de Deus. Com gratidão, entoamos o Magnificat pela santidade reconhecida pela Igreja, nessas e em muitas outras Coirmãs, que, em seu dia a dia, ofereceram Amor, Esperança e Alegria". A recente Exortação Apostólica do Papa Leão - Dilexi Te - destaca que a santidade é resultado do zelo pelos pobres, que sempre foram vistos como "o Tesouro da Igreja". Dom Bosco, mencionado no n. 70, foi um exemplo e fonte de inspiração para um método especial de educação dos pobres através do Sistema Preventivo. A Beata Maria Troncatti, conhecida como "Madrecita buena" (boa Mãezinha), tinha como única preocupação os pobres, órfãos, jovens maltratados, moribundos e mais necessitados. Por eles, se dispunha a encarar riscos e adversidades, exibindo uma generosidade ‘materna’ que a levava a cuidar pessoalmente de cada um. Lemos no Summarium elaborado sobre a vida da Irmã Troncatti: "A predileção ativa da Irmã Maria pelos mais pobres, pelos necessitados, pelos abandonados é conhecida: já impossibilitada de trabalhar mais (tem 84 anos), ela fica no hospital e vigia e atende os pobres selvagens que lhe vêm a racontar seus sofrimentos e preocupações". As Mãos da Ir. Troncatti, hoje, se tornam um dom e um modelo: extraindo forças de Maria Auxiliadora, do Espírito Santo, do Amor de Cristo Crucificado, o coração se torna capaz de gestos simples - mas eficazes - de proximidade, cuidado, paz. O texto da NOVENA está disponível, em italiano, aqui.

O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA: uma oportunidade única, a um só clique de distância

 O ‘Museu Casa Dom Bosco’ foi inaugurado em 27 de junho de 2025, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e logo se tornou um ponto de encontro para aqueles que compartilham a missão salesiana e a devoção do Santo piemontês aos jovens. Agora, o Museu faz parte de um itinerário mais abrangente, acessível a todos por meio de somente alguns cliques: "O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA". O "ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA" visa mostrar os anos fundamentais para Dom Bosco, período em que se dedicou à fundação da Congregação Salesiana e das Constituições Salesianas. A visita guiada começa na Basílica do Sagrado Coração, local onde ainda é possível sentir a emoção daquele 16 de maio de 1887. Dom Bosco, já cansado e doente, quis celebrar sua única missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja com a qual sempre sonhara e que construíra com imensos sacrifícios. Entretanto, naquela manhã, o altar se havia convertido num mar de emoções: o Santo dos Jovens chorou copiosamente 15 (quinze) vezes, sem conseguir controlar a emoção. Cada palavra era um agradecimento, uma demonstração de amor a Deus e aos jovens a quem ele havia dedicado toda a vida. Pouco depois, Dom Bosco compartilhou com palavras simples e profundas: “Fiz um grande esforço para celebrar. Parecia que eu estava no meio dos meus meninos, observando toda a cena da minha... vida”. O tour prossegue no MUSEU CASA DOM BOSCO, em ROMA, onde todos os fiéis e visitantes poderão vivenciar uma experiência singular graças ao novo museu imersivo que, por meio da realidade virtual, permite viver os momentos mais marcantes da trajetória de Dom Bosco na URBE. Hoje, fazer uma reserva é ainda mais simples: em poucas etapas, um eficaz sistema de reservas on-line ajuda a garantir sua vaga na excursão.  "Faça sua reserva on-line e deixe-se contagiar!" convida a equipe do tour. Para fazer sua reserva, acesse o site – https://www.donboscoaroma.org/Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil