No próximo sábado (30), o Reitor-Mor da Família Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, será solenemente criado cardeal pelo Santo Padre, o Papa Francisco, no contexto de um Ordinário Consistório Público que também verá a criação de mais outros 20 cardeais. A cerimônia, a primeira do pontificado de Francisco, ocorrerá na Praça de São Pedro e terá início às 05h, horário de Brasília (10h - UTC+2). O rito envolve a imposição do barrete, a entrega do anel e a atribuição do Título ou Diaconia a cada um dos 21 Cardeais nomeados.
A cerimônia será transmitida pelo Vatican News e compartilhada, ao vivo e em língua portuguesa, na página oficial da Rede Salesiana Brasil no Facebook.
Em seguida, das 11h30 às 13h30 (horário de Roma), o Cardeal Fernández Artime receberá a visita de familiares, amigos e devotos de Dom Bosco e da sua Obra, que desejarão felicitá-lo por este novo serviço à Igreja que o Papa lhe confiou. O dia de celebrações prosseguirá com um momento de celebração festiva na Sede Central Salesiana e, num segundo momento, para um número mais selecionado de convidados, na Embaixada da Espanha junto à Santa Sé.
Um dos momentos mais esperados pela Família Salesiana (FS) internacional ocorrerá no dia seguinte, domingo (01), às 11h (horário de Roma), quando o X Sucessor de Dom Bosco presidirá sua primeira Eucaristia como Cardeal, na Basílica do Sagrado Coração: um gesto significativo, uma expressão da devoção pessoal do Pe. Ángel, bem como um desejo da Congregação de relançar o papel dessa Basílica, que tantos esforços custou a Dom Bosco, como Centro Internacional de Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Para dar a toda a FS do mundo a oportunidade de participar, ainda que remotamente, desta celebração, a Missa do dia 1º de outubro também será transmitida ao vivo pelo ANSChannel (YouTube), desta vez em três idiomas (italiano, inglês e espanhol).
Por fim, um dos primeiros compromissos do Reitor-Mor como Cardeal será na quarta-feira (04), no Adro da Basílica de São Pedro, quando o Papa Francisco presidirá a Celebração Eucarística por ocasião da abertura da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Na ocasião, de fato, todos os Cardeais recém-criados serão convidados a concelebrar com o Santo Padre, juntamente com o restante do Colégio Cardinalício, com os Patriarcas, Arcebispos, Bispos, Presbíteros e Membros do Sínodo, além dos demais Arcebispos, Bispos e Presbíteros munidos de ingresso especial.
A elevação do Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco ao Cardinalato é um evento por si só extraordinário. Por isso, na Congregação e na FS, já paira um profundo sentimento de expectativa e gratidão por esta nomeação, um sinal de atenção e consideração também para com Dom Bosco e o seu carisma. Estarão presentes muitos Inspetores, Prelados e Cardeais Salesianos, assim como os Conselheiros Gerais e os Responsáveis pelos diversos Grupos da FS, que não perderão a oportunidade de se reunir em torno de Pe. Ángel Fernández Artime nesses dias tão significativos.
Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)