As instalações da Presença Salesiana de Vitória vão se tornar um dos Núcleos Esportivos ofertados gratuitamente às crianças e adolescentes locais, em uma parceria entre os Salesianos e a Prefeitura Municipal de Vitória.
O evento de lançamento do Núcleo aconteceu na manhã da quinta-feira (02), na Prefeitura Municipal de Vitória, e contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer de Vitória, Rodrigo Ronchi, e do prefeito Lorenzo Pazzolini. Os Salesianos de Vitória estiveram representados pelo Diretor Administrativo da Presença Salesiana de Vitória, Geann Carlos da Costa, pelo Pró-Reitor Acadêmico do UniSales, Alexandre Cardoso Aranzedo e pelo Coordenador do curso de Educação Física, Prof. Samuel Thomanazini. Também estiveram presentes alguns atendidos pelos projetos, representantes das comunidades e lideranças políticas.
A iniciativa deve ofertar um número recorde de 450 vagas gratuitas em escolinhas de esportes de diversas modalidades. A infraestrutura do local potencializa o objetivo da parceria, já que o UniSales é integrado por um Complexo Esportivo que conta com duas piscinas (uma semiolímpica e uma de hidroginástica), pista de corrida, Laboratório de Treinamento Resistido (musculação), redes de vôlei, mesas de futmesa, duas quadras , além da tradicional Arena Dom Bosco, um ginásio completo.
"Os Núcleos Esportivos cumprem um papel crucial na promoção e na inclusão de crianças e adolescentes na prática esportiva. Para além dessa democratização, no caso específico do UniSales o ensino está vinculado a valores institucionais que nos são muito importantes, como o amor ao próximo, a solidariedade e a busca pela justiça social, principalmente entre as crianças e os jovens", destacou o Prof. Samuel Thomanazini.
NÚCLEO ESPORTIVO DE VITÓRIA
O objetivo do programa é facilitar a iniciação esportiva com ampliação de vagas no atendimento à população. O núcleo vai integrar o projeto “Escolinhas de Esporte”, uma iniciativa da Coordenação de Programas Esportivos e de Lazer da capital, que já conta com mais de 30 núcleos distribuídos no município.
O projeto atende crianças e adolescentes, entre 07 e 15 anos de idade, de forma gratuita, proporcionando acesso a atividades esportivas sob a supervisão de uma equipe de profissionais especializados.
A expectativa é que a parceria garanta um aumento inédito da oferta de vagas e modalidades esportivas, reforçando o compromisso da parceria entre a Prefeitura e o UniSales/Salesianos em proporcionar aos munícipes acesso aos direitos fundamentais de esporte, cultura e lazer.
Fonte: Inspetoria São João Bosco