Presença Salesiana no V Encontro da Igreja na Amazônia Legal
22/08/2024

Presença Salesiana no V Encontro da Igreja na Amazônia Legal

Presença Salesiana no V Encontro da Igreja na Amazônia Legal
Foto: Vatican News

O fato de “nos encontrarmos é sempre importante, para criarmos mais comunhão, para pensarmos juntos a evangelização, permanecermos fiéis ao espírito missionário da nossa Igreja na Amazônia, revermos a nossa caminhada”, segundo o Cardeal Steiner, Arcebispo de Manaus e Presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1). Uma caminhada missionária, sinodal da Igreja da Amazônia, com horizontes muito bonitos e significativos, afirma o purpurado. Isso se concretiza em “sermos cada vez mais uma Igreja mais inserida”, lembrando a encarnação proposta em Santarém, que hoje deve acontecer em realidades que são outras.

O Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) destacou a necessidade de “cada vez mais inserirmos a vida dos povos indígenas”, falando sobre a situação muito difícil em termos de meio ambiente em que vive a Amazônia. O Cardeal Steiner destacou o incentivo do Papa Francisco a levarmos em consideração toda a realidade, uma perspectiva que “nos anima, mas é uma perspectiva exigente, porque não podemos deixar ninguém para trás. Queremos caminhar todos juntos, mas levando em consideração as realidades que estamos a viver”.

Um encontro iniciado com uma celebração marcada pela vida da Igreja e dos povos da Amazônia, seguida da abertura oficial do encontro, que representa uma alegria muito grande para a arquidiocese de Manaus, segundo seu Arcebispo. O Cardeal Steiner pediu que “seja um encontro onde podermos continuar a sonhar, para sermos uma Igreja profundamente encarnada, levando em consideração os sonhos do Papa Francisco”, e a partir daí “sermos uma Igreja que realmente canta a liberdade e, ao cantar a liberdade, se encarnar nas culturas que aqui existem, para que possamos realmente ser sinal de esperança”.

Uma alegria partilhada pelo Arcebispo Emérito de Huancayo (Peru) e Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), Cardeal Pedro Barreto, lembrou que “é um fruto do processo sinodal vivido nesta região tão querida”. Ele destacou a larga história da Igreja na Amazônia, ressaltando a necessidade de “sermos conscientes que recolhemos uma sagrada herança dos nossos antecessores que trabalharam na Amazônia”. O Cardeal Barreto agradeceu “todo o esforço que estão fazendo para caminhar em comunhão, participando todos na única missão de Cristo”.

Em nome da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, lembrou a longa história de encontros da Igreja da Amazônia, iniciado com o primeiro encontro inter-regional em 1952, destacando que “a perseverança nos ensina que vale a pena continuar esse processo com todo entusiasmo”. Ele refletiu sobre os retrocessos que acontecem cada dia na Amazônia, citando os desmatamentos e mostrando a preocupação do episcopado brasileiro para com os povos originários, “esses são os que mais sofrem”, denunciando “a gravidade das coisas que estão acontecendo em nosso país”, algo que lhes preocupa e que buscam dar respostas. Ele mostrou a apertura da CNBB a todos e lembrou o tema da Campanha da Fraternidade de 2025, sobre a ecologia integral, “uma oportunidade para sensibilizar a todo o Brasil”.

Para a Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), que está completando 10 anos, o fato de estar presente no território a leva a mostrar suas alegrias e preocupações, segundo sua Vice-Presidente, a Irmã Carmelita Conceição. A religiosa Filha de Maria Auxiliadora (FMA) citou a realidade da seca, que desafia a “dar um sinal de vida e esperança na Amazônia”, vendo o encontro como uma ajuda para “vermos o que fazer e como nos posicionar diante de tantos desafios”.

A representante do Governo Brasileiro e ex-aluna Salesiana, Kenarik Boujikian, Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República, afirmou que o papel da instituição que representa é manter o diálogo da sociedade civil e os movimentos sociais com o Governo, lembrando a importância dos movimentos populares para o Papa Francisco. Ela destacou a importância das mesas de diálogo, apresentando um caderno de respostas às demandas da Igreja brasileira, que não pretende dar soluções, mas ele é uma ferramenta de trabalho, dividido em quatro eixos: emergência climática; direitos dos povos das águas, do campo e das florestas; regularização fundiária: denúncias e violações de direitos nos territórios. Um caderno para fazer novas construções, pequenas coisas que, na realidade, podem impactar.

Diante dessa realidade, “a REPAM-Brasil quer ser um serviço eclesial, articulado com muitos movimentos e muitas organizações da sociedade civil, em busca de preservar os direitos dos nossos povos, dos nossos territórios e da nossa Amazônia como um todo”, segundo o Presidente, Bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler. Respondendo ao caderno, o bispo afirmou que “as nossas ações apoiam e visibilizam as iniciativas das comunidades, pastorais e organizações eclesiais, a partir de uma espiritualidade encarnada, na defesa da vida dos povos e da biodiversidade amazônica para construir o bem viver”. Ele lembrou a visita realizada a 13 ministérios e outras entidades, levando os resultados da escuta aos povos, que tem como consequência o caderno de respostas. Diante de uma situação que tende a se agravar, dom Evaristo Spengler agradeceu as respostas, destacando a importância das políticas públicas necessárias ao cuidado com a Casa Comum, com a Criação e com a nossa querida Amazônia.

O Arcebispo de São Luis e Presidente da Comissão Especial Episcopal para a Amazônia, Dom Gilberto Pastana, lembrou os membros da comissão desde sua criação em 2003, que hoje é formada pelos presidentes dos regionais da Amazônia Legal. Um encontro de “muita convivência, partilha da vida e da missão, e comprometimento com a causa do Reino”, para dar continuidade às conclusões assumidas no IV Encontro, realizado em Santarém, em 2022. Lembrando o tema e o lema, ressaltou a importância do processo de escuta feito em preparação ao encontro, em busca de “construir novos caminhos para a Igreja na Amazônia, para a ecologia e para o território”.

Insistindo em que “a missão nos desafia”, ele disse que “queremos ser fiéis aos desafios do Senhor”, chamando a “dar continuidade a toda essa riqueza colhida e observada nos avanços, dificuldades e desafios em nossas ações evangelizadoras”. Igualmente, ele pediu “fortificar o nosso compromisso missionário” e “identificar os passos concretos que o Espírito Santo revela à Igreja na Amazônia para realizar e crescer a comunhão, a missão e a participação.”

Fonte: Vatican News / Escrito por Padre Modino - Regional Norte 1 da CNBB

 

Mais Recentes

Algumas presenças salesianas do Brasil na solenidade de Corpus Christi

Memorial histórico da Missão Salesiana no tapete Com logo, lembranças e imagens, o novo Memorial Histórico da Missão Salesiana de Mato Grosso ficou marcado no tapete de Corpus Christi em Campo Grande. O trabalho foi feito por um grupo de leigos da Paróquia São João Bosco de Campo Grande e teve o acompanhamento do vice-inspetor e curador do Memorial, P. Ademir Lima de Oliveira Paróquia Universitária São João Bosco A Paróquia Universitária São João Bosco, coordenada pelo pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, P. Elias Roberto, marcou presença no tapete de Corpus Christi em Campo Grande com os símbolos eucarísticos e a logo da paróquia em um longo tapete branco. Paróquia São João Bosco de Lins Em Lins, a solenidade de Corpus Christi foi celebrada por centenas de fiéis na matriz da Paróquia São João Bosco. O diretor do Unisalesiano, P. João Marcos de Araújo Ramos, presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo pároco, P. Denílson Bezerra Ferreora e pelo vigário paroquial P. Otiles Dirceu da Paixão. Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – São Paulo VI Dezenas de leigos, com famílias inteiras, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande, foram ainda de madrugada para a Avenida Afonso Pena preparar os tapetes de Corpus Christi nos espaços reservados para a comunidade. Até mesmo as crianças se dedicaram ao trabalho e se divertiram misturando as cores dos materiais coloridos. A comunidade levou para os tapetes figuras representativas dos padroeiros das comunidades paroquiais, entre elas, diversos santos salesianos, como São Luís Versiglia e São Calisto Caravaggio. O pároco, P. Orozimbo, acompanhou os trabalhos e abençoou todos os que se voluntariaram na atividade. Paróquia São João Bosco de Campo Grande Quase uma semana antes da data da solenidade litúrgica os paroquianos responsáveis pela confecção dos tapetes de Corpus Christi da Paróquia São João Bosco já estavam trabalhando a pleno vapor. Eles reservaram a tarde do sábado para preparar os materiais utilizados na produção das artes. O amarelo vibrante, o azul celeste e demais cores tingiram a serragem e sal para ganhar forma nas ruas da capital de MS na festa litúrgica. O dia também foi reservado à preparação dos moldes das artes. Na quinta-feira, dezenas de voluntários chegaram cedo para a implementação do planejamento nas ruas e ficaram a manhã toda na confecção dos tapetes. O pároco, P. Edson Cardoso Colman, acompanhou as atividades dos leigos. Santuário de Maria Auxiliadora e Colégio Santa Teresa em Corumbá Eram pouco mais de 6h da manhã quando as famílias e jovens do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e também dos alunos e professores do Colégio Salesiano de Santa Teresa tomaram conta das ruas de Corumbá para a confecção dos tapetes para a procissão de Corpus Christi. Os trabalhos seguiram até o meio dia. “Foi um momento de oração e celebração da vida comunitária”, lembrou o reitor do Santuário, P. João dos Santos Barbosa Neto, que também sujou as mãos com tinta e serragem junto com os paroquianos. Houve uma presença significativa de famílias, vovôs e vovós que, com muito entusiasmo, criatividade e dedicação, se envolveram na atividade. A comunidade do Santuário preparou um delicioso lanche para todos os envolvidos com cachorro-quente, refrigerante, suco e café. Tapete na terra Indígena A comunidade católica na Terra Indígena Sangradouro, formada pelos povos originários Xavante, também celebrou a festa de Corpus Christi com uma procissão do Santíssimo Sacramento na aldeia. O piso de terra e chão batido ficou longe do glamour das grandes cidades. Mas não faltou amor na preparação dos desenhos no meio da aldeia para a passagem da procissão. Flores coloridas, serragem e cal foram suficientes para criar os desenhos. A procissão liderada pelos missionários salesianos levou o Santíssimo Sacramento para abençoar os espaços das famílias e toda a comunidade local. Paróquia São Francisco de Assis em Três Lagoas São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Eucaristia e a Bíblia foram as figuras escolhidas pelos artistas da Paróquia São Francisco de Assis, em Três Lagoas, para adornar os tapetes de Corpus Christi representando a comunidade. O pároco, P. José Alves de Araújo, acompanhou os trabalhos e abençoou os voluntários que se esmeraram na atividade desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (04/06). Renovação das promessas dos MESCES em Cuiabá No dia de Corpus Christi, os MESCEs da Paróquia São Gonçalo, matriz paroquial e das comunidades de Capela Santa Rita, Nossa Senhora do Bom Conselho, São Domingos Sávio, São Pedro, São Vicente de Paula, Nossa Senhora de Fátima, Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e Caminho Neocatecumenal, renovaram as promessas do seu Ministério. Houve ainda, o envio dos Ministros da Esperança, a 1ª Eucaristia de adultos e a beleza da nossa procissão de Corpus Christi. O pároco, P. Idenílson Lemes da Conceição, conduziu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cuiabá, em torno da matriz paroquial. Procissão no Ginásio do Colégio Santo Antônio O ginásio do Colégio Salesiano Santo Antônio, em Coxipó da Ponte, Cuiabá, foi preparado especialmente para a celebração de Corpus Christi da Paróquia Nossa Senhora da Guia. O espaço ficou lotado de fiéis que compareceram à celebração da Santa Missa e procissão do Santíssimo Sacramento. O pároco, P. Wellinton Francisco da Costa carregou solenemente o Ostensório percorrendo o tapete confeccionado na quadra esportiva. Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Polônia – Rumo à beatificação do P. Jan Świerc e seus companheiros mártires salesianos poloneses: programa das celebrações

A beatificação de nove salesianos, educadores e mártires, representa o reconhecimento público de um testemunho de fé que se mostrou mais forte do que a violência, o medo e a morte. No contexto do ódio totalitário da Segunda Guerra Mundial, o P. Jan Świerc e os outros oito Filhos de Dom Bosco permaneceram fiéis a Cristo, à Igreja e à própria vocação salesiana até o fim. Suas vidas e seu martírio evidenciam que a fé não é uma ideia abstrata, mas uma decisão concreta que, nos momentos de provação, exige coragem e fidelidade. A celebração não se restringe à memória de uma história trágica, mas proclama a vitória do amor sobre o mal. O martírio desses salesianos não foi um gesto de desespero, mas a acolhida consciente da Cruz como caminho de fidelidade a Deus e ao próximo. Nos campos de concentração de Auschwitz e Dachau, símbolos da desumanização sistemática, sua postura tornou-se sinal eloquente de esperança, demonstrando que, mesmo nas circunstâncias mais extremas, o ser humano pode permanecer interiormente livre e fiel à própria consciência. A beatificação transmite ainda uma mensagem incisiva ao mundo contemporâneo: a fé tem um preço e a missão educativa, assim como a responsabilidade para com os jovens, exige coerência e coragem. Os novos beatos salesianos testemunham que a verdadeira vitória nasce da fidelidade e o sentido da vida se revela na entrega de si. Seu legado permanece atual, como um apelo a escolher, ainda hoje, a verdade, o amor e o bem, sem concessões. QUANDO: 6 de junho de 2026, às 10h (UTC+2)ONDE: Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia PROGRAMA DAS CELEBRAÇÕES: 6 de junho – Cracóvia-Oświęcim –     Cracóvia, 9h – oração preparatória para a celebração da beatificação. –     Cracóvia, 10h – Eucaristia com o rito de beatificação. A Santa Missa será presidida pelo Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. –     Oświęcim, 19h30 – concerto com Magda Anioł e seu grupo; 20h30 – adoração; 22h00 – boa-noite; 22h30 – momentos de convivência e integração. 7 de junho – Oświęcim, solenidade de ação de graças pela beatificação: –     9h30 – encontro dos jovens com o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fabio Attard –     11h30 – Eucaristia de ação de graças, presidida por Dom Roman Pindel, Bispo de Bielsko-Żywiec, com homilia do P. Attard 13 de junho – Ląd, 11h00 - Eucaristia de ação de graças, presidida pelo P. Roman Jachimowicz, Conselheiro para a Região Europa Centro e Norte. Durante a celebração ocorrerá também a posse do novo Inspetor de Piła (PLN), P. Jarosław Pizoń. 21 de junho – Aleksandrów Kujawski, 12h30 - Missa de ação de graças pelo testemunho de alguns dos beatos que atuaram nessa obra: P. Ignacy Antonowicz, P. Franciszek Harazim, P. Kazimierz Wojciechowski e P. Włodzimierz Szembek. 28 de junho – Tarnowskie Góry - Celebração de ação de graças pela beatificação do P. Ignacy Dobiasz, natural da vizinha localidade de Ciochowice e batizado em Toszek. 23 de agosto – Czerwińsk nad Wisłą, 11h - Missa de ação de graças no encerramento do Campo Bosco local (rua Klasztorna 23). 20 de setembro – Cracóvia Dębniki, 11h - Missa de ação de graças na igreja dos Santos Estanislau Kostka e João Bosco (rua Konfederacka 6).  Local da celebração: o Santuário de São João Paulo II Para a celebração da beatificação, foi escolhido o Santuário de São João Paulo II, a primeira igreja de Cracóvia dedicada ao Papa polonês, erguida em homenagem à sua pessoa e ao seu pontificado. O santuário integra o Centro João Paulo II “Não tenhais medo!”, situado na região conhecida como Białe Morza (Mares Brancos), na área das antigas fábricas de soda Solvay, onde o jovem Karol Wojtyła trabalhou entre 1940 e 1944. Diariamente, ele percorria o trajeto desde sua residência, na rua Tyniecka, participando ao longo do caminho da Santa Missa na igreja salesiana de Dębniki. Nesse mesmo local, foi testemunha da prisão de onze salesianos, seis dos quais serão beatificados. Em 18 de maio de 2007, ocorreu a solene bênção do terreno destinado à construção do Centro, bem como da cruz confeccionada com elementos estruturais do altar utilizado na última viagem apostólica de São João Paulo II à sua pátria (16 a 19 de agosto de 2002). As obras do Centro “Não tenhais medo!” tiveram início no outono de 2008, às vésperas das celebrações do 30º aniversário da eleição do Cardeal Karol Wojtyła à Sé de Pedro. A pedra fundamental foi abençoada pelo Papa Bento XVI durante o encontro com os jovens em Błonia, em 27 de maio de 2006, e colocada na estrutura da igreja em 23 de outubro de 2010.Fonte: (ANS – Cracóvia)

Região Nordeste Sedia 5ª Etapa do ENARSE/ENEL 2026 com Foco na Transformação Educativa

Em Jaboatão dos Guararapes (PE), lideranças das Inspetorias Maria Auxiliadora e São Luiz Gonzaga reúnem-se para consolidar indicadores de qualidade e fortalecer as comunidades educativas. Entre os dias 18 e 20 de maio, a cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) foi o coração da Rede Salesiana Brasil (RSB) ao sediar a quinta etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e do Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial reuniu gestores e lideranças da Inspetoria Maria Auxiliadora e da Inspetoria São Luiz Gonzaga, dando continuidade ao cronograma do Plano Integrado de Formação 2026. Formação Estratégica e Resposta aos Desafios Atuais Com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro de três dias proporcionou um espaço de imersão e aprofundamento do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A programação técnica e formativa instigou os participantes a refletirem sobre a necessidade de mudança na educação e o uso de indicadores como ferramentas para ações estratégicas eficazes. As lideranças escolares se organizaram em grupos de trabalho focados nas cinco dimensões fundamentais da gestão salesiana: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade. A partir do diagnóstico prévio de suas realidades locais, as equipes debateram convergências regionais e pactuaram os indicadores síntese que darão subsídio à construção da Matriz Nacional de Indicadores da RSB. Vozes que Animam a Missão O encontro no Nordeste foi marcado por profundas reflexões que destacaram o papel da educação salesiana diante das realidades contemporâneas: “O que nós queremos mesmo é encher o coração dos jovens de esperança e, para isso, nós temos que oferecer uma educação humanizante e humanizadora. O currículo que não humaniza, o currículo que não faz crescer, não é salesiano, não é nosso. Que nós possamos, com as luzes do Espírito Santo e a presença materna de Maria, ver aquilo que precisamos mudar, o que precisamos potenciar e o que precisamos ressignificar.” Ir. Maria Américo Rolim - Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora “Nos momentos de grande crise, o que nós fazemos? Procuramos refletir. Esse é o objetivo de estarmos juntos: para partilharmos aquilo de bom que fazemos nas casas e nos animar na esperança cristã, para que a gente possa formar nesses tempos difíceis uma fronteira bem erguida da educação, com a força do Sistema Preventivo e da educação salesiana.” Pe. Francisco Inácio Vieira Junior - Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil “Somos responsáveis por uma rede muito especial de escolas, portanto, pelas vidas de muitos jovens, crianças e adolescentes, e precisamos agir com responsabilidade. Que esse encontro seja uma importante alavanca para o crescimento do nosso trabalho a serviço da missão salesiana.” Pe. João Carlos - Vice-Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil “Os salesianos têm uma presença muito forte na educação particular de Pernambuco pela contribuição que têm dado, assim como as outras congregações religiosas, mas o mais importante de tudo é o processo constante de estar com os olhos na realidade, na sociedade, atuando diretamente.” José Ricardo Dias Diniz - Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco Próxima Parada: Rio de Janeiro Após o sucesso das etapas de Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue viagem. A sexta etapa regional acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, em Campos dos Goytacazes (RJ), mobilizando novas lideranças em prol da excelência e da sustentabilidade das escolas salesianas no Brasil. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil