03/10/2024

Preservação das Abelhas: Um Alerta para o Futuro do Planeta e a Iniciativa do Colégio Dom Bosco

No Dia Nacional das Abelhas, reforçamos a importância vital desses pequenos insetos para a sustentabilidade do planeta. Responsáveis pela polinização de cerca de 75% das culturas alimentares, as abelhas desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas. Contudo, sua sobrevivência está ameaçada por diversas práticas humanas, como o uso excessivo de pesticidas e o desmatamento, o que impacta diretamente a cadeia alimentar e, por consequência, a sobrevivência de todas as espécies, incluindo a humana.

Em resposta a essa emergência ecológica, o Colégio Dom Bosco, em Americana, interior de São Paulo, através de um projeto inovador e transformador. Como parte da Don Bosco Green Alliance, uma iniciativa internacional de promoção da sustentabilidade, os alunos da instituição criaram o projeto "Vamos Polinizar Essa Ideia?", focado na preservação de abelhas nativas sem ferrão, como a Jataí e a Mandaçaia. Essa ação integra esforços globais para proteger a biodiversidade e promover a conscientização ambiental.

O projeto nasceu da observação dos enxames perdidos que se instalavam em locais inadequados dentro do próprio colégio, como pilares e painéis elétricos. Daí surgiu a pergunta: como poderíamos ajudar as abelhas a encontrar "casas mais apropriadas"? A resposta foi a criação de meliponários, espaços especialmente projetados para a criação de abelhas nativas sem ferrão. Assim, o Colégio Dom Bosco se tornou um exemplo de como a educação pode promover a preservação ambiental de forma prática e eficaz.

Mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, a iniciativa continuou firme. Estudantes como Théo Cardoso Lusvordes e Pedro Henrique Buzinaro, que já tinham meliponários em casa, trouxeram suas experiências para a escola, enriquecendo as pesquisas e promovendo trocas de conhecimento sobre a importância da preservação das abelhas para o ciclo alimentar.

A dedicação dos alunos e da comunidade escolar foi amplamente reconhecida. Em dezembro de 2021, o projeto foi premiado no Rainforest Kids Challenge, uma competição global alinhada à Agenda 2030 da ONU, focada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15: "Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres". Parte dos recursos recebidos foi utilizada para a criação da "Vila do Mel Mamãe Margarida", um espaço no próprio colégio onde cinco colmeias de abelhas sem ferrão foram instaladas, oferecendo um ambiente de estudo e preservação.

O impacto da iniciativa extrapolou os muros do Colégio Dom Bosco, inspirando outras ações na cidade de Americana e na região. A prefeitura local, por exemplo, está em obras para criar o "Jardim das Abelhas", um espaço público que destacará a importância desses insetos e da biodiversidade para toda a comunidade. Além disso, um meliponário foi inaugurado no Centro Ecológico de Santa Bárbara D’Oeste, inspirado diretamente no projeto do colégio.

A preservação das abelhas não é apenas uma questão ambiental; é um passo essencial para a sobrevivência do planeta. O Colégio Dom Bosco, com sua iniciativa pioneira, mostra como a educação e o engajamento das novas gerações são fundamentais para garantir um futuro sustentável e equilibrado para todos nós.

Mais Recentes

Família Salesiana unida na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Lorena

A Obra Social São Luís (SDB) e o CEMARI (FMA), como expressão viva da Família Salesiana, participaram de forma ativa e comprometida da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Lorena, realizada com alegria e espírito de serviço na sede da Obra Social São Luís. A Conferência foi um espaço de escuta, diálogo e proposições para o fortalecimento da política pública de assistência social. A união entre as presenças salesianas reforçou o compromisso conjunto com a promoção da dignidade humana, especialmente das crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. A presença da Família Salesiana neste momento democrático reafirma sua missão evangelizadora e educativa, inspirada por Dom Bosco e Madre Mazzarello, contribuindo com esperança, experiência e amor ao próximo para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Fonte: Obra Social São Luís

Ir. Maria do Disterro é eleita presidente da CRB Nacional para o triênio 2025-2028

Durante a 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), realizada em Brasília, que acontece de 08/07 a 11/07, elegeu neste dia, a Ir. Maria do Disterro Rocha Santos, da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria – Irmãs Cordimarianas, como presidente para o triênio 2025-2028. Mestre em Teologia Espiritual. Foi Superiora Geral de sua congregação por três mandatos, além de ter atuado como membro da Diretoria da CRB Nacional, da Coordenação da USGCB e hoje é uma das coordenadoras de uma das 20 Regionais da CRB Nacional. A Regional do Ceará. Natural de Picos (PI), Ir. Maria do Disterro tem 65 anos e um extenso histórico de serviço à Vida Religiosa. Integra a Comunidade Dirigente do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Fortaleza e atua como assessora de espiritualidade. Sua eleição representa a força da escuta atenta aos clamores dos mais necessitados e da mística do cuidado, tão necessárias à missão da CRB neste novo ciclo. Fonte: Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB

Encontro formativo debate os caminhos da aprendizagem com o uso da inteligência artificial na educação

Com o compromisso de qualificar continuamente as práticas pedagógicas nas escolas salesianas, foi realizado, dia 25 de junho, o 2º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O momento formativo reuniu educadores de diversas regiões do Brasil para refletir sobre os desafios e possibilidades da aprendizagem no contexto contemporâneo, com foco especial no uso da Inteligência Artificial na educação. O encontro foi conduzido pela professora Leonor Guerra, médica, neurocientista e referência no campo da educação, que desenvolveu sua abordagem a partir do Capítulo 7 do livro "Neurociência e Educação: Olhando para o Futuro da Aprendizagem", publicação da qual é autora. Com clareza e profundidade, a professora Leonor apresentou os fundamentos neurocientíficos que sustentam o uso ético e estratégico da Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem. A acolhida inicial ficou a cargo do Pe. Sérgio Augusto Baldin, que saudou os participantes e motivou a vivência do encontro como um espaço de comunhão e renovação da missão educativa salesiana. Em seguida, a professora Leonor resgatou os principais pontos abordados no 1º encontro formativo, promovendo uma linha de continuidade no percurso proposto às coordenações pedagógicas. Um dos pontos altos do encontro foi a partilha de experiências realizada pela coordenadora pedagógica, Karla Rutz, do Instituto Laura Vicuña de Uruguaiana (RS). A educadora trouxe relatos inspiradores sobre o processo de formação continuada dos professores em suas unidade escolar, destacando estratégias inovadoras e os impactos positivos na aprendizagem dos estudantes. Ao relatar a experiência de formação continuada em sua unidade, Karla Rutz destacou a riqueza dos encontros formativos, que possibilitaram construções coletivas significativas e levaram os docentes a compreender que, como afirmou, “o professor é por natureza um pesquisador” e é esse olhar investigativo que deve orientar sua prática cotidiana. Na sequência, os participantes foram convidados a um quiz interativo, proposto pela professora Leonor, baseado nas experiências compartilhadas. O exercício utilizou uma matriz fundamentada nos princípios da neurociência, promovendo uma vivência prática e colaborativa do conteúdo estudado. Dando continuidade à formação, a professora Leonor aprofundou o conteúdo do Capítulo 7, discutindo o papel da Inteligência Artificial como aliada do professor na personalização da aprendizagem, na análise de dados educacionais e no desenvolvimento de competências do século XXI. Ressaltou ainda os cuidados éticos, os limites e as mediações humanas indispensáveis ao uso dessas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. O encontro foi encerrado com espaço para perguntas e ressonâncias, permitindo aos participantes expressarem suas percepções, dúvidas e contribuições. O momento final contou com o feedback dos educadores e o agradecimento à professora Leonor Guerra pela condução sensível, atualizada e comprometida com a construção de uma educação significativa e integral. Mais do que um encontro de formação, a experiência se consolidou como um espaço de escuta, diálogo e fortalecimento do protagonismo das coordenações pedagógicas frente aos desafios do cenário educacional contemporâneo. Acesse o livro mencionado acima, que norteou este encontro, CLICANDO AQUI. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil