O domingo (04) foi marcado pelos últimos encontros do Cardeal e Reitor-Mor Salesiano, Padre Ángel Fernández Artime, em Juazeiro do Norte (CE). Este foi seu 6º dia de programação na Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga.
Às 10h, no Auditório do Colégio Salesiano São João Bosco, reuniu-se com Inspetores e Coordenadores da Família Salesiana (FS). Em momento marcado por apresentações, o Padre Ángel insistiu na importância da declaração do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, como Salesiano Cooperador Póstumo, título concedido no sábado (03). Além disso, passou uma mensagem de incentivo, perseverança e agradecimentos aos membros da FS presentes.
Às 17h, o Superior Geral da Congregação Salesiana foi ao encontro dos jovens. Membros da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de todo o Nordeste estavam presentes. Sentados, informalmente, ao redor do X Sucessor de Dom Bosco, tiveram a oportunidade de perguntar ao Padre Ángel acerca de suas próprias dúvidas e inquietações. Respondeu a todas as indagações, acolhendo sempre com um abraço o jovem que o questionava. Em seguida, por volta das 19h, o Cardeal presidiu a Concelebração Eucarística e recebeu Profissões Perpétuas, na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, na Obra Salesiana Horto do Padre Cícero.
Proclamado o Evangelho, o Reitor-Mor refletiu em sua homilia, sobre “quanto tempo empregam de fato os cristãos para a sua fé e para ajuda ao próximo? Penso que depois da celebração bonita que estamos vivendo, voltaremos para casa com o coração cheio de vontade de ser discípulos do Senhor Jesus”, exclamou.
Ao finalizar sua homilia, o Cardeal Artime prosseguiu com o Rito da Profissão Religiosa Perpétua, através de perguntas de compromisso, às quais os candidatos respondiam com firmeza seu ‘sim’. Logo após, Gabriel Ferreira, Pedro Xavier e Wellington Martins prostraram-se, enquanto se entoavam as Ladainhas dos Santos. Recebidas as velas, leram a fórmula da Profissão; assinaram a Ata e foram acolhidos como salesianos perpétuos pelos presentes.
Finda a Santa Missa e Profissão, Wellington Martins afirmou: “Agora somos Salesianos de Dom Bosco para sempre. Isso não quer dizer que a caminhada tenha terminado. Muito pelo contrário – diante daquilo que prometemos perante a Igreja e o Povo de Deus aqui reunidos – o nosso ‘sim’ diário terá uma motivação ainda maior”.
Confira a programação completa da visita do Reitor-Mor à Inspetoria do Nordeste clicando aqui.
Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)