Iniciativa é uma das 17 selecionadas entre 496, reforçando a importância da educação midiática para jovens em situação de vulnerabilidade
O projeto interinstitucional Rede MIAU – Mídias, Infâncias, Adolescências e Universidades, que atua junto à Fundação Menino Jesus, foi escolhido como uma das 17 iniciativas de destaque para a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a Unesco. Coordenada pelo professor Rennan Lanna Martins Mafra, do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Rede MIAU visa fortalecer competências midiáticas em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo o exercício da cidadania digital.
A semana, realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, teve como tema “Conectando Diversidades e Territórios” e buscou valorizar projetos que, como a Rede MIAU, ajudam a transformar a realidade de jovens e suas comunidades através da educação midiática. O evento, que reuniu vozes e projetos de todo o Brasil, também foi marcado pelo mapeamento de iniciativas de educação midiática voltadas para o fortalecimento das políticas públicas de comunicação e cidadania digital.
A Rede MIAU, que teve início em outubro de 2023 e conta com o apoio da FAPEMIG, envolve a colaboração entre diversas instituições de ensino, incluindo o IFMG campus Ponte Nova e a UFJF, em parceria com a Fundação Menino Jesus, que há mais de 75 anos oferece apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Ponte Nova. “Buscamos com esse projeto não apenas promover o acesso à mídia, mas também transformar a relação desses jovens com o mundo ao seu redor, incentivando a reflexão, a análise crítica e o uso responsável das tecnologias”, destacou o professor Rennan Mafra.
A participação da Rede MIAU no webinário “Direitos e Cidadania Digital”, ao lado de outras cinco iniciativas, possibilitou o compartilhamento de experiências, inspirando educadores e gestores sociais. O projeto está disponível para visualização no canal da SECOM-PR no YouTube, e você pode acessar clicando aqui.
Fonte: Fundação Menino Jesus com atualizações da Comunicação da RSB