08/11/2024

Rede Salesiana Brasil marca presença no I Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social

Rede Salesiana Brasil marca presença no I Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social
Foto: Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS

No dia 5 de novembro de 2024, a Rede Salesiana Brasil (RSB) participou do I Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento ocorreu no Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em Brasília, reunindo aproximadamente 400 participantes de todo o país. Representando a RSB e o Instituto Dom Bosco de Bom Retiro - SP, Carlos Nambu, membro da Coordenação Colegiada Nacional do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS), compôs a mesa, destacando o compromisso da rede com as políticas públicas de assistência social.

Ao longo do encontro, foram realizados quatro painéis, abordando temas fundamentais para o setor, conforme abaixo:

Painel 1 - Papel das Entidades e Organizações de Assistência Social no SUAS - Sistema Único de Assistência Social e o seu contexto atual 

Painel 2 - Lei n.o 13.019/2014: Avanços e Desafios na parceria entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil

Painel 3 - O Fortalecimento da Rede Socioassistencial do SUAS a partir da efetiva participação das Entidades e Organizações de Assistência Social

Painel 4 - Inscrição dos Conselhos Municipais de Assistência Social e no CNEAS - Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social: O vínculo entre as Entidades / Organizações de Assistência Sociale e o SUAS.

Para Carlos Nambu, o evento reforçou a importância do trabalho coletivo para enfrentar desafios e construir políticas eficazes no setor de assistência social. "Levamos a nossa rede para um coletivo de luta, de militância, de esperança e sonhos para atingir uma luta dentro da meta da política pública de assistência social", declarou Nambu. 

A presença da Rede Salesiana Brasil no encontro evidenciou o papel relevante das entidades salesianas na construção de políticas sociais inclusivas, reforçando o compromisso da rede com o controle social e o fortalecimento das políticas públicas em prol das famílias e comunidades mais vulneráveis.

Confira o evento abaixo:

Mais Recentes

Padres Salesianos se reúnem em Brasília para avaliar e planejar a formação dos Noviciados

Nos dias 27 e 28 de março, aconteceu em Brasília (DF) o 2º Encontro de Formadores dos Noviciados Salesianos de 2025, promovido pela Comissão Nacional de Formação (CNF) da CIS Brasil. A reunião tem como objetivo dar continuidade ao trabalho formativo iniciado em 2024, revisando a grade curricular e as disciplinas oferecidas na etapa do noviciado, bem como fortalecer o processo de formação dos pré-noviços e noviços nas diversas dimensões: salesianidade, formação humana, intelectual e pastoral. O encontro contou com a presença dos formadores encarregados dos Noviciados das Inspetorias do Brasil e teve momentos de oração, trabalho em grupo, partilha de experiências e avaliação das práticas formativas. Além disso, os participantes revisaram e alinharam as ementas das disciplinas, à luz das diretrizes da Congregação Salesiana e do documento Ratio Fundamentalis. De acordo com Pe. Ademir Lima de Oliveira, coordenador da CNF, este momento será fundamental para avaliar o percurso já realizado e projetar, em unidade, os próximos passos na formação salesiana: "Nosso objetivo é qualificar cada vez mais o caminho formativo, garantindo que nossos noviços sejam acompanhados integralmente em sua vocação." O encontro reforça o compromisso da Congregação Salesiana com uma formação sólida, atualizada e fiel ao carisma de Dom Bosco, preparando novos Salesianos para servir com alegria e dedicação à juventude. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

P. Gabriel Stawowy é o novo Ecônomo Geral da Congregação Salesiana

Concluindo o longo dia de votação na sexta-feira, 28 de março de 2025, os capitulares votantes do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana elegeram o salesiano polonês P. Gabriel Stawowy como seu novo Ecônomo Geral. "O Ecônomo Geral administra os bens que não pertencem a uma determinada província ou casa, mas a toda a Sociedade", diz o artigo 139 das Constituições Salesianas. Ele coordena e controla as administrações inspetoriais, de modo que a sua gestão responda às necessidades da pobreza religiosa e ao serviço da missão salesiana. Ele garante que as normas necessárias para uma administração correta sejam observadas". O P. Gabriel Stawowy nasceu no dia de Natal de 1966 em Miedźna, diocese de Katowice, Polônia, filho de Teofil Stawowy e Malgarzata Niesyto. Entrou no noviciado salesiano de Kopiec em 1984 e emitiu os primeiros votos em 22 de agosto de 1985. Emitiu os votos perpétuos em 10 de agosto de 1991, em Rumia, e foi ordenado sacerdote em 16 de junho de 1995, em Cracóvia. Após a ordenação, trabalhou por cinco anos em Świętochłowice (1995-98; 2000-02) como conselheiro e vigário. Em seu serviço salesiano, foi Diretor da Casa Nowa Huta, em Cracóvia, por nove anos (2002-11), servindo na fase final desse período também como Diretor da Escola (2006-11). Na Província Polonesa-Cracóvia de São Jacinto (PLS), foi Conselheiro (2006-12), Delegado para Escolas (2006-12) e depois Ecônomo por 10 anos (2012-2022). Desde 2023, é o Diretor Assistente do Escritório de Missões Salesianas com sede em New Rochelle, EUA. Ele também estudou na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma, bem como em Berkeley, EUA, e fala polonês, italiano e inglês. 

Eleito o novo Conselheiro Geral para as Missões: P. Jorge Mario Crisafulli

O Capítulo Geral 29 da Congregação Salesiana elegeu o P. Jorge Mario Crisafulli para novo Conselheiro Geral para as Missões; até o momento ocupava o cargo de Superior da Inspetoria África Nigéria-Níger (ANN). As principais responsabilidades do Conselheiro Geral para as Missões estão bem identificadas no artigo 138 das Constituições Salesianas: “O Conselheiro para as Missões promove em toda a Sociedade o espírito e o empenho missionário. Coordena as iniciativas e orienta a ação das Missões a fim de poder dar resposta, em estilo salesiano, às solicitações dos povos a caminho de evangelização. Pertence-lhe igualmente assegurar a preparação específica e a atualização dos missionários”. O P. Jorge Mario Crisafulli nasceu em Bahía Blanca, Argentina, em 19 de março de 1961, filho de Salvatore Crisafulli e Gladia Gamberini. Em 31 de janeiro de 1980, entrou para o Noviciado São Miguel, em La Plata, no fim do qual professou os primeiros votos religiosos. Seis anos depois, em 1986, fez os votos perpétuos em Junín de los Andes, sendo ordenado sacerdote em Bahía Blancam aos 5 de maio de 1990. Depois de um ano como Vigário na comunidade de Vila Regina, na Argentina Sul, o P. Crisafulli trabalhou por dois anos em Bahía Blanca e, em 1996, partiu como missionário para a África Ocidental, transferindo-se para a Inspetoria da África Ocidental Anglófona (AFW). Também foi Encarregado (1998-99) e Diretor (1999-2003) da Comunidade de Sunyani, em Gana e, mais tarde, outrossim Encarregado (2004-06) e Diretor (2006-09) da Casa Inspetorial de Ashaiman, também em Gana. Posteriormente, foi nomeado Superior da Inspetoria AFW por seis anos, de 2010 a 2016, período em que também atuou como Diretor da comunidade ‘Dom Bosco Fambul’, em Freetown, Serra Leoa, aprofundando o trabalho social com os milhares de jovens e crianças em situação de rua da cidade. Em 2022, foi designado como o primeiro Superior da recém-criada Inspetoria Santo Artêmides Zatti, na África Nigéria-Níger (ANN). Crisafulli fala espanhol, inglês e italiano.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil