Reflexões e Chamados à Paz na Segunda Semana do Sínodo sobre a Sinodalidade
11/10/2024

Reflexões e Chamados à Paz na Segunda Semana do Sínodo sobre a Sinodalidade

Reflexões e Chamados à Paz na Segunda Semana do Sínodo sobre a Sinodalidade
Foto: Vatican Media

A segunda semana do Sínodo sobre a Sinodalidade foi marcada por uma série de encontros e debates cruciais para a Igreja, tanto no âmbito espiritual quanto no social. Um dos momentos centrais foi a discussão sobre o papel do bispo de Roma no diálogo ecumênico, impulsionada pela publicação da versão francesa do documento “O Bispo de Roma” do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Este evento, ocorrido em uma mesa-redonda em Roma, reuniu católicos, protestantes e ortodoxos para refletirem sobre a sinodalidade e a primazia do Papa, promovendo maior convergência entre as denominações cristãs.

A semana também trouxe à tona questões de evangelização no espaço digital. A Irmã Xiskya Valladares, membro do Sínodo e missionária digital, destacou a importância de expandir a evangelização para os meios virtuais, mencionando a criação de escritórios de missão digital em várias Conferências Episcopais da América Latina. Ela também abordou a necessidade de superar a polarização nas redes sociais e promover a comunhão.

Também o tema “Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão e missão”, que está a decorrer em Roma, a ampla participação de mulheres é um dado muito significativo. Esta segunda sessão sinodal tem 368 membros com direito a voto e tal como aconteceu na primeira sessão em 2023, mais de 50 votantes são mulheres. Com efeito, o aprofundamento “do lugar das mulheres na Igreja” e a “sua participação nos processos de decisão e na condução das comunidades” são temas objeto da reflexão de um dos grupos de trabalho formados pelo Papa no âmbito do processo sinodal.

No contexto das guerras em curso, o Sínodo foi palco de orações pela paz. Em 6 de outubro, o Papa Francisco conduziu uma peregrinação à Basílica de Santa Maria Maior, rezando o terço pela paz, seguido de um Dia de Oração e Jejum em 7 de outubro, em memória do aniversário do ataque terrorista do Hamas contra Israel. O arcebispo-mor de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, ressaltou a importância dessa iniciativa como um movimento do Espírito Santo, refletindo o papel do Papa como protagonista da paz.

Testemunhos emocionantes de prelados como dom Mounir Khairallah, do Líbano, e dom Launay Saturné, do Haiti, também marcaram a semana. Ambos compartilharam as dores de seus países devastados por guerras e conflitos, apelando à reconciliação e à necessidade urgente de paz. Khairallah destacou a capacidade do Líbano de se manter como uma mensagem de convivência pacífica, enquanto Saturné expressou o desespero do povo haitiano frente à insegurança.

Essa semana mostrou a vitalidade e a complexidade dos desafios enfrentados pela Igreja, tanto em sua missão interna quanto no papel que desempenha no mundo. O convite do Papa à oração e ao jejum reforça a busca por paz e justiça, enquanto as reflexões sobre a sinodalidade continuam a moldar o futuro da Igreja Católica.

Escrito por Janaína Lima, com informações do Vatican News

Mais Recentes

Protagonismo Juvenil e Engajamento: RSB Realiza Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

Iniciativa do Comitê de Comunicação da RSB reuniu obras sociais de diversas regiões do país para partilhar experiências de sucesso na produção de conteúdos para as redes sociais, que impulsionam o protagonismo juvenil No dia 16 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural. Com o tema "Produção de conteúdos nas redes sociais: impulsionando o engajamento pelo protagonismo juvenil nas obras sociais", o evento teve como objetivo central viabilizar a socialização de experiências e disseminar ideias que potencializem a comunicação integrada e estratégica em toda a Rede. O encontro marca a continuidade de um esforço sistemático do Comitê de Comunicação da RSB para integrar as frentes comunicacionais e pastorais. O projeto, que vem ganhando força a cada ciclo, conta com um histórico de temas fundamentais debatidos. Em 2024, promoveu três encontros sobre: “O papel das rádios salesianas"; “A memória e a história salesiana” e “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura". Em 2025, as presenças salesianas contaram com dois encontros que abordaram os seguintes temas: “Ecologia integral e boas práticas de sustentabilidade” e “Podcasts que evangelizam e conectam". Comunicação Estratégica e Captação de Recursos Dando continuidade ao processo iniciado em 2024, o encontro de 2026 contou com a mediação do Gestor de Comunicação da RSB, Thiago Silva Santos, e teve sua acolhida inicial conduzida pela Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Kelly Gaioso. “Encontros como este são fundamentais para fortalecer a missão salesiana em Rede. Eles nos permitem compartilhar experiências, conhecer iniciativas desenvolvidas em diferentes realidades do país e perceber como a comunicação pode ser um instrumento de transformação, evangelização e protagonismo juvenil. Além da troca de conhecimentos, esses momentos reforçam nossa identidade carismática e nos ajudam a construir caminhos cada vez mais alinhados ao jeito salesiano de educar, comunicar e acompanhar os jovens", comenta Thiago Santos, ao destacar o importante papel da comunicação para a missão salesiana no Brasil. Sobre as ressonâncias de eventos como esse nas presenças salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Kelly destaca que eles “fortalecem a comunhão entre as presenças e nos permitem reconhecer a riqueza das experiências que florescem em cada obra. Ao partilhar essas iniciativas, renovamos o sentido de pertença à grande Família Salesiana e constatamos que o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello continua inspirando respostas criativas, significativas e transformadoras, tendo sempre os jovens como protagonistas e destinatários da nossa missão educativa e evangelizadora”. Além das mídias sociais, o evento trouxe um importante alerta sobre a sustentabilidade das instituições. A Gestora do “Projeto Capta Ação”, Sandra Sahd, fez uma fala de sensibilização sobre a importância da comunicação no processo de captação de recursos, demonstrando como uma narrativa bem estruturada e transparente é capaz de engajar doadores e parceiros institucionais na causa salesiana. “A comunicação é o que transforma uma causa em conexão. Ninguém apoia aquilo que não conhece, não compreende ou não sente. No processo de captação de recursos das obras sociais salesianas, comunicar não é apenas divulgar atividades ou pedir apoio financeiro; é tornar visível a transformação que acontece na vida das crianças, adolescentes e famílias atendidas. É mostrar que por trás de cada projeto existem histórias, sonhos e oportunidades sendo construídas. Foi exatamente isso que Dom Bosco e Madre Mazzarello fizeram muito antes de existir o conceito de captação de recursos, eles mobilizavam pessoas porque sabiam comunicar uma causa, inspirar confiança e convidar outros a fazer parte de uma missão maior. Quando comunicamos bem, não arrecadamos apenas recursos; construímos relacionamentos, engajamos pessoas e multiplicamos o impacto da missão salesiana", comenta Sandra. Rede em Ação: A Força das Práticas Locais O ponto alto do evento foi a rodada de partilhas, na qual educadores, gestores e os próprios jovens de diferentes estados do Brasil puderam apresentar o impacto das iniciativas comunicacionais locais. De acordo com Thiago Santos, o momento demonstrou na prática qual é o "jeito salesiano de comunicar”. “Apesar das diferentes realidades e contextos das obras salesianas, todas as boas práticas apresentadas carregam uma mesma essência: o jeito salesiano de comunicar. Cada experiência demonstrou que a comunicação ganha ainda mais força quando está integrada ao projeto educativo-pastoral, valoriza o protagonismo juvenil e se coloca a serviço da formação integral das pessoas. Isso mostra que comunicar, para nós, vai muito além de divulgar ações; é uma forma concreta de educar, evangelizar e gerar impacto positivo na vida dos jovens”, conclui Thiago. Confira as obras sociais salesianas que protagonizaram o momento de partilha das atividades durante o encontro: Associação de Recuperação do Menor Novo Lar (Viamão/RS)  Representada por sua Diretora Executiva, Cristina Hugentobler, e a Auxiliar de Comunicação, Daniela Paim, a obra social salesiana trouxe a perspectiva da gestão e execução de uma comunicação integrada ao trabalho social a partir da contribuição direta dos próprios jovens atendidos. Obra de Defesa da Infância Pobre - ODIP (Gravatá/PE) Evidenciando o protagonismo juvenil, a partilha da ODIP foi feita pela Jovem Aprendiz, Geovana dos Santos Alves, e a Comunicadora, Juliana Daiane da Silva Melo, as quais trouxeram alguns dos resultados e contribuições do “Projeto Ponto Cultural - PNAB” para a realidade dos atendidos e atendidas pela obra social pernambucana. As duas destacaram o desenvolvimento de habilidades comunicacionais proporcionado por iniciativas como o "Projeto PodJovem” e o grupo “Jovens 360º”, por exemplo. Casa Dom Bosco (Campo Grande/MS) A experiência da comunicação como ferramenta de transformação foi apresentada pela Coordenadora de Projetos, Caroline Rodrigues Virgilio, e pelo Educador de Educomunicação Maycon Vianna Silveira, a partir de vídeos que exemplificaram o trabalho da obra social salesiana com as juventudes do Mato Grosso do Sul. Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade - CEMIC (Lins/SP) A mesa de partilhas foi encerrada com a participação da jovem educanda Laura dos Santos Camargo e do educador Louis Filiphe Silva de Carvalho. A apresentação das ações do CEMIC foi dividida em três pilares, compreendendo as atividades realizadas por idade: Pilar 1 - Explorando o desconhecido (06 a 10 anos); Pilar 2 - Superando obstáculos (11 a 14 anos) e Pilar 3 - Expressando Emoções e Voz Ativa (15 a 17 anos). Com iniciativas como esta, o Comitê de Comunicação da RSB reafirma que dar visibilidade às ações das obras sociais, por meio do olhar e da voz daqueles que atuam diretamente nas casas salesianas, é o caminho mais legítimo para evangelizar, educar e fortalecer a presença salesiana na sociedade como um todo, incluindo o universo digital, trazendo luz à transformação diária que acontece na vida de cada criança, adolescente e jovem. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e do Centro Salesiano de Formação.

Instituto Teológico Pio XI amplia atuação e abre espaço para novos cursos, retiros e experiências formativas em parceria

Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência convida educadores, especialistas e palestrantes a desenvolverem iniciativas voltadas à formação integral da pessoa O Instituto Teológico Pio XI inicia uma nova etapa de sua trajetória com a reestruturação do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência, reforçando seu compromisso com a educação, a espiritualidade, o desenvolvimento humano e a promoção de experiências formativas que dialoguem com os desafios contemporâneos. A iniciativa integra o novo momento institucional da presença salesiana do Alto da Lapa e busca consolidar o Pio XI como um espaço permanente de acolhida, aprendizado, partilha de conhecimento e desenvolvimento integral, aberto à Igreja, educadores, pesquisadores, profissionais, agentes pastorais e à sociedade em geral. Como parte desse processo, o Centro está convidando professores, formadores, palestrantes e especialistas interessados em desenvolver cursos, workshops, retiros, jornadas formativas, grupos de estudo e outras iniciativas educacionais em parceria com a instituição. Segundo a proposta, os projetos serão construídos de forma colaborativa, unindo a expertise dos profissionais parceiros à tradição educativa salesiana e à infraestrutura oferecida pelo Pio XI. O modelo prevê apoio operacional, comercial, comunicação, divulgação, organização das inscrições e atendimento aos participantes, além da definição conjunta dos resultados financeiros de cada iniciativa. Um espaço preparado para formar e acolher Localizado em um ambiente reconhecido por sua tradição educativa e espiritual, o Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência dispõe de uma estrutura completa para receber atividades de diferentes formatos e públicos. Entre os espaços disponíveis estão auditórios, salas de formação, ambientes de convivência, áreas verdes, infraestrutura de hospedagem, alimentação completa, estacionamento e espaços especialmente preparados para encontros, eventos, cursos e retiros. A proposta é oferecer não apenas um local para realização de atividades, mas um ambiente inspirador que favoreça a troca de experiências, o aprofundamento de conhecimentos, a convivência fraterna e o crescimento pessoal. Formação integral para os desafios do presente As iniciativas buscadas pelo Centro estão alinhadas aos valores humanos, educacionais, culturais, espirituais e sociais que caracterizam a missão salesiana. Entre as áreas prioritárias estão temas relacionados à formação humana, espiritualidade, educação, liderança, desenvolvimento humano, saúde emocional, convivência, cultura, teologia, estudos religiosos e questões sociais contemporâneas. A proposta também está aberta a novas temáticas que contribuam para a formação integral das pessoas e promovam reflexões relevantes para a sociedade atual. Construindo conhecimento em rede A abertura para novas parcerias representa uma oportunidade para que especialistas e profissionais compartilhem conhecimentos, ampliem o alcance de suas iniciativas e construam experiências formativas em um ambiente consolidado e reconhecido pela tradição salesiana. Ao fortalecer redes de colaboração e incentivar a criação de novos espaços de aprendizagem, o Pio XI reafirma sua vocação como centro de formação, espiritualidade e convivência, colocando sua estrutura e experiência a serviço da educação e do desenvolvimento humano. Os interessados em apresentar propostas e conhecer as possibilidades de parceria podem entrar em contato com a equipe do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência para agendar uma conversa e alinhar projetos futuros. Informações e contato:E-mail: formacao@sdblapa.com.brWhatsApp: (11) 97633-5328 Foto retirada do portal: https://www.sdblapa.com.br/ 

Conselhos da ISJB-SDB e da IMM-FMA realizam reunião conjunta para fortalecer a missão salesiana

Da esquerda pra direita na foto: Ir. Maria Cassiana da Costa, Padre Sedney Manja, Padre Paulino Júnior, Ir. Jane Maria da Silva, Padre Moacir Scari Ir. Teresinha Ambrosim, Padre Ricardo Carlos, Ir. Amélia de Assis Castro, Padre Adenilson Rubim, Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo, Ir. Rosa Idalia Pesca, Ir. Maria Ria Zampirolli, Padre Denis Dutra, Padre João Carlos, Ir. Rosângela Maria Clemente, Ir. Áurea Martins Lopes e Padre Geraldo Adair. Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Inspetoria São João Bosco (ISJB-SDB) e a Inspetoria Madre Mazzarello (IMM-FMA) realizam uma reunião conjunta de seus Conselhos Inspetoriais na Casa Inspetorial Madre Mazzarello, em Belo Horizonte (MG). O encontro tem como objetivo fortalecer a comunhão, o diálogo e a articulação de ações entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em sintonia com o carisma salesiano. A programação teve início com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ricardo Carlos, seguida de momentos de partilha e reflexão sobre os Capítulos Gerais das duas congregações. Entre os temas abordados estiveram os principais encaminhamentos do Capítulo Geral 29 dos Salesianos de Dom Bosco e os eixos prioritários do Capítulo Geral XXV das Filhas de Maria Auxiliadora. Ao longo da manhã, os participantes também compartilharam as linhas gerais da Pastoral Juvenil de cada Inspetoria, refletiram sobre possibilidades de atuação conjunta e avaliaram perspectivas para o fortalecimento da missão educativa e evangelizadora junto aos jovens. No período da tarde, a programação segue com a reunião do Conselho Inspetorial da ISJB-SDB, no Centro Inspetorial, dedicada à análise de temas relacionados à Diretoria Executiva, à Auditoria e à Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), além de outros assuntos estratégicos para a vida e a missão da Inspetoria. O encontro reafirma o compromisso das duas Inspetorias com o trabalho em rede, a corresponsabilidade pastoral e a busca constante de caminhos que favoreçam uma presença salesiana cada vez mais significativa junto à juventude.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil